sexta-feira, 31 de julho de 2009

Happy Halloween ???


Happy Halloween ???
"Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6.12).

Meus filhos teens estudam no melhor curso de inglês da cidade e todo ano é a mesma história: ao término da última aula do mês de outubro, os professores relembram a todos os alunos para participarem da festa de Halloween a ser realizada na noite de 31 de outubro. "Happy Halloween, class!" ("Feliz Halloween, turma!"), conclui o entusiasmado professor.

Anteriormente a festividade era realizada no auditório, mas no ano passado foi no prédio anexo. Uma semana antes do Halloween o mesmo transformou-se em uma casa mal-assombrada, que ficou coberta de plásticos e tecidos pretos e por vários desenhos escabrosos que lhe davam um aspecto de terror.

Será que Halloween é realmente uma festa feliz ("happy")? Ou será que há ocultismo da pesada nas suas origens? Será que essa festa envolve celebrações fúnebres, consultas aos mortos, louvor à "divindade" da morte e negociatas com entidades do mundo tenebroso? Será que é um evento tão ingênuo como se diz?
A origem do Halloween
O calendário da bruxaria resume-se no relacionamento da "Grande Deusa" (representada pela Lua e que nunca morre) com seu filho, o "Deus Chifrudo" (representado pelo Sol e que a cada ano nasce no dia 22 de dezembro e morre no dia 31 de outubro).[1]

Na roda do ano wicca (bruxaria moderna), o dia 31 de outubro é o grande sabá (festa) de Samhain (pronuncia-se "sou-en"). Nessa época tudo já floresceu e está perecendo ou adormecendo (no Hemisfério Norte): "O sol se debilita e o deus está à morte. Oportunamente, chega o ano novo da wicca, corporificando a fé de que toda morte traz o renascimento através da deusa."[2]

O que é Samhain? É uma palavra de origem celta para designar "O Senhor da Morte". Os celtas dedicavam esse último dia de outubro para celebrar a "Festa dos Mortos".

Alto lá! Então, os professores de inglês, ao desejarem um "Happy Halloween!", estão, na verdade, desejando um "feliz" Samhain? Ou seja, uma "feliz" festa dos mortos? Um "feliz" ano novo da bruxaria? Um "feliz" dia da morte do "Deus Chifrudo"?

Se todo esse pacote é oriundo da religião celta e foi incorporado às doutrinas da bruxaria moderna, então precisamos conhecer mais sobre os celtas.
Os celtas e o culto aos mortos
O que hoje chamamos de Halloween era o festival celta de Samhain, o "Deus dos Mortos".

É possível rastrear as origens das tribos celtas até a cultura de Túmulos da Idade do Bronze, que atingiu o seu apogeu por volta de 1200 a.C. Contudo, os celtas não figuram como povo distinto e identificável até a época do período de Hallstatt (dos séculos VII a VI a.C.).[3]

Durante o período de Hallstatt, os celtas espalharam-se pela Grã-Bretanha, Espanha e França. O ano novo deles começava no dia 1º de novembro. O festival iniciado na noite anterior homenageava Samhain, "O Senhor da Morte". Essa celebração marcava o início da estação de frio (no Hemisfério Norte), com menos períodos de sol e mais períodos de escuridão.

Os celtas acreditavam que durante as festividades de Samhain, os espíritos dos seus ancestrais sairiam dos campos gelados e dos túmulos para visitar suas casas e cabanas aquecidas. Os celtas criam que teriam de ser muito receptivos e agradáveis para com os espíritos, pois os bons espíritos supostamente protegeriam suas casas contra os maus espíritos durante aqueles meses de inverno.

Os celtas tinham medo do Samhain. Para agradar-lhe, os druidas, que eram os sacerdotes celtas, realizavam rituais macabros. Fogueiras (feitas de carvalhos por acreditarem ser essa uma árvore sagrada) eram acessas e sacrifícios eram feitos em homenagem aos deuses.[4] Criminosos, prisioneiros e animais eram queimados vivos em oferenda às divindades.

