domingo, 21 de outubro de 2007

ATIVIDADES DINAMICAS


Sugestões e exemplos de atividades dinâmicas coletadas do Manual para o Culto Infantil 2000 - Ed. Sinodal.

- colocar a criança na situação de um dos personagens.Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe as demais no chão e deixar que comentem suas reações; ou na história de um cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos e tentem caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para que as crianças procurem (pode ser moedas de chocolate também).
- explorar o conhecimento prévio das crianças.Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc...
- permitir que participem durante a história.

1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).

2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.
- Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).
2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.
- Painel (em grupo)
1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.
- Fazer um objeto ou produto que seja importante para a históriaNa parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados.
- Envolver a comunidade
1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na aula (ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..)
2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem distribuídos aos adultos após o culto. No domingo de Ramos, levar as crianças a enfeitar o pórtico da igreja, durante o culto, para surpreender a comunidade na saída. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital.Nota publicada na
Revista NovaEscola.www.uol.com.br/novaescolaNovembro 2001.

53 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Olá, Graça e Paz do Senhor Jesus!!!
Muito bom esse blog. Eu num tinha a minima ideia do que iria fazer sendo responsável pelas crianças, agora já tenho um montão de idéias. Deus Continue te abençoando!

Unknown disse...

é de Deus este site,tudo que eu preciso eu encontrei para trabalhar no retiro de criança, que Deus continue usando cada um de vocês

Anônimo disse...

OI AMEI SEU BOGGER GOSTARIA DE SABER SE VC TEM UMA FORMA DE CULTO INFANTIL E SE PODERIA ME ENVIAR :SE PODER MEU IMAIL É:filha-do-rei-@hotmail.com

Anônimo disse...

oi eu comecei a pouco tempo nesta área infantil e não sabia como trabalhar com as crianças mas depois que eu vi este site estou muito mais aliviada. Por que ninguém coloca mais atividades? A última postada foi em 2007 agora estamos praticamente em 2009 eu concerteza vou precisar de mais idéias se não for muito incomodo gente não abandonem este site ele está muito legal!!!

coisa de criança disse...

obrigada pelos comentarios servem como estimulo

valeu

Anônimo disse...

Oi gent eu só queria dizer que eu comecei agora a ser a lider das crianças e as aulinhas deles estavam um pouco chatas, mas depois q eu li esse blog aprendi muita coisa pra passar pra eles....
E ainda tenho muito o q aprender eu so tenho 16 anos mas estou fazendo a obra de Deus, nao abonem esse sita, coloquem mais atividades se for pedir muito principalmente crianças de 10 ano pra baixo...
Q Deus continue te abençoando grandemente!

Anônimo disse...

Oi gent eu só queria dizer que eu comecei agora a ser a lider das crianças e as aulinhas deles estavam um pouco chatas, mas depois q eu li esse blog aprendi muita coisa pra passar pra eles....
E ainda tenho muito o q aprender eu so tenho 16 anos mas estou fazendo a obra de Deus, nao abonem esse sita, coloquem mais atividades se for pedir muito principalmente crianças de 10 ano pra baixo...
Q Deus continue te abençoando grandemente!

coisa de criança disse...

muito obrigada pelos lindos comentarios

Anônimo disse...

Graça e Paz amada, parabéns pelo lindo trabalho!!Tb trabalho com crianças em minha igreja, indo um pouco além do templo, pois fazemos um trabalho social nos hospitais publicos de nossa regiao com as crianças hospitalizadas...é muito gratificante, e se vc tiver alguma sugestao para incrementar a nossa tarefa será muito válido para a minha equipe.Deus te abençoe muitoooooooo!!

Anônimo disse...

ola! sou serva do Senhor e amo trabalhar com crianças.
e muito bom ter um blog como este para nos incentivar e dar ideias.
que Deus continueaabençoa-los.
shalon!

Anônimo disse...

parabéns pelo blog! eu trabalho com criança a 2 anos e já estava ficando sem ideias para dinâmicas e o blog abirl um mar de novas ideias.

Anônimo disse...

Olá a paz do senhor JESUS esteja com vosco turminha da graça!!!!!
Eu sou o paulo tenho 14 anos e faço parte da salinha da igreja internacional da graça de DEUS de ceilandia e eu quero lhe falar que gosto muito desta pagina .

