sexta-feira, 31 de julho de 2009

A BRINCADEIRA BÍBLICA E A DINÂMICA DE GRUPO


MAXIMIZANDO A BRINCADEIRA BÍBLICA E A DINÂMICA DE GRUPO
I – OBJETIVOS DAS BRINCADEIRAS BÍBLICAS E DINÂMICA DE GRUPO NA IGREJA



As propostas apresentadas neste seminário não se constituem um fim em si mesmas, mas estão direcionadas ao objetivo maior que é o aprendizado. São recursos que, quando utilizados no momento oportuno e na medida certa, tornam o ensino mais atraente, participativo, criativo e os seus efeitos marcantes e duradouros. Não podem substituir a lição ou estudo bíblico, mas são simples meios de vivenciar e fixar o ensino na mente e na emoção daqueles que estão no processo do aprendizado. O ensino das verdades bíblicas, longe de ser relegado a um segundo plano, será dinamizado, através da motivação e da iniciativa desencadeadas pelas atividades lúdicas. O mais importante na aula é que haja o verdadeiro estudo da Palavra e que o professor esteja preparado para dar tal aula; as técnicas usadas devem estar em função de tornar o estudo da Palavra mais proveitoso e dinâmico. Se essa visão for deturpada, só haverá agitação e dispersão, sem que haja “aprendizagem” .


I – BRINCADEIRAS BÍBLICAS

Será mesmo importante gastar tempo na igreja ( que já é pouco ) brincando? Se a brincadeira for bem direcionada e programada de maneira a contribuir para a aprendizagem a resposta certamente será afirmativa. A brincadeira em época alguma constituiu assunto tão sério como hoje. Seja como pai ou mãe, como educador (a), Cidadão (ã) responsável, não podemos permanecer indiferentes ao observarmos as mais variadas manifestações de violência, especialmente quando atinge crianças e jovens. Muitos estudos vêm sendo feitos, e hoje se fala muito em “inteligência emocional”, que é a capacidade de se trabalhar com as emoções, resultando num equilíbrio pessoal e num bom relacionamento consigo mesmo e com o próximo. Nós como cristãos sabemos que quando deixamos o Espírito Santo dominar as nossas emoções e sentimentos, aí sim, conseguimos essa tão famosa “inteligência emocional”. Mas a dimensão lúdica, que tanto a criança como também o adulto possui, não deve ser deixada de lado, pois vem facilitar o equilíbrio emocional do indivíduo. Através de uma simples brincadeira, concurso ou jogo, pode ser liberada e experimentada uma imensa alegria, provando que o intercâmbio de relações humanas não tem porquê ser violento e competitivo. Uma brincadeira bem orientada nos leva à cooperação, à superação de nossas inseguranças, à descoberta de novos valores e ao companheirismo.

A – Alguns pontos a serem observados na preparação e execução das brincadeiras bíblicas:

- Reconhecer que este recurso é importante e deve ser levado à sério, não basta escolher uma lista de brincadeiras e jogá-las em cima do grupo;

- Conhecer as necessidades do grupo, idade e números de pessoas, contexto, aptidões;

- Definir bem o objetivo que deseja alcançar na reunião;

- Saber o momento de parar a atividade. A competição nunca deve assumir importância tal que estrague a comunhão entre os participantes. Quando perceber que os integrantes estão exaltados, somente querendo ganhar os pontos, é hora de encerrar, mudar os grupos e acalmar a tempestade. Esta é uma boa oportunidade para ensinar princípios bíblicos de vitória e derrota, contentamento e consideração mútua (Fp 2:3,4; Rm 12:10); por outro lado, cuidado para que a brincadeira não morra por falta de interesse;

- Disciplina dentro da liberdade do jogo: fazer respeitar as regras do jogo, exigir honestidade, ser justo e ter equilíbrio das equipes;

- Conhecer bem a atividade para poder explicá-la claramente, variando em cada reunião. Na bibliografia anexa, você encontrará a indicação de alguns autores que tratam com seriedade o assunto;

- Ter todo o material à mão (cuidado! não deve haver improvisos);

- Procure envolver todos os participantes do grupo nas brincadeiras, mantenha o bom humor, a alegria e a simpatia para com todos;

- É importante evitar esgotamentos físicos e situações bruscas que possam levar a alguém se machucar ou a constrangimentos.


B – Algumas brincadeiras bíblicas


As brincadeiras podem ser usadas com crianças e adultos nos mais diferentes lugares e situações: nas aulas da Escola Dominical para fixar o ensino, em reuniões, em acampamentos, encontros, etc. Aqui cito exemplos de brincadeiras pesquisadas em livros seculares (feitas as devidas adaptações) e de bons livros evangélicos dessa área. Mais exemplos podem ser consultados nos livros cuja referência bibliográfica cito no final dessa apostila.

