DEUS É O CRIADOR
Alvo
Que, através da criação, a criança possa avaliar o amor de Deus.Ensino principalDeus criou.Acriança deve:- SaberDeus é o criador.- SentirDeus fez todas as coisas para a sua alegria.- FazerAgradecer a Deus porque Ele a ama tanto.
Observação: Professor, você pode preferir ensinar esta lição em duas partes, com uma repetição de cada parte. Assim, pode contar até três ou quatro dias da criação de cada vês, fazendo, intercaladamente, uma repetição de cada parte ensinada. É bom ter em mente que, com pré-escolares, não é muito importante que elas saibam dizer o que foi criado em qual dia e, sim, que saibam que Deus é o criador.
Base Bíblica
Genesis 1:1 - 2:3; João 1:3Para a meditação do professor:Ajude a criança a reconhecer que ela é uma criação especial de Deus. Para o seu próprio enriquecimento espiritual, leia os seguintes trechos e confie no Espirito Santo para mostrar-lhe estas verdades de uma maneira nova: Salmo 102:18; 139:13; Eclesiastes 11:5; 12:1; Isaías 43:1, 7; 44:2; Jeremias 1:5; Malaquias 2:10; Romanos 9:20. O nosso Deus é tão grande! Ele nos criou!Palavra - chave Criou
Versículo para decorar"No principio criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1:1)Visuais e outros auxílios para o ensino1.
Figura de Jesus, para o cântico de abertura. Colar em papel-cartão, recortar e montar em um palito de picolé. 2.
CD de músicas infantis3. Figuras da criação, arrume figuras correspondentes a criação e cole nos 6 lados da caixa.
4. Marcador de Bíblia verde.5.
Algarismos coloridos de 1 a 6 forrados com papel acamurçado para usar no flanelógrafo. 6.
Visuais para "maravilhas da criação" ( pingos de chuva podem ser feitos salpicados com cola branca - polar ou tenaz - em cartolina ).
As figuras podem ser coladas em cartolina. As crianças podem colar os visuais, fazendo um móbile. 7.Caixa Criou. Cole em uma caixa a palavra Criou, silhueta de criança, figuras de sol, lua e estrela, gravuras de arvore e flores. Depois de colar as figuras na caixa, forre-a com contact transparente.8.Arvores e flores, coladas em papel-cartão, recortadas e coladas em palitos de churrasco, para serem "plantadas" no jardim de isopor. Itens para acrescentar1.
Crachás de cartolina em forma de folha2. Tubos de papelão (bobina vazia de toalha de papel alumínio, rolopack ou magipack). Pedacinhos de tecido escuro para cobrir uma das extremidades do tubo.3. Itens da natureza: ramos de pinheiro ou pinhas, flores naturais, folhas ou plantinhas.
4. Gravador.5. Papel para mural (de preferência branco) e giz de cera, para o trabalho natural. Um pedaço de cartolina verde com a palavra CRIOU escrita em letras de forma maiúscula. 6.
Bíblia grande. Use papel-cartão preto e faça as bíblias.Hora da AmizadeA criança quer atenção, chame-a pelo nome.Assim que a criança chegar, afixe nela o crachá (em formato de folha, item 1de Itens para acrescentar) com o seu nome.
Converse a respeito de como ela veio para a classe. Leve-a para ver os objetos da natureza, discutindo coisas que ela talvez tenha visto no caminho para a aula. Apresente-a a outras crianças e professores, pelo nome, chamando a atenção para o crachá.Para a abertura, cante um cântico que fale de Jesus, se possível com gestos.Você sabe quem é Jesus? (O Filho de Deus)Mostre o fantoche (item 1 de Visuais e outros auxílios para o ensino).As crianças fazem um círculo, de mãos dadas, e andam de mãos dadas, e andam em roda, ao cantarem este cântico pela segunda vez. Se a classe é grande, elas podem marchar, uma atrás da outra, ao cantarem, mas sempre de mãos dadas.Vamos cantar um outro corinho sobre Jesus.(cante somente a primeira estrofe do corinho)Repita o nome da criança (a repetição do nome da criança fortalece seu sentimento de autovalorização), dizendo que você está muito contente porque estão ali. Leve-as a sentir que a aula vai ser divertida e que vão aprender sobre coisas que Deus fez para ela.Deus fez todas as coisas para a nossa alegria, porque Ele nos ama.HistóriaPrenda fitas de crepon para indicar onde as crianças devem sentar-se. Cante um outro corinho enquanto as crianças vão tomando os seus lugares. (se quiser use ilustrações ao cantar este corinho)Poesia: A Bíblia (o professor deve repetir a poesia, usando a Bíblia.
