sexta-feira, 5 de outubro de 2007

TEATRO DE FANTOCHES

Teatro de Fantoches

Objetivo Maior: Buscar as almas perdidas, levar a palavra de Deus a todos.
Importante: Orar sempre e não se importar com as perseguições que irão ter, críticas construtivas, e críticas destrutivas, porque o inimigo esta furioso e mandará suas flechas desanimadoras, cansativas... e por isso o ministério deve ser de pessoas espirituais. Faça o melhor para Jesus !!!

Exercícios para um bom teatro de Fantoche

Preparação Vocal

Ressonância (aumentar a duração do som), soltando o ar...
Trabalhando as vogais: A,E,I,O,U (aberto e fechado)

Dicção
Para trabalhar textos com falas, ter domínio da dicção é fundamental para trabalhar a personagem .Quanto melhor desenvoltura você terá na sua interpretação. Comece com estes exercícios:Ba, be, bi, bo, bu
La, le, li, lo, lu
Da, de, di, do ,duPsa, pse, psi, pso, psuPra, pre, pri, pro, pruVra, vre, vri, vro, vruBla, ble, bli, blo, blu Pssa, pssé, pssi, pssó, pssú.
Cra, cre, cri, cro, cru.
Blá, blé, blí, bló, blú.
Pssacrá, passacré, passacrí, passacró, passacrú.
Rosra, rosre, rosri, rosro, rosru.
Tropracrá, tropracré, tropracrí, tropracró, tropracrú.
Sapatoprá, sapatopré, sapatoprí, sapatopró, sapatoprúCadeiraplá, cadeiraplé, cadeiraplí, cadeirapló, cadeiraplú
Repita três vezes seguidas estas palavras:a- TESSALONICENSSESb- PARALELEPÍPEDOc- OTORRINOLARINGOLOGISTAd- MISSANTROPOe- ARTAXERXES TRAVA-LÍNGUAExercícios de trava-língua pode parecer brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício para melhorar a dicção e a projeção vocal. Repita cada palavra articulando bem as mesmas, depois repita-as falando rápido por três vezes.Diga rápido, sem tropeçar na letraE sem errar a palavraMaria Mole é MolengaSe não é Molenga,Não é Maria Mole.É coisa Malemolente, nem mala, nem molaNem Maria, nem mole.O desinquivicavacadorDas caravelarias
DesinquivicavacariaAs cavidades que deveriam serDesinquivicavada
A sábia não sabia Que o sábio sabiaQue o sábia sabia.
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doceQue o doce de batata doce.



Trabalhando o Alfabeto - Pronúncia

Para ter uma boa pronúncia !
ALFABETO = PRONÚNCIA
A = aB = BeC = CeD = DeE = eF = ÉfeG = GeH = AgáI = iJ = JotaK = CáL = Éle M = EmeN = EneO = OP = PeQ = Que R = ErreS = EsseT = TeU = uV = VeW = DabliuX = Xisy = IpsulomZ = Zé









Manipulando fantoches de mão
Os fantoches de mão são os mais fáceis de manusear para o manipulador iniciante, pois todos os movimentos resultam da forma como o manipulador movimenta o boneco. Antes de você usar o fantoche, trabalhe primeiramente os movimentos das mãos, dos pulsos e dos dedos. Comece com uma simples pantomima (expressão por meio de gestos). Dominando os movimentos básicos, passe para os mais avançado.

Manipulando bonecosPara manipular o boneco é só abrir e fechar da boca, vamos estudar alguns exemplos para tornar esse movimento mais eficaz.a - A cabeça do boneco deve ser mantida levemente inclinada para que a platéia possa ver os olhos do boneco.b - No ato de falar, os movimentos dos dedos e dos pulsos do manipulador devem coincidir com as, palavras do diálogo.c - Sempre que começar um diálogo termine-o com boca fechada.d - Ao fazer o boneco dialogar movimente o pulso para ambos os lados para dar movimento ao boneco enquanto este fala

Manipulando fantoches de varetasCom os bonecos , você pode colocar varetas e ferrinhos nas mãos. Só que esse tem uma diferença você irá manipular a boca com a outra mão, cruze os ferrinhos em forma de X e entrelace os ferros entre os dedos como se estivesse manuseando pauzinho japonês. Esse método permite que você movimente melhor os braços e faça movimento de bater palmas.





