quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O QUE DIZ A BIBLIA SOBRE O NATAL?


O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A ÁRVORE DE NATAL?
As falsas religiões sempre utilizaram a madeira, bem como as árvores, com fins de idolatria:"Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram." (Os 4:13)"Não plantarás nenhuma árvore junto ao altar do SENHOR teu Deus, que fizeres para ti." (Deut 16:21)Essas árvores ou pedaços de madeira serviam para adoração e culto doméstico. O pinheiro – símbolo natalino – possui a mesma conotação.
É BÍBLICA A TROCA DE PRESENTES?
Biblioteca Sacra, vol. 12, páginas 153-155: "A troca de presentes entre amigos é característico tanto do Natal como da Saturnália, e os cristãos seguramente a copiaram dos pagãos, como o demonstra com clareza o conselho de Tertuliano".O costume de trocar presentes com amigos e parentes durante a época natalina não tem absolutamente nada a ver com o cristianismo! Ele não celebra o nascimento de Jesus Cristo nem O honra! (Suponhamos que alguma pessoa que você estima está aniversariando. Você a honraria comprando presentes para os seus próprios amigos??... Omitiria a pessoa a quem deveria honrar??... Não parece absurdo deste ponto de vista?!...)Contudo, isto é precisamente o que as pessoas fazem em todo o mundo. Observam um dia em que Cristo não nasceu, gastando muito dinheiro em presentes para parentes e amigos. Porém, anos de experiência nos ensinam que os cristãos confessos se esquecem de dar o que deviam, a Cristo e a Sua obra, no mês de dezembro. Este é o mês em que mais sofre a obra de Deus. Aparentemente as pessoas estão tão ocupadas trocando presentes natalinos que não se lembram de Cristo nem de Sua obra. Depois, durante janeiro a fevereiro, tratam de recuperar tudo o que gastaram no Natal, de modo que muitos, no que se refere ao apoio que dão a Cristo e Sua obra, não voltam à normalidade até março.Vejamos o que diz a Bíblia em Mateus 2:1,11 com respeito aos presentes que levaram os magos quando Jesus nasceu:"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magoS vieram do oriente a Jerusalém, ... E, entrando na CASA, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, O adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-LHE dádivas: ouro, incenso e mirra."

POR QUE OS MAGOS LEVARAM PRESENTES A CRISTO?
Por ser o dia de seu nascimento? De maneira nenhuma! Pois eles chegaram muitas semanas ou meses depois do seu nascimento (Mt 2:16). Ao contrário do que mostram os presépios, Jesus já estava numa casa, não numa estrebaria.Então, os magos deram presentes uns aos outros para deixar-nos exemplo a ser imitado? Não! Eles não trocaram nenhum presente com seus amigos e familiares, nem entre si mesmos, mas sim presentearam unicamente a CRISTO.Por que? O mencionado comentário bíblico de Adan Clarke, vol. 5, pg.46, diz: "Versículo 11 ("ofereceram-lhe presentes"). No Oriente não se costuma entrar na presença de reis ou pessoas importantes com as mãos vazias. Este costume ocorre com freqüência no Velho Testamento e ainda persiste no Oriente e em algumas ilhas do Pacífico Sul."Aí está! Os magos não estavam instituindo um novo costume cristão de troca-troca de presentes para honrar o nascimento de Jesus Cristo! Procederam de acordo com um antigo costume Oriental que consistia em levar presentes ao rei ao apresentarem-se a ele. Eles foram pessoalmente à presença do Rei dos Judeus. Portanto, levaram oferendas, da mesma maneira que a rainha de Sabá levou a Salomão, e assim como levam aqueles que hoje visitam um chefe de estado.O costume de trocas de presentes de Natal nada tem a ver com o nascimento do Cristo de Deus, é apenas a continuação de um costume pagão.

6 comentários:

Anônimo disse...

muito bom,me ajudou muito...
falei sobre esse assunto em nosso útimo culto.
que Deus continui te capacitanto.
beijo!

coisa de criança disse...

ALELUIA TIA MIRIAM
OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE

Anônimo disse...

adorei,me ajudou muito a entender ,sobre o verdadeiro natal.
beijos

07 de dezembro de 2009 15:07

Anônimo disse...

A paz e graça do Senhor Jesus Cristo, irmãos.
Pergunto, se o ato de presentear no Natal, torna-se uma adoração a deuses mudanos mesmo que seu coração e de sua familia oferaça a Cristo em oração e se os membros desta familia também sirvam verdadeiramente a Cristo? Pois, assim significa que os verdadeiros servos de DEUS não devem comemorar o Natal ou até mesmo desejar Feliz Natal?

Anônimo disse...

GENTE....QTA COISA INTERESSANTE....SOU SERVA DO SENHOR DESDE MINHA INFÂNCIA, MAS NUNCA TINHA APRENDIDO NADA SOBRE ESSE ASSUNTO QTO APRENDI AGORA MUITO BOOOM!!! PARABÉNS A VCS POR ESSA BELA E NECESSÁRIA ORIENTAÇÃO, POIS A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE O POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO ,MAS ASSIM ENTENDEMOS E APRENDEMOS E Ñ VAMOS MAIS PERECER!

Anônimo disse...

GENTE....QTA COISA INTERESSANTE....SOU SERVA DO SENHOR DESDE MINHA INFÂNCIA, MAS NUNCA TINHA APRENDIDO NADA SOBRE ESSE ASSUNTO QTO APRENDI AGORA MUITO BOOOM!!! PARABÉNS A VCS POR ESSA BELA E NECESSÁRIA ORIENTAÇÃO, POIS A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE O POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO ,MAS ASSIM ENTENDEMOS E APRENDEMOS E Ñ VAMOS MAIS PERECER!