1- PERSONAGENS CÉLEBRES

Escrever o nome de personagens bíblicos com número compatível ao de participantes, sem conhecimento dos mesmos. Fixar nas costas de cada um. Todos passearão pelo ambiente e através de mímicas procurarão fazer com que cada participante identifique o personagem que está afixado em suas costas. Quem suspeitar de qual seja o seu personagem falará ao professor, se estiver certo ele se sentará, caso contrário, voltará a andar e procurar mais dicas.

2 - JOGO DA VELHA

Elabore uma quantidade grande de perguntas referentes à lição do dia. O jogo poderá ser repetido com novas perguntas.

Risque no quadro-negro a base do jogo:

É sorteado quem vai iniciar o jogo..

Cada grupo terá uma marca (X, 0, número, letra, etc.)

A resposta certa dará o direito de colocar a sua marca no lugar de sua escolha.

O grupo que conseguir completar uma horizontal, vertical ou diagonal, ganha o jogo.

Caso um grupo não saiba a resposta, passa a vez para o outro.



Variação:

As perguntas são colocadas em cada um dos quadrados no quadro-negro ou cartolina grande. Tem que ficar visíveis à distância. Podem ser várias cartelas que ficarão cobertas até o início do jogo. O grupo sorteado irá indicar a pergunta que deverá ser respondida pelo adversário. Caso erre ou não saiba respondê-la, vai permitir que o grupo “perguntador” anote a sua marca acima da pergunta. Acertando é o grupo “respondedor” que marca. Naturalmente, deve haver uma preocupação para que o grupo contrário não “feche” o jogo, indicando as perguntas mais difíceis. De qualquer forma, o grupo que faz a pergunta deverá saber a resposta. Errando o outro, ele terá que respondê-la para poder marcar os pontos, caso contrário, passará a vez.


3- AUTÓDROMO


O professor prepara perguntas sobre a lição ministrada e divide a sala em dois grupos. Desenhará na lousa ou fará em cartolina o autódromo (como no modelo), o professor poderá ter para cada equipe um carrinho miniatura que passará de casa em casa grudado por fita adesiva, ou, simplesmente marcará um X nas casas andadas. A pergunta será feita para os dois grupos ao mesmo tempo e cada um, depois de discutir a resposta entre si, escreverá em um pedaço de papel. A um sinal, os dois grupos levantam a resposta. O grupo que acertar anda uma casa. Ganha o grupo que chegar primeiro à última casa.

AUTÓDROMO
SAÍDA

CHEGADA
GRUPO A
GRUPO B

4- CHAMADA BÍBLICA

A equipe é dividida em times. O professor cita uma letra do alfabeto e os grupos têm 50 segundos para escrever o maior número possível de nomes próprios que comecem com aquela letra. Isso deve se repetir várias vezes e no final ganha o time que alistou o maior número de nomes.


5- CORRENTE DE PERSONAGENS

O grupo deve sentar em círculo. Uma pessoa dá início a atividade mencionando o nome de um personagem bíblico. Quem está ao seu lado deve citar o nome de outro personagem que comece com a última letra do primeiro, mas não pode repetir um nome que já tenha sido falado anteriormente. Quem não souber vai saindo da brincadeira, até ficar o que será o vencedor. Exemplo de uma corrente: Davi-Isabel- Labão-Obede- Esdras-Samuel- Lameque-Ester. ..


6- QUEM SOU EU?

Dividir a equipe em dois grupos. Cada grupo, um de cada vez, escolhe um personagem e diz ao outro grupo: “Estou pensando em alguém cujo nome começa com _ _ _. O grupo adversário fará perguntas que só poderão ser respondidas com “sim” ou “não”. Será anotado quantas perguntas foram necessárias até o grupo descobrir o personagem. Ganha o grupo que descobrir com menor número de perguntas.


7- QUAL A LIGAÇÃO?

A turma é dividida em grupos. O professor fará um desenho na lousa, levará objetos ou figuras e o grupo tentará descobrir a qual história aquele objeto se relaciona. Exemplo: Leão-Daniel, Túnica-José, Peixe grande-Jonas, Porco-Filho Pródigo, etc.


8- PESCARIA

Confeccionar varas de pescar: cabo de vassoura ou vara, barbante, clipe para ser o anzol e “peixes” de papel, contendo no verso perguntas relacionadas aos estudos bíblicos feitos. Prenda um clipe em cada peixe para facilitar a pesca e encaixe-os numa bandeja de areia. Cada grupo deverá pescar um peixe, mas para poder ficar com ele precisa responder corretamente a pergunta que consta em seu verso. Vence o grupo que conseguir juntar o maior número de peixes.