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Malú, e sou voluntária no culto infantil da Primeira Igreja Batista em Itaituba. Trabalho com as crianças de 0 a 2 anos. Amei seu site. Maravilhoso de verdade. Gostaria de receber suas dicas por email se for possível. Amei esse da mãe... é lindo! Só uma sugestão: Pras pessoas que são meio ceguetas como eu (rsrsr) fica difícil ler, por causa das cores. Talvez se vc pudesse aumentar a fonte ou mudar a cor do fundo... ficaria perfeito. Grande beijo. Graça e Paz.
Meu e-mail: mguedz@hotmail.com

Unknown disse...

OLÁ MEU NOME É NAIR DE AZEVEDO, SOU MISSIONÁRIA EM SAPIRANGA-RS JUNTAMENTE COM O MEUS ESPOSO PR. WALTER LUIZ E MINHA FILHA NAIARA. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, EU TAMBÉM TENHO UM SE QUIZER É SÓ ENTRAR http://missionarianairdeazevedo.blogspot.com

SOL disse...

A PAZ DO SENHOR !AMEI ESSE BLOG.GOSTARIA QUE ME AJUDASSE A FAZER UM CULTO COM CRIANÇAS MAS AS CRIANÇAS QUE ESTOU TRABALHANDO SEUS PAIS NÃO SÃO DA IGREJA ELAS CRIANÇAS DE PAIS NÃO EVANGELICOS,GOSTARIS DE UMAS IDEIAS...COMO DEVERIA INICIAR ???DEUS ABENÇOE!!!!

Anônimo disse...

Olá, a paz do Senhor Jesus!!!
Gostei muito desse blog e estou te enviando o meu e-mail para receber mais novidades. robertaklima1@hotmail.com

VANILDA disse...

OI,MEU NOME E VANILDA GOSTEI MUITO DO SEU BLOG.BJ

Unknown disse...

Meu nome é Suely,Paz do Senhor amada gostei muito do seu blog que o Senhor te abençoe ricamente .

Anônimo disse...

Muito legal seu blog!!!Muito útil também!!
Ai vai uma dica pra torná-lo melhor ainda: vc poderia colocar aquela ferramenta de pesquisa dentro do blog, facilitaria nosso acesso.^^ Obrigada.

Bιια disse...

sou aluna mais adorei

LOURDES disse...

A PAZ DO SENHOR AMADA QUERIA PARABENIZÁ-LA PELO BLOG MUITO BOM,ÚTIL PARA AJUDAR A NÓS PROFESSORES,DEUS CONTINUE ABENÇOANDO.ABRACO.
LOURDES
10 DE JULHO DE 2009 19:16

Samanta disse...

A Paz do SENHOR amada!!!

Venho parabenizá-la por este lindo blog! Sou responsável pelo D.I.(Departamento Infantil)da igreja onde congrego e este blog me ajudou muiiito, me dando novas atividades para os pequeninos do SENHOR. As crianças ficaram muiito felizes com todas as atividades novas que trabalhei com eles. Sou grata ao SENHOR por ter te dado esse dom e tbm à vc que soube muiito bem compartilhar com o seu próximo!!! Que DEUS continue te abençoando abundantemente!!!

Abraços... Tia Samanta :D

Unknown disse...

amei seu trab mesmo lindo genial. to ate fazendo um curso com seu conteudo vc aprova bjsssssssssssss

Renata disse...

Olá
A Paz do Senhor
Estou começando a dirigir o grupo infantil da minha igreja, me sinto abençoada porem um pouco despreparada então estou procurando material na internet, entre e saio de varios blogs pego uma ideia daqui outra dali, e sempre estou vendo seu rostinho, nas mais brilhantes ideias que o Senhor continue te abençoando amada.

Renata SP

Unknown disse...

esse blog nos ajuda a ter novas e boas ideias.


Deus continue te abençoando!

Unknown disse...

oi,sou tia da EBD na cidade de castanhal no PARÀ.sou tia, da I.G.D e o Senhor me chamou para um trabalho muito bonito no meu bairro.atualmente tenho 30 alunos.Tenho certeza que esse ministério é muito importante,pois as crianças serão os futuros;Pastores,Obreiros,Ministros e Levitas da casa do SENHOR.bjs.tia michelle

Unknown disse...

Oiii tb dou aula para crianças do reino e gostaria de saber se vcs tem aluma aula com o livro de Ester se puderem mandar no meu email dn-rosa@bol.com.br !!!! O site de vcs é bem interessante continuem nesta criatividade abençoada por Deus até mais...

Unknown disse...

paz minha querida trabalho com criaça de2 anos a 4 anos gostari de saber que tipo de atividade devo usa com eles são criança que não sabe ler me ajuda

Ana Brum disse...