Então, faça com que as crianças usem Bíblias "de Faz de conta", (item 6 de Itens para acrescentar) e ensine-lhes os gestos, usando os dedos. Repita os mesmos gestos todas as semanas.)A Bíblia é o santo livro,que o bondoso Deus nos deu.Ela fala de Jesuse nos conta sobre o céu.Demos graças pela bíbliae louvemos ao Senhor!Vamos ler o santo livroque nos mostra o Seu amor.Cante um corinho que fale sobre a Bíblia, usando sua Bíblia como visual.( deixe a criança tocar na Bíblia. Ela aprende através dos sentidos)Vamos abrir nossa Bíblia bem no começo. Escute oque a Palavra de Deus diz. (leia Gênesis 1:1)Leia o versículo cantando "No princípio ...".(Mostre a caixa com a palavra criou item 7 de Visuais e outros auxílios para o ensino)Vocês ouviram a palavra criou ? (repita o versículo) Criou quer dizer que Deus fez os céus e aterra ... do nada (vá mostrando as outras figuras da caixa. o vocabulário da criança é limitado. Explique as palavras desconhecida). Ele é tão poderoso!O nosso grande Deus, que ama a cada um de nós, criou nosso lindo mundo em seis dias, 1, 2, 3, 4, 5 e 6 ( ao contar mostre os números do item 5 de Visuais e outros auxílios para o ensino).Vamos descobrir mais sobre como Deus criou o mundo.(Toque um CD para dar a impressão de passagem do tempo)Estava escuro... muito escuro...(deixe cada criança olhar no tubo de papelão, o qual tem uma das extremidades coberta com um pedaço de tecido escuro, item 2 de Itens para acrescentar.
As crianças aprendem vendo)Agora fechem os olhos. Assim também podem ver como é a escuridão.(enquanto estão de olhos fechados, retire o tecido do tubo de papelão)No primeiro dia, Deus disse: "haja luz; e houve luz". Deus fez a luz sair da escuridão!(deixe as crianças olharem através do tubo e verem a diferença entre as trevas e a luz.)Muito obrigado, Deus, por amar-nos e por criar a luz. Deus chamou a luz de dia. Você sabe o nome que ele deu para a escuridão? Sim! Ele chamou a escuridão de noite. No primeiro dia Deusa separou a luz da escuridão!(mostre a caixa do item 3 de Visuais e outros auxílios para o ensino com a figura que representa a luz e as trevas)No segundo dia, Deus dividiu as águas que estavam encima, das aquas que estavam embaixo. E o céu apareceu.
N o segundo dia, Deus deu-nos o ar para respirarmos (respirem fundo).Obrigado, Deus, pelas brancas nuvens, obrigado pelo lindo céu azul. Obrigado pelo ar que respiramos. (mostre a figura que representa a água)No terceiro dia, Deus disse que o chão seco devia aparecer, ele chamou o chão seco de terra.(deixe as crianças apalparem um pouco de terra ou uma pedra, as crianças aprendemapalpando) Deus juntou as águas em lagos e rios, lagoas e riachos, e colocou o grande mar em seu lugar. E, então, Deus disse que as plantas deveriam crescer da terra! E assim que ele falou, o que aconteceu?As lindas árvores apareceram. E a grama verdinha também.
Você pode apontar as árvores na figura? (mostre a figura correspondente) Vamos agradecer a Deus pelas coisas que Ele nos deu no terceiro dia.Muito obrigado, Deus, pelos rios e lagos. Muito obrigado pelas lindas árvores e a grama.(deixe as crianças plantarem árvores, coladas em palitos de churrasco, no jardim de isopor, item 8 de Visuais e outros auxílios para o ensino. Esta atividade pode, também, ser deixada para a recapitulação.)Poesia: Árvores (com gestos)A mangueira estende os galhospara cá e para lá.A palmeira cresce finapara cima, para cima ...E olhe os galhos do chorão:vão crescendo para o chão!...As flores do nosso jardim não são de verdade. Só Deus pode fazer uma flor de verdade. (mostre uma flor natural, permitindo que cada criança a toque e sinta o seu perfume.)(As crianças, aprendem apalpando, ouvindo, fazendo, vendo, tocando e cheirando.)Cante um corinho que fale da criação de Deus, com gestos, elas tem muita deixe-as movimentar-se.Vamos contar os dias e dizer as coisas que Deus criou em cada dia. (deixe que uma criança aponte a figura e diga o que Deus criou neste dia.)No quarto dia, Deus colocou dois grandes luzeiros para brilharem no céu, dando-nos luz. Podemos ver o luzeiro mais brilhante durante o dia, você sabe como ele se chama? (sol).(faça gestos ao contar sobre o grande luzeiro e deixe que as crianças o imitem.)(fale em voz mais baixa) A luz que Deus colocou no céu para a noite não tem um brilho tão forte.Ela é chamada de __________. (lua)E Deus fez muitas outras luzes que brilham no céu, a noite.Elas são chamadas de_______(estrelas)Mostre a figura relacionadaObrigado, Deus, pelo sol e pela lua!(para a recapitulação, pode-se fazer silhuetas, de cartolina, de sol, lua e estrelas, e monta-las em palito de churrasco. Cada criança pode receber as suas próprias silhuetas e marchar ao redor da sala com elas nas mãos.) No quinto dia, Deu criou os peixes para viverem nas águas. Ele fez peixinhos pequenininhos e peixes bem grandões. (se quiser mostre um peixinho vivo.)Vamos fazer um peixeAqui está um peixinho(Junte as palmas das mãos e movimente-as como se fosse um peixe nadando).Aqui está um maior!(Com uma mão um pouco mais a frente, aumenta o tamanho do peixe)Outro, e maior desta vez!(mais ainda pra frente, aumenta mais o tamanho do peixe.)(contando nos dedos)Já são: um, dois, três!Agora vamos fazer de conta que somos peixinhos, nadando nos rios que Deus criou. Vc~e pode escolher o peixe que quer ser, o peixinho, o maiorzinho ou o grandão (junte as mãos e movimente o corpo como um peixe nadando.)Muito obrigado, Deus, porque o Senhor fez os peixes nadarem.(mostre a figura relacionada) Também, no mesmo dia, Deus criou os pássaros para voarem pelo ar!(faça gestos). Deus fez com que cada passarinho saiba voltar para o seu ninho, não importa o quanto esteja longe de seu lar. Vamos imitar o passarinho. E como passarinho, você vai lembrar exatamente onde fica o seu lugar.Depois de voar ao redor da sala, você vai voltar para o mesmo lugar.(Deixe os "passarinhos" voarem. Se a classe é grande, poderão "voar" sem sair do lugar. Mas, se o espaço permitir, use esta atividade. Pode haver um "pássaro" que não volte para o seu lugar. Aproveite o acontecimento para uma aplicação:Os pássaros sempre seguem o seu caminho para casa, mas as crianças às vezes seguem seu próprio caminho e não o de Deus. As pessoas se afastam de Deus, andando longe d’Ele.)Crianças, ajudem ele a encontrar o seu lugar.
Que bom! Deus ajudou você a lembrar onde era o seu lugar, não é? Deus, sempre manda alguém nos ajudar a ficar, bem pertinho d’Ele!Obrigado meu Deus, pelos passarinhos que voam. Obrigado por que o Senhor os faz saber voltar para o ninho.Obs: Variação no volume e na tonalidade da voz atrai a atenção das crianças e cria um ambiente apropriado.No sexto dia, Deus fez os animais.(Mostre a figura relacionada, aponte a vaca)Ele criou a vaca para dar o leite que você bebe.(mostre uma figura de um copo de leite, ou um saco ou caixa de leite vazio)Deus fez o cavalinho. Você gostaria de montar nele? Quem pode ver o cavalinho na figura? Vamos fazer de conta que estamos andando a cavalo. Vamos fazer o barulho do trote do cavalo.(batem nos joelhos, imitando o barulho do cavalo)Deus fez o grande elefante, o macaco e a alta girafa. Ele fez os gatinhos e os cachorrinhos, as tartarugas para brincar com você. Ele os fez, porque gosta de você. "Carlinho", você pode encontrar o cachorrinho na nossa figura? Vamos agradecer a Deus pelos animais. Muito obrigado,Deus, porque o Senhor criou os animais.Mas ainda não contei tudo o que Deus criou. Escute o que diz o livro de Deus, a Bíblia: "Façamoso homem..." Deus fez o primeiro homem e a primeira mulher no sexto dia.(Arranje uma figura de Adão e Eva, mostre para as crianças, e depois prenda a figura com fita adesiva em um local de destaque).Deus fez Adão e Eva diferente dos animais. Os bichos, pássaros e peixes, não podem entender como Deus é. Não podem conhecer e amar a Deus. Mas Adão e Eva podiam.Deus fez Adão e Eva de um jeito especial. Eles podiam conhecer e amar ao SenhorDeus fez o papai e a mamãe. E Ele fez você! A Bíblia diz que Deus criou cada um de nós. Muito obrigado Deus, porque o Senhor nos fez. Obrigado porque o Senhor nos ama. E muito obrigado, porque o Senhor nos fez para sermos seus amigos e ama-lo.Depois de fazer todas as coisas, Deus parou. Tudo o que Ele tinha feito era muito bom!Vamos parar e pensar em quantas coisas Deus fez para a nossa alegria!(faça com que abaixem a cabeça sobre os braços, fechando os olhos por alguns instantes. Depois,poderão examinar novamente as figuras e apontar, cada uma, uma coisa que Deus criou.
