sexta-feira, 26 de março de 2010

A PARABOLA DO SEMEADOR

"Ouvi, pois, vós a parábola do semeador. A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho. E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta." (Mt. 13:18-23)

Se você examinar com calma e prestar bem atenção no ensino desta parábola, você vai perceber o quanto é profundo o que Jesus ensinou. Vale pra toda vida, e principalmente para nossas vidas hoje. Seu coração é o terreno, a semente é a palavra, o semeador pode ser qualquer um que pregue a palavra.

Esta parábola nos mostra quatro tipos de terrenos e como é a reação de cada um quando a palavra toca seu solo (coração).

1.Beira do caminho - Há uma guerra acontecendo no reino espiritual ao pregar o evangelho a alguém. Neste contexto, satanás rouba a palavra que é semeada, no mesmo instante em que está sendo semeada.

2.Terreno pedregoso - Recebe a palavra com muita empolgação, mas não se aprofunda em Deus, não se compromete sinceramente, quando vem a dificuldade, a pressão, desisti. Às vezes parece que vai romper. Parece que vai avançar, mas fica só na aparência. Bem, se não tem raiz não vai adiante.

3.Terreno espinhoso - Até permanece por um tempo, porém, o amor pelas coisas do mundo ainda permanecem no coração. Há 5 áreas super perigosas na vida de um cristão. São as seguintes:

a)Sexo - prostituição, pornografia, sensualidades, etc...

b)Vícios - álcool, droga, jogo, etc...

c)Dinheiro - amor ao dinheiro, luxúria, trabalho excessivo por mais dinheiro, dívidas, etc...

d)Orgulho - soberba, arrogância, altivez de coração, prepotência, etc...

e)Religiosidade - práticas espirituais (oração, jejum, comunhão, louvor, leitura da palavra) sem vida, legalismo, hipocrisia espiritual, etc... Estas coisas sufocam a palavra, e ela não produz frutos, pois o coração está dividido com as coisas do mundo.

4.Boa terra - Este é o que recebe a palavra de bom e grato coração. Neste terreno há profundidade, inteireza de coração, perseverança, genuíno arrependimento e sinceridade. Mas acima de tudo, um ardente desejo de ser um Vencedor diante de Deus e dos homens, alguém que faz diferença, que produz frutos.

Minha sincera oração é para que o Espírito de Deus nos mostre que tipo de coração temos tido diante de DEle. Traga arrependimento sincero, e mais, que Ele nos conceda sermos vencedores em um mundo de derrotados.

Que Deus abençoe sua vida.

5 comentários:

Daniel disse...

Gostei muito da mensagem da parabola do semeador observando quão profunda é e devemos nos preocupar como é o nosso terreno ( coração)e procurar mantê-lo limpo.
Parabéns e que Deus o abençoe.

coisa de criança disse...

q bom

lu disse...

Olá querida a Paz do Senhor! O meu Nome é Luzinete e eu amei essa menssagem do semeador é muito linda, e vou te dizer mais eu fui convidada a trazer uma palavra para as criaças da minha Igreja, eu não sabia o que falar mais eu ouvindo os louvores da Aline Barros ouvi a do semeador então eu vim fazer uma pesquisa sobre uma menssagem e me deparei com essa maravilha, muito obrigada Jesus por ter colocado esta Irmá no meu caminho! Irmá quando eu orar eu vou colocar o seu nome entre as minhas orações. Bjs e fica na Paz Do Senhor.

luciana disse...

OI!MEU NOME É LUCIANA ACOMPANHO O SEU BLOG DIRETO, QUERIA VER COM VC SE VC TEM UMAS DUAS HISTORIAS,DIFERENTE ,MAIS Ñ QUERO A PARABOLA DO SEMEADOR, QUERIA ALGO REFERENTE A HISTORIA DO SEMEADOR, MAIS VISUAIS DA HISTORIA E ALGUMAS ATIVIDADES, É PRA NOSSA ESCOLA BLIBLICA DE FERIAS, JA PROCUREI EM OUTROS BLOG MAIS SÓ ACHO A DO SEMEADOR, ACHEI UMA LEGAL A DO TOMATEIRO MISSIONARIO, SE TIVER MANDA PRA MIM, SEREI MUITO AGRADECIDA.
SEU BLOG TEM SIDO MUITO UTIL PRA MIM, FIK NA PAZ QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.
MEU EMAIL:LULUG01@HOTMAIL.COM.

coisa de criança disse...

obrigada lu