sexta-feira, 31 de julho de 2009

A BRINCADEIRA BÍBLICA E A DINÂMICA DE GRUPO


MAXIMIZANDO A BRINCADEIRA BÍBLICA E A DINÂMICA DE GRUPO
I – OBJETIVOS DAS BRINCADEIRAS BÍBLICAS E DINÂMICA DE GRUPO NA IGREJA



As propostas apresentadas neste seminário não se constituem um fim em si mesmas, mas estão direcionadas ao objetivo maior que é o aprendizado. São recursos que, quando utilizados no momento oportuno e na medida certa, tornam o ensino mais atraente, participativo, criativo e os seus efeitos marcantes e duradouros. Não podem substituir a lição ou estudo bíblico, mas são simples meios de vivenciar e fixar o ensino na mente e na emoção daqueles que estão no processo do aprendizado. O ensino das verdades bíblicas, longe de ser relegado a um segundo plano, será dinamizado, através da motivação e da iniciativa desencadeadas pelas atividades lúdicas. O mais importante na aula é que haja o verdadeiro estudo da Palavra e que o professor esteja preparado para dar tal aula; as técnicas usadas devem estar em função de tornar o estudo da Palavra mais proveitoso e dinâmico. Se essa visão for deturpada, só haverá agitação e dispersão, sem que haja “aprendizagem” .


I – BRINCADEIRAS BÍBLICAS

Será mesmo importante gastar tempo na igreja ( que já é pouco ) brincando? Se a brincadeira for bem direcionada e programada de maneira a contribuir para a aprendizagem a resposta certamente será afirmativa. A brincadeira em época alguma constituiu assunto tão sério como hoje. Seja como pai ou mãe, como educador (a), Cidadão (ã) responsável, não podemos permanecer indiferentes ao observarmos as mais variadas manifestações de violência, especialmente quando atinge crianças e jovens. Muitos estudos vêm sendo feitos, e hoje se fala muito em “inteligência emocional”, que é a capacidade de se trabalhar com as emoções, resultando num equilíbrio pessoal e num bom relacionamento consigo mesmo e com o próximo. Nós como cristãos sabemos que quando deixamos o Espírito Santo dominar as nossas emoções e sentimentos, aí sim, conseguimos essa tão famosa “inteligência emocional”. Mas a dimensão lúdica, que tanto a criança como também o adulto possui, não deve ser deixada de lado, pois vem facilitar o equilíbrio emocional do indivíduo. Através de uma simples brincadeira, concurso ou jogo, pode ser liberada e experimentada uma imensa alegria, provando que o intercâmbio de relações humanas não tem porquê ser violento e competitivo. Uma brincadeira bem orientada nos leva à cooperação, à superação de nossas inseguranças, à descoberta de novos valores e ao companheirismo.

A – Alguns pontos a serem observados na preparação e execução das brincadeiras bíblicas:

- Reconhecer que este recurso é importante e deve ser levado à sério, não basta escolher uma lista de brincadeiras e jogá-las em cima do grupo;

- Conhecer as necessidades do grupo, idade e números de pessoas, contexto, aptidões;

- Definir bem o objetivo que deseja alcançar na reunião;

- Saber o momento de parar a atividade. A competição nunca deve assumir importância tal que estrague a comunhão entre os participantes. Quando perceber que os integrantes estão exaltados, somente querendo ganhar os pontos, é hora de encerrar, mudar os grupos e acalmar a tempestade. Esta é uma boa oportunidade para ensinar princípios bíblicos de vitória e derrota, contentamento e consideração mútua (Fp 2:3,4; Rm 12:10); por outro lado, cuidado para que a brincadeira não morra por falta de interesse;

- Disciplina dentro da liberdade do jogo: fazer respeitar as regras do jogo, exigir honestidade, ser justo e ter equilíbrio das equipes;

- Conhecer bem a atividade para poder explicá-la claramente, variando em cada reunião. Na bibliografia anexa, você encontrará a indicação de alguns autores que tratam com seriedade o assunto;

- Ter todo o material à mão (cuidado! não deve haver improvisos);

- Procure envolver todos os participantes do grupo nas brincadeiras, mantenha o bom humor, a alegria e a simpatia para com todos;

- É importante evitar esgotamentos físicos e situações bruscas que possam levar a alguém se machucar ou a constrangimentos.


B – Algumas brincadeiras bíblicas


As brincadeiras podem ser usadas com crianças e adultos nos mais diferentes lugares e situações: nas aulas da Escola Dominical para fixar o ensino, em reuniões, em acampamentos, encontros, etc. Aqui cito exemplos de brincadeiras pesquisadas em livros seculares (feitas as devidas adaptações) e de bons livros evangélicos dessa área. Mais exemplos podem ser consultados nos livros cuja referência bibliográfica cito no final dessa apostila.

1- PERSONAGENS CÉLEBRES

Escrever o nome de personagens bíblicos com número compatível ao de participantes, sem conhecimento dos mesmos. Fixar nas costas de cada um. Todos passearão pelo ambiente e através de mímicas procurarão fazer com que cada participante identifique o personagem que está afixado em suas costas. Quem suspeitar de qual seja o seu personagem falará ao professor, se estiver certo ele se sentará, caso contrário, voltará a andar e procurar mais dicas.

2 - JOGO DA VELHA

Elabore uma quantidade grande de perguntas referentes à lição do dia. O jogo poderá ser repetido com novas perguntas.

Risque no quadro-negro a base do jogo:

É sorteado quem vai iniciar o jogo..

Cada grupo terá uma marca (X, 0, número, letra, etc.)

A resposta certa dará o direito de colocar a sua marca no lugar de sua escolha.

O grupo que conseguir completar uma horizontal, vertical ou diagonal, ganha o jogo.

Caso um grupo não saiba a resposta, passa a vez para o outro.



Variação:

As perguntas são colocadas em cada um dos quadrados no quadro-negro ou cartolina grande. Tem que ficar visíveis à distância. Podem ser várias cartelas que ficarão cobertas até o início do jogo. O grupo sorteado irá indicar a pergunta que deverá ser respondida pelo adversário. Caso erre ou não saiba respondê-la, vai permitir que o grupo “perguntador” anote a sua marca acima da pergunta. Acertando é o grupo “respondedor” que marca. Naturalmente, deve haver uma preocupação para que o grupo contrário não “feche” o jogo, indicando as perguntas mais difíceis. De qualquer forma, o grupo que faz a pergunta deverá saber a resposta. Errando o outro, ele terá que respondê-la para poder marcar os pontos, caso contrário, passará a vez.


3- AUTÓDROMO


O professor prepara perguntas sobre a lição ministrada e divide a sala em dois grupos. Desenhará na lousa ou fará em cartolina o autódromo (como no modelo), o professor poderá ter para cada equipe um carrinho miniatura que passará de casa em casa grudado por fita adesiva, ou, simplesmente marcará um X nas casas andadas. A pergunta será feita para os dois grupos ao mesmo tempo e cada um, depois de discutir a resposta entre si, escreverá em um pedaço de papel. A um sinal, os dois grupos levantam a resposta. O grupo que acertar anda uma casa. Ganha o grupo que chegar primeiro à última casa.

AUTÓDROMO
SAÍDA

CHEGADA
GRUPO A
GRUPO B

4- CHAMADA BÍBLICA

A equipe é dividida em times. O professor cita uma letra do alfabeto e os grupos têm 50 segundos para escrever o maior número possível de nomes próprios que comecem com aquela letra. Isso deve se repetir várias vezes e no final ganha o time que alistou o maior número de nomes.


5- CORRENTE DE PERSONAGENS

O grupo deve sentar em círculo. Uma pessoa dá início a atividade mencionando o nome de um personagem bíblico. Quem está ao seu lado deve citar o nome de outro personagem que comece com a última letra do primeiro, mas não pode repetir um nome que já tenha sido falado anteriormente. Quem não souber vai saindo da brincadeira, até ficar o que será o vencedor. Exemplo de uma corrente: Davi-Isabel- Labão-Obede- Esdras-Samuel- Lameque-Ester. ..


6- QUEM SOU EU?