9- JOGO DA FLOR

Confeccionar uma flor com dez pétalas (mais ou menos), essas pétalas deverão ser separadas umas das outras com um círculo no meio para ser o miolo. No verso de cada pétala haverá um número de 1 a 10 e esse verso poderá ser feito de papel camurça para que se prenda ao flanelógrafo. O grupo será dividido em duas equipes e a cada uma será feita uma pergunta da lição dada, caso a equipe acerte, ela escolherá uma das pétalas e verificará quantos pontos obteve. No final se somarão os pontos para constatar a equipe vencedora.


10- MÃO NO SINO

Formar duas equipes e dispô-las em filas, sendo que os primeiros participantes de cada equipe fique de frente um para o outro. No meio dos dois primeiros da fila colocar uma mesinha com um sino. O professor fará uma pergunta referente a algum assunto bíblico já estudado e o que tocar primeiro o sino responderá a pergunta. Se acertar, ganhará um ponto para a equipe, se errar, perderá um ponto.. No final se somarão os pontos para verificar a equipe vencedora, esses pontos poderão ser anotados na lousa pelo professor.


II - DINÂMICA DE GRUPO


A - Conceituação

A dinâmica de grupo é uma das áreas que mais progride no campo da psicologia. Suas características peculiares a tornam atrativas e eminentemente práticas. Essas dinâmicas são simples ferramentas, na qual a interação entre as pessoas do grupo é fundamental no aprendizado. Para dinamizar um grupo, pode ser utilizado exercícios, que têm finalidades diversas. Uns buscam maior abertura da pessoa em relação às demais, tirando as barreiras que impedem uma verdadeira comunicação pessoal por causa de preconceitos e condicionamentos. Outros exercícios procuram despertar nas pessoas o sentido da solidariedade. Outros, ainda, buscam mais diretamente uma colaboração efetiva, afastando a frieza, o indiferentismo, a agressividade, a indiferença às coisas de Deus. Aparecem ainda exercícios que ajudam as pessoas a se conhecerem melhor, suas limitações, deficiências, suas habilidades, e aspectos que precisam ser trabalhadas por Deus. Há, enfim, exercícios que demonstram maturidade grupal, o grau de abertura, de harmonia, e seu ambiente de amizade, sinceridade, confiança e colaboração.

B - Objetivos

Na formação do grupo e na elaboração dos exercícios práticos é necessário ter objetivos claros e bem definidos, tanto individuais como em grupos, a serem alcançados a curto, médio e longo prazo, pois são oportunidades para incutir no aluno verdades bíblicas no mais profundo do seu ser, cujos valores o acompanharão por toda vida. É bom salientar, que as dinâmicas se tornam eficientes quando utilizadas com muita destreza, esforço e entusiasmo; devem ser encaradas com o máximo de seriedade e criatividade, para adaptá-la ao grupo e atender os objetivos estabelecidos.


C – Os dez mandamentos para uma dinâmica criativa

É necessário seguir algumas diretrizes, que vamos chamar de os dez mandamentos para dirigir uma dinâmica criativa:

1. Ore pedindo orientação na preparação, e na aplicação da atividade na vida do grupo.

2. Prepare-se bem. Verifique se o local é adequado e o material necessário esteja disponível. Estude os procedimentos com antecedência, as regras e/ou princípios das idéias que pretende usar.

3.. Divulgue as atividades do seu grupo com antecedência.

4. Adapte as idéias à sua realidade, idade, tamanho e as características do seu grupo.

5. Seja um líder entusiasmado ao conduzir a atividade.

6. Tenha coragem de experimentar idéias novas e inovar o programa da sua reunião ou escola dominical.

7. Seja sensível às reações do grupo. Não quebre as tradições com muita rapidez! Uma coisa é ter “casca dura” diante das críticas injustas de uma ou outra pessoa; outra, é não prestar atenção ao retorno que a maioria do grupo está dando.

8. Seja justo nas regras.

9. Seja flexível. Não deixe que o programa se torne cansativo.

10. Não faça do programa algo mais importante do que as pessoas.

D – Algumas dinâmicas de grupo



1- APRESENTAÇÃO

Para que todos se conheçam e se sintam a vontade no grupo, o professor solicita que os participantes formem subgrupos de dois, com parceiros que não se conheçam. Durante alguns minutos as duplas se entrevistam mutuamente, logo após voltam ao grupo grande e cada membro fará a apresentação do colega entrevistado. Ninguém poderá fazer sua própria apresentação.


2- A TROCA DE UM SEGREDO


Material necessário: pedaços de papel e lápis.

Desenvolvimento: os participantes deverão descrever, na papeleta, uma dificuldade que sentem no relacionamento e que não gostariam de expor oralmente;A papeleta deve ser dobrada de forma idêntica, e uma vez recolhida, misturará e distribuirá para cada participante, que assumirá o problema que está na papeleta como se fosse ele mesmo o autor, esforçando-se por compreendê-lo. Cada qual, por sua vez, lerá em voz alta o problema que estiver na papeleta, usando a 1ª pessoa “eu” e fazendo as adaptações necessárias, dando a solução ao problema apresentado.

