ALTARES COMESTÍVEIS
Material: 12 Marshmallow, pratos com glacê
Preparo: Dê uma faca, 12 marshmallow e dois pratos às crianças; um dos pratos deve conter uma colher de glacê;
Desenvolvimento: Mostre aos alunos como empilhar os marshmallow em círculo para construir um altar; o glacê serve de cola.
Mande as crianças espalharem um pouco de glacê em cima do altar. Depois é só colocar os palitinhos salgados como se fossem lenha.
Embale a obra dos alunos em papel filme e coloque a etiqueta. Depois deixe que as crianças façam um lanche para comer na classe.
COMEMORAÇÃO EM JERICÓ
Material: Pedaços de bolo, chantilly, biscoitos, doces.
Preparo: Dê a cada aluno um prato com um pedaço de bolo.
Desenvolvimento: Mande que cubram o bolo com chantilly. Mostre como plantar os biscoitos no creme ao redor do bolo para construir o “muro” de Jericó
Dê um punhado de ursinho de goma aos alunos e mostre-lhes como alinhar os doces em volta dos muros do bolo. Sugira que façam seus “soldados” caminhar ao redor dos muros para depois derrubá-los... para dentro da boca.
CAÇA AO TESOURO
Material: Pedacinhos de papel
Preparo: Você deverá separar a turma em duas ou três equipes, nos pedaços de papel escreva desafios com enigmas bíblicos.
Desenvolvimento: Coloque uma pista de onde está escondido o próximo desafio. Esconda-os em determinados locais do ambiente em que será realizada a brincadeira, anote para não esquecer ou confundir os desafios de cada grupo
Você pode organizar as pistas de várias formas, por exemplo:
· Se estiver em um sítio, colocar versículos sobre árvores e lá esconder a próxima pista.
· Charadas com carros, animais...
· Na igreja pode se colocar pista na porta, próximo a água, parede, janelas e etc.
Os grupos devem ser estimulados a caminhar juntos e todos os grupos devem ser estimulados a solucionar charadas.
Ganha o grupo que terminar seu circuito primeiro e desvendar o mistério.
CARRINHO DE MÃO
Material: Bolinha de ping-pong
Preparo: Os times devem se dividir em duplas que devem formar carrinhos de mão.
Desenvolvimento: Uma pessoa segura as pernas da outra que então sai engatinhando. Os carrinhos de mão vão conduzir uma bolinha de ping-pong pelo sopro até o ponto pré estabelecido e voltar. Na volta os dois participantes podem inverter as suas posições. A dupla seguinte deve repetir a operação até que todos os integrantes do time tenham participado. Não é permitido tocar na bolinha.
BUMBALÕES
Material: Balões para assoprar
Preparo: Dividir a turma em duplas e amarrar os balões nas mãos e nos pés de todos os participantes.
Desenvolvimento: As crianças deverão cantar um hino escolhido e enquanto cantam, estourar os balões do seu par. Ganha a dupla que estourar menos balões.
SUA CASA É O JORNAL
Material: Folhas de papel de jornal, música
Preparo: Espalhar as folhas de jornal pela sala, de acordo com o número de crianças
Desenvolvimento: As crianças devem andar, desviando das folhas de jornal, enquanto ouvem uma música. Assim que a música parar, rapidamente todos pisam em cima do jornal (a sua casa). Quando o som reiniciar, todos saem andando novamente. A cada rodada, o professor tira um jornal do chão, para aumentar o desafio. Assim, as crianças serão obrigadas a se juntarem nas poucas “casas”. Ao final do jogo, restará apenas uma folha de jornal, onde todos deverão dar um jeito de entrar. Vale encostar apenas uma parte do corpo como um dedo, mão ou pé. O jogo é cooperativo, não há um ganhador.
PERSONAGENS
Material: Papéis, figuras
Preparo: Colar em pequenos pedaços de papéis imagens de animais ou personagens bíblicos, depois distribuí-los às crianças.
Desenvolvimento: As crianças irão receber os papéis ou figuras com imagens ou nomes dos personagens ou animais bíblicos, elas representarão através de mímicas um personagem sorteado.
A intenção é fazer com que os colegas possam interpretar a mímica e descobrir qual.
ETIQUETAS
Material: Fichas de cartolina (22x15), pincel atômico, fita crepe, papéis para anotações e lápis preto (A quantidade deve ser de acordo com o nº de participantes)
Preparo: Escrever nomes de personagens bíblicos, lugares da Bíblia, objetos, etc. nos cartões. Colar as fichas nas costas das crianças e distribuir os papéis para anotações e os lápis.
Desenvolvimento: As crianças deverão estar dispostas em círculo enquanto as fichas são coladas em suas costas. A um dado sinal, elas deverão copiar o máximo de palavras possíveis das costas dos colegas, mas cada um deverá impedir que os outros copiem a sua palavra. Vencerá a criança que conseguir o maior número de palavras.
NUMEROLOGIA BÍBLICA
1) Quantos livros tem a Bíblia? R: 66
2) Quantos livros tem o Antigo Testamento? R: 39
3) Quantos livros tem o Novo Testamento? R: 27
4) Por quantas moedas de prata venderam Jesus? R: 30
5) Em quantas tábuas de pedra foram escritos os 10 mandamentos? R: 2
6) Venderam José por quantas moedas de prata? R: 20
7) Quantas vezes, por dia, orava Daniel? R: 2
8) Quantos pães o menino entregou a Jesus para alimentar 5 mil pessoas? R: 5
9) Quantos discípulos Jesus escolheu? R: 12
10) Com que idade Jesus assistiu a páscoa pela 1ª vez? R: 12 anos
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Atenção:
Daniel orava 3 vezes ao dia e não 2...
Postar um comentário