Dividir a equipe em dois grupos. Cada grupo, um de cada vez, escolhe um personagem e diz ao outro grupo: “Estou pensando em alguém cujo nome começa com _ _ _. O grupo adversário fará perguntas que só poderão ser respondidas com “sim” ou “não”. Será anotado quantas perguntas foram necessárias até o grupo descobrir o personagem. Ganha o grupo que descobrir com menor número de perguntas.


7- QUAL A LIGAÇÃO?

A turma é dividida em grupos. O professor fará um desenho na lousa, levará objetos ou figuras e o grupo tentará descobrir a qual história aquele objeto se relaciona. Exemplo: Leão-Daniel, Túnica-José, Peixe grande-Jonas, Porco-Filho Pródigo, etc.


8- PESCARIA

Confeccionar varas de pescar: cabo de vassoura ou vara, barbante, clipe para ser o anzol e “peixes” de papel, contendo no verso perguntas relacionadas aos estudos bíblicos feitos. Prenda um clipe em cada peixe para facilitar a pesca e encaixe-os numa bandeja de areia. Cada grupo deverá pescar um peixe, mas para poder ficar com ele precisa responder corretamente a pergunta que consta em seu verso. Vence o grupo que conseguir juntar o maior número de peixes.


9- JOGO DA FLOR

Confeccionar uma flor com dez pétalas (mais ou menos), essas pétalas deverão ser separadas umas das outras com um círculo no meio para ser o miolo. No verso de cada pétala haverá um número de 1 a 10 e esse verso poderá ser feito de papel camurça para que se prenda ao flanelógrafo. O grupo será dividido em duas equipes e a cada uma será feita uma pergunta da lição dada, caso a equipe acerte, ela escolherá uma das pétalas e verificará quantos pontos obteve. No final se somarão os pontos para constatar a equipe vencedora.


10- MÃO NO SINO

Formar duas equipes e dispô-las em filas, sendo que os primeiros participantes de cada equipe fique de frente um para o outro. No meio dos dois primeiros da fila colocar uma mesinha com um sino. O professor fará uma pergunta referente a algum assunto bíblico já estudado e o que tocar primeiro o sino responderá a pergunta. Se acertar, ganhará um ponto para a equipe, se errar, perderá um ponto.. No final se somarão os pontos para verificar a equipe vencedora, esses pontos poderão ser anotados na lousa pelo professor.


II - DINÂMICA DE GRUPO


A - Conceituação

A dinâmica de grupo é uma das áreas que mais progride no campo da psicologia. Suas características peculiares a tornam atrativas e eminentemente práticas. Essas dinâmicas são simples ferramentas, na qual a interação entre as pessoas do grupo é fundamental no aprendizado. Para dinamizar um grupo, pode ser utilizado exercícios, que têm finalidades diversas. Uns buscam maior abertura da pessoa em relação às demais, tirando as barreiras que impedem uma verdadeira comunicação pessoal por causa de preconceitos e condicionamentos. Outros exercícios procuram despertar nas pessoas o sentido da solidariedade. Outros, ainda, buscam mais diretamente uma colaboração efetiva, afastando a frieza, o indiferentismo, a agressividade, a indiferença às coisas de Deus. Aparecem ainda exercícios que ajudam as pessoas a se conhecerem melhor, suas limitações, deficiências, suas habilidades, e aspectos que precisam ser trabalhadas por Deus. Há, enfim, exercícios que demonstram maturidade grupal, o grau de abertura, de harmonia, e seu ambiente de amizade, sinceridade, confiança e colaboração.

B - Objetivos

Na formação do grupo e na elaboração dos exercícios práticos é necessário ter objetivos claros e bem definidos, tanto individuais como em grupos, a serem alcançados a curto, médio e longo prazo, pois são oportunidades para incutir no aluno verdades bíblicas no mais profundo do seu ser, cujos valores o acompanharão por toda vida. É bom salientar, que as dinâmicas se tornam eficientes quando utilizadas com muita destreza, esforço e entusiasmo; devem ser encaradas com o máximo de seriedade e criatividade, para adaptá-la ao grupo e atender os objetivos estabelecidos.


C – Os dez mandamentos para uma dinâmica criativa

É necessário seguir algumas diretrizes, que vamos chamar de os dez mandamentos para dirigir uma dinâmica criativa:

1. Ore pedindo orientação na preparação, e na aplicação da atividade na vida do grupo.

2. Prepare-se bem. Verifique se o local é adequado e o material necessário esteja disponível. Estude os procedimentos com antecedência, as regras e/ou princípios das idéias que pretende usar.

3.. Divulgue as atividades do seu grupo com antecedência.

4. Adapte as idéias à sua realidade, idade, tamanho e as características do seu grupo.

5. Seja um líder entusiasmado ao conduzir a atividade.

6. Tenha coragem de experimentar idéias novas e inovar o programa da sua reunião ou escola dominical.

7. Seja sensível às reações do grupo. Não quebre as tradições com muita rapidez! Uma coisa é ter “casca dura” diante das críticas injustas de uma ou outra pessoa; outra, é não prestar atenção ao retorno que a maioria do grupo está dando.

8. Seja justo nas regras.

9. Seja flexível. Não deixe que o programa se torne cansativo.

10. Não faça do programa algo mais importante do que as pessoas.

D – Algumas dinâmicas de grupo



1- APRESENTAÇÃO

Para que todos se conheçam e se sintam a vontade no grupo, o professor solicita que os participantes formem subgrupos de dois, com parceiros que não se conheçam. Durante alguns minutos as duplas se entrevistam mutuamente, logo após voltam ao grupo grande e cada membro fará a apresentação do colega entrevistado. Ninguém poderá fazer sua própria apresentação.


2- A TROCA DE UM SEGREDO


Material necessário: pedaços de papel e lápis.

Desenvolvimento: os participantes deverão descrever, na papeleta, uma dificuldade que sentem no relacionamento e que não gostariam de expor oralmente;A papeleta deve ser dobrada de forma idêntica, e uma vez recolhida, misturará e distribuirá para cada participante, que assumirá o problema que está na papeleta como se fosse ele mesmo o autor, esforçando-se por compreendê-lo. Cada qual, por sua vez, lerá em voz alta o problema que estiver na papeleta, usando a 1ª pessoa “eu” e fazendo as adaptações necessárias, dando a solução ao problema apresentado.

Compartilhar: a importância de levarmos a cargas uns dos outros e ajudarmos o nosso próximo.

3- CÍRCULO FECHADO

Desenvolvimento: O professor pede a duas ou três pessoas que saiam da sala por alguns instantes. Com o grupo que fica combinará que eles formarão um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixarão de forma nenhuma os componentes que estão fora da sala entrar no círculo. Com os componentes que estão fora o professor combinará que eles devem entrar e fazer parte do grupo. Depois de algum tempo de tentativa será interessante discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.

Compartilhar: Muitas vezes formamos verdadeiras “panelas” e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio. Como temos agido com as pessoas novas na igreja?

1- RÓTULO

Material necessário: Etiquetas adesivas e pincel atômico

Desenvolvimento: divida a sala em vários grupos (com 5 a 6 integrantes) , prenda na testa de cada integrante do grupo uma etiqueta com uma das consignas: sábio, ignorante, líder, bobo, mentiroso, bondoso, etc. Proponha um tema a ser discutido nos grupos, essa discussão, no entanto, será realizada de acordo com a consigna que cada pessoa levará na testa.

Compartilhar: Muitas vezes rotulamos as pessoas e não damos valor ao que ela realmente é. Jesus nos ensinou a olharmos o interior e não o exterior das pessoas.

2- GARRAFAS DE GRAÇA

Material necessário: Uma garrafa de refrigerante vazia.

Desenvolvimento - Todos sentados em círculo. O professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando para alguém e dará uma palavra de encorajamento ou estímulo à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente.

Compartilhar: as boas palavras edificam (1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25).

3- CAMINHANDO ENTRE OBSTÁCULOS

Material necessário: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos. Desenvolvimento: Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram. As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada. O professor com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tirarão todos os obstáculos da sala. O professor insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo o professor pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.

Compartilhar: Discutir sobre as dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer, pois quem está com Cristo tem auxílio para vencer. I Co. 10:12-13.

4- DESEJAR AO PRÓXIMO O QUE DESEJA A SI MESMO

Material necessário: lápis e papel

Desenvolvimento: O professor formará um círculo e distribuirá para os membros do grupo lápis e papel. Pedirá para cada um para escrever algum tipo de atividade que gostaria que o colega sentado à esquerda realizasse. Depois disso pedirá a cada um que leia o que escreveu e desempenhe a tarefa que havia sugerido ao seu colega.

Compartilhar: Mostrar na prática que não devemos desejar ao próximo aquilo que não queremos para nós mesmos. Mateus 7:12.

5- VIRTUDES E DEFEITOS

Material necessário – Lápis e papel

Desenvolvimento - O professor pedirá a cada participante que forme par com alguém ( havendo número ímpar, uma dupla se transformará em trio ). Em seguida distribuirá uma folha de papel a cada participante que deverá escrever duas coisas de que não goste em si mesmo, iniciando com a expressão “Eu sou...”. Ao concluir, compartilhará com o parceiro. Na mesma folha, deverá escrever 10 coisas que aprecie em si mesmo, iniciando com a expressão: “Eu sou...”. Na maioria das vezes as pessoas sentem dificuldade de reconhecer suas qualidades, por isso o parceiro pode ajudar essa pessoa sugerindo várias qualidades e virtudes que acha que o outro possui. Ao concluir compartilhará com o parceiro

Compartilhar – Todos somos dotados de qualidades e defeitos, quando nos conhecemos bem podemos trabalhar com as nossas limitações e deixar que o Espírito Santo tenha mais liberdade em nossas vidas. Reconhecer as nossas qualidades não deve servir para a nossa soberba, mas sim, para louvor a Deus.

9 - PAINEL SIGNIFICATIVO

Material necessário – Papel pardo ou manilha, revistas, tesouras, colas e canetinhas coloridas.

Desenvolvimento – Essa dinâmica é para ser usada após um curso, uma palestra ou uma aula. A classe se disporá em círculo e cada participante receberá uma revista onde procurará uma figura ou qualquer outra coisa que expresse uma lição que tenha tirado para sua vida da palestra ou aula dada. Cada um terá a oportunidade de falar sobre o seu recorte que colará no papel pardo ou manilha escrevendo uma palavra significativa ao lado.

Compartilhar – Repensar em grupo sobre a mensagem ouvida e compartilhar os ensinamentos é de grande utilidade para o crescimento cristão.

CONCLUSÃO

E finalmente.. .

As brincadeiras bíblicas e a dinâmica de grupo não podem ser a base do seu ministério. Se você tentar construir o seu ministério com base em programas sociais ou brincadeiras, no final ficará exausto e ainda não construirá nada sólido na vida de seus alunos. Porém, se você edificar o seu ministério com estudos bíblicos, evangelismo, louvor e comunhão cristã, e usar, quando julgar necessário, essas dinâmicas para fixar os ensinos, não haverá limites no que Deus pode fazer em seu grupo. Que Deus o abençoe!

TINTA GUACHE ARTESANAL


TINTA GUACHE ARTESANAL


1 xícara (chá) de polvilho doce
1 sabonete sem hidratante raladinho
1 colher (sopa) de glicerina
1 colher (sobremesa) de lisoform bruto
2 xícaras (chá) de água fervendo
corante em pó ou líquido


- Derreter o polvilho com 1 e ½ xícara de água fria
- Colocar na panela que já deve ter 2xícaras de água fervendo
- Ferver até dar o ponto de cola
- Colocar o sabonete ralado e deixar derreter, mexendo sem parar
- Acrescentar o lisoform bruto
- Acrescentar 1 colher (sopa) de glicerina
- Colocar o corante.

Happy Halloween ???


Happy Halloween ???
"Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6.12).

Meus filhos teens estudam no melhor curso de inglês da cidade e todo ano é a mesma história: ao término da última aula do mês de outubro, os professores relembram a todos os alunos para participarem da festa de Halloween a ser realizada na noite de 31 de outubro. "Happy Halloween, class!" ("Feliz Halloween, turma!"), conclui o entusiasmado professor.

Anteriormente a festividade era realizada no auditório, mas no ano passado foi no prédio anexo. Uma semana antes do Halloween o mesmo transformou-se em uma casa mal-assombrada, que ficou coberta de plásticos e tecidos pretos e por vários desenhos escabrosos que lhe davam um aspecto de terror.

Será que Halloween é realmente uma festa feliz ("happy")? Ou será que há ocultismo da pesada nas suas origens? Será que essa festa envolve celebrações fúnebres, consultas aos mortos, louvor à "divindade" da morte e negociatas com entidades do mundo tenebroso? Será que é um evento tão ingênuo como se diz?
A origem do Halloween
O calendário da bruxaria resume-se no relacionamento da "Grande Deusa" (representada pela Lua e que nunca morre) com seu filho, o "Deus Chifrudo" (representado pelo Sol e que a cada ano nasce no dia 22 de dezembro e morre no dia 31 de outubro).[1]

Na roda do ano wicca (bruxaria moderna), o dia 31 de outubro é o grande sabá (festa) de Samhain (pronuncia-se "sou-en"). Nessa época tudo já floresceu e está perecendo ou adormecendo (no Hemisfério Norte): "O sol se debilita e o deus está à morte. Oportunamente, chega o ano novo da wicca, corporificando a fé de que toda morte traz o renascimento através da deusa."[2]

O que é Samhain? É uma palavra de origem celta para designar "O Senhor da Morte". Os celtas dedicavam esse último dia de outubro para celebrar a "Festa dos Mortos".

Alto lá! Então, os professores de inglês, ao desejarem um "Happy Halloween!", estão, na verdade, desejando um "feliz" Samhain? Ou seja, uma "feliz" festa dos mortos? Um "feliz" ano novo da bruxaria? Um "feliz" dia da morte do "Deus Chifrudo"?

Se todo esse pacote é oriundo da religião celta e foi incorporado às doutrinas da bruxaria moderna, então precisamos conhecer mais sobre os celtas.
Os celtas e o culto aos mortos
O que hoje chamamos de Halloween era o festival celta de Samhain, o "Deus dos Mortos".

É possível rastrear as origens das tribos celtas até a cultura de Túmulos da Idade do Bronze, que atingiu o seu apogeu por volta de 1200 a.C. Contudo, os celtas não figuram como povo distinto e identificável até a época do período de Hallstatt (dos séculos VII a VI a.C.).[3]

Durante o período de Hallstatt, os celtas espalharam-se pela Grã-Bretanha, Espanha e França. O ano novo deles começava no dia 1º de novembro. O festival iniciado na noite anterior homenageava Samhain, "O Senhor da Morte". Essa celebração marcava o início da estação de frio (no Hemisfério Norte), com menos períodos de sol e mais períodos de escuridão.

Os celtas acreditavam que durante as festividades de Samhain, os espíritos dos seus ancestrais sairiam dos campos gelados e dos túmulos para visitar suas casas e cabanas aquecidas. Os celtas criam que teriam de ser muito receptivos e agradáveis para com os espíritos, pois os bons espíritos supostamente protegeriam suas casas contra os maus espíritos durante aqueles meses de inverno.

Os celtas tinham medo do Samhain. Para agradar-lhe, os druidas, que eram os sacerdotes celtas, realizavam rituais macabros. Fogueiras (feitas de carvalhos por acreditarem ser essa uma árvore sagrada) eram acessas e sacrifícios eram feitos em homenagem aos deuses.[4] Criminosos, prisioneiros e animais eram queimados vivos em oferenda às divindades.

Os druidas criam que essa era a noite mais propícia para fazer previsões e adivinhações sobre o futuro. Essa era a única noite do ano onde a ajuda do "Senhor da Morte" era invocada para tais propósitos.
Um dos rituais para desvendar o futuro consistia da observação dos restos mortais dos animais e das pessoas sacrificadas. O formato do fígado do morto, em especial, era estudado para se fazer prognósticos acerca do novo ano que se iniciava. Essa prática ocultista aparece no Antigo Testamento sendo realizada pelo rei da Babilônia: "Porque o rei da Babilônia pára na encruzilhada, na entrada dos dois caminhos, para consultar os oráculos: sacode as flechas, interroga os ídolos do lar, examina o fígado" (Ezequiel 21.21).