Compartilhar: a importância de levarmos a cargas uns dos outros e ajudarmos o nosso próximo.

3- CÍRCULO FECHADO

Desenvolvimento: O professor pede a duas ou três pessoas que saiam da sala por alguns instantes. Com o grupo que fica combinará que eles formarão um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixarão de forma nenhuma os componentes que estão fora da sala entrar no círculo. Com os componentes que estão fora o professor combinará que eles devem entrar e fazer parte do grupo. Depois de algum tempo de tentativa será interessante discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.

Compartilhar: Muitas vezes formamos verdadeiras “panelas” e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio. Como temos agido com as pessoas novas na igreja?

1- RÓTULO

Material necessário: Etiquetas adesivas e pincel atômico

Desenvolvimento: divida a sala em vários grupos (com 5 a 6 integrantes) , prenda na testa de cada integrante do grupo uma etiqueta com uma das consignas: sábio, ignorante, líder, bobo, mentiroso, bondoso, etc. Proponha um tema a ser discutido nos grupos, essa discussão, no entanto, será realizada de acordo com a consigna que cada pessoa levará na testa.

Compartilhar: Muitas vezes rotulamos as pessoas e não damos valor ao que ela realmente é. Jesus nos ensinou a olharmos o interior e não o exterior das pessoas.

2- GARRAFAS DE GRAÇA

Material necessário: Uma garrafa de refrigerante vazia.

Desenvolvimento - Todos sentados em círculo. O professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando para alguém e dará uma palavra de encorajamento ou estímulo à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente.

Compartilhar: as boas palavras edificam (1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25).

3- CAMINHANDO ENTRE OBSTÁCULOS

Material necessário: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos. Desenvolvimento: Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram. As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada. O professor com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tirarão todos os obstáculos da sala. O professor insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo o professor pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.

Compartilhar: Discutir sobre as dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer, pois quem está com Cristo tem auxílio para vencer. I Co. 10:12-13.

4- DESEJAR AO PRÓXIMO O QUE DESEJA A SI MESMO

Material necessário: lápis e papel

Desenvolvimento: O professor formará um círculo e distribuirá para os membros do grupo lápis e papel. Pedirá para cada um para escrever algum tipo de atividade que gostaria que o colega sentado à esquerda realizasse. Depois disso pedirá a cada um que leia o que escreveu e desempenhe a tarefa que havia sugerido ao seu colega.

Compartilhar: Mostrar na prática que não devemos desejar ao próximo aquilo que não queremos para nós mesmos. Mateus 7:12.

5- VIRTUDES E DEFEITOS

Material necessário – Lápis e papel

Desenvolvimento - O professor pedirá a cada participante que forme par com alguém ( havendo número ímpar, uma dupla se transformará em trio ). Em seguida distribuirá uma folha de papel a cada participante que deverá escrever duas coisas de que não goste em si mesmo, iniciando com a expressão “Eu sou...”. Ao concluir, compartilhará com o parceiro. Na mesma folha, deverá escrever 10 coisas que aprecie em si mesmo, iniciando com a expressão: “Eu sou...”. Na maioria das vezes as pessoas sentem dificuldade de reconhecer suas qualidades, por isso o parceiro pode ajudar essa pessoa sugerindo várias qualidades e virtudes que acha que o outro possui. Ao concluir compartilhará com o parceiro

Compartilhar – Todos somos dotados de qualidades e defeitos, quando nos conhecemos bem podemos trabalhar com as nossas limitações e deixar que o Espírito Santo tenha mais liberdade em nossas vidas. Reconhecer as nossas qualidades não deve servir para a nossa soberba, mas sim, para louvor a Deus.

9 - PAINEL SIGNIFICATIVO

Material necessário – Papel pardo ou manilha, revistas, tesouras, colas e canetinhas coloridas.

Desenvolvimento – Essa dinâmica é para ser usada após um curso, uma palestra ou uma aula. A classe se disporá em círculo e cada participante receberá uma revista onde procurará uma figura ou qualquer outra coisa que expresse uma lição que tenha tirado para sua vida da palestra ou aula dada. Cada um terá a oportunidade de falar sobre o seu recorte que colará no papel pardo ou manilha escrevendo uma palavra significativa ao lado.

Compartilhar – Repensar em grupo sobre a mensagem ouvida e compartilhar os ensinamentos é de grande utilidade para o crescimento cristão.

CONCLUSÃO

E finalmente.. .