Trabalhando a voz para os fantochesColocar uma voz no boneco requer habilidade, siga estas sugestões.# - Comece usando sua voz normal. Quando estiver seguro experimente usar uma voz diferente.# - A voz de um fantoche deve combinar com o seu caráter, uma formiga e um elefante não pode ter a mesma voz.# - Quando houver dois fantoches em cena trabalhe tons contrastantes, (Tom baixo, alto, grave, agudo.).# - Desenhos animados são ótimas referências para se buscar tipos diferentes de vozes.# - Leia pequenos textos e trabalhe-os usando a voz.# - Para se ter mais segurança na voz e na manipulação, decore um texto.# - Imite vozes de animais e tente adequar a voz do fantoche.
Dicas para uma boa manipulação# - Os fantoches devem ser mantidos na posição vertical, não incline os fantoches.# - Cada movimento deve ter um significado, evite movimentos sem razão.# - Os fantoches devem entrar por um dos lados do palco, ao menos, que seja um efeito especial (subir de elevador, escada rolante ).# - Quando dois fantoches estiverem em cena devem estar com os olhos no mesmo nível.# - Os bonecos que não estiverem falando, podem concordar ou discordar, sempre participando da cena, nunca parado e sem movimento.# - Trabalhe reações e emoções com os bonecos. Observe os movimentos de outros bonecos e maneiras de manipulação.Como todo seguimento, o teatro de fantoche tem um mundo de opções, você descobrirá com o tempo muitas outras maneiras de fazer teatro de bonecos e adquirirá técnicas para seu desenvolvimento profissional.


Os Livros da Bíblia

“Não se aparte da tua boca o livro desta Lei: antes, medite
nele de dia e de noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduziras”
Josué 1:8

Vamos aprender pra nunca mais esquecer
Livros que nos mostram como se deve viver (coro)

O Velho Testamento mostra desde a nossa criação
Em 39 livros para nossa meditação

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio,
Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel
I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester e Jô.

Coro

Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares,
Isaías, Jeremias e Lamentações
Ezequiel, Daniel, Oséias e Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias e Naum.
Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Coro

O Novo Testamento mostra Vida, Graça e Salvação
Em 27 Livros para nossa meditação

Mateus, Marcos, Lucas e João, Evangelhos estes chamados são
Atos e Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses.

Coro

I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon
Hebreus e Tiago, I e II Pedro, I, II, III, João, Judas e Apocalipse.


ESSE FOI UM PRESENTE DE TIA MELINA

50 comentários:

tereza disse...

a paz amada. amo fantoche e pretendo trabalhar as crianças da minha igreja que congrego no nome de jesus. mas nao sei nada o que faco? que deus continua a abencoar seu ministerio.

Unknown disse...

a paz do Senhor minha irmã estou em uma base missionária em vitória no ES, e no começo de 2009 vou para o sertão de Alagoas, São José da tapera, a estratégia que o senhor tem colocado no meu coração e da minha esposa para o trabalho infantil é com fantoches e nós não sabemos muita coisa se você poder nos ajudar de alguma forma ficaremos gratos, vou deixar o endereço da nossa base:Ig.Ass.d.Deus r: Engenheiro José Sertã,37 jardim américa, Cariacica cep:29140180 ES. aguardamos. Site:www.misaojosue.com.br (julio cesar franca).

Anônimo disse...

A paz do Senhor.
Primeiramente quero dizer que fiquei muito feliz por saber que existem pessoas dedicadas a essa obra maravilhosa que é de mexer com crianças.Bem minha querida irmã em Cristo, eu entrei aqui por que estou precisando de ajuda pois eu e o meu esposo estamos cuidando de um novo ponto de pregação e estou responsavel por cuidar das minhas crianças pois já as amo muito mais estou um pouco desatualisada e preciso de ajuda pois é um trabalho evangelistico e preciso de atividades pra que eu possa atrai-los mais e mais. Se puder me enviar atividades, desde já fico muito agradecida.Bem ore por nós e nós estaremos por vc.Que o Senhor Deus te abençoe e em tudo que fizeres sejas tu uma benção.Beijos querida.

SERVINDO A JESUS COM AMOR disse...

simplesmente maravilhosoooooo... que Deus te abencoe muito continue assim. fique com a paz de Jesus

coisa de criança disse...

fikei muito feliz com esses comentarios. obrigada amigos, estou escrevendo para todos

deixem os emails


paz

LONELLI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LONELLI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LONELLI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LONELLI disse...

LONELLI:
A PAZ DO SENHOR AMADA APRENDIR MUITAS COISA AQUI COM AS SUAS DICAS...ESTOU QUERENDO FAZER UM TEATRO COM FANTOCHES NA MINHA CONGREGAÇÃO...ESTOU PENSADO EM FALAR SOBRE O PECADO(CRIANÇAS QUE Ñ RESPEITAM PAI E MÃE ETC...) O QUE VC ACHA? ESTAREI ESPERANDO DICAS...DESDE JA AGRACEÇO...FICA COM DEUS AMADA..

Unknown disse...

OI, QUERIDA, GOSTEI MUITO DAS MENSAGENS E DAS DICAS COM O TRABALHO COM AS CRIANÇAS, NESSE DOMINGO EM MINHA IGREJA VAMOS TER UMA REDE COM AS CRIANÇAS, E O TEMA O " SANGUE DE JESUS "SERÁ QUE VC PODERIA ME AJUDAR COM ALGUMA DINAMICA ? TENHO TUDO NA CABEÇA MAIS NÃO SEI COMO POSSO ENSINAR ELAS DE UMA FORMA FACIL E QUE VENHA FALAR TAMBÉM AO CORAÇÃO DOS PAIS, JÁ QUE O MINISTERIO INFANTIL ESTA COMEÇANDO AGORA E NÃO TEM UM APOIO DE TODOS. DEUS ABENÇOE SUA VIDA ESPERO UMA RESPOSTA
FICA NA PAZ...

Marla disse...

Amei tá tudo muito lindo, o site é maravilhoso descobri na hora certa, este domingo será o meu 1° dia como professora para as crianças na EBD e gostaria de saber como faço para aprender o corinho com os livros da bíblia?

nina peniel disse...

oi amei este espaço onde nós podemos ser abençoados pelo seu talento, e é por isso que eu estou visitando esta pagina porque necessito desta benção, eu ja trabalho ha algum tempo com teatro evangélico e com as crianças de minha igreja, e agora começaremos um trabalho realizado com fantoches e Deus tem colocado em meu coração o desejo de evangelizar em hospitais infantis com o uso de fantoches levar através destes bonecos vida e alegria para crianças que muitas das vezes já perderam a esperança. Que Deus continue abençoando o seu ministério e prosperando os seus caminhos bjs fique com a paz do Senhor

coisa de criança disse...

me sinto muito feliz com tantos recados carinhosos.

vale a pena trabalhar pra JESUS!

Anônimo disse...

OLÁ MIHA AMADA, DESCOBRIR HOJE O SEU BLOGGER. E JÁ DEU PARA PERCEBER
QUE É DEUS PURIM NO MISTÉRIO, TENHO FANTOCHE, MAS ESTAVA INSEGURA DE COMO TRABALHAR COM ELES PARA EVANGELIZAR. EU E MEU ESPOSO TEM O MESMO MINISTÉRIO INFANTIL E LOUVOR. E ESSAS DICAS Q VC SEMEOU FOI DE GRANDE VALIA. QUE O SENHOR JESUS CONTINUE TE AJUDANDO PARA VC CONTINUAR SEMEANDO ATRAVÉS DESSE SITE. BJS TIA CÉIA

miria disse...

oi amada tudo bem ?apaz do senhor esteja com vc seu site me ajudou muito .gostaria de receber por e-mail algumas historias que fale do amor de jesus para as crianças.e algumas outras historias sem tema .a q deus tocar em seu coraçao para vc me enviar .

miria disse...

o meu e-mail e miriavieira@yahoo.com .me escreva contando as novidades de seu site .