Oh! Então, quando os professores de inglês desejam "Happy Halloween!" à classe, estão indiretamente desejando que seus educandos façam negociatas com espíritos do mundo sobrenatural que supostamente controlam os processos da natureza. E mais: que seus pupilos apaziguem e acalmem os espíritos maus, pedindo proteção aos espíritos bons durante aquele novo ano.
Os principais símbolos do Halloween
Com a migração dos ingleses, e especialmente dos irlandeses, para os Estados Unidos, no século XIX, Halloween foi pouco a pouco tornando-se popular na América.
a) "The Jack O’Lantern" (A Lanterna de Jack)
Esse é o nome daquela abóbora (jerimum, no Norte e Nordeste) esculpida com uma face demoníaca e iluminada por dentro.

Conta-se uma história de que Jack era um irlandês todo errado, que gostava de aprontar com todo mundo e chegou a enganar até o próprio Satanás. Quando Jack morreu, não foi permitida sua entrada no céu, nem no inferno. Satanás jogou para ele uma vela para iluminar seu caminho pela terra. Jack acendeu a vela e a colocou dentro de um nabo, fazendo uma lanterna para si.

Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontram uma carência de nabos e uma abundância de abóboras. Para manter a tradição durante o Halloween, passaram a utilizar abóboras no lugar de nabos.
b) "Apple-ducking [bobbing for apples]"
(Maçãs boiando)

Esse é o nome de um ritual que foi incorporado às celebrações de Halloween depois que os celtas foram dominados pelos romanos. É uma homenagem a Pomona, a deusa dos frutos e das árvores, que era louvada na época da colheita (novembro). Os antigos geralmente a desenhavam sentada em uma cesta com frutos e flores. A maçã era uma fruta sagrada para a deusa.

Maçãs ficavam boiando em um barril com água, enquanto as pessoas mergulhavam seu rosto nela tentando segurá-las com os dentes. Depois faziam adivinhações sobre o futuro, com base no formato da mordida.
c) "Trick or Treat" (Travessura ou Trato)
Dos 15 aos 19 anos de idade vivi nos estados de Indiana e do Tennessee vendo a mesma cena se repetir várias vezes na noite de 31 de outubro. Crianças da vizinhança, fantasiadas de vários monstros, batiam à porta e, ao abrirmos, elas nos indagavam: – "Trick or Treat?".

Se respondêssemos "trick!", elas iniciavam uma série de travessuras como sujar a grama em frente da casa com papéis e lixo, jogar ovos no terraço, além de sairem gritando ofensas ingênuas. Respondendo "treat!", nós lhes dávamos alguns confeitos e elas saíam contentes e felizes em direção à próxima casa.

O que não sabíamos naquela ocasião, mas sei agora, é que aquelas criancinhas simbolizavam os espíritos dos mortos que supostamente vagueavam naquela noite procurando realizar maldades (travessuras) ou em busca de bom acolhimento (bons tratos). Os celtas deixavam comidas do lado de fora das casas para agradar os espíritos que passavam. Ao recebermos aquelas criancinhas ingênuas nas nossas casas, estávamos simbolicamente realizando negociatas com principados e potestades do mundo tenebroso, da mesma forma que os celtas faziam na Antigüidade.

Algumas pessoas afirmam que a tradição de "trick or treat" não retrocede aos celtas, sendo mais recente, introduzida pela Igreja Católica européia no século IX. Na noite anterior ao "Dia de Todos os Santos" (1º de novembro) alguns mendigos iam de porta em porta solicitando "soul cakes" (bolos das almas) em troca de rezas pelas almas dos finados daquela família. Quanto mais bolos recebiam, mais rezas faziam.
A Igreja Católica passa a chamar a festa de Hallow
Como uma festividade pagã em honra ao "Senhor da Morte" e celebrada em memória à morte do "Deus Chifrudo" foi se infiltrar na Igreja Católica Romana?

Em 43 d.C., os romanos dominaram os celtas e governaram sobre a Grã-Bretanha por cerca de 400 anos. Assim, os conquistadores passaram a conviver com os rituais dos celtas.

Durante séculos, a Igreja Católica Romana celebrava "O Dia de Todos os Mártires" em 13 de maio. O papa Gregório III (papado de 731-741), porém, dedicou a Capela de São Pedro, em Roma, a "todos os santos" no dia 1º de novembro. Assim, em 837, o papa Gregório IV introduziu a festa de "Todos os Santos" no calendário romano, tornando universal a sua celebração em 1º de novembro. A partir de então deixou-se de celebrar o "Dia dos Mártires" em maio.

Na Inglaterra medieval esse festival católico ficou conhecido como "All Hallows Day" ("Dia de Todos os Santos"). A noite anterior ao 1º de novembro era chamada "Hallows Evening", abreviada "Hallows’ Eve" e, posteriormente, "Hallowe’en".

Mais de um século após instituir o "Dia de Todos os Santos", a Igreja Católica, através da sua Abadia de Cluny, na França, determinou que o melhor dia para se comemorar o "Dia dos Mortos" era logo após o "Dia de Todos os Santos". Assim, ficou estabelecido o "Dia de Finados" no dia 2 de novembro.

Para a Igreja Católica, a noite de "Hallowe’en", o "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados" são uma só seqüência e celebram coisas parecidas – a honra e a alma dos mortos! O catolicismo tenta fazer o "cristianismo" e o paganismo andarem de mãos dadas!
Conclusão:
Meus queridos professores de inglês, o que há de tão "happy" no Halloween? Onde está a suposta felicidade transmitida pela festa de Samhain? Pessoalmente, não consigo enxergar nada além de trevas espirituais.

Para quem não sente prazer com o sofrimento, "divertida" é uma palavra pouco apropriada para descrever a festa de Samhain, marcada pela angústia, pelo medo, pela depressão, além das piores crueldades e contatos com um mundo espiritualmente tenebroso. Nem os celtas simpatizavam com a festa de Samhain.

O Halloween é uma algolagnia* que leva as crianças a se familiarizarem com o sadismo cândido da infância e desperta o que existe de pior dentro de cada adolescente. É o avesso das relações sociais equilibradas! É a fusão com a distorção de valores do mundo cão, onde seus participantes tornam-se vítimas espiritualmente impotentes!

O profeta Isaías nos adverte: "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva" (Isaías 8.19-20). Meu querido leitor, a opção é sua: consultar aqueles que tagarelam e consultam mortos e adivinhos ou confiar no que diz a Lei do Senhor.
A Bíblia é clara na opção que devemos seguir: "Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus" (Deuteronômio 18.10-13).

Estamos vivendo em tempos de perversão coletiva, onde a face enganosa de Satanás se manifesta algumas vezes de forma descarada, mas muitas vezes sutilmente e camuflada por trás de um ingênuo "Happy Halloween!". Que Deus nos livre do mal. Amém. (Dr. Samuel Fernandes Magalhães Costa - http://www.chamada.com.br
Bibliografia:
Mistérios do Desconhecido: Bruxas e Bruxarias. Time-Life Books Inc. Edição em língua portuguesa publicada pela Abril Livros Ltda, Rio de Janeiro, RJ, 1994, página 123.
Idem.
Grimassi, Raven, Os Mistérios Wiccanos (Antigas Origens e Ensinamentos). Editora Gaia Ltda. São Paulo, SP, 2000, página 24.
Id., página 170.
Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, setembro de 2004.
POSTADO NO ORKUT POR ANA DA COMUNIDADE CULTO E EBD INFANTIL

DINAMICAS PARA O DIA DOS PAIS


DIA DOS PAIS- DINÂMICAS
Providencie caixas de vários tamanhos, uma deve caber dentro da outra, de forma que a maior contenha todas as outras.

Dentro de cada caixa coloque um cartão contendo uma ordem e embrulhe cada uma como para presente.


Dirigente – Vamos convidar, neste momento, alguns pais para estarem aqui à frente e serem homenageados, homenageando assim todos os pais presentes.