As brincadeiras bíblicas e a dinâmica de grupo não podem ser a base do seu ministério. Se você tentar construir o seu ministério com base em programas sociais ou brincadeiras, no final ficará exausto e ainda não construirá nada sólido na vida de seus alunos. Porém, se você edificar o seu ministério com estudos bíblicos, evangelismo, louvor e comunhão cristã, e usar, quando julgar necessário, essas dinâmicas para fixar os ensinos, não haverá limites no que Deus pode fazer em seu grupo. Que Deus o abençoe!

92 comentários:

Unknown disse...

A PAZ DO SENHOR !AMEI DEMAIS SEUS TRABALHOS COM CRIANÇA EU ESTOU COMEÇANDO AGORA A TRABALHAR COM CRIANÇA ...SEMPRE AMEI VC ESTÁ DE PARABENS...CONTINUE SEMPRE ASSIM

coisa de criança disse...

que lindo andrea

cade seu email?

Joecila disse...

Adorei as dinâmicas de grupo. Mt boas. Deus abençoe vc.

Anônimo disse...

Paz do Senhor!!
Seus trabalhos são muito interesante, pois, todos que copiei de você para dar aos meus alunos todos aprenderam bastante e adoraram a aula.
Que DEUS continue te abençoando e continue nos contagiando com seus trabalhos e sua alegri.

MIRELLE DA SILVA
RESENDE (MORADA DO CONTORNO)
bjoO!

coisa de criança disse...

pode copiar a vontade

bruna disse...

PAZ IRMÃ QUE BENÇÃO O SEU TRABALHO SOU A BRUNA DA IGREJA DO QUADRANGULAR GOSTARIA DE ALGUMAS IDEIS PARA TRABALHAR COM A SALA DE ADULTOS.

bruna disse...

PAZ IRMÃ QUE LÇINDO TRABALHO PEÇO AJUDA PARA TRABALHAR COM OS ADULTOS,PRECISO DE IDEIAS ,DINAMICAS....OBRIGADA BRUNA DA IGREJA QUADRANGULAR SATELITE IRIS 3

Linda Lu disse...

QUERIDA,QUANTA UNÇÃO VC TEM!!PARABÉNS.QUE DEUS CONTINUE TE USANDO Á CADA DIA...
ESTOU COMEÇANDO AGORA Á AJUDAR NA SALINHA DA MINHA IGREJA,SÃO CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS E TENHO QUEBRADO A CABEÇA TENTANDO FAZER ALGO QUE OS FAÇA,PARAR E ESCUTAR HISTORINHAS.
BEIJO!SEU BLOG É ÓTIMO,UMA BENÇÃO!

Celi Marques disse...

Está maravilhosa sua página!!!
Parabéns!!!
Vê o que você tem para trabalhar com administração de empresas...
Vai ser ótimo...
Grande abraço!!!
Celi Marques celihenriques@yahoo.com.br

coisa de criança disse...

deixem o email
que eu respondo

Anônimo disse...

Muito abençoado seu blog.
Estou começando a trabalhar com crianças na igreja e acho esse compartilhamento de experiências algo muito rico. que Deus continue iluminando seus passos e suas ideias.

Deus abençõe e a Paz do Senhor.
beeeijos !

Luiza Passos disse...

a paz so SEnhor!..estava procurando algo abençoado e diferente para trabalhar com crianças e hei seu blog.Gostei muito e utilizarei nos encontros com as crianças..
Deus abençoe ricamente seu ministério!

Luiza Passos(luiza.passos@hotmail.com)

Unknown disse...

Oie sou tia da escolinha tenho uma pergunta a fazer estou prsizando de brincadeiras de crianças de 2 a 5 anos pq cuido de crianças com essas idades

coisa de criança disse...

que bom pode copiar a vontade.


deixe o email

bruna cade seu email?

valeu celi

Unknown disse...

AMADA A PAZ DO SENHOR!

SOU TIA DE EDB MAS NÃO TENHO CURSO E
GOSTARIA DE SABER SE NA SUA IGREJA TEM CURSO PARA SE FORMA PROFESSORA DE EBD, CASO NÃO TENHA PODE ME ENFORMA ALGUM LUGAR.
DESDE JÁ AGRADEÇO E ADOREI SEU BLOGGER, QUE DEUS LHE ABENÇOE E QUE VC CONTINUE DANDO BONS FRUTO ASSIM.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A paz Do Senhor eu adorei muito as sua dicas ajuda muito a gente da aula e a preparar aulas para ha nossas crianças faz apenas poucos tempo que eu estou mechendo com crianças mas eu estou adorando......
gostaria q vc sempre me desse dicas para me ajudar ha dar aulas.
que Deus continue abençoando sua vda e iluminando seus caminhos..A Paz Do SENHOR......

Anônimo disse...

