sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

UM SONHO DE NATAL


Teatro de Natal
"Um Sonho de Natal"


Personagens: dona de casa, mulher com frio, mulher com fome, ex-presidiária
Cenário: sala de uma casa, mesa, cadeiras, Bíblia em cima da mesa, na parede um calendário
Material a ser usado no decorrer da peça: toalhinha de centro de mesa, jarra com flores,flanela de limpeza, toalha de mesa grande, 2 pratos, talheres, copos, um refratário com alimento, um agasalho
DONA DE CASA - (entra em cena, olha o calendário) - Hoje é dia 24 de dezembro! Como passa rápido o tempo! - (para um pouco, pensativa) - Tive um sonho esta noite... Sonhei que Jesus vinha me visitar... Foi tão real!! Eu gostaria mesmo que fosse verdade. No Natal todos têm a casa cheia de parentes, muita festa, muita comida... mas eu estarei sozinha, ninguém virá a minha casa. Meu esposo, meus pais, meus irmãos ... todos Deus levou. Meu filho mora em outra cidade, longe daqui, e vai passar o Natal com a família da esposa. Está certo! Não estou reclamando. Filho são presentes preciosos que o Senhor nos dá. Temos que cuidar bem deles, alimentá-los, cuidar de sua saúde, dar-lhes instrução, e principalmente ensiná-los no caminho do Senhor. Graças a Deus fiz tudo isso, tenho minha consciência tranqüila. Hoje, meu filho é diácono na igreja dele. Mas... quando os filhos casam, eles formam outra família e têm que viver a vida deles.- para um pouco, pensativa - Eu gostaria muito que Jesus viesse passar o Natal comigo... Quem sabe ele virá mesmo!!?? Já sei! Vou arrumar a casa para recebê-lo, arrumar a sala, o seu quarto e depois vou preparar uma ceia gostosa para ele. Farei o melhor que puder! Afinal, Jesus é o meu Salvador, o meu Rei, o Senhor da minha vida! Ele merece o melhor!- arruma a mesa da sala, tira a poeira e sai de cena dizendo que vai arrumar o quarto e preparar a comida - depois de alguns instantes, batem à porta - dona da casa volta e atende quem chega
MULHER COM FRIO - Senhora, por favor, será que tem um casaco velho, ou um que não lhe sirva mais, para me dar? Começou a chover... Estou com muito frio!
DONA DE CASA - Logo agora? Estou tão ocupada! Espero a visita de alguém muito importante...Mas também não posso deixá-la aí fora passado frio... Entre e sente-se um pouco para descansar, enquanto vou buscar um agasalho.- sai de cena, depois de alguns instantes, volta com o casaco e dá à pobre mulher -
MULHER COM FRIO - Muito obrigada, senhora. Deus lhe pague e lhe dê um feliz Natal! (e sai)
DONA DE CASA - Espero que ninguém me interrompa mais. Ainda tenho tanto que fazer... terminar de assar o peru no forno, fazer a farofa, a maionese, a salada de frutas...- sai de cena - ouve-se barulho de panelas, pratos, talheres - mais uns instantes e batem á porta - dona de casa volta para atender
MULHER COM FOME - Por favor, senhora, me ajude. Há três dias não como nada, estou tão fraca, acho que vou desmaiar... (e faz de conta que está caindo)
DONA DE CASA - Meu Deus! Mais essa! Estou tão ocupada! Daqui há pouco minha visita chega, e ainda não terminei de fazer tudo! - (para um pouco, depois socorre a mulher) - Venha, minha filha, vou ajudá-la. Entre, sente-se um pouco para descansar. Espere só um pouquinho que vou trazer-lhe uma comida gostosa, quentinha, água fresca... - (vai até o público, fala como que contando um segredo) - Acho que meu ilustre visitante não vai se importar de eu dar um pouco de sua comida para esta pobre mulher.- sai de cena, depois volta com um prato de comida e um copo de água - senta-se à mesa também, enquanto a mulher finge comer - terminando, esta sai, agradecendo.
MULHER COM FOME - Muito obrigada, senhora! Que Deus lhe dê em dobro! Que a senhora seja muito feliz!
DONA DE CASA - (falando, enquanto recolhe prato e copo) - Já anoiteceu e Jesus ainda não veio... Vou me sentar para esperá-lo - (senta-se, toma a Bíblia que está na mesa e finge ler, quando novamente batem à porta) - Agora é Ele!!! - (vai correndo atender)
MULHER EX-PRESIDIÁRIA - Senhora, me perdoe estar incomodando a esta hora da noite... vi a luz de sua casa acesa e resolvi bater... sou ex-presidiária, por bom comportamento fui solta ontem, agora sou livre mas não tenho para onde ir. Estou procurando meus parentes, ou alguém que me dê um emprego... Será que posso dormir em sua casa esta noite? Qualquer cantinho serve... está chovendo, está frio... é só deixar eu ficar num cantinho abrigado, amanhã cedinho irei embora. Por favor... - (e começa a enxugar as lágrimas que correm de seus olhos)
DONA DE CASA - O dia todo esperei por uma visita muito importante. Arrumei a casa, preparei a melhor ceia de Natal, mas meu visitante não chegou. Acho que ele não vem mais. Entre! Vamos passar a noite de Natal juntas. Vamos comer e depois você irá dormir na cama fofinha que preparei para meu visitante.- faz a mulher sentar-se à mesa - vai e volta, guarda a jarra de flores, traz a tolha de mesa, pratos, talher, copos, um refratário - arruma tudo e senta-se também
DONA DE CASA - Antes de comer, vamos ler a Bíblia. Hoje é Natal, o dia em que Jesus nasceu. Eu amo Jesus porque ele morreu na cruz por mim, e por você também, querida amiga (dirige-se à ex-presidiária). Entregue o seu coração a Ele e você nunca mais estará sozinha, Ele vai ajudá-la a resolver seus problemas. Creia de todo o seu coração, nada é impossível para Jesus- toma a Bíblia e lê, em voz pausada e alta: Mt 25. 31-40 - ao terminar, as duas se abraçam e a dona de casa diz:
DONA DE CASA - Obrigada, Jesus! Agora entendo. Meu sonho se realizou: você não veio pessoalmente em minha casa, mas eu sinto a sua presença real aqui em meu coração! Este é o meu melhor Natal!- entram as outras 2 mulheres e vão abraçar também a dona de casa, que se dirige ao público -
DONA DE CASA - Que isto possa acontecer em todos os lares, no Dia de Natal: Cristo estar presente como o convidado mais importante, abençoando toda a família!



FLAVIA REGIO

3 comentários:

Daniela Leal disse...

Olá querida, linda peça de natal. Já estou de add no msn. Você queria informações a respeito do que especificamente?
Tenha um excelente final de semana (te ofereço meu award e cartão de natal.)
*.*kisses*.*

coisa de criança disse...

oi dani
me add de novo, pois fui apagar os contatos de minhaa agenda e saiu apagando todo mundo.
help!
to aguardando lindinha
essa ajuda vai ser otima.

tia lay

www.joselitootilio.com.br disse...

Parabéns pelo lindo blog e pelo sucesso que faz. Estou aqui xeretando a procura de uma peça natalina e encontrei várias... Valeu mesmo viu pois está demais seu site. Aproveito para convidá-la a conhecer meu espaço e se tornar seguidora também... Abraço!
http://joselitootilio.blogspot.com/