Os druidas criam que essa era a noite mais propícia para fazer previsões e adivinhações sobre o futuro. Essa era a única noite do ano onde a ajuda do "Senhor da Morte" era invocada para tais propósitos.
Um dos rituais para desvendar o futuro consistia da observação dos restos mortais dos animais e das pessoas sacrificadas. O formato do fígado do morto, em especial, era estudado para se fazer prognósticos acerca do novo ano que se iniciava. Essa prática ocultista aparece no Antigo Testamento sendo realizada pelo rei da Babilônia: "Porque o rei da Babilônia pára na encruzilhada, na entrada dos dois caminhos, para consultar os oráculos: sacode as flechas, interroga os ídolos do lar, examina o fígado" (Ezequiel 21.21).

Oh! Então, quando os professores de inglês desejam "Happy Halloween!" à classe, estão indiretamente desejando que seus educandos façam negociatas com espíritos do mundo sobrenatural que supostamente controlam os processos da natureza. E mais: que seus pupilos apaziguem e acalmem os espíritos maus, pedindo proteção aos espíritos bons durante aquele novo ano.
Os principais símbolos do Halloween
Com a migração dos ingleses, e especialmente dos irlandeses, para os Estados Unidos, no século XIX, Halloween foi pouco a pouco tornando-se popular na América.
a) "The Jack O’Lantern" (A Lanterna de Jack)
Esse é o nome daquela abóbora (jerimum, no Norte e Nordeste) esculpida com uma face demoníaca e iluminada por dentro.

Conta-se uma história de que Jack era um irlandês todo errado, que gostava de aprontar com todo mundo e chegou a enganar até o próprio Satanás. Quando Jack morreu, não foi permitida sua entrada no céu, nem no inferno. Satanás jogou para ele uma vela para iluminar seu caminho pela terra. Jack acendeu a vela e a colocou dentro de um nabo, fazendo uma lanterna para si.

Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontram uma carência de nabos e uma abundância de abóboras. Para manter a tradição durante o Halloween, passaram a utilizar abóboras no lugar de nabos.
b) "Apple-ducking [bobbing for apples]"
(Maçãs boiando)

Esse é o nome de um ritual que foi incorporado às celebrações de Halloween depois que os celtas foram dominados pelos romanos. É uma homenagem a Pomona, a deusa dos frutos e das árvores, que era louvada na época da colheita (novembro). Os antigos geralmente a desenhavam sentada em uma cesta com frutos e flores. A maçã era uma fruta sagrada para a deusa.

Maçãs ficavam boiando em um barril com água, enquanto as pessoas mergulhavam seu rosto nela tentando segurá-las com os dentes. Depois faziam adivinhações sobre o futuro, com base no formato da mordida.
c) "Trick or Treat" (Travessura ou Trato)
Dos 15 aos 19 anos de idade vivi nos estados de Indiana e do Tennessee vendo a mesma cena se repetir várias vezes na noite de 31 de outubro. Crianças da vizinhança, fantasiadas de vários monstros, batiam à porta e, ao abrirmos, elas nos indagavam: – "Trick or Treat?".

Se respondêssemos "trick!", elas iniciavam uma série de travessuras como sujar a grama em frente da casa com papéis e lixo, jogar ovos no terraço, além de sairem gritando ofensas ingênuas. Respondendo "treat!", nós lhes dávamos alguns confeitos e elas saíam contentes e felizes em direção à próxima casa.

O que não sabíamos naquela ocasião, mas sei agora, é que aquelas criancinhas simbolizavam os espíritos dos mortos que supostamente vagueavam naquela noite procurando realizar maldades (travessuras) ou em busca de bom acolhimento (bons tratos). Os celtas deixavam comidas do lado de fora das casas para agradar os espíritos que passavam. Ao recebermos aquelas criancinhas ingênuas nas nossas casas, estávamos simbolicamente realizando negociatas com principados e potestades do mundo tenebroso, da mesma forma que os celtas faziam na Antigüidade.

Algumas pessoas afirmam que a tradição de "trick or treat" não retrocede aos celtas, sendo mais recente, introduzida pela Igreja Católica européia no século IX. Na noite anterior ao "Dia de Todos os Santos" (1º de novembro) alguns mendigos iam de porta em porta solicitando "soul cakes" (bolos das almas) em troca de rezas pelas almas dos finados daquela família. Quanto mais bolos recebiam, mais rezas faziam.
A Igreja Católica passa a chamar a festa de Hallow
Como uma festividade pagã em honra ao "Senhor da Morte" e celebrada em memória à morte do "Deus Chifrudo" foi se infiltrar na Igreja Católica Romana?