Paz do Senhor!!Deus te abençoe pelo seu trabalho foi muito proveitoso para trabalhar na minha Igreja.

Lilian- quadrangular disse...

Nossa esse blog me ajudou muuuito, q Deus os abençoe

Sara Andrade disse...

A Paz do Senhor!!! Amei as atividades!! Tava precisando de atividades assim...Deus te abençoe Grandemente!!!

gisa gissi disse...

ola! a paz do Snhor Jesus a todos! conheço uma irmã que aluga e vende materias para pregação e dinamicas em ebf, e ainda da um roteiro do que fazer durante os dias da ebf, end de emailgzaninete@ig.com.br um abraço Deus continue abençoando vcs.

Anônimo disse...

A paz do Senhor amada tens sido benção de Deus na minha vida!

marilia disse...

A paz irmã eu amei o blog estar lindo eu estou começando agora com crianças de 0 a 3 anos,estou gostando muito que o senhor abençoe muito.
Mariliabf.dias@gmail.com

GESSYLAINE disse...

EI PAZ DO SENHOR ..TRABALHO COM CRIANÇAS A POUCO TEMPO E TENHO UM POUCO DE DIFICULDADES NA PARTE DAS BRINCADEIRAS .....QUERIA QUE VC ME DESSE ALGUMAS DICAS NA HORA DE BRINCAR ..QUAL A MELHOR HORA OU A MELHOR ESCOLHA DE BRINCADEIRA ..BJOS E FICA COM DEUS

MAGRINHA_TEENS@HOTMAIL.COM

Unknown disse...

A PAZ DO SENHOR! AMEI SEU TRABALHO, VC ESTÁ DE PARABÉNS... CONTINUE DEIXANDO QUE O ESPÍRITO SANTO USE VC.BEIJOS!

Sandra Freitas

A arte de Educar disse...

muito legal o teu trabalho,parabens que Deus continue te abençoando muito neste trabalho para que voce cresça em graça diante de Deus e diante dos homens,parabens amei o teu trabalho.

Anônimo disse...

OLA PAZ DO SENHO! MEU NOME É GEL BRISA. E TRABALHO COM CRIANCA A MUITOS ANOS, GOSTEI MUITO DAS DICA E DAS BRINCADEIRA. SO QUE GOSTARIA DE VER MAS BRICADEIRA PARA CRIANCA DE 3 A4 ANOS. OIS ESSA É UMA IDADE MUTI DIFICIO DE TRABALHA.

Anônimo disse...

Ola, eu adorei seu blog.
vc tem o modelo da brincadeira
"3- AUTÓDROMO" achei muito legal.
se vc puder me enviar no email eu agradeço
parabens pelo blog
email: goffert@ig.com.br

Anônimo disse...

amei e gostaria de algo para trabalhar com irmas agora em dezembro por favor me ajude mande pelo email do meu filho.vinicius.gomix@hotmail.com

Paula disse...

Olá! Adorei essa postagem sobre brincadeiras. è dificil achar na net brincadeiras autênticas e inéditas. Sou coordenadora do Min. Infantil da minha igreja o link do nosso blog é: http://ministerioinfantilibpazvg.blogspot.com/
Adicionei o seu blog nos meus favoritos e vou indicá-lo em meu blog pessoal. Parabéns!

Paula P. O. Santos

Unknown disse...

adorei tbm sou professora e peguei várias dicas pena que não tem como tev seguir pelo ou menos eu não achei ..Deus te abençoe e entre no meu blog esbossando idéias...beijos...

Unknown disse...

Deus Abençõe minha amada que a cada dia o senhor aumente sua unção começei a dar aulas para as crianças a pouco tempo estou amando obrigada por suas dicas SOU DA IGREJA INTERNACIONAL DA FÉ E AS CRIANÇAS ESTÃO AMANDO A ESCOLINHA DEUS ABENÇÕE

LINDINALVA disse...

OLÁ AMADA SOU EU NOVAMENTE ESTOU MUITO ADMIRADA COM AS COISA QUE O SENHOR JESUS TEM PARA ENSINAR PARA NOSSAS CRIANÇAS SOU ESPOSA DO JOSIAS DA INTERNACIONAL DA FÉ E LE TEM ME AJUDADO MUITO A ORGANIZARMOS ESTUDOS PARA NOSSAS CRIANÇAS BJS A PAZ DO SENHOR

Anônimo disse...

Eu ti achei por um acaso na internet procurando um mail de uma tal de Luzia que mora na Espanha mas a mãe mora em Passos ñ consegui achar ela mas achei voce que trabalha para o nosso Rei vou passar para minhas amigas e irmãs que trabalham com Escola Dominical

Anônimo disse...