Faça uma pausa para agradecer a Deus por fazer cada coisa.)Fique atento*Acriança aprende pela observação. Deixe-a descobrir novos visuais, as coisas que Deus criou. Não tem importância se ela não lembrar a ordem da criação. Ela se cansa facilmente, providencie momentos de descanso.* Acriança aprende fazendo: atividade e movimento.* Espere obediência. Dê a direção. E elogie quando lhe obedecerem.* Acriança aprendo ouvindo e fazendo.Centro da bíblia(deixe uma criança abrir a bíblia na página marcada pelo marcador verde e ler o versículo sublinhado.)A bíblia diz: "No principio criou Deus os céus e a terra" (Genesis 1.1). Estas palavras estão exatamente no começo da nossa Bíblia.(Cante uma música que fale da criação, segure a caixa criou.)Todos vão dizer esta palavra da Bíblia: criou. Criar quer dizer fazer. Deus fez os céus e a terra. Ele os fez assim: Deus apenas falou e eles apareceram! Deus é muito poderoso!
Vamos ouvir um cântico sobre o nosso grande Deus. (cante com gestos)Sim, o nosso Deus é grande e poderoso...Ele pode fazer qualquer coisa. E eu sei mais uma coisa a respeito de Deus. (Cante um corinho que fale de Deus)É porque Deus nos ama que ele nos deu este mundo maravilhoso em que vivvemos.(repita o corinho)Deus criou cada um de nós e Ele nos ama. Ele sabe o nome de cada um de vocês.Sim, Deu ama você. Ele criou você. Ele sabe o seu nome. (Diga o nome de cada criança.) Vamos agradecer e dizer a Deus o quanto nós o amamos por ter feito este mundo lindo.Apresentando o evangelhoO livro sem palavrasTrata-se de um livrinho colorido, no qual usamos como visual, para evangelizar as crianças. Você pode fazer um, usando papel- cartão, verde,.dourado, vermelho, preto e branco. (Mostre a capa verde)Aprendemos sobre muitas coisas verdes que Deus fez. Quem pode me dizer uma coisa verde que Deus criou? Deus fez um lindo jardim verdinho para ser o lar de Adão e Eva.(Mostre a página dourada)Deus está preparando um outro lindo lar, especialmente para você e para mim. O lindo lar que Deus está preparando para nós é o céu. Deus nos ama. Ele quer que um dia vamos morar com ele em seu lindo lar, o céu. Mas Deus não pode nos deixar ir para o céu com as coisas feias que fazemos. Deus chama estas coisas feias de pecado. O céu é lindo, lindo, lindo, e lá o pecado não pode entrar. O céu é um lugar muito alegre. Se o pecado e as coisas feias entrassem ali, fariam do céu um lugar triste.
Mas Deus quer que você e eu vamos para o céu. Ele preparou uma maneira de podermos ir para o seu lar celestial um dia.(Mostre a página vermelha)Esta cor vermelha faz-nos lembrar de Jesus, o filho de Deus. A Bíblia diz que Jesus nunca fez coisas feias e más. Jesus não pecou. Mas ele sofreu em nosso lugar, pelas coisas más que você e eu fizemos. Jesus morreu e deu o seu precioso sangue na cruz por nós (1 cor. 15:3). Mas ele não está morto agora. Jesus voltou a viver!(Mostre as páginas preta e branca)Este preto representa o pecado, das maldades que nos fazemos e entristecemos a Deus. E o branco representa a purificação. Jesus pode nos ouvir quando pedimos para Ele nos limpar de toda a maldade, do pecado.(cante um corinho que fale de Jesus e depois toque um CD de música infantil bem baixinho).Alguns de vocês já conhecem Jesus. E, quem sabe, talvez você queira hoje deixar que Jesus entre no seu coração. Se você quer, venha me contar, enquanto as outras crianças estão pintando o nosso mural.Obs:
Alguns pré-escolares estarão prontos para receber a Cristo. Dê-lhes esta oportunidade.Atividade artística( Papel para mural. Item 5 de Itens para acrescentar. Lembre as crianças que Deus criou o nosso mundo em muitas cores lindas. Deixe que cada criança escolha a cor que quer usar para pintar uma parte do mural. Enquanto estão escolhendo as cores e pintando, converse com elas a respeito das coisas que Deus fez, com aquelas cores.)Toque, bem baixinho, um CD com corinhos durante a atividade artística. Converse com as crianças sobre a criação.Atividades para semanas posterioresPara reforçar o ensino desta lição1. Livrinho sem palavrasmonte com as crianças2. passeio na naturezaMostre uma cor para as crianças, e elas terão que dizer uma criação correspondente aquela corex: azul - céu; vermelho - flor; verde - grama... etc.3.Recapitulando a históriaPermita a participação das crianças, deixando-as manusear os visuais, contar a história, etc.4. As crianças podem fazer desenhos sobre a criação em pratos de papelão.5. Jogo da memóriaEm 16 quadrados de cartolina, da mesma cor, cole figuras sobre a criação, 8 pares diferentes.
Os quadrados estarão virados sobre a mesa. O professor fará as perguntas a respeito da lição, e a criança que responder corretamente poderá escolher dois quadrados. Se as figuras escolhidas formarem um par, a criança ficará segurando os 2 quadrados. Se a criança não acertar o par, os quadrados serão devolvidos a mesa. ( de acordo com a maturidade das suas crianças, poderá ou não deixar as figuras virada para cima, quando devolvidas a mesa. Use sabedoria. É preciso ser uma atividade gostosa, além de ajudar no aprendizado. De maneira alguma deve ser frustrante para as crianças.)Perguntas para revisão1. O que existia antes de Deus criar os céus e a terra? (Escuridão)2. O que Deus usou para fazer os céus e a terra? (Nada, falou e eles foram criados)3. Quantos dias Deus levou para criar o mundo? (6 dias)4. Quando Deus separou a luz da escuridão, como Ele chamou a luz? (dia)5. Como Deus chamou a escuridão? (Noite)6. Que quer dizer a palavra criou? (Fez)7. Diga algumas cores que Deus usou para criar o mundo. (Verde, azul, marrom e amarelo)8. Qual foi a luz forte que Deus colocou no céu para brilhar durante o dia? (Sol)9. Qual a luz menos forte que Deus fez para brilhar a noite? (lua)10. Deus colocou muitas outras luzes para brilharem no céu a noite. Como se chamam? (Estrelas)11. O que deus criou que nada nas águas? (Peixe)12. O que Deus fez que voa pelos ares? (Pássaros)13. Diga alguns animais que Deus criou. (Vaca, cavalo, cachorro...)14. Qual era o nome do primeiro homem que Deus fez? (Adão)15. Como se chamava a esposa de Adão? (Eva)16. O que Adão e Eva podiam fazer que nenhum animal podia? (Conhecer e amar a Deus)17. Como se chama o filho de Deus? (Jesus)18. O que o Senhor Jesus fez pra nos salvar? (Morreu pelos nossos pecados)19. Jesus ainda está morto? (Não, Ele está vivo. Ele vive no céu e quer viver em nosso coração)20.
Quem é que muito ama você? (Jesus)Este material foi extraído do livro Fala-me agora. Publicação da APEC Aliança Pró Evangelização das Criança. Contem 12 lições bíblicas, excelente!
VOU POSTAR OS DESENHOS EM ANEXO
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
meu nome é Dayane tenho apenas 19 anos e sou professora da EBD, por acaso achei esse blog, muito criativo e pode ter certeza que vou adotar esses metodos, para melheor entendimento dos meus alunos na sala .
que Deus te abençoe grandemente
bjo
Dayaninha!!!
obrigada day
volte sempre
tia lay
meu nome é Kyss e tenhu 19 aninhus e sou professora do MEPP, gostei muito dos métodos aki postados, e vou adotar para o melhor aprendizado das minhas jóias preciosas
q a paz de Cristo inunde sua vida!!!!!!!!
shalom
Gostei muito do conteúdo. Estou a iniciar agora como professora da EBD, com principiantes (3 aos 6 anos) e aqui tem coisas muito interessantes.
Obrigada pelo trabalho e que Deus continue abençoando a irmã.
Suzy
Oi,meu nome é Andrea,eu trabalho com crianças,e eu conhecia um corinho assim :Deus ama cada um,as crianças de cada lugar...mas eu não me lembro do restante desse corinho,se vc souber envie para o meu e-mail:andrealima1948@hotmail.com,Deus abençoe!
obrigada
voltem sempre e aproveitem
tia lay
Postar um comentário