A PAZ DO SENHOR QUERIDA,ESTAVA PRECISANDO RENOVAR O NOSSO MINISTERIO INFANTIL,AMEI AS DICAS,Bjinhoss!!

Anônimo disse...

Ana Lucia, o site www.editoracristaevangelica.com.br tem mto material para crianças de diversas faixas etárias, incluindo aquelas q ñ sabem ler.

Anônimo disse...

criança de 12 anos pode uma vez reger um louvor no grupo das crianças?

Unknown disse...

Olá, a Paz do Senhor, gostaria de saber se voce tem alguma ideia para faze uma peça com crianças de 5 a 7 anos, de preferencia se tivesse peça pantomima (em mimica)?

coisa de criança disse...

FICO FELIZ COM TANTOS COMENATRIO LINDOS. DEIXEM OS EMAIL.

Sandra Foscarini disse...

oi a paz do Senhor ! amei este espaço !!! que Deus cada dia te de novas ideias e te capacite em nome de Jesus

Unknown disse...

paz esteja com vosco,fiquei feliz en saber q tem um sait so de deus q deus te abençoe e venha trazer ideias brilhantes pra vc fazer o melhor para o senhor nosso rei

Unknown disse...

otimo trabalho mais preciso de uma dinamica sobre abraão

Unknown disse...

otimo trabalho mais preciso de uma dinamica sobre abraão

Alexandra Lima disse...

Amei conhecer esse cantinho, que o Senhor Jesus continue a capacitar pessoas como você para ajudar pessoas como eu.
Fique na Paz do Senhor e continue a exercitar os dons que recebeu do Senhor.

wanessa disse...

ola que a graça e paz do senhor Jesus esteja convosco.adorei as sugestoes foram otima me ajudam muito . sou professora da escolinha na minha igrja. igreja batista renovada de Acarape que DEUS te abençoe.vanusa ivo

wanessa disse...

Agraça e paz do senhor esteja comvosco. muito obrigada pela dicas elas sempre me ajudam, sou professora da escolinha na minha igreija .igreija Batista renovada de Acarape vanusa ivo

GABRIELLA disse...

OLÁ SEMPRE GOSTEI DE TRABALHAR COM CRIANÇAS ,E COM ESSE SITE FICOU MELHOR AINDA .QUE DEUS ABENÇOE CADA UM DE VCS QUERIDOS IRMÃOS. GRAÇA E PAZ

Brasil para Jesus do Avivamento disse...

A Paz...
Graças a Deus com esse blog, pude ter algumas idéias de como trabalhar com as crianças... parabéns !!!!
Muito bom ...

Anônimo disse...

Adorei esse site,que Deus continue abençoando.

Ketty disse...

Alguem conhece algum lugar ou site para pedir de graça materias para trabalhar com as crianças....
Meu email é
Xuxa_kety@hotmail.com
Agradeço desde ja...
Fiquem na paz....

REJANE FREITAS disse...

OLÁ,GRAÇA E PAZ DO SENHOR JESUS!!!
SOU TIA DA ESCOLINHA DA MINHA IGREJA
PARABÉNS PELO BLOG E QUE DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE A TODOS QUE FAZEM PARTE DESTE MINISTÉRIO,AMO VOCES EM CRISTO JESUS.

Anônimo disse...

sou uma cerva do senhor e adorrooooooooo trabalhar com as crianças

GIGI disse...

seu blog e uma benção

Anônimo disse...

Nao conhecia este blog mas esta de parabens gostaria de uma sugestão vamos implantar um trabalho com crianças na igreja
gostaria de uma dica meu email
jacispinelli@hotmail.com

Sérgio Pinheiro disse...

Graça e Paz abençoada!!!Gostei muito do Blog, vai me ajudar muito, peguei aqui muitas brincadeiras e dicas para que eu cuide das minhas bênçãos na igrjea, pois sou professor da escolinha bíblica das crianças e todo domingo eu levo algumas dicas que eu pego aqui!!! Que o nosso Deus continue vos abençoando.
Ass.: Sérgio Pinheiro - Luís Gomes/RN

Ana disse...

NOSSA AMEI ESSE BOGGER,,,DEUS SEJA COM TODOS VCS.

Paulo Freire disse...

Também gostei muito do seu Blog, estaremos orando por vc, família e ministério. Shalom Adonai

Anônimo disse...

NADA FEIT PARA O CRESCIMENTO DA OBRA DO SENHOR É ENVÃO...AMÉM LINDO TRABALHO MUITO LOUVAVÉL!