Em 43 d.C., os romanos dominaram os celtas e governaram sobre a Grã-Bretanha por cerca de 400 anos. Assim, os conquistadores passaram a conviver com os rituais dos celtas.

Durante séculos, a Igreja Católica Romana celebrava "O Dia de Todos os Mártires" em 13 de maio. O papa Gregório III (papado de 731-741), porém, dedicou a Capela de São Pedro, em Roma, a "todos os santos" no dia 1º de novembro. Assim, em 837, o papa Gregório IV introduziu a festa de "Todos os Santos" no calendário romano, tornando universal a sua celebração em 1º de novembro. A partir de então deixou-se de celebrar o "Dia dos Mártires" em maio.

Na Inglaterra medieval esse festival católico ficou conhecido como "All Hallows Day" ("Dia de Todos os Santos"). A noite anterior ao 1º de novembro era chamada "Hallows Evening", abreviada "Hallows’ Eve" e, posteriormente, "Hallowe’en".

Mais de um século após instituir o "Dia de Todos os Santos", a Igreja Católica, através da sua Abadia de Cluny, na França, determinou que o melhor dia para se comemorar o "Dia dos Mortos" era logo após o "Dia de Todos os Santos". Assim, ficou estabelecido o "Dia de Finados" no dia 2 de novembro.

Para a Igreja Católica, a noite de "Hallowe’en", o "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados" são uma só seqüência e celebram coisas parecidas – a honra e a alma dos mortos! O catolicismo tenta fazer o "cristianismo" e o paganismo andarem de mãos dadas!
Conclusão:
Meus queridos professores de inglês, o que há de tão "happy" no Halloween? Onde está a suposta felicidade transmitida pela festa de Samhain? Pessoalmente, não consigo enxergar nada além de trevas espirituais.

Para quem não sente prazer com o sofrimento, "divertida" é uma palavra pouco apropriada para descrever a festa de Samhain, marcada pela angústia, pelo medo, pela depressão, além das piores crueldades e contatos com um mundo espiritualmente tenebroso. Nem os celtas simpatizavam com a festa de Samhain.

O Halloween é uma algolagnia* que leva as crianças a se familiarizarem com o sadismo cândido da infância e desperta o que existe de pior dentro de cada adolescente. É o avesso das relações sociais equilibradas! É a fusão com a distorção de valores do mundo cão, onde seus participantes tornam-se vítimas espiritualmente impotentes!

O profeta Isaías nos adverte: "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva" (Isaías 8.19-20). Meu querido leitor, a opção é sua: consultar aqueles que tagarelam e consultam mortos e adivinhos ou confiar no que diz a Lei do Senhor.
A Bíblia é clara na opção que devemos seguir: "Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus" (Deuteronômio 18.10-13).

Estamos vivendo em tempos de perversão coletiva, onde a face enganosa de Satanás se manifesta algumas vezes de forma descarada, mas muitas vezes sutilmente e camuflada por trás de um ingênuo "Happy Halloween!". Que Deus nos livre do mal. Amém. (Dr. Samuel Fernandes Magalhães Costa - http://www.chamada.com.br
Bibliografia:
Mistérios do Desconhecido: Bruxas e Bruxarias. Time-Life Books Inc. Edição em língua portuguesa publicada pela Abril Livros Ltda, Rio de Janeiro, RJ, 1994, página 123.
Idem.
Grimassi, Raven, Os Mistérios Wiccanos (Antigas Origens e Ensinamentos). Editora Gaia Ltda. São Paulo, SP, 2000, página 24.
Id., página 170.
Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, setembro de 2004.
POSTADO NO ORKUT POR ANA DA COMUNIDADE CULTO E EBD INFANTIL

25 comentários:

Unknown disse...

me interessei pela postagem sobre hallowen e gostaria de fazer uma aula referente a este assunto com os adolescentes e gostaria desaber se podem me ajudar....

Unknown disse...

gostei do estudo sobre halloween.
sou professora de juniores e gostaria da ajuda para realizar um estudo com eles.