Dirigente - Convidamos o pai mais idoso(Quando este vier à frente, entregue-lhe a caixa maior que contém as outras caixas e peça-lhe que abra o presente)
Ao abrir, encontrará um cartão e a segunda caixa. No cartão, que deve ser lido em voz alta, estará escrito:
“Queira nos desculpar, mas este presente é para o pai mais jovem.”


Dirigente - Convidamos o pai mais jovem (A dirigente abraça o pai mais jovem, entrega-lhe a segunda caixa e pede que abra)
Ao abrir, o pai encontrará outra caixa e o segundo cartão, onde lerá:
“Queira nos desculpar, mas este presente é para o pai que mais vezes leu a Bíblia.”


Dirigente - Dos pais aqui presentes, qual leu a Bíblia mais vezes? Venha aqui à frente.(A dirigente parabeniza este pai, entrega-lhe a 3ª caixa e solicita que abra)
Ao abrir, encontra outra caixa e um cartão, onde lerá:
“Desculpe-nos, mas este presente é para o pai que tem mais filhos.”


E, assim por diante, crie outros motivos para homenagear os pais, como por exemplo, “o pai que mais cedo se levantou hoje”, etc.

Cada pai participante da homenagem deve receber um presente simples (uma caneta, ou uma meia) e a última caixa deve conter as lembranças especialmente preparadas para aquele dia e o cartão: “Distribua estes presentes entre todos os pais”

sexta-feira, 24 de julho de 2009

terça-feira, 21 de julho de 2009

DIA DA VOVÓ

FESTA DA PRIMAVERA


Autora: Zenaide Alves Ferreira Bragança

Cenário: Um jardim com várias flores. Os personagens estão espalhados pelo jardim, uns sentados, outros recostados, outros de pé.

Personagens: Narradora; Rosa do Amor; Violeta sem esperança, Cravo egoísta; Flor de maio desanimada; Beijinho invejoso; Camélia mentirosa; Palma fofoqueira; Folha da Esperança; Lírio da Paz; Joio das Contendas; Girassol da Fé

Cada personagem deve estar vestindo alguma peça que caracterize sua flor, sua personalidade. A Rosa do Amor, por exemplo, seria jovem, estaria com um vestido vermelho e com um arranjo de rosas no cabelo.

Narradora (vem à frente e lê, na Bíblia, os textos) – 1Co 13. 1-13 e 1 Jo 4.7-11

Rosa do Amor – O amor é como uma flor que exala o bom perfume de Cristo; só que o amor é uma flor que jamais murcha. O verdadeiro amor ajuda o seu próximo na caminhada árdua da vida. (começa a caminhar pelo jardim e encontra a violeta). Olá, Violeta, soube que anda sem esperança, quero ajudá-la , pegue minha mão e vamos caminhar juntas.

Violeta sem Esperança (sentada no chão, desanimada) - Não posso... Anoiteceu, vieram as decepções, minhas flores murcharam, não tenho mais esperança de um novo amanhecer.

Rosa do Amor – Não fale assim, deixe-me ajudá-la. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Violeta (com voz de choro) - Vá embora, Rosa do Amor, eu quero ficar sozinha.

(A rosa balança a cabeça, e afasta-se em direção ao cravo)

Rosa do Amor– Boa tarde, Cravo, posso ajudá-lo?

Cravo egoísta – Não preciso de sua ajuda. Sei me defender, sei viver sozinho e fazer o que eu quero. E o que eu quero é agradar a mim mesmo, buscando meus próprios interesses.

Rosa do Amor– Desse jeito você vai se dar mal. O amor nunca busca seus próprios interesses.

(O cravo vira as costas para a rosa, esta continua a caminhar até a margarida ressentida)

Rosa do Amor - Que bom vê-la, Margarida!
Margarida ressentida – Não fale comigo. Estou ressentida. Ressentida com as leis desse jardim, com as pessoas, com a igreja, enfim, com todos e com tudo.
Rosa do Amor – Deixe-me ajudá-la, esse ressentimento só lhe trará conseqüências ruins, não deixe que o sol se ponha sobre sua ira, ame e perdoe.

Margarida – Essa é boa, todo mundo me magoa e eu é que tenho que perdoar? Não quero saber de seus conselhos!
(A rosa vai até a flor de maio desanimada)

Rosa do Amor – O que aconteceu com você, Flor de maio? Onde estão suas flores?

Flor de Maio desanimada – Não sei como deixei o desânimo tomar conta de mim! Um dia desisti de abrir uma flor, depois outra, em seguida outra... Hoje estou assim; sem flores. Precisam da beleza das minhas flores, mas não sinto vontade de fazer coisa alguma, apenas sentar-me, á beira do caminho.

Rosa do Amor – Levante-se, não perca o alvo, você é importante, precisam de você!

Flor de maio – Até para levantar estou desanimada... Você me ajuda?

Rosa do Amor– Sim, devemos levar as cargas uns dos outros.

(A rosa ajuda a flor de maio a levantar-se, depois olha para o jardim e fala...)

Rosa do Amor – O que está acontecendo com esse jardim? Não há mais beleza, nem alegria, só tristeza, ninguém se importa com o outro...

Beijinho invejoso (observando a rosa) – Como você é bonita, Rosa! Linda, inteligente, suas pétalas parecem veludo, seu perfume é contagiante! Queria ser como você, ter o seu jeito de andar, de falar, de sorrir, ser amada como você! Tenho observado o jardim e vi como sou a menor de todas as flores, insignificante. Ah! Se eu fosse como as outras, como você...

Rosa do Amor – Você está errada, Beijinho. Algumas flores são grandes, outras pequenas, mas isso não significa que devamos deixar de transmitir beleza e fragrância. Você tem que florescer do jeito que você é e onde você está.

Beijinho (pensativa e depois exultante) – Obrigada, Rosa, você tem razão. Não importa como sou, mesmo pequenina o Criador quer me usar para fazer grandes coisas. Agora, vejo como perdi meu tempo querendo ser igual aos outros. Você abriu meus olhos, daqui por diante quero caminhar sendo eu mesma, amando o meu Criador, a mim mesma e ao meu próximo!

Rosa do Amor – Assim é que se fala! - (dirige-se, então, à Camélia) – Oi, Camélia, e você, como está ?
Camélia mentirosa – Bem, sabe como é... tenho um pequeno defeito... é bem pequenininho, mas os outros reclamam, não gostam de mim... é que... (fala baixinho) é que sou mentirosa.

Rosa do Amor – O que você disse? Não ouvi.

Camélia – Eu disse que sou mentirosa. Se falo dez palavras, cinco são mentiras. Já estou viciada em mentir, e as minhas mentiras tem prejudicado os outros e a mim mesma, já nem tenho mais perfume...

Rosa do Amor – Que grave defeito! O apóstolo Paulo exorta-nos dizendo “Por isso deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”. Se você quiser entrar na morada celestial, tem que abandonar a mentira e falar somente a verdade.

Camélia – Continue o seu passeio pelo jardim, prometo pensar no que me disse.

Palma fofoqueira – Olá, Rosa, já sabe das últimas? A flor do campo está numa tristeza de dar dó! O ipê está com sérios problemas, nem queira saber o por que... A sempre viva está mais morta que viva, morta de vergonha... parece que arranjou um caso por aí... O crisântemo ficou rico da noite para o dia... com o salário que ele ganha, não sei , não... aí tem coisa! A tulipa está querendo...

Rosa do Amor – Onde você conseguiu essas informações? Sabe, Palma, ao invés de estar falando mal dos outros, você deveria é transmitir o bom perfume de Cristo e, como a mulher virtuosa, a instrução da bondade é que deveria estar na sua língua.

Folha da Esperança – Como é bom, Rosa, tê-la sempre por perto. Você tem palavras sábias! De minha parte, cada dia que passa, estou me sentindo mais feliz, porque a minha esperança está se confirmando... Jesus está voltando!

Rosa do Amor– Você tem razão! Esta é a nossa esperança e ela não será frustrada. Você tem visto a nossa esperança e ela não será frustrada. Você tem visto a Raiz?

Folha da Esperança – Tenho, sim, e, infelizmente, não são boas as notícias dela. Deixou que a amargura tomasse conta de sua vida e agora todos a chamam de Raiz da Amargura.

