sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ANUNCIAÇÃO


ANUNCIAÇÃO

NARRADOR – Até agora ouvimos o que o natal nos trouxe. Vamos, através dos olhos de nossa fé, transportar-nos para a cidade de Nazaré e ver como ali aconteceu o primeiro Natal. Nazaré era uma cidade pequena da Galiléia. Nela morava um carpinteiro chamado José e sua mulher chamada Maria. José era descendente do grande rei Davi. Havia também nessa cidade um rei muito orgulhoso, chamado Herodes. Há muito tempo, porém, este povo esperava o Messias, prometido pelos profetas nas Escrituras Sagradas. Acreditavam que Ele os livraria do jugo romano. Certo dia, enquanto em um humilde quarto Maria orava, aconteceu o grande milagre.

(Enquanto o Narrador fala apaga-se as luzes principais da igreja, e Maria entra, devagarinho, pela igreja e se ajoelha no centro do palco e ora. – Pode apagar-se mais luzes na igreja – só ficam acesas as velas do pinheirinho – há um profundo silêncio; - surge, de repente, detrás das cortinas o anjo e fala):

ANJO – Alegra-te muito, Maria! O senhor é contigo.

MARIA – (assustada): Quem é o senhor?

ANJO – Não temas Maria. Deus me mandou falar contigo. Ele te escolheu para uma missão muito importante. Não vai demorar muito, e tu terás um filho. O seu nome deverá ser Jesus. Quando ele crescer, será Rei para sempre. Ele virá para salvar os homens. Ele será chamado filho do altíssimo Deus, pois Deus mesmo é o seu Pai.

MARIA – (depois de pensar um pouco) Se é assim que Deus quer, assim será. Farei o que tu dizes. O menino se chamará Jesus.

o anjo sai. Maria fica pensativa. levanta, devagarinho, põe as mãos em posição de oração e fala, virada para a congregação

MARIA – A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegrou em Deus meu salvador, porque Deus se lembrou de sua pobre serva. Deus me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. O Senhor teve pena dos fracos e dos pobres. Cumpriu sua promessa de enviar o salvador. Bendito seja o senhor, nosso Deus.

Fecham-se as Cortinas

Nenhum comentário: