terça-feira, 26 de agosto de 2008

COISAS DA VOVÓ

******A LIÇÃO DE UM NETO********
Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo, que, quando se sentava à mesa para comer, mal conseguia segurar a colher, derramava sopa na toalha, e, quando, acertava a boca,deixava sempre cair um bocado pelos cantos.
Seu filho e nora não aceitavam, achavam-no nojento,e porco e ficavam com nojo do pobre velho. Depois de algum tempo, acabaram obrigando o velho ase sentar em um canto atrás do fogão, levavam comida para ele numa tigela de barro, e o pior, nem lhe davam o bastante para matar a fome.
O velho olhava para a mesa com os olhos marejados, muitas vezes até chorava baixinho, porem com muita resignação orava e pedia a Deus pelo bem estar e pela harmonia familiar.
Um dia, muito nervoso, já traumatizado, suas mãos tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no chãoe esta se quebrou. Sua nora, demonstrando grande rancor, olhou parao céu com ar de reprovação e suspirou fundo.
O velho, tal qual um cachorro que acabara de fazer algo errado apenas olhou entristecido para ela se encolheu. Depois deste episódio, a nora comprou um recipiente de madeira bem baratinha, e ali ele passou a comer todos os dias. Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, um garoto de oito anos, estavabrincando com uns pedaços de pau.
- O que é que você está fazendo? - perguntou o pai. O menino respondeu:
-Estou fazendo um cocho, para o papai e mamãe poderem comer quando eu crescer.
O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro.
Depois disso, trouxeram o velho de volta à mesa, e, desdeentão passaram a comer todos juntos e, mesmo quando o velho derramava alguma coisa, passaram a ser compreensivos e pacientes.

http://www.portaldafamilia.org/scavos/pf_avos.shtml

Amigos,Há no cd da Cristina Mel (Tempo de ser criança)uma música linda em homenagem a sua vó. Otimo para cantarmos neste dia.

MENSAGEM DE UM IDOSO*** *

Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampare-me...

* Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está dizendo, procure entender-me...

* Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com paciência...

* Se minhas mãos tremem e derrubam comida na mesa ou no chão, por favor não se irrite, tentei fazer o melhor que pude...

* Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu, pare para conversar comigo, sinto-me tão só...

* Se você na sua sensibilidade me vê triste e só, simplesmente partilhe um sorriso e seja solidário...

* Se lhe contei pela terceira vez a mesma "história" num só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me...

* Se me comporto como criança, cerque-me de carinho...

* Se estou com medo da morte e tento negá-la, ajude-me na preparação para o adeus...

* Se estou doente e sou um peso em sua vida, não me abandone, um dia você terá a minha idade... A única coisa que desejo neste meu final da jornada, é um pouco de respeito e de amor... Um pouco... Do muito que te dei um dia !!!


Musica homenagem a vovóAmigos,Há no cd da Cristina Mel (Tempo de ser criança)uma música linda em homenagem a sua vó. Otimo para cantarmos neste dia.

Valquria Nogueira Varandas (varandasval@hotmail.com)
Enviada:domingo, 24 de agosto de 2008

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei este cantinho da web. trabalho na EBD com a melhor idade se tiver sugestões. Vou estar sempre procundo no blog!
Bjs Elisangela (IEC de Mangueiras em Itaboraí, RJ)

ita disse...

Adorei este espaço,sou católica,e ensino uma turma do 1 ano,estava procurando uns desenhos biblicos e encontrei este espaço,muito lindo.continue assim.