Eu ti achei por um acaso na internet procurando um mail de uma tal de Luzia que mora na Espanha mas a mãe mora em Passos ñ consegui achar ela mas achei voce que trabalha para o nosso Rei vou passar para minhas amigas e irmãs que trabalham com Escola Dominical

Unknown disse...

Maria José(Paraíba)Agradeço ao Senhor pelos talentos daquele(s) que desenvolveu esse trabalho.

Unknown disse...

olá eu queria pedir para me dar umas ideias aee! estou começando a dar aula e tenho 15 anos!!kkk´ bjãoo fika com o Pai!!

marilia disse...

Ameii!! sou da igreja adventistas

rubenilson disse...

a paz do senhor linda!!!! adorei os trabalhos que vc faz coma s crianças!!!

rubenilson disse...

sou da igreja adventista!!! e adoro as crianças, elas sao dadivas de Deus, pois para entramos no çeu devemos ser como criança!!!

Anônimo disse...

Eu amei as sugestões...Eu trabalho com a sociedade feminina da minha Igreja, e apliquei as brincadeiras no potencial adulto... Deus abençoe o seu trabalho

Bruna disse...

oi adorei este site ele esta sendo uma benção em minha vida mas o unico probleminha é que nunca consegui imprimir as dinamicas biblicas.

Anônimo disse...

ADOREI MUITO OBRIGADO

JESSI13ANOS disse...

TODOS OS MEUS ALUNOS IRAN ADORAR ESSAS BRINCADEIRAS

Meire - Sobral/Ce disse...

Foi uma ajuda grande, que Deus continue te capacitando para continuar abençoando vidas.

Anônimo disse...

NOSSA AMEI MUITO SUAS DINÂMICAS VOU USAR COM CERTEZA COM MINHAS CRIANÇAS, NA MH IGRJA BJUS..
DEUS ABENÇOE SUA VIDA!!!!

Bruna disse...

Amei seus trabalhos irmã, não vejo a hora de chegar domingo para fazer essa brincadeira com as crianças. Que Deus te abençoe.

Anônimo disse...

amei suas ideias .eu trabalho com cri anças na minha igreja. bjs valeria

Anônimo disse...

paz do senhor!adoreeei muito seu trabalho.muito legal.xau!

Anônimo disse...

paz do senhor!adoreeei muito seu trabalho.muito legal.xau!Day

Lorena Abade disse...

adorei as dinâmicas! Me ajudou muito nas minhas aulas! Parabéns

gerly cristina disse...

gostie muito das sugestões de dinamicas,são bastantes uteis para min já que sou uma educadora e preciso estimular meus alunos.

gerly cristina disse...

gostei muito das sugestões de dinamicas, pois sou educadora e preciso insentivar e estimular meus alunos

Nielly disse...

eu trabalho com crianças ha alguns anos e precisava muito levar novidades para eles,e não conhecia esse cantinho ainda...adorei *-*

Danilo Ramos disse...

muito bom as dinâmicas, são todas simples e faceis de entender...Que Deus continue abencoando a sua vida ;;;

cris disse...

oi estou conhecendo seu trabalho pela primeira vez espero que Deus abençõe seu trabalho e que eu possa te-la como minha amiga e irmã em Cristo meu msn cris-martins09@hotmail.com fique na paz

Anônimo disse...

Parabéns ao dono dese blog!!!
Eu que mecho com crianças foi muito bom aprender mais.
Que DEUS te abençõe sempre muito obrigada e a PAZ DO SENHOR JESUS--

Anônimo disse...

GRAÇA E PAZ!
gostei muito da ideia das brincadeiras,com certeza incentivam muito as crianças e os professores.me ajudou bastante.

Anônimo disse...

adorei este blog faz tempo que procuro brincadeiras novas para as crianças da minha igreja

karyna disse...

OI Boa noite adorei seu trabalho, porém estou tentando adapta lo ao meu pois comecei a trabalhar agora com uma comunidade carente onde est ão todas as idades misturadas e também a falta de entendimento se você puder nos ajudar já agradeço. fica com o senhor Jesus. karynabrito_3@hotmail.com

karyna disse...

OI Boa noite adorei seu trabalho, porém estou tentando adapta lo ao meu pois comecei a trabalhar agora com uma comunidade carente onde est ão todas as idades misturadas e também a falta de entendimento se você puder nos ajudar já agradeço. fica com o senhor Jesus. karynabrito_3@hotmail.com

Anônimo disse...

QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O SEU MINISTERIO,SOU PROFESSORA DE PRIMEIRA VIAGEM E GOSTEI MUITO DA SUA CRIATIVIDADE AO RELIZAR BRINCADEIRAS MUITO INTERESANTES.FIQUE NA PAZ DO SENHOR....

Anônimo disse...

