SETE NECESSIDADES BÁSICAS DA CRIANÇA
1. AS CRIANÇAS PRECISAM DE UM SENTIDO, DE SIGNIFICADO:
Os seres humanos necessitam ser notados, apreciados e amados como são, caso devam ter um sentido de significado. Não conseguiremos viver conosco mesmos se sentirmos que não temos valor ou se gostamos de nós mesmos.
De que forma podemos desenvolver este senso de significado?
1. Investir no relacionamento conjugal, demonstrando amor um pelo outro diante dos filhos.
2. As crianças não devem ser o centro de nossas atenções.
3. As crianças devem ser respeitadas em seu processo de maturação, não podem ser forçadas a alcançar posições superiores às suas possibilidades.
Atitudes dos pais que podem gerar complexo de inferioridade nos filhos:
ü elogios freqüentes a um dos irmãos;
ü ferir o auto-respeito;
ü exposição da criança ao ridículo, sarcasmo, zombaria, desprezo.
Como construir um sentido de significado?
ü Elogiar a criança pelos seus pequenos serviços e atitudes. Como diz Bruno Bettelleim : “A convicção sobre o próprio valor sópode resultar do sentimento que a pessoa tem de que seu trabalho é importante e que ela se desempenha bem dele.”
ü Apresentar a criança a outros pelo nome.
ü Permitir que a criança fale por si mesma quando alguém lhe faz perguntas.
ü Respeitar as opiniões e sentimentos da criança.
ü Passar mais tempo com a criança, dando a devida atenção.
ü Confiar nelas para que desenvolvam um senso de dignidade.
2. AS CRIANÇAS PRECISAM DE SEGURANÇA
Condições que criam insegurança:
1. Conflitos mal-resolvidos entre os pais que não sabem lidar com as diferenças de opinião.
2. Mobilidade constante traz dificuldades de ajustamento aos novos locais e pessoas.
3. Falta de disciplina, de limites estabelecidos.
4. Ausência dos pais em casa.
5. Críticas freqüentes provocam sentimento de fracasso e incompetência.
6. Pais que dão presentes e dinheiro, mas não dispõem de tempo, nem demonstram amor pelos filhos.
7. Insegurança e ansiedade dos pais.
Condições que criam segurança:
1. Harmonia, lealdade e comprometimento dos pais em seu casamento.
2. Certeza do amor dos pais que se concretiza em gestos de afeto.
3. União na família, para o alcance de metas, gera o senso de estabilidade.
4. Manutenção da rotina, horário habitual para as refeições e sono.
5. Disciplina administrada de forma amorosa.
6. Administração de toque (abraços, colo, carícias, beijos etc.)
7. Sensação de pertencimento para sentir-se aceita, valorizada e digna de valor.
4. AS CRIANÇAS PRECISAM DE ACEITAÇÃO
Assim como a saúde do corpo depende da alimentação e de exercícios físicos adequados, a saúde emocional depende da auto-estima, senso de utilidade, aceitação e valorização.
Por que as crianças sentem falta de aceitação?
ü Críticas constantes que geram sentimentos de fracasso, rejeição e desajustes.
ü Comparar a criança com outros, em nível de desempenho e competências.
ü Querer que as crianças atendam às expectativas da juventude dos pais.
ü Superproteger a criança faz com que se sinta incapaz de realizar tarefas.
desenvolvam. Manter expectativas frustradas, revelando-as aos seus filhos.
O que dá lugar ao sentimento de aceitação?
ü A criança deve ser tratada e apreciada como única, ter certeza de que é amada do jeito que é.
ü Auxiliar a criança a descobrir o prazer de realizar algumas atividades.
ü Permitir que a criança descubra que é amada, desejada e apreciada.
ü Aceitar as amizades do filho.
ü Manter a sinceridade e não ter receio de revelar suas fraquezas.
ü Ouvir os filhos com o coração.
ü Valorizar o filho, tratando-o como uma pessoa de valor.
ü Contribuir
4. AS CRIANÇAS PRECISAM AMAR E SER AMADAS
“A suprema felicidade da vida está na convicção de que somos amados.” (Victor Hugo)
A forma como estendemos amor a nossos filhos afetará profundamente a nossa forma de nos relacionarmos com os outros. Amar e ser amado produz a sensação de pertencimento que produz a segurança necessária para enfrentar a vida.
Seus filhos sabem que são amados?
ü Aprendemos a amar, pois nascemos com capacidade para isto. Correspondemos ao amor que nos é demonstrado.