Lucia disse...

ola querida , que a paz do senhor esteja sempre presente em sua vida , parabens pelo seu lindo trabalho, e por por este espaço que tem nos ajudado e muito com o ministerio infantil de nossas igrejas e tem colaborado para levar-mos cada vez mais as crianças aos pés de Jesus.
eu e meu esposo trabalhamos com as crianças na igreja e em casa, e procuramos sempre atividades , ensaios, teatros , musica, escola cristã de ferias,passeios, etc... e o seu saite é uma benção para nós, tem um pouco de tudo que precisamos e principalmente palavras de animo e esperança para seguirmos em frente. como voce disse o inimigo não está feliz com isso e ás vezes quando o cansaço ou desanimo vem , olhamos para a carinha de cada criança,e olhamos para o alto , olhamos para Jesus e ele nos fortalece, pois tudo que fazemos é para honra e gloria de nosso maravilhoso Deus e por amor a estes pequeninos que amamos e que confiam em nós e não podemos decepciona-los , temos uma missão para cumprir e eu agradeço a Deus por ter colocado voce em nosso caminho,porque muitas coisas não seria possivel para nós fazermos se não estivesse no mundo pessoas como voce. que Deus te abençõe e ilumine sempre o seu caminho e se puder me enviar algumas novidades ficarei feliz um grande beijo. tchau
gostaria de aprender mais a trabalhar com fantoche , se tiver historias curats paar ser contata na hora de adoração infantil ficarei agradecida

Unknown disse...

Querida irmã
Fiquei super feliz em descobrir teu site...
É uma benção!!!!
Vou usa-lo muito!!!!
DEUS te abençõe!!!

Unknown disse...

muuito boa suas ideias. Que DEUS te abençoe

Karol disse...

A paz do Senhor amada, eu estou querendo trabalhar com fantoches com as crianças da igreja que eu congrego mas nao sei como.que Deus continue a abencoar seu ministerio.

coisa de criança disse...

deixem o email


o meu é ebdinfantil@hotmail.com


cade teu email tereza?

deixe o email julio

tenho muita dinamica tati, cade teu email?

marla eu tenho um site so de musicas para baixar

enviado miria

cade o email lucia?

Unknown disse...

Olá apaz do senhor estou trabalhando com o dep infantil na minha igreja e queria muito apernder com vc para poder ajudar o ministério da minha igreja fique na paz

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

oi a paz do senhor na minha igreja vamos comesar a trabalhar com fantoches por isso gostaria de receber algus modelos para que eu possa montalos muito obrigado e a paz do Senhor..

amoraospequenos disse...

ha um exercito de professoras trabalhando para o reino de deus, amém....

Catherine disse...

A paz do Senhor. Parabéns pelo blog, está maravilhoso. Que Deus continue te abençoando. Irmã, minha mãe quer começar um trabalho com as crianças lá na igreja com fantoches. Mas não temos ideia do que fazer. Ficariamos agradecidas se você puder nos ajudar. meu e-mail é catherinecosta@click21.com.br
Deus te abençoe.

Anônimo disse...

faço fantoches, e trabalho com eles tambem, amo trabalhar com os pequeninos. faço todo tipo de fantoches, vou tirar fotos e colocar em meu orkut. Deus abençoe a todos. meu email.
marli.ap.torrao@hotmail.com

Marli.

Manu Costa disse...

Olha,eu amei seu Blog.
Sou professora da EBD,e queria que você me desse alguma ideia de como prender a atenção das crianças,como dar aulas diferentes e tal .. e como trabalhar com fantoches ! Que Deus continue a te Abençoar !
Email : manuelacosta_hagios@hotmail.com !

Anônimo disse...

mGRAÇA E PAZ AMADA COMECEI A TRABALHAR COMM CRIANÇAS AGORA E TO BUSCANDO AJUDA
POR FAVOR SE PUDER ME ADD NO MSN:elienecorreabatista@hotmail.com no mais EUS ABENÇOE QUERIDA ..SEU BLOG TA LINDO FICA NA PAZ DO SENHOR JESUS

raquel disse...

olá é a primeira vez que entro nesse blogger e simplesmente ameeiii pena que não posso ve- lo todo no momento
no entanto gostaria que me informasse se acaso vc tem e pode me passar algum texto sobre EBD
para se trabalhar com fantoche
por gentiza alguém ai me socorre preciso para o dia 23
obrigada

Letícia (lêhh) disse...