Anônimo disse...

A palavra Halloween tem origem na Igreja católica,assim como outras religiões discordam de algumas propostas na religião católica,vejo sim que cada religião vai interpretar a sua maneira!os católicos acreditam em santos!em dia de todos os santos, em finados e etc...já em algumas outras religiões não acreditam em santos , imagens!Sou professora de Inglês e deixo meus alunos de outras crenças também colocar suas opiniões!vou deixar um endereço para pesquisas não é meu mas está aberto para leituras!Edição e formatação: Lilian Russo - http://www.ilove.com.br/lili/palavrasesentimentos/

Anônimo disse...

Minha querida, gostei da aula sobre o halloween.. mas eu, como dona de um curso de inglês na minha cidade, não creio que há mal algum festejarmos esta data.Pode até que tenha outras origens que nem a sua pesquisa e nem a de outras pessoas possam encontrar, porém, as nossas crianças e os próprios professores adoram a aula sobre halloween por ser divertida, interessante e com guloseimas.Não há outra intenção a não ser fazer uma ponte com a cultura america e a nossa, ou seja, não há ocultismo ou sei lá que vc possa vir a chamar.Sei que é apenas uma festividade, como há nos EUA, para as crianças e adultos se divertirem e poder aprender a cultura de outros povos. Afinal, não podemos subjulgar as culturas de ninguém, e no entanto tenho certteza que nenhum curso de inglês ou de outro idioma possa ter outra intenção que não seja a de informar e divertir os nossos alunos independente de suas relgiões.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
coisa de criança disse...

nao faça sacrificio de tolo

vigia que é melhor

Anônimo disse...

rsrsr, voce é cristã??? por algum acaso voce participou de rituais onde teve que escrever e queimar o papel ou queimar objetos dos quais relatasem o que vc quer se livrar?? isso é um ritual samhain minha cara colega .... tira a trave do teu olho ... bjs

Anônimo disse...

Sou professora so ministério infantil, dou aula para os alunos do primário e achei esta matéria muito interessante, relata de modo claro e breve o que existe por trás desta data tão comemorada pelas crianças, adolescentes e também por adultos, todos precisam estar cientes do que estão cultuando e invocando para suas vidas, embora muitas vezes na ignorância.

Anônimo disse...

Olha não importa o credo religioso das pessoas, acho muito interessante sermos informados de tudo que participamos!Sou administradora de um Buffet e pouco menos de 8 dias fui abordada por uma cliente que deseja festejar seu niver e do filho com único tema " halloween". Vim a procura de imagens pra postar, a cliente quer algo diferente e assim faço.Ao salvar imagem p montar um painel vi a matéria e copie para uma pasta que deixarei em meu site, para que as pessoas saibam de suas escolhas! É muito bom ter paz espiritual junto com que opitamos pro futuro ainda que seja de forma ANIMADORA! Abraços fraternos!

Ângela disse...

Já existem tantas "crenças"no Brasil,as quais são abominação a nosso Deus que não precisamos desse tal de Halloween,que mesmo não sabendo desse rituais satânico nunca aprovei e muito menos deixei que meus filhos participassem,e graças a Deus eles nunca gostaram.Principalmente quando a diretora que se dizia evangélica aprovou que o pátio da escola fosse preparado p/ tal festa,coincidência ou não aconteceu uma cena horrível.O aluno que fixava com prego um pano preto na parede seu anel foi pregado junto,ele gritava desesperado eo seu sangue escorria pela parede foi horrível!Nunca mais quiseram festejar esse dia.

Priscila disse...

"Queremos um mundo melhor para nossos filhos, qdo na verdade o mundo precisa é de filhos melhores.."
pelos frutos se conhece a árvore nao é? nao se trata de religiao, se trata de bom senso, educação, respeito. essa tal "festa" nao traz nada de bom para a formação de uma criança. Pelo contrário. Depois nao adianta reclamar que as criancas estao se tornando cada vez mais violentas. são incentivos negativos como este, que contribuem para o mal crescer. Só nao vê quem nao quer. é só usar a inteligencia. um exemplo:É como fumar..vivem dizendo que crente nao fuma pq a religiao nao permite..qdo na verdade, é o proprio ministerio da saude que adverte o quao prejudicial à saúde esta prática é. Alem do mais, EXISTEM MUITAS DIVERSOES SADIAS!!! NÂO ao halloweem!

