11- Jogo comunitário
Objetivo: Descontrair e ao mesmo tempo ajudar a memorizar o nome dos outros participantes.Material: uma flor.Desenvolvimento: os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda : senhor... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhor...(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou...E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome, passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gato. Quando tiverem que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-lo pelo nome do bicho.O animador deve ficar atento e nào deixar os participantes entediados. Quanto mais rápido se faz a entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.
12- Jogos de bilhetes
Participantes: 7 a 20 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade: Comunicação.Objetivo: Exercitar a comunicação entre os integrantes e identificar seus fatores.Material: Pedaços de papel com mensagens e fita adesiva.Descrição: Os integrantes devem ser dispostos em um círculo, lado a lado, voltados para o lado de dentro do mesmo. O coordenador deve grudar nas costas de cada integrante um cartão com uma frase diferente. Terminado o processo inicial, os integrantes devem circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e atendê-los, sem dizer o que está escrito no bilhete. Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes. Após algum tempo, todos devem voltar a posição original, e cada integrante deve tentar adivinhar o que está escrito em seu bilhete. Então cada integrante deve dizer o que está escrito em suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão. Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem auxiliá-lo com dicas. O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens? Como esta dinâmica se reproduz no cotidiano? Sugestões de bilhetes:- Em quem voto para presidente? - Como se faz arroz?- Sugira um nome para meu bebê? - Sugira um filme para eu ver?- Briguei com a sogra, o que fazer? - Cante uma música para mim?- Gosto quando me aplaudem. - Sou muito carente. Me dê um apoio.- Tenho piolhos. Me ajude! - Estou com fome. Me console!- Dance comigo. - Estou com falta de ar. Me leve à janela.- Me descreva um jacaré. - Me ensine a pular.- Tem uma barata em minhas costas!- Dobre a minha manga.- Leia a minha sorte. - Quanto eu peso?- Estou dormindo, me acorde! - Me cumprimente.- Meu sapato está apertado. Me ajude. - Quantos anos você me dá?- Quero um telefone. Que faço? - Me elogie.- O que faz o síndico de um prédio? - Sou sósia de quem?- Como conquistar um homem? - Veja se estou com febre.- Chore no meu ombro. - Estou de aniversário, quero meu presente.- Sorria para mim. - Me faça uma careta?
13- Explosão do coordenador
Objetivo: criar impacto nos participantes do grupo através de uma dramatização exagerada, a fim de sentir melhor as reações dos indivíduos.Tamanho: 30 pessoasTempo: 10 minutosDescrição: Escolhe-se qualquer tema que não será o principal da reunião e a uma certa altura do debate o coordenador para e diz "Vocês não estão se interessando suficientemente. Estou até doente e cansado em ver esse comportamento, esse desinteresse caso não tomem maior seriedade, interrompo, agora mesmo, este debate!", após esse comentário todos estarão desconcertado e terão reações diferentes principalmente reprovando a atitude do coordenador. Após o primeiro impacto o coordenador, em seu estado natural deverá explicar que era uma dramatização para ver as reações dos indivíduos do grupo, e nisso seguirá a discussão, sobre as reações das pessoas com reação a explosão do coordenador.* Indicado para grupos que já tenham uma certa maturidade.
14- Dramatização
Objetivos: demonstrar o comportamento grupal dos membros participantes; realizar um feedback de um participante com objetivo de melhor compreendê-lo.Tamanho: 30 pessoas.Tempo: 30 minutos.Descrição:1. O coordenador apresenta o assunto da discussão;2. Após decorridos dez minutos, o coordenador orienta os participantes para que, nos próximos dez a quinze minutos, cada um procure identificar-se com o colega da direita, esforçando-se por imitá-lo na discussão;3. Cada participante tentará agir exatamente como o seu colega da direita, imitando seu comportamento no grupo;4. É da máxima importância que cada qual consiga identificar-se com seu colega;5. O mesmo exercício poderá ser feito, deixando liberdade para que cada participante faça a escolha do colega a ser imitado, cabendo aos outros reconhecê-lo.
15- Aulinha
Objetivo: desenvolver nos participantes a capacidade de improvisação, síntese, clareza e de avaliaçãoTamanho: 25 a 30 pessoasTempo: 35 minutosMaterial: o mesmo numero de temas para o de participantes do grupoDescrição: a AULINHA é dada quando o grupo tem dificuldade de expressão, é inibido e prolixo. Para isso o coordenador:1. Entrega a cada participante o tema, sobre o qual deverá expor suas idéias, durante dois ou três minutos;2. O membro participante anterior ou posterior dará uma nota ou conceito ao expositor, que será comunicada ao grupo no final do exercício;3. A AULINHA permite diversas variações, tais como:- O coordenador em vez de dar a cada participante um título de tema para dissertar em público, poderá utilizar somente um tema, ou então vários temas mas com uma introdução para auxiliar as pessoas, ou até mesmo um texto para ser lido- Ou ainda pode-se utilizar uma folha em branco para que cada participante possa lançar nela no mínimo dois assuntos da atualidade, notícias recentes de jornais. A seguir recolherá os assuntos, que cada participante possa dar sua AULINHA, escolhendo um dos artigos constantes na papeleta.
16- Exercício da qualidade
Objetivos: conscientizar os membros do grupo para observar as boas qualidades nas outras pessoas; despertar as pessoas para qualidades até então ignoradas por elas mesmas.Tamanho: 30 pessoasTempo: 45 minutosMaterial: lápis e papelDescrição: o coordenador inicia dizendo que na vida as pessoas observam não as qualidades mas sim os defeitos dos outros. Nesse instante cada qual terá a oportunidade de realçar uma qualidade do colega.1. O coordenador distribuirá uma papeleta para todos os participantes. Cada qual deverá escrever nela a qualidade que no seu entender caracteriza seu colega da direita;2. A papeleta deverá ser completamente anônima, sem nenhuma identificação. Para isso não deve constar nem o nome da pessoa da direita, nem vir assinada;3. A seguir o animador solicita que todos dobrem a papeleta para ser recolhida, embaralhada e redistribuída;4. Feita a redistribuição começando pela direita do coordenador, um a um lerá em voz alta a qualidade que consta na papeleta, procurando entre os membros do grupo a pessoa que, no entender do leitor, é caracterizada com esta qualidade. Só poderá escolher uma pessoa entre os participantes.5. Ao caracterizar a pessoa, deverá dizer porque tal qualidade a caracteriza;6. Pode acontecer que a mesma pessoa do grupo seja apontada mais de uma vez como portadora de qualidades, porém, no final cada qual dirá em público a qualidade que escreveu para a pessoa da direita;7. Ao término do exercício, o animador pede aos participantes depoimento sobre o mesmo.
17- Diagrama de integração
Objetivo: apresentar uma ilustração gráfica do relacionamento dos membros de um grupo.Tamanho: 25 pessoas.Tempo: 15-20 minutos.Material: lápis ou caneta, papel e cartolinaDescrição: o coordenador distribui um papel para todos, afim de que nele se escreva o nome da pessoa mais importante para o sucesso do grupo, ou ainda, da pessoa do grupo cujas idéias são mais aceitas; o papel deve ser assinado de forma legível; recolhido os papeis, será feito um diagrama no quadro-negro ou cartolina, marcando com um círculo o nome do participante escolhido, e com uma flecha, a iniciar-se com o nome da pessoa que escolheu, indo em direção à escolhida
18- Um trabalho em equipe
Objetivo: demonstrar a eficiência de um trabalho de equipe.Tamanho: 5 a 7 pessoasTempo: 30 minutosMaterial: uma cópia para cada membro da avenida complicada, canetaDescrição:1. A tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que resolva com máxima rapidez o problema da avenida complicada;2. O coordenador formará subgrupos de 5 a 7 pessoas, entregando a cada participante uma cópia da avenida complicada;3. Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da avenida complicada, com a ajuda de toda a equipe;4. Obedecendo as informações constantes da cópia a solução final deverá apresentar cada uma das cinco casa caracterizadas quanto a cor, ao proprietário, a condução, a bebida e ao animal doméstico;5. Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema;6. Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe na tarefa grupal;7. O coordenador poderá formar um plenário com a participação de todos os membros dos subgrupos para comentários e depoimentos.
A avenida complicadaA tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que possa resolver, com a máxima brevidade possível, o problema da avenida complicada.Sobre a avenida complicada encontram-se cinco casas numeradas; 801, 803, 805, 807 e 809, da esquerda para a direita. Cada casa caracteriza-se pela cor diferente, pelo proprietário que é de nacionalidade diferente, pela condução que é de marca diferente, pela bebida diferente e pelo animal doméstico diferente.As informações que permitirão a solução da avenida complicada são:- As cinco casas estão localizadas sobre a mesma avenida e no mesmo lado.- O mexicano mora na casa vermelha,- O peruano tem um carro mercedes-benz,- O argentino possui um cachorro,- O chileno bebe coca-cola,- Os coelhos estão a mesma distância do cadilac e da cerveja,- O gato não bebe café e não mora na casa azul,- Na casa verde bebe-se whisky,- A vaca é vizinha da casa onde se bebe coca-cola,- A casa verde é vizinha da casa direita, cinza,- O peruano e o argentino são vizinhos,- O proprietário do volkswagem cria coelhos,- O chevrolet pertence a casa de cor rosa,- Bebe-se pepsi-cola na 3 casa,- O brasileiro é vizinho da casa azul,- O proprietário do carro ford bebe cerveja,- O proprietário da vaca é vizinho do dono do cadilac,- O proprietário do carro chevrolet é vizinho do dono do cavalo.
19- Teste de resistência à pressão social
Objetivo: criar na pessoa a capacidade, o equilíbrio e a maturidade suficientes para aceitar críticas, superar impasses, pessimismos, desânimos, censuras sociais e outras.Tamanho: 30 pessoasTempo: 40 minutosDescrição: este exercício é muito válido, sendo aplicado depois que o grupo já atingiu um determinado grau de solidariedade e conhecimento mútuo, e sendo por todos aceito. Para sua realização:- Dois ou três participantes, voluntários ou escolhidos pelo grupo, um de cada vez implacavelmente vai a passarela em frente de cada participante e diz-lhe tudo o que lhe parece saber, os aspectos positivos, negativos e reticências;- Havendo tempo e interesse, é ótimo que todos o façam, constituindo, assim, tantas "fotos" de cada indivíduo, quantos forem os participantes;- Este exercício permite, entre outras, a seguinte variação: o coordenador poderá pedir que cada participante aponte os aspectos positivos, negativos e reticências do seu colega sentado à direita.
20- A tempestade mental
Objetivos: gerar grande número de idéias ou soluções acerca de um problema, evitando-se críticas e avaliações, até o momento oportuno; processar os resultados de uma sessão de tempestade mental;Tamanho: 6 pessoas;Tempo: 1 hora;Material: papel, caneta, cartolina;Descrição: o coordenador inicia dando um exemplo prático:1. O coordenador forma subgrupos de aproximadamente seis pessoas. Cada subgrupo escolherá um secretário que anotará tudo;2. Formados os subgrupos, o coordenador dirá as regras do exercício: não haverá crítica durante todo exercício, acerca do que for dito; quanto mais extremada a idéia, tanto melhor, deseja-se o maior número de idéias.1ª fase:- O coordenador apresenta o problema a ser resolvido. Por exemplo: um navio naufragou, e um dos sobrevivente nadou até alcançar uma ilha deserta. Como poderá salvar-se: o grupo terá 15 minutos para dar idéias.2ª fase:- Terminado, o coordenador avisa que terminou o tempo e que a crítica é proibida. Inicia-se a avaliação das idéias e a escolha das melhores.3ª fase:- No caso de haver mais subgrupos, o animador pede que seja organizada uma lista única das melhores idéias.4ª fase:- Forma-se o plenário. Processa-se a leitura das melhores idéias, e procura-se formar uma pirâmide cuja base serão as idéias mais válidas.
21- A dificuldade de um consenso
Objetivos: Esclarecer valores e conceitos morais. Provocar um exercício de consenso, a fim de demonstrar sua dificuldade, principalmente quando os valores e conceitos morais estão em jogo.Tamanho: 30 pessoasTempo: 1 horaDescrição: o coordenador explica os objetivos do exercício. A seguir distribuirá uma cópia do "abrigo subterrâneo" a todos os participantes, para que façam uma decisão individual, escolhendo as seis pessoas de sua preferência. Organizar, a seguir, subgrupos de 5 pessoas. Para realizar a decisão grupal, procurando-se alcançar um consenso. Forma-se novamente o grupo maior, para que cada subgrupo possa relatar o resultado da decisão grupal. Segue-se um debate sobre a experiência vivida.
Abrigo subterrâneoImaginem que nossa cidade está sob ameaça de um bombardeio. Aproxima-se um homem e lhes solicita uma decisão imediata. Existe um abrigo subterrâneo que só pode acomodar seis pessoas. Há doze pessoas interessadas a entrar no abrigo. Faça sua escolha, destacando seis somente.- Um violinista, com 40 anos de idade, narcótico viciado;- Um advogado, com 25 anos de idade;- A mulher do advogado, com 24 anos de idade, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo, ou fora dele;- Um sacerdote, com a idade de setenta e cinco anos;- Uma prostituta, com 34 anos de idade;- Um ateu, com 20 anos de idade, autor de vários assassinatos;- Uma universitária que fez voto de castidade;- Um físico, com 28 anos de idade, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo sua arma;- Um declamador fanático, com 21 anos de idade;- Uma menina com 12 anos e baixo Q.I.;- Um homossexual, com 47 anos de idade;- Um débil mental, com 32 anos de idade, que sofre de ataques epilépticos
22- Técnica do encontro
Objetivos: Estabelecer um comunicação real. Auxiliar os participante a se tornarem conscientes de sua verdadeira reação uns em relação aos outros, através do uso dos sentimentos em todo o corpo.Tamanho: 25 pessoasTempo: 1 horaDescrição:1. O coordenador convida dois voluntários para que fiquem de pé, uma em cada extremidade da sala, silenciosas, olhando-se nos olhos, e andando muito lentamente, uma em direção à outra.2. Sem haverem nada planejado, quando as duas pessoas se encontrar bem próximas uma da outra, deverão fazer o que quer que sintam impelidas a fazer.3. Poderão continuar o encontro durante o tempo que quiserem4. Terminado o encontro, o exercício prossegue, com outros dois, caso seja necessário.5. No final da experiência, seguem-se os comentários não só dos protagonistas, como dos observadores.
23- Exercício do bombardeio intenso
Objetivo: Expressar sentimentos positivos, de carinho e afeto com uma pessoaTamanho: 25 pessoasTempo: 2 minutos por pessoasDescrição:- O coordenador inicia, explicando ao grupo como a afeição se baseia na formação de ligações emocionais, é geralmente a última fase a emergir na evolução do relacionamento humano, após a inclusão e o controle, na inclusão, as pessoas têm de encontrar-se umas com as outras e decidir se continuam seu relacionamento. Os problemas de controle exigem que as pessoas se confrontem umas com as outras e descubram como desejam relacionar-se. Para prosseguir a relação, cumpre que se formem ligações afetivas, e elas têm então de abraçar-se, a fim de que se crie um vínculo duradouro.- Feita a explicação o coordenador pede aos participantes que digam à uma pessoa todos os sentimentos positivos que têm por ela.- A pessoa apenas ouve, podendo permanecer no círculo ou sair dele e ficar de costas para o grupo.- O impacto é mais forte quando cada um se coloca diante da pessoa, toca-a, olha nos olhos e lhe fala diretamente, que é uma outra maneira de realizar a dinâmica.
24- Trocando crachás
Participantes: 15 a 30 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade: Apresentação e Memorização de Nomes.Objetivo: Facilitar a memorização dos nomes e um melhor conhecimento entre os integrantes.Material: Crachás com os nomes dos integrantes.Descrição: O coordenador distribui os crachás aos respectivos integrantes. Após algum tempo recolhem-se os crachás e cada um recebe um crachá que não deve ser o seu. Os integrantes devem passear pela sala a procura do integrante que possui o seu crachá para recebê-lo de volta. Neste momento, ambos devem aproveitar para uma pequena conversa informal, onde procurem conhecer algo novo sobre o outro integrante. Após todos terem retomado seus crachás, o grupo deve debater sobre as diferentes reações durante a experiência.
25- Recordações da infância
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Experiência de Vida.Objetivo: Proporcionar o conhecimento recíproco da infância de cada integrante.Material: Perguntas preparados pelo coordenador em número superior ao número de integrantes.Observação: Deve-se evitar perguntas que levem a recordações tristes.Descrição: Cada integrante recebe aleatoriamente uma pergunta e a lê em voz alta para os demais, respondendo-a em seguida. As perguntas podem ser reutilizadas. Propostas de perguntas:- Como era seu melhor amigo(a)?- Como seu pai gostaria que você fosse?- O que você imaginava ser quando crescesse?- Quais os seus sonhos de infância?- Qual a melhor lembrança de seu padrinho?- Qual a melhor lembrança de seu pai?- Qual a melhor lembrança de sua infância?- Qual a melhor lembrança de seu mãe?- Qual a sua primeira grande alegria?- Qual o seu primeiro contato com Deus?- Quando você descobriu que Cristo morreu por nós?
26- Técnica não-verbal de controle
Objetivo: experimentar os sentimento de domínio e de submissãoTempo: depende de quantas vezes for feitoDescrição:- O coordenador pede que uma ou duas pessoas fiquem de pé em cima de uma cadeira e continuem participando das atividades, naquela posição.- É importante observar que as pessoas fiquem de pé sem maiores explicações.- Decorridos cinco ou mais minutos, o animador poderá solicitar a reação das outras pessoas, a fim de observar se de fato tiveram a impressão de subordinação, como também notar como essas simples modificações espaciais fazem aflorar nítidas sensações de conforto ou desconforto
27- Conhecendo melhor o grupoParticipantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade: Objetivos Individuais.Objetivo: Compreender os objetivos individuais e sua relação com o grupo.Material: Lápis e papel para os integrantes.Observação: O horizonte do desejo pode ser aumentado, como por exemplo, um sonho que se deseja realizar no decorrer da vida.Descrição: O coordenador pede aos integrantes que pensem nas atividades que gostariam de fazer nos próximos dias ou semanas (viagens, ir bem numa prova, atividades profissionais, familiares, religiosas, etc.). Então, cada integrante deve iniciar um desenho que represente o seu desejo na folha de ofício. Após trinta segundos o coordenador pede para que todos parem e passem a folha para o vizinho da direita, e assim sucessivamente a cada trinta segundos até que as folhas voltem à origem. Então cada integrante descreve o que gostaria de ter desenhado e o que realmente foi desenhado. Dentre as conclusões a serem analisadas pelo coordenador pode-se citar:- Importância de conhecermos bem nossos objetivos individuais e coletivos;- Importância de sabermos expressar ao grupo nossos desejos e nossas dificuldades em alcançá-los;- O interesse em sabermos quais os objetivos de cada participante do grupo e de que maneira podemos ajudá-los;- Citar a importância do trabalho em grupo para a resolução de problemas;- Outros
28- Evangelho em pedaços
Participantes: 10 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Leitura da Bíblia e Debate.Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.
29- Dinâmica da pizza
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Preferências Individuais.Objetivo: Descobrir a importância de diferentes temas para os integrantes do grupo.Material: Lápis e papel para os integrantes.Descrição: O coordenador propõe temas a serem debatidos pelo grupo. Cada integrante é motivado para que defina qual a importância dos diferentes temas para si mesmo. Dentre os temas propostos pode-se ter temas como: drogas, sexo, namoro, política, amizade, espiritualidade, liturgia, família, educação, saúde, segurança, esportes, etc. Os temas devem ser identificados por um número ou uma letra (de preferência a primeira letra do tema). Em seguida, cada integrante deve desenhar um círculo e dividi-lo de acordo com a proporção de importância que tem para com cada tema. As divisões devem ser identificadas pelos números ou letras definidos anteriormente para os temas. Temas se nenhuma importância para o integrante podem ser simplesmente desconsiderados pelo mesmo. Então, cada integrante apresenta seu desenho ao grupo comentando suas opções. Em contrapartida, o grupo pode opinar sobre estas opções e se as mesmas correspondem ao que o grupo esperava do integrante.
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
147 comentários:
Gostei muito das dinâmicas, trabalho com pré adolescentes e é mujito difícil conseguir agradar a todos, obrigada, bjusssss babi...
Muito bom saber que existem pessoas dentro das igrejas preocupadas com as edificações dos irmãos!!!BjO,a paz.paty
A Paz do Senhor a todos,
Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-la pelo excelente trabalho desenvolvido em sua página, certamente é um reflexo do que Deus tem feito em sua vida.
Que Deus continue lhe abençoando em nome de Jesus.
Marco Aurélio
ola...
gostei mt das suas dinamicas, trabalho com adolescentes e me parece interessante os assuntos.
bjusss, lea
olá, trabalho com crianças em minha igreja de 4 a 12 anos, gostei das dinâmicas, mas gostaria de dicas para crianças desta idade, obrigada.DEUS os abençõe.
Graça e paz amada,
obrigado por sua iniciativa nesse blog.
Tenho trabalhado com Embaixadores do Rei e suas dicas e materiais disponibilizados irá nos auxiliar.
Que Deus continue abençoando o teu ministério.
Pr. Gilmar Krause.
Gostei das dinâmicas.Será que poderia modificar ou aproveitar as nacionalidades (mexicano,
peruano...etc) para ensinar missôes????
As crianças conseguem descobrir o dono das casas?
Vc não colocou a resposta.
Achei um pouco puxado!!
Mas acho que quanto mais puxado melhor.Só que poderia ser voltado para personagem (heróis) da bíblia.Assim estaríamos aproveitando melhor o tempo para ensinar a palavra,vocês não acham ???
bjs
todas as atividades são muito interessantes mas trabalho numa igreja pequena com mais ou menos cinco crianças e gostaria de saber de alguma atividade para ela pois algumas crianças ainda não sabem ler então pra mim fica difícil
Gostei muito do seu trabalho e empenho nesse ângulo tão importante que é educação infantil, e o melhor de uma forma tão completa!!! Deus continue te abençoando e a obra que tem posto em tuas mãos!!!
Adorei a sua pagina é otimo saber que ainda existem pessoas realmente preocupadas no aprendizado e na edificação de nossas crianças e nossos adolescentes.Q Deus te abençoe ricamente.
gostei muito do seu trabalho e bom saber q existe ainda pessoas como vc q se preocupa com o aprendizado de crianças e adolescentes pq nem sempre agradam todos por isso as vezes se torna dificil trabalhar com pessoas assim.
nossaaaaaaaaa...
amei o seu trabalho.Que Deus ilumine seus passos e lhe traga cada dia mais bençaos.
Bjsssssss!
Olá a paz do Senhor,trabalho com adolescente na Escola Dominical, e sempre as nossas aulas são feitas com dinamicas, isso é muito bom porque chama muito a atenção deles, e nos como lideres temos que trabalhar em prol desses jovens pois eles são o futuro da nosso Igreja.
Olá irmã, muito bom seu blog; é bom ver que pessoas de Deus estão sabendo como usar a internet,para a edificação de vidas.Vai aqui,o meu convite para vc: visite o blog (karladedeus@blogspot.com) fique com Deus. De sua irmã em Cristo,Nice.
Excelente essas dinâmicas, querida parabéns pelo seu blog.
Muito bom mesmo.
beijos
podem aproveitar a vontade
Muiito boa as dinâmicas
Parabéns:)
gostei muito das dinãmicas. Ainda não trabalho com o departamento infantil mas sou professora e vou usar algumas em minha sala de aula . Continue trabalhando para Deus!
muiito bom...
maiis eu gostaria de dinamicas com cças menores de 4 a 7 anos...
q Deus continue te abençoando maiis e maiis...
Achei bastante interessante as dinâmicas. Que Deus continue abençoando vcs poderosamente.
Bjinhos...
(lidy_alcantara@hotmail.com)
paz!amada gostei muito das atividades, trabalharei com os meus alunos! eles irão amar!gostaria que se vc pudese me mandar alguns desenhos de soldadidinhos, pois minha turma de alunos chama-se "soldadinhos de cristo" e não estou conseguindo encontrar os desenhos. se puder me ajudar agradeço desde já Deus a abençõe! beijo, beijos!!!meu email:m.mayaracoelho@yahoo.com
Parabéns querida, muito bom sua contribuição nesta página, que o nosso pai do céu continue a te abençoar e te dá sabedoria.
Abraços!!!
Josélia Alves
Paz! Gostei das dinamicas.
Você tem uma sugestão para a apresentação do dia das mães?
Deus abençõe!
A paz de Cristo!
Gostei muito das dinâmicas.. Sou vice presidente, da juventude da minha Igreja. Lá somos um número pequeno, 2a jovens no máximo..
Gostaria de algumas dinâmicas, relacionada ao conhecimento e aproximação com Deus e Conhecer mais a si mesmo.
Bju. Fiquem com Deus.
fernanda digite o nome mamae no pesquisar que vc acha muita coisa
querida,amei essas dinamicas so q trabalho com crianças e juniores ,bjs Deu te abençoe.
EU AMEI ESSA DINÂMICASS...
ESPERO ENCONTRAR TUDO O QUE EU PRESCISE AQUI!!!!
gostei das dinamicas trabalho em catequese com crianças e coordenação de qrupo jovem e as dinamicas vieram mim ajudar no envonvimento dos membros...
GRAÇA E PAZ!!! GOSTEI DAS DINÂMICAS, MAS GOSTARIA DE ALGUMAS PARA A FAIXA ETÁRIA QUE EU TRABALHO QUE SÃO CRIANÇAS DE 4 A 12 ANOS. ACHO MUITO DIFÍCIL ALGUMA DINÂMICA QUE POSSIBILITE A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS MENORES (QUE AINDA NÃO SABEM LER) COM AS CRIANÇAS MAIORES. MAS ENFIM SE PUDER ME AJUDAR EU DESDE JÁ TE AGRADEÇO!!! FICA NA PAZ!!! DEUS ABENÇÕE SEMPRE!!!
DAIANE
Quando estamos cheios de Deus...somos assim queremos ajudar a todos,achei linda sua atitude de ampliar os conhecimentos e acrescentar conteúdos as nosssas criançãs....
Deus abençõe... bj
É muito bom saber que há pessoas que se preocupam com as crianças e adolescentes nas igrejas...obrigada hoje o mundo tem muitas coisas ruins a oferecer.
tchau!!
deixem os email para nos comunicarmos
Ola, otimas dinâmicas. Trabalho com pre adolescentes do projeto segundo tempo em uma escola de periferia, e estas atividades vão ajudar muito a trabalhar o relacionamento interpessoal, abordando assuntos delicados. Parabéns, continue assim!!!!
Um grande abraço.
OLA A PAZ DO SENHOR !!!!
EU TRABALHO COM PRÉ ADOLESCENTES EM UM BAIRRO MUITO CARENTE DA MINHA CIDADE ESTAS DINAMICAS SERÃO DE GRANDE APROVEITO!!!!!
AHHH !!! MEU MSN É JUNINHO.CRENTE@HOTMAIL.COM SE QUIZER ADD PARA TROCARMOS EXPERIÊNCIAS UM ABRAÇO !!!
muito bom,são dinâmicas bastantes desenvolvidas e animadas,eu trabalho com crianças,e tenho certeza que essas dinãmicas irão ajudar bastante em seus desenvolvimentos.Deus te abençoe amada,valeu!!
A paz do senhor ...irmã...amei seu blog ...que deus continue a te abençoar...bjs bianca
Olá sou contramestre de um grupo de capoeira e em minha aulas de capacitação eu utilizei a dinanmica "as dificuldades do um consenso'e eu gostaria se possivel saber qual a melhor opção das seis pessoas para serem indicadas para o abrigo subterraneo e porque para que eu possaentender e fachar melhor a dinanica.Obrigado Adeilson Morais
oi a paz do senhor em primeiro lugar arabens pelo seu desenvolvimento
Muito boa as dinâmicas.Que a paz do Senhor Jesus esteja com todos.
A PAZ DO SENHOR...
AS DINAMICAS SÃO MUITO BOAS Q BOM GOSTEI MUITO QUE DEUS TE ABENÇOE UM GRANDE ABRAÇO
Achei o máximo termos um arsenal desse porte para enriquecer e subsidiar os trabalhadores do Reino! É a NET em prol do Reino de YHWH, o Senhor dos Senhores.
Que legal, você é um instrumento de Deus para edificação do Reino.
Parabéns! Que bom que temos pessoas como você. Deus te abençoe
cada vez mais. A Paz do Senhor.
Evani Ramos
parabens pelo seu trabalho
continue assim!!
ass: jaime
igreja batista em campos belos
nosso e-mail(igrejabcb@hotmail.com, ou j.m.dj@hotmail.com)
um abraço
OLÁ A PAZ DE CRISTO SOU PROFESSORA DE CRIANÇAS NA IGREJA GOSTEI DAS DINAMICAS QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO A CADA DIA MAIS E MAIS.
olá gostaria de uma brincadeira para fazer com mulheres no encontro de senhoras na igreja algo para descontrair com baloes ou qualque outra coisa. obrigada
ola a todos adorei as dinamicas me ajudou muito,estava desesperada atraz de uma dinamica pois faço o curso do magisteriu e precisava de uma dinamica para eu apresentar na sala de aula e voces me ajudarao mto as cças adoraram a dinamica e eu tbm um bjao a todos e fiquem com deus.
Amei todas as dinamicas, sou professora dos Juniores da Igreja Assebleia de Deus Missões em Parauapebas.
E como eles ja estão grandes não nquerem fazer dinamicas simples, e essas são otimas muito obrigada...
BJINHUUUUUUUUUSSSSSSS........
ABRAAAAAÇÇÇÇOOOOOOSSSSS......
olá vim para dizer que vc esta de parabéns,pelo seu trabalo,e auda que nós dá muito obrigada
PARABÉNS!!!! ADOREI AS DINÂNICAS! É MUITO BOM, PODER AJUDAR AS PESSOAS, OBRIGADA, QUE DEUS TE ABENÇÕES MUITO!
Ooiie...Muito bom mesmoo....as vezes fiko deseperada sem criatividade para dar aula para as minhas crianças...
e a minha ajuda é a net...
mas pra mim fika complikado certas dinamicas...pq minhas crianças saum menores...mas essas dinamicas vai ser muito bom para trabalhar com os jovens
parabems...beijOOoS
ataa tah uma porcaria
fazer issu eh facil, quero ver colocar 50R$ no meu bolso
Não olhe as críticas destrutivas, seu trabalho é lindo e ajuda a muitas pessoas e principalmente crianças e adolescentes e com certeza Deus se agrada muito. Continue sendo iluminada por DEUS.
Que Ele lhe abençoe cada vez mais!!!
Preciso de um quebra gelo relacionado com o tema "Novos ouvidos"
esse pessoal anonimo sao mto chatos!!!
gostei muito da dinamica da pizza!
eu dou gloria a deus por terem pessoas que si importam com os irmãos mirins
Amei todas as dinâmicas propostas. . .
Obrigada por me ajudar!
Muito legal essa site, ajudou bastante nosso trabalho.... Obrigada!!!!
oi, estou no ministério infantil há 15 anos e sempre procuro aprender algo novo. Adorei sua página de dinamicas em grupo. Que Deus continue te abençoando.
Muito bom oseu site, pois eu sou professor da EBD e presizamos nos preparar os adolescentes exigem de nos e precisamos dar a eles o que temos de melhor..
Gostei das dicas, e gostaria de saber se vc conhece alguém q trabalha c/ adolescentes e fazem este tipo de trabalho?
foi muito ótimo para minha célula, e para todos que viram (das outras células), tomara que vcs coloquem cada vez mais dinamicas assim bem fortes...
beijocass...
obrigada, por compartilhar todas essas ideias para quem quiser utilizá-las!!! Deus abencoe!!!
concerteza o senhor irá recompesala grandemente parabens,tenho usado essas dinãmicas e tem sido muito proveitoso para o grupo.
A paz do Senhor irmã Lay, tenho uma irmã que ensina na ebd com os adolescentes e essas dinâmicas serão de uma grande importância no desenvolver das aulas, que Deus continue te abençoando, e nosso endereço é fernandofr.2@hotmail.com, fica com Jesus!!!!amén??!!oh! glória....
A paz do Senhor irmã Lay, minha irmã ensina na ebd adolescente e essas dinãmicas vieram na hora certa, Deus continue a ti abençoar e nosso endereço é fernandofr.2@hotmail.com fica com Jesus!!!! oh! glória....
Ola, meu nome e Raquel tenho 18 anos e deste de 11 cuido de criança , hoje to com os adolescente ,procuro sempre dinanicas para fazer , essa aqui são muitos boas parabens e obrigadoo bjossssssssss que Deus nos abençoe ...
Olá! a paz do Senhor. gostei muito das dinâmicas, sou prof de crianças até eu me diverti com elas.abraçaooo
ola
ola
Paz do Senhor Jesus Cristo para todos amei muiiiiito a dinâmica para crianças e adolescentes vou aplicar na minha igreja fiquem na paz e deus seja louvado
olá gostei muito e gostaria de contribuir com uma dinâmica:
material: copo descartável, peça os participantes para colocar uma tanto de agua mas não encher. e comentar que aquele tanto e agua representa sua vida seu carater etc. depois chame dois participantes afretente e com agua do colega enche o copo do outro fale sobre experiências boas e ruins que adiquirimos na veda, e que podemos ser pessoas boas ou não termos o copo cheio de boas coisas ou não.
olá gostei muito e gostaria de contribuir com uma dinâmica:
material: copo descartável, peça os participantes para colocar uma tanto de agua mas não encher. e comentar que aquele tanto de agua representa sua vida seu carater etc. depois chame dois participantes afretente e com a agua do colega enche o copo do outro, fale sobre experiências boas e ruins que adiquirimos na veda, e que podemos ser pessoas boas ou não termos o copo cheio de boas coisas ou não.
muito bom ..
muito legal
o que que vida pode acarretar
de uma folha de papel para cada criança, peça para escrever " minha vida e o nome da pessoa" fazer comentários do que pode atrapalha a boa formação do caráter de uma pessoa, desde a formação familiar, como abuso sexual, falta de carinho etc. e a cada palavra que marca a vida, peça para dar uma amassada na folha, no final fale de coisas boas que podem serem feitas para resgata a dignidade, fale de Jesus e seu amor por nos, e peça para desamassar a folha, e pergunte se esta como antes, mediante a resposta ( sabemos que as marcas ficarão porem podemos aprender como todas as marcas, e nos tornarmos uma pessoa com dignidade)
Gostei bastante de seu trabalho.Eu e uma cunhada trabalhamos com crianças carentes(www.oamorodommaiorblogspot.com) aqui em Fortaleza, é um trabalho pequeno mas para glória de Deus.Suas dinâmicas nos ajudarão muito.Temos notado que o ensinamento padrão usado cansa rapidamente os pequenos ms através da brincadeira elas aprendem bem mais.Deus a capacite mais e mais.
eu amei as dinâmicas eu amo trabalhar com meus pequeninos .. sou de alagoas e amos as crianças.
Paz amada, amei seu blog, sua dinamicas... que Deus continue te usando ete abençoando sempre em teu chamado pois é tudo de bom trabalhar com crianças eu seu sei bem como é pois também sou tia em minha igreja.Bjs
paz!amada gostei muito das atividades, trabalharei com os meus alunos! eles irão amar! se puder me ajudar eu trabalho com alfabetização e é muito dificil pois estou começando agora. agradeço desde já Deus a abençõe! beijo, beijos!!!meu email:lucimeiresolis@hotmail.com
Pessoal eu Gostei muito...deste blog..parabéns para que teve a Iniciativa..sou professora de crianças de 6 as 12 anos...muito bom..Deus abençoe vovês mais e mais
gostaria de dinãmicas para adolescentes
bom este trabalho, hj em dia os afolescentes sempre precisam de novidades e cabe a nós inovar e chamar a atenção deles. Q Deus o abençõe
maravilhoso irmã vc me ajudou muito pois sou coordenadora da EBD e gosto do dinamismo e criatividade. pois todos os domingo quero inovar na EBD. e parabens pelo seu material. ok e Paz no Senhor
A Paz do Senhor a todos,
Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-la pelo excelente trabalho desenvolvido em sua página, certamente é um reflexo do que Deus tem feito em sua vida.
Que Deus continue lhe abençoando em nome de Jesus.
Patrícia Karolyne
A Paz do Senhor!!!
Parabéns pelo blog, ele tem sido muito útil para todos que trabalham com crianças.
Se você puder visita o meu blog.
vaniavidal2011.blogspot.com
Boa Noite!
Adorei esse blog mesmo não trabalhando com crianças de igrejas evangélicas.
Sou professora do ensino fundamental e estudante de psicologia. Faço trabalhos com comunidades de dois bairros do de Janeiro.
Espero que muitas pessoas aproveitem essa maravilhosa oportunidade de conhecer o seu trabalho e com ele auxiliar muitas crianças e adolescentes.
Que Deus a abençoe e obrigada pelo blog maravilhoso.
Rayny
Adorei as dinâmicas ,,,sou professora e com certeza usarei algumas comm minhas crianças... usarei tbm nas aulas atividades com minhas colegas professoras... muito bom mesmo!!! abraço.. Elisete
gostei muito das dinâmicas são boas tanto para a escola quanto para o catecismo.
vlw
sou professora da pré catequese e gostaria de auguns jogos, dinamicas para passar para meus pequeninos porfavor me ajudem
odiei este síte é uma porcaria, devem melhorar bastante.
que legal vou utilizar essas dinamicas na sala de aula!!!!!!!!!!
que legal vou utilizar essas dinamicas na sala de aula!!!!!!!!!!
que legal vou utilizar essas dinamicas na sala de aula!!!!!!!!!!
Olá gostei muito, das idéias parabéns! bjoss
eu Adoreii tudo... so uma dica é péssimo pra ler, teria como mudar as letras ? grata... bjoooooooooooos
adorei so as letras estão meio confusas
beijoooos simone
Díos te bendia hermana! Ameio o blog
Em Cristo ,
Handressa
maravilhosas as dinamicas....
DEUS ABENÇOE!!!!
obrigada pela força, pois estava desisperada a procura de uma dinamica que combinasse com o grupo de mulheres com quem vou trabalhar no proximo fim de semana e encontrei aqui. DEUS A ABENÇÕE.........
Muito bom... você poderia postar outras para crianças de faixa etária menor..
Deus abençoe...
Pâmela-Amparo-SP
olá! a paz do Senhor, um dia eu precisei chamar a atenção das crianças, e as levei a imaginarem Deus colocando uma semente invisível em suas mãos, e comecei a pregar dentro disto, uma semente a ser plantada, e valei de vairas sementes que Deus cola em nossas mãos, sempre fazendo com que elas olhassem pra semente, do amor, obediência, respeito, temor etc. que Deus te abençoe.
olá! a paz do Senhor, um dia eu precisei chamar a atenção das crianças, e as levei a imaginarem Deus colocando uma semente invisível em suas mãos, e comecei a pregar dentro disto, uma semente a ser plantada, e valei de vairas sementes que Deus cola em nossas mãos, sempre fazendo com que elas olhassem pra semente, do amor, obediência, respeito, temor etc. que Deus te abençoe.
É bom encontrar formas de orientar a igreja de maneira prática, clara e objetiva, assim cada membro cresce, a igreja se torna forte e podemos encher o reino dos céus. Para a glória daquele que nos chamou.
A paz do Senhor , amei as dinâmicas .. Trabalho com adolescentes á pouco tempo.Gostaria de saber atividades e dinamicas voltadas para eles ..
Deua abençoe sempre
Meu e-mail é marcinhaalevita@hotmail.com
A paz do senhor minha amada, não adianta somente gostar ou achar bonitinho o dep. infantil tem que ter o dom dado por Deus e isso dá pra ver uqe vc tem adorrrreeeeei tudo!!!!!!!!!!!!!!! bj lena
A paz do senhor minha amada, não adianta somente gostar ou achar bonitinho o dep. infantil tem que ter o dom dado por Deus e isso dá pra ver uqe vc tem adorrrreeeeei tudo!!!!!!!!!!!!!!! bj lena
gostei d++
Gostei muito, essas dinâmicas acrescentaram muito em minha vida para trabalhar com crianças
queria dinamicas com criança de4 aos 10 mas amei me ajudou muito
Muito podre essas dinamicas , até eu invento umas melhores ok
Irmã, seu blog é ótimo, mas quero fazer uma sugestão: sugiro que você mude essa plano de fundo. Essa cor deixa a leitura dos textos cansativa. Opte por cores claras e mude a tipografia. Deus a abençoe.
PESSOAL, ESTOU PRECISANDO URGENTE DE DINÂMICAS PARA CRIANÇAS DE 0 A 4 ANOS... OBRIGADO, ANDRÉ NATAL/RN
estive por aqui rsrs muito obrigada pelas sugestões Deus te abençoe fique na paz do Senhor
gostei muito.mas queria q demonstracem as crinças uma moral.
goosteii ;*
NOSSA AMEI...QUE DEUS CONTENUE ABENÇOANDO A TODOS QUE FAZEM PARTE DESSA FAMÍLIA DE ENSINO DA PALAVRA
DO SENHOR!!!!!!!!!
Achei tudo muito imbolado e confuso para crianças e pre adolescentes...
Meu grupo é pequeno e achei interessante o do bilhete nas costas e da flor. Vou aplicar. Parabéns pelas idéias. Deus abençoe.
muito obrigadaaaa!!!!
muito obrigadaaaa!!!!
Gostei muito das dinâmicas eu estava realmente procurando para aplicar no sala de aula, comecei este ano a trabalhar com pré adolescente e para mim está sendo gratificante colaborar na obra do Senhor principalmente com esta faixa etária pois estou crescendo com eles e Deus é lindo pois nas minhas orações eu sempre perguntei a Ele em que área eu poderia servi-LO e no final de 2011 Ele me respondeu. Eu te amo Senhor Jesus, quero ser cada dia menor para que cresças na minha vida. Exaltado seja o Teu nome sempre. Aleluia.
A paz do Senhor,amei as dinâmicas, sou iniciante em sala de aula EBD,pré adolescente. Deus continue te usando grandemente, Amém!Deixo email - rodrigorodolfo1@hotmail.com, vou prescisar de suas experiencias, se não se importar.
Parabéns pela iniciativa de colaborar na divulgação do nome de Jesus através das dinâmicas. Due Deus lhe abençoe.
Sou Professor da EBD com Pré adolescentes e estou começando nesta jornada e gostaria de receber dinamicas e atividades para adolescentes. E-mail zemariarb@yahoo.com.br
Gostei muito desse blog, pois muitas vezes ficamos sem idéias para dinamizar nossas reuniões escolares ou com o dept.jovem.Que DEUS continue te abençoando.
adorei suas ideias.obrigada suellen sgs
muito legal
muito legal
gostei muito das dinmicas!
Quando precisar já sei onde dar uma olhadinha...
Que Deus continue te iluminando!
gostei muito das dinamicas pois trabalho com jovens na minha igreja preciso muito dessas dinamicas.
Parabéns pelas idéias.Deus abençoe e capacite para ter sempre inspiração Divina.
Parabéns pelas idéias.Deus abençoe e capacite para ter sempre inspiração Divina.
Parabéns pelas idéias.Deus abençoe e capacite para ter sempre inspiração Divina.
gostei muito das dinamicas. Trabalho com pre-adolecentes e adolecentes na RBD e sei como e dificil prender a atençao deles no foco da liçao;por isso utilizo muitas dinamicas para manter um bom nivel das aulas.algumas dessas eu n conhecia mas vou utilizar a maioria delasa, obrigada,continue nos ajudando
amo escola bíblica e todo incentivo que der para jovens e crianças que seja bem vindo.
Bem... eu lido com crianças de 6,7 anos e fico feliz que tenha esse site.. Pois só tenho 14 anos e não sei muito como lidar com todos!!
Muito obrigada, pois suas dinâmicas me ajuda muito... bjsss bete
vou fazer essa dinâmica agora há noite,mais que DEUS ilumine grandemente sua vida em nome de JESUS
roseane(igreja batista nacional semear)Pimenta Bueno (RO)
Virei fã dessa página !! Mas, preciso de uma ajuda: Dou aula na EBD para adolescentes e estou com dificuldades em bolar uma dinâmica sobre GIDEÃO. Se tiver algum material, aguardo anciosamente..... fique na paz !
Meu email: vendasrodrigo@skyassinatura.com.br
Lindalva gostei muito das dinamicas são muito legal mesmo e nos ajuda bastante parabéns.
Amém tia Vânia giostei muito ´beijos
Amém tia Vânia giostei muito ´beijos
A Paz do Senhor estava em procuras de dinamicas trabalho com adolescentes e esse blogger foi uma benção para que eu possa descontrair minhas aulas que Deus continue te abençoando.
Parabeniso por esse blog incrivel. E saiba, tem me dado suporte em todos os passos da escola biblica.
Deus a abençoe grandemente.
Postar um comentário