Rosa do Amor– Que pena ela preferir andar na companhia da Falta de Perdão! Não quer saber do Amor!

Folha da Esperança – É... quantas vezes, vemos flores que ao invés de expressarem na sua vida alegria genuína pelas bênçãos de Deus, guardam no fundo do coração a erva daninha da raiz de amargura, por algo que lhes aconteceu. Na maioria das vezes, há muito tempo... mas não sabem perdoar, não conhecem o que é amar de verdade.

Lírio da Paz – (levantando-se) - Boa tarde, Rosa. A Paz do Senhor!
Rosa do Amor– A Paz do Senhor para você também, Lírio. Como você está lindo, que perfume, que brancura!

Lírio – Estou usando o bom perfume de Cristo, ele é que me faz ficar mais alvo que a neve e me traz grande paz!

Rosa do Amor – Que bom você ter chegado. Olhe para essas flores que estão caminhando tão mal! (aponta para as que não estão bem) Vamos nos unir, Amor e Paz, numa missão de recuperá-las!

(Ouve-se um riso sarcástico, o personagem Joio das Contendas, que durante todo o tempo estava abaixado, num canto, e usando uma máscara sorridente no rosto, levanta-se, arranca a máscara, deixando ver seu rosto todo pintado de preto)

Lírio – Quem é você?

Joio das contendas – Eu sou o Joio, vim para semear contendas, desânimo, falta de esperança, egoísmo, ressentimento, orgulho, inveja, impureza, vícios e outros males mais...

Folha da Esperança – Mas onde você estava este tempo todo?

Joio – Disfarçado no meio de vocês, por isso não tive dificuldade para fazer o meu trabalho.

Rosa do Amor– Mas você não conseguiu derrotar a todos.
Joio – Eu ainda não desisti! Espere para ver a minha vitória...

Girassol da Fé – O que está acontecendo por aqui?
Joio – Acontece que eu estou aqui! Eu vim para matar, roubar, destruir...

Girassol da Fé – Você pode ter enganado a muitos, mas ainda existem os que crêem na palavra do Criador. E Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”. E ele também disse que estava indo preparar nossa morada e que voltaria para buscar os seus, isto é, aqueles que o aceitaram como o único Salvador e Senhor de suas vidas. Por isso nós nunca desistiremos da caminhada.

Rosa do Amor (subindo em um lugar mais alto) – Escutem, por favor! Vamos nos unir e arrancar o joio do meio de nós.

Narrador (voz oculta, lê em voz alta e pausada 1Jo 4.7,8,15,18,19)

Girassol da Fé – É isso mesmo! Com fé seremos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.

Narrador (voz oculta, lê 1 Jo 5.1-5)

Lírio da Paz – Não queremos contendas, nem desânimo, nem ressentimento, nem inveja e outros males. Em nosso jardim, vamos lutar pela Paz e nos empenhar por alcançá-la.

Narrador (voz oculta, lê 1Pe 3.10-12)

Rosa do Amor (sai andando pelo jardim e perguntando) – Então, o que vocês decidem ? Vão se deixar vencer pelo mal, ou vamos vencer o mal com o bem?

Violeta – Eu decidi não ser mais uma violeta sem esperança, meu nome agora é Violeta da esperança! (junta-se à rosa)

Cravo – Pois eu.. ainda não quero mudar... quem sabe, algum dia... (coloca-se ao lado do Joio)

Flor de maio – Jogo fora o meu desânimo. A partir de hoje, quero ser uma flor animada e muito útil. (junta-se à rosa)

Margarida – Não! Eu não consigo esquecer, não perdôo quem me ofendeu! Fico com o Joio. (coloca-se atrás do Joio)

Beijinho – Eu já escolhi, vou florescer onde estiver plantada. (fica perto da rosa)
Camélia – Usarei meus lábios par anunciar as boas novas, mentiras nunca mais! (junta-se à rosa)

Palma – Deixar de falar dos outros? Não consigo imaginar um lugar assim. Ficarei doente sem a minha diversão, escolho o Joio. (coloca-se atrás do joio).

Folha da Esperança (dirigindo-se ao joio) - Jesus diz que ninguém arrebatará os seus de sua mão. Você, Joio Joio – Mas, antes que Jesus volte, ainda vou levar outros comigo (sai com os seus, gargalhando)

Rosa do Amor – Atenção! Todos que ficaram no jardim, vamos dar as mãos e falar bem alto: “Nós os escolhidos do Senhor, jamais pereceremos, pois somos o bom perfume de Cristo!”
(Todos repetem juntos)

Narrador (vindo à frente do jardim) - Hoje, estamos aqui na igreja como se fosse um jardim. Jesus é o dono e a fonte de água viva do jardim. O Espírito Santo sopra nesse jardim. E foi o próprio Deus quem plantou o jardim. Ele passeia pelo jardim e vê cada flor. Que tipo de flor você é? Como você está florescendo? Lembre-se: Jesus está voltando!. Você crê nisso?

Para finalizar, todos os presentes cantam o hino
“Vencendo vem Jesus” – nº. 147 do Hinário Novo Cântico

POSTAGEM NO ORKUT DE PATY AQUINO: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=14492772744221695746

A CRIAÇÃO


CAIM E ABEL




A PROCURA DE UM CORDEIRO PARTE 02









presente de MARCIA http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=15469247379523344901

A PROCURA DE UM CORDEIRO PARTE 01 continua





desenho sobre a criaçao






pro loriza

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A HISTORIA DE JONAS






Jonas era um homem que trabalhava para Deus. Era um pregador (homem de Deus que contava aos outros sobre o amor de Deus). Jonas orava todos os dias ao Senhor. Ele amava a Deus. Ele disse a Deus que queria fazer o trabalho que deus queria que ele fizesse.

Um dia deus mandou Jonas a um lugar muito, muito longe contar ao povo daquela cidade que eles deviam amar a Jesus. Deus queria que Jonas fosse um missionário (pregador que trabalha em lugares distantes). Mas Jonas não quis ser missionário. Jonas não quis usar seus és e com eles obedecer a Deus. Jonas não quis ir apara um país tão distante e desconhecido. Jonas também não quis usar sua língua e boca e contar às pessoas daquele lugar (Nínive), do amor de Deu. Jonas disse: "Eu não vou! Não quero ir". e Não foi. tomou um barco para um lugar no sentido oposto. Durante a viagem houve uma tempestade e o barco quase afundou. As pessoas do navio descobriram que aquilo era causado pela desobediência de Jonas e o atiraram ao mar. Deus já havia providenciado um grande peixe para engoli-lo. Durante o tempo que passou na barriga do peixe, meditou sobre sua desobediência e como Deus sabia aonde ele estava e como Deus cuidou dele enviando o grande peixe. O peixe o vomitou na praia. Ele foi a Nínive, pregou a todos sobre o amor de Deus e toda a cidade se arrependeu de seus erros e passou a amar a Deus. Que linda história!!

Poesia:
ooo oo oo soprava o vento
as ondas faziam plash, plash, plash
o navio de Jonas subia e descia
quando as ondas altas e fortes faziam plash plash plash



Deus lá em cima amava Jonas
e queria que Ele obedecesse
então enviou um grande peixe
e mesmo dentro do peixe,
Deus ainda vigiava Jonas



Gestos:

1. Bata as palmas das mãos para cada plash
2. forme um barco com as 2 mãos. Faça com que ele suba e desça
3. aponte para cima
4. junte as palmas e faça sinais de quem está nadando


Esta uma lição sobre GRAÇA
Agora Jonas não estava mais aborrecido. Não queria mais fugir. Jonas estava desejoso de obedecer a Deus. Agora Jonas desejava ser um missionário de Deus. Jonas queria mostrar a Deus que ele O amava. Sabem o que Jonas fez então? Sim, obedeceu e foi rapidamente para a cidade onde Deus havia mandado ir.


Enriquecimento:
“É chegado o tempo em que haverá no mundo tristeza que nenhum bálsamo humano pode curar. O Espírito de Deus está sendo retirado. Catástrofes por mar e por terra seguem-se umas às outras em rápida sucessão. Quão freqüentemente ouvimos de terremotos e furacões, de destruição pelo fogo e inundações, com grandes perdas de vidas e propriedades Aparentemente essas calamidades são caprichosos desencadeamentos de forças da Natureza, desorganizadas e desgovernadas, inteiramente fora do controle do homem; mas em todas elas pode ler-se o propósito de Deus. Elas estão entre os instrumentos pelos quais Ele busca despertar a homens e mulheres para que sintam o perigo.