ü Ensinamos o nosso filho acerca do amor de Deus e da beleza do sexo quando expressamos, diante dEle, o amor pelo cônjuge.
ü Demonstramos o amor quando o comunicamos através de palavras e de gestos.
ü Amamos quando revelamos o prazer que sentimos na companhia do outro.
ü O amor é demonstrado quando demonstramos que confiamos nos nossos filhos.
ü Ouvir os filhos é uma das melhores formas de amá-los e termos a certeza de que seremos ouvidos no futuro.
ü Este nobre sentimento contribui para compartilharmos experiências, as quais promovem a união, compreensão e comunicação.
ü Quem ama, constrói relacionamentos francos e confortáveis, atentando para a verdadeira identidade da criança.
ü As pessoas amadas sabem que são mais importantes que as coisas.
5. AS CRIANÇAS PRECISAM DE ELOGIOS
Tornamos as pessoas belas quando as louvamos e encorajamos com sinceridade. Precisamos de calor e ternura para mudar para melhor. Os nossos problemas de identidade são causados pelas críticas. O elogio não estraga a criança. Mas, se ela não o receber, passará a buscá-lo de forma errônea.
ü Deve-se elogiar o desempenho da criança e não a sua personalidade, sempre apontando para o progresso e evolução da criança.
ü O louvor deve ser dado pelas pessoas que ocupam uma posição privilegiada no cotidiano da criança. Dessa forma, se promoverá a generosidade, iniciativa e cooperação.
ü O elogio deve ser sincero.
ü A criança deve ser elogiada pelas ações de iniciativa própria.
ü As atitudes dos pais são tão importantes quanto as palavras de ânimo.
6. AS CRIANÇAS PRECISAM DE DISCIPLINA
Disciplinar a criança exige sabedoria, paciência e persistência. Não basta haver amor por parte dos pais. Os sentimentos de cordialidade, afeição e amor devem ser temperados com conhecimento, compreensão e auto-controle. Se a criança tiver liberdade ilimitada, certamente se assustará e se tornará insegura. A verdadeira liberdade será alcançada quando houver limites. Estes limites devem ser bem compreendidos e colocados em prática.
“1. Definição de disciplina. A disciplina é no geral definida como castigo que produz obediência. Este conceito é muito limitado. A palavra disciplina deriva de discípulo. Tanto disciplina como discípulo têm origem no termo latino para pupilo, significando instruir, educar e treinar. A disciplina envolve a modelagem total do caráter da criança, encorajando o bom comportamento e corrigindo aquele que é inaceitável. O castigo é a parte da disciplina que fornece uma restrição curta e temporária.
O castigo do mau comportamento não produz automaticamente o bom comportamento. A disciplina inclui também a responsabilidade dos pais em obter, encorajar, construir o bom comportamento em substituição ao mau. A disciplina inclui tanto o cultivo como a restrição – dois elementos necessários para a vida. Um bom jardineiro cultiva e poda suas plantas a fim de obter bons frutos. As ervas daninhas florescem naturalmente sem cuidado especial. Treinamento é o que devemos fornecer a nossos filhos. Ao encarar a disciplina nesses termos mais amplos, compreendemos que os métodos a serem aplicados podem variar muito mais do que pensamos geralmente. A disciplina inclui tudo que um pai faz ou diz para ajudar seu filho a aprender e desenvolver-se na direção da maturidade.
2. Propósitos da disciplina. Os pais devem perguntar continuamente a si mesmos:’Qual o objetivo final que desejo alcançar no treinamento de meus filhos?’
3. Métodos de disciplina. A reação da criança à disciplina dos pais tem muito mais significado do que o método usado.”[1]
Os métodos de disciplina podem ser resumidos em três categorias:
a) Regulamento – estabelecimento de regras.
b) Imitação – o modelo da criança está nas ações dos pais, do que são, fazem e dizem.
c) Inspiração – resultante da felicidade e satisfação dos pais.
A disciplina e o controle só vão funcionar quando há estrutura de bons sentimentos, afeição e alegria.
Os cinco princípios de disciplina do Dr. James Dobson:
1. Desenvolver respeito pelos pais, atentando para os seus princípios religiosos.
2. Reconhecer que a comunicação no geral melhora depois do castigo.
3. Controle sem implicância.
4. Não saturar o filho com excessivo materialismo.
5. Evitar extremos no controle e no amor.
7. AS CRIANÇAS PRECISAM DE DEUS
As primeiras orientações bíblicas para os pais estão em Dt 6. 6-8.