Paz, amei muito... espero que continue trabalhando para o reino de Deus

Unknown disse...

A paz Irmã ! Está chegando o dia da festividade do conjunto infantil da minha igreja,eu gostaria de colocar como pregação o teatro de fantoches,porém moro em RECIFE e não tenho idéia de quem possa ir na minha igreja pode me ajudar? Pois estou começando nesta área agora!OBRIGADA

Unknown disse...

AH! ESQUECI DE DIZER QUE PRECISO PARA O DIA 8/10/2010!POR FAVOR ME AJUDE!

AMEI ESSE ESPAÇO,E QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E TE ENCHENDO DE INSPIRAÇÃO! CHEIRO!!!

Unknown disse...

A paz amada, que Deus continue te abençoando nesse trabalho. Nos ajuda e muito. È muito bom ter aonde buscar mais ciatividades e alimento Espiritual... BJOs sou da igreja evangélica Quandrangular

Anônimo disse...

Ok, muito legal seu blog.

nina e nino disse...

A paz do Senhor irmã gostei muito da explicação e dos exercicios eu e meu esposo tambem pregamos com fantoches em nossa igreja sempre com o nino e a nina desta vez o tema vai ser vai ter com a formiga ó preguiçoso e gostariamos de fazre algo diferente a irma poderi nos dar algumas dicas fique na paz do Senhor.

nina e nino disse...

o meu e-mail é bia_igor@hotmail.com
agurdo resposta.

Anônimo disse...

Oii eu queria pedir um teatro tipo assim:
Deus=Jonas vai até Nínive...
Narrador=Porém jonas não foi...
Jonas=Senhor Jesus me perdoe por eu nao ter ido...

ENTENDEU??

Mulher uma bençao de Deus disse...

Paz!!Simplesmente maravilhoso o blog!!!

Anônimo disse...

querida irmã são de pessoas como voce que o mundo tinha que esta cheio;com esta dedicaçao com as nossas crianças que são , mas que DEUS continue te usando para nos ajudar achei maravilhoso as suas dicas, porque sei o quanto é prazeroso trabalhar com as crianças
um super abraço

Anônimo disse...

querida irmã são de pessoas como voce que o mundo tinha que esta cheio;com esta dedicaçao com as nossas crianças que são , mas que DEUS continue te usando para nos ajudar achei maravilhoso as suas dicas, porque sei o quanto é prazeroso trabalhar com as crianças
um super abraço

Patrícia Parreira disse...

A Paz de Nosso Senhor. Louvo a Deus por tua vida. Através deste teu blob, aprendo muito. Obrigada. Que Deus continue te abençoando grandemente.

Anônimo disse...

amei todas as informações que tive lendo teatro de fontoches,amo o trabalho que faço para meu deus faço com muita alegria .

Anônimo disse...

amei todas as informações que tive lendo teatro de fontoches,amo o trabalho que faço para meu deus faço com muita alegria .

valeria disse...

paz, amada do Senhor ,sou de sp amo trabalhar com crianças. abandonei esse dom por um tempo ,mas estou voltando , preciso me atualizar quero conhecer mais seu trabalho vmsorriso@hotmail.com

marcia disse...

oi amada meu nome é marcia eu amo trabalha com criança e sou pro. de ebd você da cursos ou vende fantoches preciso de sua ajuda e que Deus te abençoe cada dia mais. meu orkut é marcia_valeria123@hotmail.com.

marcia disse...

você da aulas para quem quer manusiar fantoche eu sou pro: de ebd.

daiane disse...

Ótimo blogger!!!!!!! Deus abençõe!!

Anônimo disse...

parabens pelo seu blóg

Tia ester disse...

A paz pra todos, também levo a mensagem para os pequenos , se precisarem de ajuda com mensagens tenho esbolso de algumas que eu mesma criei. Meu email é ester.midia.s.s@hotmail.com
Terei o maior prazer em ajudarem