segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Eu no mundo ou o mundo em mim?


Dinâmica – Eu no mundo ou o mundo em mim?

*Ideal para palestras com adolescentes que tratem desta correlação.
Material:
*uma folha branca de ofício ou A4.
*uma folha de papel de cor escura (preta,azul,vermelha e etc) do mesmo tamanho.
*Cola.
1 – Convide um adolescente para vir a frente e dê o papel branco. Diga que aquele papel é ele como cristão, se refere à sua vida com Deus no dia a dia se preparando para a vida eterna. Foi resgatado por Cristo e precisa viver assim…..branco, limpo, sem mancha.
2 – Ao outro dê o papel colorido. Diga que significa o mundo com toda sua beleza, ofertas e oportunidades. Festas, diversões, músicas, vocabulários (palavrões e/ou gírias), namoros com incrédulos, ficar e etc. (explore bem ao nível do contexto adolescente, mas não exagere).
3 – Agora vá passando a cola pelo papel branco e dizendo que ela significa as ofertas do mundo em sua vida; que vai ouvindo, se deixando levar pela influência de amigos, provocações do diabo. (espalhe cola por todo papel). Não se esqueça que tem de ser passada a cola NO BRANCO.
4 – Agora peça os dois adolescentes para juntarem os papéis. Diga que é o salvo se deixando influenciar pelo mundo.
5 -Alise com a mão prescionando os dois. É o mundo insistindo e o adolescente alí se deixando ouvir e ver tudo; parado, sem reagir, sem procurar ajuda de alguém (líder, pastor, pais, crentes de confiança e etc). Permaneça até perceber que colou.
6 – Agora puxe o PAPEL BRANCO. É o adolescente tentando sair e…….é tarde demais, o mundo o influenciou, esta escrevizando, já tirou pedaço ( a fé, o temor, a obediencia, ointeresse pelas coisas de Deus. vai machucar, vai ferir, vai doer e pode até matar (às vezes vai arrancar pedaço no papel branco).
MENSAGEM
*Não dê lugar para o mundo em sua vida.
*Cuidado, o mundo é cruel e só se mostra bonzinho para te cativar.
*Talvez não dê tempo de reotrnar antes de ser destruido.
*Não se brinca com Deus e nem facilita com o diabo.
Termine com este texto de Provérbios 14:12.
Se você está aqui, numa situação semelhante, é porque Deus está te dando uma chance e dee aproveitá-la sem perder tempo.
Faça um convite ao arrependimento e conserto, ore COM eles e POR eles.
NÃO SE ESQUEÇA
Um líder deve ser de máxima confiança para confidencias e muito sábio para resolver coisas que não está no alcance dele, mas que pode ajudar a pessoa não fracassar quando for disciplinada.


retirado do site

6 comentários:

HADASSA disse...

A Paz do Senhor
Adorei Esta materia "Eu no mundo ou o Mundo em Mim ?
Faz os jovens olhar para seus atos, e ver que muitas coisas do estão fazendo agora pode os prejudicar no futuro, deixar marcas que nunca sairão.

Um BeijoO

Anônimo disse...

É TUDO MARAVILHOSO.É MUITO DIFÍCIL ESSE MINISTÉRIO , DE ENSINAR OS PEQUENOS ,MAS DEUS É FIEL E NÃO TEM ME DEIXADO VOLTAR ATRÁS. A PAZ DO SENHOR!

Renata disse...

Maravilhoso, amei de verdade essa dinâmica.Deus abençoe quem a criou.

coisa de criança disse...

que bom que gosram, podem copiar a vontade.


deixem o email

Anônimo disse...

Deus esteja abençoando grandemente as pessoas que realizaram esse trabalho. Posso afirma que é Tremendo, ele foi E está sendo de grande ajuda para meu trabalho na classe de juniores de minha igreja( Batista de Parintins-AM)
um grande abraço!
fiquem na graça de Cristo!
JACIRA

coisa de criança disse...

que bom jacira