- Os pais devem ter, em primeiro lugar, comunhão com Deus: conhecer o caminho, mostrá-lo e seguir através dele. A compreensão do amor de Deus, misericórdia, perdão, aceitação e a verdade da Palavra de Deus resultarão do relacionamento familiar.
- O treinamento religioso é responsabilidade direta dos pais. A colaboração e encorajamento dos pais são os pré-requisitos para o desenvolvimento espiritual da criança na igreja.
Observando o texto bíblico de Sl 78. 1-8, verificamos os três propósitos da instrução:
1. depositar fé em Deus;
2. lembrar-se das obras divinas, guardando os seus mandamentos;
3. impedir o descontrole, teimosia e rebeldia.
- A instrução deve ser constante, contínua. Até os quinze anos, a criança normal pode fazer até 500.000 perguntas. A ausência de ensino sobre Deus pode expor a criança a toda sorte de falsos deuses e filosofia.
- A maior parte da orientação é comunicada através do exemplo.
Este texto é uma síntese do livro:
DRESCHER, John, M. Sete necessidades básicas da criança. Trad. Neyd Siqueira. 12. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
Colaboração para o Portal EscolaDominical : Profa. Amélia Lemos Oliveira.
Bibliografia
John M. DRESCHER, Sete necessidades básicas da criança, p.82-3
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
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9 comentários:
A PAZ DO SENHOR, TIA LAY!
Sou mãe, não sou tia de escolinha, mas estava em busca de algumas historinhas evangélicas para o meu filho Davi de 2 anos. Graças a Deus encontrei seu Blog que é uma benção, com várias dicas de comportamentos cristão que nunca devemos de exercitar no nosso dia a dia.
Obrigada e que Deus continue abençoando o seu ministério!
um abraço e Deus a abençoe!
Kelly
Sou professora do 5ºano em uma escola,professora da EBD dos juniores e reponsável pelo departamento infantil da Igreja onde congrego.Tenho um filho de 5 anos hiperativo e com hidrocefalia congenita ,ele é uma bênção na minha vida .Gostaria de umas sugestões sobre como lidar com crianças hiperativas,pois meu filho já fez tratamento com 12 sessões com uma pisicóloga,porque ele estava muito agressivo ,teimoso,agitado,porém o tratamento terminou e ele continua com o mesmo comportamento .Vc poderia me ajudar !? Amei seu Blog que Deus continue lhe abençoando!!!
A PAZ DO SENHOR, TIA LAY
SOU UMA NOVA TIA DA ESCOLINHA DA IGREJA PRIMITIVA, E ESTAVA PROCURANDO NA INTERNET COMO LIDAR COM AS CRIANÇAS, APRENDER A CONVERSAR COM ELAS COMO TRATAR.
QUERIA SABER ONDE CONSIGO LIVRINHOS DE DESEJO PARA PINTAR...ALGUMA COISA PARA FAZER COM QUE ELES APRENDAM SOBRE A PALAVRA DO SENHOR....AGUARDO RESPOSTA...PAZ
Gostei bastante do blog, achei que as dicas são bem construtivas.. porem, ha um erro fatal. No momento em que apontam isso, se referindo, aspenas, as crinças evangelicas.
Crianças de outras religioes tem carregam os valores e sentimentos parecidos com os evangelicos.
a paz do SENHOR tia lay!!! venho por meio deste bilhetinho para pedir uma dica de dinamica que tem por titulo ( igualdade de direitos. ) desde já te agradeço ah!! amei as várias dicas e suas temáticas que DEUS continue a ti abençoar. forte abraço e fica na paz!!!!
A paz do senhor tia Lay!
sou tia da escolinha e fico feliz em saber que tem pessoas como a senhora que se dedica em ensinar o que sabe sobre os pequenos, aqui encontrei o que procurava. que Deus te abençoe e um grande abraço
Meiry
Oi bom dia,
Queria uma opinião, tenho dois filhos um de 3 e um de 5 anos,
e eles são um pouco agitados nada anormal pra idade, porem o mais velho não quer ficar na salinha ou as vezes que ir pra sala do irmão menor, e quando contrariado acaba respondendo a tia ficando meio irritado, sei que isso pode estar acontecendo por uma serie de outras coisas.... porem minha duvida é sempre que isso acontece a tia ou a Pra pega eles e levam até mim no culto e fala mamãe ele estava desobedecendo por isso vai ficar aqui com você. E isso tem me causado um certo desconforto pois acho errado essa forma de agir acho que deveria ter uma outra forma de tratar a situação porem não sei se estou sendo chata. O que você acha?
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