Os mensageiros de Deus nas grandes cidades não devem sentir-se desanimar com a impiedade, a injustiça, a depravação a que são chamados a enfrentar enquanto procuram proclamar as alegres novas da salvação. O Senhor aspira confortar cada um desses obreiros com a mesma mensagem que deu ao apóstolo Paulo na ímpia Corinto: "Não temas, mas fala, e não te cales; porque Eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade." Atos 18:9 e 10.

Lembrem-se, os que se empenham no ministério de salvar almas, que, conquanto haja muitos que não aceitarão o conselho de Deus em Sua Palavra, o mundo inteiro não se desviará da luz e verdade, dos convites de um Salvador perdoador e paciente. Em cada cidade, cheia como possa estar de violência e crime, há muitos que, devidamente ensinados aprendem a se tornar seguidores de Jesus. Milhares podem assim ser alcançados com a verdade salvadora e levados a receber Cristo como um Salvador pessoal. "

Joás, o Menino-Rei


Joás, o Menino-Rei

Verso BÍBLICO PARA MEMORIZAR (RB 3t 01):
"Lutando (trabalhando) juntos." Filipenses 1:27 ARA


Texto(s) Chave e Referências
2 Reis 11 e 12:1-16, Profetas e Reis, págs 215-216

Objetivos
Saber que as pessoas na família ajudam umas às outras
Sentir-me parte importante da família de Deus
Responder trabalhando junto para ajudar os familiares e amigos.

A Mensagem
As famílias trabalham juntas

Os inimigos tomam o reino e matam os pais de Joás. A tia de Joás o esconde das pessoas que também querem a matá-lo. Ela ajuda Joás. O sacerdote Joiada, tio de Joás, manda soldados para o protegerem. Ele ajuda Joás. Quando Joás completa 7 anos de idade, ele se torna rei. Joás e o povo trabalham juntos para reformar o templo.
Esta é uma lição sobre COMUNIDADE
As pessoas da família de Deus se interessam umas pelas outras. Elas ajudam umas às outras e trabalham juntas para se fortalecer e cuidar da Casa de Deus.
Enriquecimento:
Por ocasião da coroação de Joás, Joiada lhe presenteou uma cópia do concerto e o proclamou rei (2 Reis 11.12). "Esta passagem bíblica é o fundamento do costume de colocar uma Bíblia nas mãos dos monarcas britânicos durante a cerimônia de coroação.

As pessoas aplaudiam e gritavam; "Viva o Rei!" (2 Reis 11:12, NVI). Essa expressão geralmente usada nas coroações, na coroação de joás tinha mais do que o significado comum.

"Da salvação da vida dessa criança dependia o destino da dinastia de Davi. O jovem rei teria muitos inimigos. Se o tivessem matado, ali terminaria a linhagem direta da casa de Davi.. O grito, "Viva o Rei!", foi elevado ao céu com muitas orações ansiosas e sinceras, bem como com uma demonstração de grande alegria. De modo geral pensava-se que Atalia tivera êxito em destruir toda a semente real. (2 Reis 11.1.) "

O mesmo Deus que cuidou de Joás e instruiu ao seu tio Joiada é o nosso Deus. Confiemos nEle.

site da tia celia

terça-feira, 7 de julho de 2009

A FÁBULA DA BORBOLETA



A FÁBULA DA BORBOLETA


Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.
Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas...
... Como ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.
Então, pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso.
Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.
O homem decidiu ajudar a borboleta:
Pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo.
A borboleta então saiu facilmente.
Mas seu corpo estava murcho, era pequeno, e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo.
Nada aconteceu!
Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas.
Ela nunca foi capaz de voar.
O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia para que o fluído do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estivesse pronta para voar, livre do casulo.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossas vidas. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, Ele nos deixaria aleijados.
Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido.
Nós nunca poderíamos voar...
Lembre-se!!!! Você pediu forças... e Deus te deu dificuldades para te fazer forte. Você pediu sabedoria... e Deus te deu problemas para resolver.
Você pediu prosperidade... e Deus te deu cérebro e músculos para trabalhar.
Você pediu coragem... e Deus te deu perigos para enfrenatar.
Você pediu amor... e Deus te deu pessoas com problemas para ajudar.
Você pediu Favores... e Deus te deu Oportunidades.
Você não recebeu nada do que pediu...
Mas você recebeu tudo de que precisava

ENVIADA POR QUEILA BENTO (keila-bento@hotmail.com)