A paz do Senhor! irmã eu decidi finalmente agitar as crianças da minha igreja, eu sou a 2°regente tenho muito interesse de fazer alguns brincadeiras que verdadeiramente falasse no coração da s crianças! as crianças da minha igreja eram bem pouquinhas depois aumentou mais são crianças não evangélicas daí quando eu vi esse site fiquei boba vou pegar toodas Por favor ore pela as crianças do Jardim Comercial Asim eu agradeço!!! ASS: Tia Priscila

Anônimo disse...

Adoreii, as atividades, ^.^

Anônimo disse...

Estou gostando muito desse blog tem me ajudado bastante com os adolescentes na igreja para uma Ebd muito melhor

Keila disse...

Excelente as dinâmicas. Me ajudaram muito na adaptação para senhoras.

elias disse...

que benção! glória Deus pela tua vida.

Anônimo disse...

Olá, sou professor da Escola Sabatina dos Juvenis da Igreja Adventista do Sétimo Dia e fiquei muito interessado nas atividades descritas neste blog. Vou praticar com eles neste semestre. Parabéns pelo trabalho. Fernando

Anônimo disse...

Paz do Senhor, sou da IAP e trabalho com crianças de 13 anos pra baixo realizo cultos infantis com eles mas to sem idéias pra deixar esses cultos mais alegres sem sair da espiritualidade. Obs:as crianças são novos na fé ou filhos de pessoas não crentes, por favor me ajudem... quero todo tipo de ajuda possível, Atecipadamente agradeço, paz do Senhor

Anônimo disse...

adorei as brincadeiras agora na escolinha iremos fazer essa brincadeiras parabens a voces bjssssss

Anônimo disse...

adorei as brincadeiras

Anônimo disse...

Amei estas brincadeira.Deus abençoe avocê
beijos...

JO disse...

MUITO CRIATIVA PARABENS JOCELIA CIDADE COMERCINHO DA IPR

estudosecriaçoesdi disse...

Obrigada pelas dicas, Deus abençõe.

Anne karoline disse...

Amei muito bom.......Prabéns.

Anônimo disse...

obrigada adorei as dinamicas Que Deus continue te usando muito

Anônimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ viagra generique
http://commanderviagragenerique.net/ viagra prix
http://viagracomprargenericoespana.net/ comprar viagra
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ viagra

Anônimo disse...

Ótimo blogger abençoador.

Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis acheter
http://commandercialisfer.lo.gs/ acheter cialis generique
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis in farmacia
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis

adenise silva disse...

GRAÇA E PAZ,NOSSA ACHEI INTERESSANTE AS BRINCADEIRAS,AS DINÂMICAS DE GRUPO,AMEI MUITO,QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO......

adenise silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joana darc disse...

Que o Senhor te abençoe por essa iniciativa ensinar é um dom compartilhar é uma dadiva.









Anônimo disse...

ADOREI SUAS DICAS DE BRINCADEIRAS, TENHO CERTEZA QUE AS CRIANÇAS DA MINHA IGREJA IRÃO SE DIVERTIR MUITO COM ELAS.
QUE DEUS TE ABENÇÕE MUITO,
ADOREI SEU TRABALHO,PARABÉNS!!

Anônimo disse...

NÃO MIM SERVIU DE NADA, EU QUERO BRINCADEIRAS RELACIONADAS A BIBLIA !
E PARA JOVENS CRIATURA... CADÊ A INTELIGENCIA, NÃO SÓ EXISTE CRIANÇA NO MUNDO !

Anônimo disse...

Adorei...vou fazer na sala de aula

carolina disse...

Adorei essas dicas vou fazer uma E.B.F pela primeira vez e precisava de mais algumas ideias..Ai achei esse blogger adorei as dicas e vou usar lá na igreja...
Obrigada!!
<3

carolina disse...

Você poderia me passar mais dicas pelo meu e -mail?
E o seguinte:carolinafreitas_22@hotmail.com

Unknown disse...

A paz eu amei sua página que Deus continue lhe abençoando

Unknown disse...

A paz eu amei sua página que Deus continue lhe abençoando

Conceição disse...

A Paz do Senhor para todos
gostei muito das dicas vou fazer com as crianças. Esta de parabéns. Obg.

Anônimo disse...

Estou preparando uma material que fala sobre atividades cooperativas no ensino da palavra de Deus, e em pesquisa encontrei esse blog que me abençoou grandemente.
Obrigada pela disposição na obra de Deus e que você seja a cada dia abençoada e realizada na presença do Altíssimo.
Érica (emauricio79@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Estamos vivendo tempos muitos difíceis não devemos ser negligentes com nossas crianças, lembrem-se Deus criou as leis naturais ele não vai ir de encontro a suas leis, interferindo
em questões que é de nossa responsabilidade Deus não é mágico ele é Deus criador.
temos que ter acções efectivas com nossas crianças

bela iniciativa DEUS ABENÇOE!!