quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O CARNAVAL, A QUARESMA E A PASCOA

O Carnaval, a Quaresma e a Páscoa!!!

Anualmente o carnaval e a Páscoa são duas festas do nosso calendário, celebradas geralmente no primeiro quadrimestre (este ano é no primeiro trimestre). O carnaval com seu rei momo e sua rainha, é uma festa pagã, profana, e oportunidade maior para extravasar os desejos pecaminosos da “carne” – aquilo que não agrada a Deus: sexo ilícito, drogas, alcoolismo, violência, engano, libertinagem etc.... Num contexto sem o conhecimento e a prática da verdade bíblica, a Páscoa, por outro lado, é uma festa religiosa, com o Cristo crucificado e o “Judas sendo malhado” (!), oportunidade maior para se “purificar” dos males do carnaval e para o comércio do coelhinho, do ovo, do chocolate.

Durante o carnaval, na quarta-feira de cinzas, dá-se início a Quaresma...

Segundo a “Wikipédia, a enciclopédia livre” a “Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os crentes para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. Começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus. A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem, perfazendo então 40 dias. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia que significa provação...”

Esta relação – carnaval, quaresma e Páscoa, traz a tona, e escancara as entranhas de toda hipocrisia religiosa de um país chamado cristão, e ou de pessoas que se dizem filhos de Deus, mas vivem alienadas, indiferentes e ou rebeldes para com Ele e Sua vontade revelada na Bíblia – palavra de Deus.

O verdadeiro cristão, filho de Deus, discípulo de Cristo é aquele que crê em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, e o confessa como Senhor (João 1.12; 8.31,32). E, aquele que segue a Cristo não tem alegria e satisfação em festejar o carnaval, para depois se penitenciar e meditar em preparação para a Páscoa. Isso é pura ignorância espiritual, ignorância da verdade bíblica, hipocrisia, indiferença e ou rebeldia para com Deus!

Páscoa é uma festa ao Senhor, um memorial de libertação da condenação e escravidão do pecado (marca do carnaval em geral e da vida sem Deus)!

No Velho Testamento o povo de Israel relembrava o sofrimento no Egito, e celebrava a libertação da escravidão (cumprindo a ordem de Deus e num ato de fé, as casas onde cordeiros foram sacrificados e o sangue aspergido nos umbrais das portas, não houve morte, mas vida e libertação para adorar e servir ao Deus vivo e verdadeiro). Eles saíram do Egito com a promessa do descanso em Canaã, a terra prometida.

No Novo Testamento, pela fé em Cristo nosso Cordeiro pascal (Ele que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou...) somos libertos da condenação e escravidão do pecado para no Espírito Santo adorar a Deus, servi-lo e testemunhar de Sua santidade, justiça e amor.

“... Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso celebrem a festa...” (1 Coríntios 5.7,8).

Perdão e purificação dos pecados não vêm pela penitência, pela meditação, pelo jejum, pela esmola etc., mas vêm pelo arrependimento, confissão e abandono dos pecados, sabendo que Deus nos perdoa e purifica por causa da “morte de Cristo pelos pecados”. Perdão e purificação são frutos da graça e do amor divino, e não das obras humanas, e nem das tradições religiosas (Tito 3.4-8).

Assim, na Bíblia o carnaval é repudiado, a quaresma não tem sentido, e a Páscoa não está relacionada com coelho, chocolate, comércio, feriado, religião etc., mas sim com a oportunidade para relembrar de que sem Cristo há condenação e escravidão do pecado, e celebrar a libertação e a nova vida em Cristo. Vida com verdadeira alegria e paz, e com a promessa da eternidade com Deus, para todo o que verdadeiramente crê em Cristo.

Que significa o carnaval e a quaresma para você? Qual e quem são as suas fontes de alegria e satisfação? Qual o significado da Páscoa para você? O que te traz a memória? O que você celebra?

Pr. Domingos Mendes Alves
02/02/2008

9 comentários:

Wanessa disse...

A paz do Senhor!!

Meu nome é Wanessa Borges tenho 20anos, pela missericordia de Deus cuido das crianças e dos adolescentes da igreja que congrego. Que vai de 5 á 15 anos, e ja estava pensando como ia instrui-los sobre a pascoa.

Gosto muito desse site é uma bençao de Deus.
Sou grata a Deus por sua vida, que ele te ilumini sempre e te segure pela tua mão direita, fica na paz!

Anônimo disse...

Boa Tarde, meu nome e Roberta, li o documentario e achei de grande valia para minha vida crista, porem considero o carnaval uma festa popular muito divertida. Os exageros cometidos nessa epoca fica por conta dos folioes e nao da festa em si. Gostar de carnaval, me distrair nao significa que nao dou testemunho de Jesus, posso sair, conversar, dancar e ainda assim continuarei sendo crista. Sera que realmente quem nao gosta de carnaval e deixa de sair para orar, rezar ir a igreja (independente da religiao), nao comete pecados, nao fala dos outros? Ta na hora de pararmos e refletirmos sobre isso, religiao nao salva niguem mas suas atitudes como cristao sim....

coisa de criança disse...

roberto o nome ja diz tudo CARNE.

VIGIA

Carol Claudino disse...

Oi, meu nome é Carolina e queria saber se vc tem alguma atividade relacionada a parábola dos 10 talentos. Não entendi direito seu email, por isso estou mandando mensagem. Meu email é carolina_claudino@hotmail.com
Obrigada!

Vera Acero disse...

A Paz naquele que nos fortalece!Obrigada pelas elucidações sobre o tema proposto.A Palavra nos diz:"conhecereis a Verdade,e a Verdade vos libertará" e ainda Jesus,disse:"Eu sou o caminho,a verdade e a vida".Ele disse O caminho e não um ou um dos caminhos,pensem,analisem e tirem suas conclusões..Sua Palavra nos convida a sermos santos,assim como Ele foi santo.Alguem pode imaginar Jesus aplaudindo qualquer coisa que se relacione com o carnaval?NAO.Porque essa festa simplesmente não provem de Deus,e não lhe agrada.Há tantos asilos,orfanatos a serem visitados,ongs,instituições carentes de mão de obra humana.Vamos nos santificar fazendo aquilo que Jesus faria se estive humanamente em nosso lugar hoje.Porque Ele virá não mais como homem,mas como o Todo Poderoso...Onde voce estará nessa fração de segundo? e como?Isso com certeza fará toda a diferença por uma eternidade!.Pense nisso.Que o Espirito Santo de Deus nos ensine cada vez mais. Shalon.

coisa de criança disse...

com certeza vera.

carol eu vou v o que consigo

Adriana Martins disse...

Paz do Senhor!!
Meu nome é Adriana Martins, sou professora de crianças na Igreja Caminho da Vida e estou tentando encontrar material para minha aula de Pascoa, será que vcs poderiam me ajudar? dou aula para crianças de 3 e 4 anos, quero poder passar a eles o verdadeiro significado da pascoa, mas de uma maneira que eles possam ter em suas memórias.
grande abraço a todos

Adriana Martins disse...

Paz do Senhor!! sou Adriana Martins, sou da igreja Caminho da Vida e dou aula para as crianças de 3 e 4 anos. estou a procura de material para que eu possa ensina-los sobre o verdadeiro significado da pascoa, será que vc podem me ajudar.
Abraços
Adriana Martins

coisa de criança disse...

ADRIANA

DIGITE O NOME PASCOA NO PESQUISAR E TU ACHA MUITA COISA.

BOA PESQUISA