A PROCURA DE UM AMIGO


A procura de um amigo

Era uma vez um menino chamado Nicodemos, ele gostava muito de ir a escola, gostava de estudar inglês, matemática, português, geografia e história, por causa disso, quando cresceu se tornou um homem muito rico e ele era tão sábio que o chamaram para ser mestre em Israel.Com isso Nicodemos teve também muitos amigos.Todos os dias a casa de Nicodemos enchia de gente. A mãe de nicodemos não gostava disso e foi logo falando:
____ Nicodemos você tem certeza que toda essa gente são realmente seus amigos?
____ claro mamãe__falou Nicodemos __Todos são meus amigos, mas não se preocupe, porque ainda que todos não fossem, ali tem três amigos que eu sei que são verdadeiros amigos.
___A é?Então me diga quem são esse?__mais uma vez questionou mamãe.
___Bem, eu tenho o Carlos, mãe o Carlos é um amigão.
___Aquele que vem sempre lhe pedir dinheiro emprestado e que nunca te paga?Ah, ele realmente tem que ser teu amigo!__zombou mamãe. Mas agora me diga quem são os outros dois?
___ Ainda tem Márcio, e o Sergio Mamãe você sabia que o Marcio sempre que vem aqui ele me conta um segredo e eu não conto nada pra ninguém.Ele com certeza é meu amigo. O Sérgio um dia passou por um problema tão grande que ele pensou até em se matar, mas eu conversei muito com ele e hoje ele estar bem disposto.Tenho certeza que quando eu precisar de algum deles sei que eles me ajudaram.
__Olha, Nicodemos se eu fosse você eu não contava com isso não...__falou mamãe.
Nicodemos pensou, pensou e como ele era muito esperto,pois ele estudava inglês,matemática,português,geografia e história,logo teve uma idéia e correu para praticá-la.
Primeiro ele foi à casa de Carlos. Logo que chegou lá, bateu em sua porta. Grande foi a supresa de Carlos, pois era sempre ele que ia à casa de Nicodemos.
___Nicodemos, que bom que você veio a minha casa!Que ventos o trazem?__disse Carlos.
___Oi, Carlos eu vim lhe pedir um pequeno favor. Nicodemos falou.
___È mesmo!E o que é?
___Você se lembra que não faz muito tempo me pediu um dinheiro emprestado? Eu estou precisando muito dele agora será que você pode me pagar?Se não tiver tudo não se preocupe, alguma coisa já ajuda.
__o que é isso, meu amigo, você um homem tão rico vindo me cobrar?
__é que eu estou numa situação meio difícil e qualquer coisa que você puder me dar vai vim em boa hora.
__Desculpe, mas eu não tenho nada, eu estava até pensando de dar uma passadinha na sua casa pra ver se você me arranjava algum.
___você tem certeza que não tem nada.
___Sinto muito, mas não.
Nicodemos então saiu dali muito triste, pois ele pensava que quando precisasse desse amigo ele sempre poderia contar com ele. Mas espere um pouquinho ainda há dois amigos, Eles com certeza vão me ajudar Nicodemos. Então rapidamente Nicodemos foi para casa de Márcio.
Chegando lá, Marcio também recebeu Nicodemos com muita alegria,mandou ele se sentar e contar as boas novas. Nicodemos falou:
Márcio se eu lhe contar um segredo, você me promete não contar nada pra ninguém? __Claro, com certeza!Mas me conte o que aconteceu?
__Você se lembra da Maria, aquela mocinha bonitinha que mora perto da minha casa?
__ah, sim claro o que tem a Maria?
__Eu acho que eu estou gostando dela, mas não conte nada pra ninguém, pois eu ainda estou pensando em pedir pra ela namorar comigo.
___ah, mas claro, pode deixar a minha boca é um túmulo, eu não vou contar nada pra ninguém.
Nicodemos saiu dali todo alegre. ___ Viu__pensou Nicodemos___ eu sabia que o Marcio era meu amigo....Nesse momento passa o vizinho de Nicodemos e diz:
__Que legal Nicodemos to sabendo que você vai se casar com a Maria, né?Vai ter uma grande festa, não é mesmo?Convida-me hein?
Ué, como ele ficou sabendo disso?Que casamento é esse que ele ta falando?Oh, não, será que o Marcio contou o seu segredo e além de contar ainda aumentou?____Nicodemos então ficou mais triste ainda, mas ainda existia o Sergio e com certeza ele não vai deixar Nicodemos na mão.
Quando Nicodemos chegou a casa de Sergio,ele já estava de saída,todo apressado foi logo dizendo:
___Estou correndo, pois tenho que fechar agora um grande negocio, dá pra você voltar uma outra hora?
___Mas eu queria tanto conversar com você...
___Olha só,você faz assim:uma hora dessa você procura a minha secretária e marca com ela,pois não posso parar agora.
Nicodemos ficou muito triste,pois ele reconheceu que realmente não tinha amigos nenhuma .Saiu dali muito,muito triste. Quando Nicodemos ia entrando na sua rua ,ele ouviu um barulho muito grande,parecia um monte de gente falando ao mesmo tempo e ele não entendeu nadinha do que estava acontecendo,foi quando ele viu José de arimatéia no portão e perguntou:
___O que está acontecendo?Que multidão é essa?
___Então você não sabe?È Jesus que ta passando!
___Jesus?E quem é Jesus?
___O povo está dizendo que Ele é o filho de Deus.
___È....e o que Ele faz?
___Ele veio pra salvar,libertar e curar.
___E como Ele faz isso?
___ele salva as pessoas que o aceitam,reconhece que ele é verdadeiramente o filho de Deus .Ele também liberta pessoas que estão oprimidas,que vivem no mundo de pecados e ele cura pessoas que estão enfermas.
___Puxa,então Ele é um médico?e ele cobra muito caro?
__Claro que não,Jesus não cobra nada,Ele é o medico dos médicos. Você sabia que Ele ressuscitou um amigo?
___Ele ressuscitou um amigo___Repetiu Nicodemos___Ele se importou com uma pessoa morta?
___Sim. E foi assim:Já fazia quatro dias que seu amigo estava morto,mas Jesus com o poder da palavra ressuscitou o seu amigo.
Ah,então eu vou pedir pra Jesus também ser meu amigo. Pensou Nicodemos,mas espere eu não posso ir até Jesus,pois com ele tem muita gente pobre e eu não posso me misturar,afinal eu sou mestre de Israel,o que vão pensar as pessoas que me conhecem!
Nicodemos então saiu dali,agora mais triste do que nunca,pois ele não tinha um amigo que se importasse tanto com ele. Mas como Nicodemos era muito esperto logo teve uma outra idéia,afinal ele estudava Inglês,português,matemática,geografia e história,Nicodemos era muito inteligente e ele pensou :
__Vou esperar chegar á noite,vou colocar um capuz na minha cabeça e ninguém me conhecerá e eu poderei ver um pouquinho Jesus de perto. E assim foi,quando anoiteceu Nicodemos saiu de sua casa e foi até onde Jesus se encontrava,era uma casa muito simples e estava (como sempre) uma grande multidão com Jesus. Nicodemos não pode chegar muito perto,então ficou num cantinho ouvindo os ensinamentos de Jesus e tudo que ele falava era muito bom.
De repente um grande barulho é ouvido e todos se assustam .Mas da onde viera esse barulho?Todos olham pra cima e lá estava a causa,quatro homens estavam tirando o telhado da casa onde Jesus estava e apareceu uma coisa incrível,com eles estava uma cama e um homem deitado nela. Nicodemos nunca havia visto tal coisa e ficou peplexo,mas mais peplexo ele ficou quando viu a cama baixar e Jesus dizer:
___Perdoados são os teus pecados. __ninguém entendeu nada,e a cura? Jesus não iria curar aquele homem? Perguntava todos, olhando um para os outros. Conhecendo os pensamentos,Jesus falou:
__Levanta-te e anda .Na mesma hora o homem levantou de um pulo,pegou a sua cama e saiu louvando á Deus.
Todos ficaram admirados com o poder de Jesus,que continuou a ensinar as palavras de Deus .Mas as horas passam e foi ficando tarde,e o povo devargazinho começou a sair indo para as suas casas, e de repente a casa foi ficando vazia. Nicodemos sabia que também tinha que ir embora e quando saia,ouviu Jesus falar:
__Nicodemos,fica mais um pouquinho.
__Senhor,Tu me conheces?___admirado falou Nicodemos.
__Claro,eu vi quando você chegou e como prestou atenção em tudo o que eu dizia. Sabe Nicodemos,necessário é você nascer de novo.
__Como Senhor?eu tenho que entrar na barriga da mamãe e nascer de novo?Senhor eu já estou grande,não tem como!
___Nicodemos,você estuda tanto!Estuda Inglês,português,matemática,geografia e história,mas o que você tem que estudar é a bíblia. Eu vou lhe explicar:nascer de novo não é entrar na barriga da mamãe,nascer de novo é me aceitar como Senhor e Salvador da sua vida.
__Jesus se eu fizer isso o senhor vai se tornar o meu amigo?
__Claro,Nicodemos!eu serei o seu melhor amigo.
__então Senhor eu lhe aceito.
Nicodemos ficou ali um tempão,Falando dos seus problemas com Jesus que tudo escutava. Mas as horas passaram e Nicodemos teve que ir embora e Já na rua ele pensava:
__Como Jesus é um grande amigo,mesmo estando cansando,pois o dia todo ficou cuidando do povo ainda teve tempo pra mim,Ele me ouviu e mesmo sabendo que eu sou um homem muito rico não me pediu dinheiro emprestado. Ah,não!eu esqueci de pedir a Jesus pra não contar pra ninguém que eu fui vê_lo E agora? Eu vou voltar. Não,eu não posso,já esta muito tarde,minha mãe pode estar preocupada e Jesus já deve estar dormindo. Nicodemos foi pra sua casa muito preocupado,mas no seu coração uma alegria reinava.
No outro dia,Nicodemos acordou bem cedinho e foi correndo ler os jornais,procurou pela vizinhança pra ver se alguém falava alguma coisa,mais nada,ninguém comentava nada sobre a sua vida. Foi ai que Nicodemos descobriu que Jesus não é fofoqueiro. Mas quando já fechava a porta de sua casa,apareceu José de Arimatéia, todo esbaforido. E foi logo falando:
__Nicodemos,prenderam Jesus,nós temos que ajudá-lo,pois o levaram para o Gólgota!Bateram muito nele e parece que vão crucificá-lo.
__Prenderam Jesus?vamos correndo!
Pôs-se a correr,mas quando chegaram lá,só deu tempo de ouvir:
_Pai, perdoa-os,pois não sabe o que fazem.__ Jesus exclamou e morreu.
Nicodemos não sabia o que fazer,perdera em espaço e poucas horas o seu único amigo .Depois disso ele foi e se apresentou a Pilados e pediu para enterrar o seu amigo. Pilados concedeu e ele mais José de Arimatéia retiram o corpo de Jesus da cruz e enquanto fazia isso Nicodemos pensava:
__Obrigado Jesus,pois o Senhor realmente foi um grande amigo,mesmo sabendo quem eu era não me pediu nada emprestado,me ouviu quando ninguém queria me ouvir e preferiu morrer a falar que me conhecia. Eu poderia usar da minha influência para não deixar acontecer isso com o Senhor,mas o Senhor calou e guardou o meu segredo. Obrigado.
Jesus morreu,Jesus ressuscitou,Jesus acendeu aos céus e junto com ele foi o segredo de Nicodemos.


ENVIADA POR rachel pimentel (rachel.pimentel@hotmail.com)