Anônimo disse...

I'm gone to tell my little brother, that he should also pay a quick visit this blog on regular basis to get updated from most recent information.

my website http://www.5dsmartstore.com

Anônimo disse...

Wonderful post however , I was wanting to know if you could write a litte more on
this topic? I'd be very thankful if you could elaborate a little bit further. Cheers!

my web site: phaser 8560 drivers

Anônimo disse...

Wonderful post however , I was wanting to know if you could write a litte more on this topic?

I'd be very thankful if you could elaborate a little bit further. Cheers!

Take a look at my web-site: phaser 8560 drivers

Anônimo disse...

A fascinating discussion is worth comment. I do
believe that you need to write more on this subject matter, it
may not be a taboo matter but generally people don't discuss these issues. To the next! Kind regards!!

Feel free to visit my web blog - phaser 8560dn driver

Anônimo disse...

Thank you for every other fantastic post. The place else may anybody get that type of info
in such an ideal approach of writing? I've a presentation subsequent week, and I am on the look for such information.

my web-site - pilgrim jewellery uk sale

Anônimo disse...

Occasionally seasons reasons some shoes is also[url=http://niketrainersuksale.webeden.co.uk]http://niketrainersuksale.webeden.co.uk[/url]
fleetingly do not fundamental the conceivability to[url=http://tomscanadaoutlet.snappages.com]Toms Shoes Sale[/url]
endure such shoes we must[url=http://addnikecanadastore.snappages.com]Nike Shoes For Women[/url]
properly placed both of them within your[url=http://louboutintrainersuk.blog.co.uk]Christian Louboutin UK[/url]
right set in place to avoid supererogatory harm to shoes[url=http://salelouisvuittonuk.webeden.co.uk]Louis Vuitton Bags[/url]

No matter what if the insole in incident is bad, it may demand to take advantage of a mellifluous brush and splash gently scrub. Inevitably settle upon be distinguished that, do not play chemical cleaners cleaning, or maybe they spread the gamble in return insole the top of the priesthood off.[url=http://shoppradabagsuk.webeden.co.uk]Prada Handbags[/url]

Anônimo disse...

I think this is one of the most important info for me. And i am glad reading your article.
But want to remark on some general things, The site style is
perfect, the articles is really great : D. Good job, cheers

Here is my website :: xerox 8560 printer

Anônimo disse...

hi there my label tong in khmer(cambodia) electronic and
circuit are my favor but i can't make it that now it so wish to attempt too, might some one tell me ways to make PCB ... ple send out photo and specific of them to my e-mail, many thanks ...

Also visit my web-site http://publicservicebroadcasting.org/read_blog/20515/colour-printers:-enjoy-colours-in-their-glorious-best

Anônimo disse...

thanks so much !! Complication handle with Samsung ML-1520 on
Win8 64bit.
Great!
Several introductions
from Germany.

Also visit my web blog - xerox phaser 8560 maintenance kit

Anônimo disse...

My Error: Limitcheck... STACK: / CIEBaseABC -dictionary-.
.. cam femmes nues elles sont toutes nues devant leur web cam put votre plaisir.


my web site xerox phaser 8560 solid ink ()

Anônimo disse...

This paragraph is truly a pleasant one it assists new web
people, who are wishing in favor of blogging.

Feel free to surf to my page; LG 42LS5600 LED TV

Anônimo disse...

Greetings, each there, I am using HP LaserJet 1500 color printer on Mac how could I take prints of
several web pages in Mac. I tried all the choices and I did
not done well in taking multiple web pages print. There is now problem
with Hp 1500 Drivers and Hp 1500 printer software, all are operating fine.


my site ... xerox phaser 8560mfp driver

Anônimo disse...

I truly liked this great guide. Satisfy proceed this amazing operate.


Here is my webpage: xerox phaser 8560 printer (canface.com)

Anônimo disse...

I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice, keep it up!
I'll go ahead and bookmark your website to come back later on. All the best

Take a look at my website ... xerox 8560 maintenance kit