sexta-feira, 15 de agosto de 2008

UMA BELA HISTORIA (continuação)

6. ABRAÃO E ISAQUE

DEUS TEM UM PLANO
Havia um homem justo chamado Abrão. Deus o chamou pois era um homem de fé e confiava em Deus. Abrão tinha uma esposa chamada Sarai mas não tinham filhos. Abrão era tio de Ló.
Deus chamou Abrão para sair de sua terra e ir para uma terra onde ele não conhecia nada. Abrão pegou tudo o que tinha e foi para a terra onde Deus mostrou. Por causa da sua fé Deus prometeu várias coisas para Abraõ. Deus disse que teria uma terra e muitos filhos. Disse também que todos os povos do mundo seriam abençoados através dos seus descendentes. Abrão creu em Deus mas já era velho e não tinha filhos ainda. Sarai estava muito avançada em idade para ter filhos.
Na mesma época que Deus destruiu Sodoma e Gomorra, Ele enviou dois anjos para Abrão dizendo que em um ano Abrão teria um filho. Sarai riu pois era muito velha. Um ano depois tiveram um filho e o chamaram de Isaque, que significa "riso". Eles amaram Isaque muito.
Um dia Deus falou para Abrão levar Isaque para um monte e sacrificá-lo para Deus. Abrão tinha fé em Deus e partiu para obedecê-lo. Isaque perguntou: Onde está o animal para o sacrifício? E Abrão respondeu: Deus proverá. Eles chegaram no altar e Abrão colocou a lenha e amarrou Isaque e preparou para matá-lo quando um anjo apareceu e disse: Não machuque o menino. Deus providenciou um carneiro para ser sacrificado. Deus disse: Agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho. Então deveras te abençoarei grandemente.
Depois daquele dia Deus mudou os nomes de Abrão e Sarai para Abraão e Sara. Isaque cresceu e teve filhos e netos.

7. EGITO
DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS E ABENÇOA AQUELES QUE TEM FÉ NELE.
Os descendentes de Abraão fugiram para o Egito por causa da grande fome. O rei do Egito deu um pedaço de terra para eles onde viveram durante quatrocentos anos. Deus os abençoou com riquezas e grande número. Mas surgiu um rei que não conhecia Abraão e ficou preocupado que os seus descendentes poderiam tomar o poder. Então fez deles escravos e tinham que fazer tijolos de barro. Mesmo assim Deus os abençoou e a descendência de Abraão continuava a crescer em número. Então o rei mandou matar os meninos e teve muito chôro e lamento em Israel. Deus ouviu o chôro dos descendentes de Abraão e planejou enviar alguém para os livrar da escravidão pois Ele os amava muito.

8. A SARÇA ARDENTE
DEUS CHAMA ALGUÉM PARA LIVRAR O SEU POVO
Uma das famílias escondeu seu filho Moisés. Quando não dava mais para esconder o neném, eles o colocaram numa cesta no rio Nilo. A filha do rei o achou enquanto tomava banho e o levou para o palácio onde ele foi criado Quando ele era jovem, ele matou um homem que estava maltratando um descendente de Abraão e fugiu para o deserto. Enquanto estava foragido, Deus estava preparando-o para livrar o povo de Deus.
Um dia Moisés estava cuidando das ovelhas quando viu uma sarça ardendo no fogo mas ela não se consumia. E ouviu uma voz que disse: Moisés! Tire suas sandálias pois o lugar em que tu estás é terra santa. Deus chamou Moisés para livrar o povo do Egito mas Moisés estava com medo. Deus mostrou dois sinais para Moisés. Ele transformou o seu cajado em serpente e fez com que sua mão se tornasse leprosa, branca como a neve. Moisés creu em Deus e voltou para o Egito para pedir para o rei deixar o povo sair do Egito. O rei do Egito negou o seu pedido então Deus enviou dez pragas. A última praga matou todos os primogênitos das casas que não tinham sangue na porta como Deus ordenara. Finalmente o rei deixou os Israelitas partirem. E eles saíram do Egito seguindo a Moisés, seu líder.

9. OS DEZ MANDAMENTOS
DEUS ESPERA RETIDÃO
Os descendentes de Abraão sairam do Egito. Os egípcios mandaram um exército atrás deles. O povo de Deus era grande em número e logo os egípcios os avistaram. Os israelitas se viram presos entre o Mar Vermelho e o exército dos egípcios! Deus abriu um caminho e os israelitas atravessaram o mar em terra seca. O exército dos egípcios os seguiram mas Deus fechou as águas e o exército foi destruido.
No deserto Deus mandou comida e água mas o povo reclamou. Moisés subiu numa montanha para orar e Deus se manifestou numa tempestade. Ele deu os dez mandamentos para Moisés.
1. Não terás outros deuses diante de mim.
2. Não farás para ti imagens.
3. Não tomarás o nome de Deus em vão.
4. Lembra-te do dia do sábado para o santificar.
5. Honra a teu pai e a tua mãe.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
10. Não cobiçarás as propriedades do seu vizinho.
Deus escreveu os dez mandamentos em duas pedras. Moisés ficou na montanha durante vários dias. O povo começou duvidar e pensaram que Moisés morreu. Então resolveram fazer um deus que eles podiam ver. Arrecadaram todo o ouro e jóias e derreteram fazendo um bezerro de ouro para o adorar.
Quando Moisés desceu da montanha e viu o que o povo estava fazendo, ele se irou e derrubou as pedras onde estavam escritos os dez mandamentos. Ele ordenou que todos que tinham adorado o bezerro fossem mortos. Moisés fez dois tabletes de pedra e Deus escreveu novamente os mandamentos.

10. A SERPENTE DE BRONZE
DEUS É MISERICORDIOSO E PROVÊ UM MEIO DE SALVAÇÃO. ELE QUER QUE FAÇAMOS AS COISAS COMO ELE PEDE.
Enquanto o povo de Deus seguia em direção à terra prometida, eles continuavam a reclamar e não confiavam em Deus. Quando chegaram na beira da terra prometida, Deus mandou um grupo para olhar a terra. A terra era muito boa mas haviam gigantes na terra e o povo teve medo e não confiou em Deus. O povo se recusou a entrar na terra que Deus havia preparado então Deus resolveu destrúi-los. Mas Moisés orou e Deus ouviu sua oração. Deus disse a Moisés que o povo teria que vagar pelo deserto durante quarenta anos até que todos que recusaram a entrar na terra perecessem.
Durante os próximos quarenta anos o povo reclamava e desobedecia a Deus. Deus mandou cobras e muitas pessoas foram picadas. Moisés orou e Deus ouviu sua oração. Ele falou para Moisés fazer uma cobra de bronze e colocar num poste. Todos que olhassem para a serpente ficariam curados. Se eles não olhassem para a serpente, eles morreriam. Moisés ergueu a serpente no meio do povo. Alguns olharam e foram curados; outros recusaram e morreram.
Depois disto o povo peregrinou durante muitos anos. Deus os amou e providenciou alimento e água. Suas vestimentas e seus calçados nunca envelheceram. Até que chegou o ponto em que todos que recusaram entrar na terra morreram. Deus deu a terra para eles e eles construíram cidades e fazendas e habitaram na terra muitos anos.

Nenhum comentário: