quinta-feira, 18 de outubro de 2007

OS EVANGELICOS E AS FESTAS JUNINAS


Os Evangélicos e as Festas Juninas




Diante de tudo isso, perguntamos: “Teria algum problema os evangélicos acompanharem seus filhos em uma dessas festas juninas realizadas nas escolas, quando as crianças, vestidas a caráter (de caipirinha), dançam quadrilha e se fartam dos pratos oferecidos nessas ocasiões: cachorro-quente, pipoca, milho verde etc.?”. É óbvio que nenhum crente participa dessas festas com o objetivo de praticar a idolatria, pois tal procedimento, por si só, é condenado por Deus!
Quanto à essa questão, tão polêmica, é oportuno mencionar o comportamento de certas igrejas evangélicas, com a alegação de estarem propagando o evangelho durante o carnaval, dedicam-se a um tipo duvidoso de evangelização nessa época do ano. Fazem de tudo, inclusive usam blocos carnavalescos com nomes bíblicos. Não devemos nos esquecer, no entanto, de que as estratégias evangelísticas devem ocorrer o ano todo, e não apenas em determinadas ocasiões, O mesmo acaba acontecendo no período das festas juninas. Ultimamente, surgiram determinadas igrejas evangélicas que, a fim de levantar fundo para os necessitados e distribuir cestas básicas aos pobres, estão armando barracas junto com os católicos em locais em que as festas juninas são promovidas por órgãos públicos. Os produtos que vendem, diga-se de passagem, são característicos das festividades juninas. Os “cristãos” que ficam nas barracas vestem-se a caráter e pensam que, dessa forma, estão procedendo biblicamente.
E o que dizer das igrejas que promovem festas juninas em suas próprias dependências com a alegação de arrecadarem fundos? As festas juninas têm um caráter religioso que desagrada a Deus. Nestas festas ocorrem rezas, canções e missas; as comidas e doces são oferecidos a estes santos -claro que os que comem não são os santos, mas os que participam dela. Este procedimento de "oferecer comida aos santos" é muito parecido aos despachos espíritas nos cemitérios e encruzilhadas; talvez a diferença seja o local da "festa". Então, como separar o folclore da religião se ambas estão intrinsecamente ligadas? O povo de Israel abraçou os costumes das nações pagãs e foi criticado pelos profetas de Deus. A vida de Elias é um exemplo específico do que estamos falando. Ele desafiou o povo de Israel a escolher entre Jeová Deus e Baal. O profeta pôs o povo à prova: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o”(l Rs 18.21). É claro que o contexto histórico do texto bíblico em pauta é outro, mas, como observadores e seguidores da Palavra de Deus, devemos tomar muito cuidado para não nos envolvermos com práticas herdadas do paganismo. Pois é muito arriscada a mistura de costumes religiosos, impróprios à luz da Bíblia, adotada por alguns evangélicos. É preciso que os líderes e pastores aprofundem a questão, analisem a realidade cultural do local em que desenvolvem certas ativida­des evangelísticas e ministério e orientem os membros de suas respectivas comunidades para que criem e ensinem os filhos nos preceitos recomendados pela Palavra de Deus. O simples fato de proibirem as crianças de participar dessas comemorações na escola em que estudam não resolve o problema, antes, acaba agravando a situação.
O que diz a Bíblia
Para muitos cristãos, pode parecer que a participação deles nessas festividades juninas não tenha nenhum mal, e que a Bíblia não se posiciona a respeito. O apóstolo Paulo, no entanto, declara em I Coríntios 10.11 que as coisas que nos foram escritas no passado nos foram escritas para advertência nossa. Vejamos o que ele disse: “Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos”.
O que nos mostra a história do povo de Israel em sua caminhada do Egito para Canaã? Quando os israelitas acamparam junto ao Monte Sinai. Moisés subiu ao monte para receber a lei da parte de Deus. A demora de Moisés despertou no povo o desejo de promover uma festa a Deus. Arão foi consultado e, depois de concordar, ele próprio coletou os objetos de ouro e fabricou um bezerro com esse material, O texto bíblico diz o seguinte:
“Ele os tomou das suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito. Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, apregoando, disse: Amanhã será festa ao Senhor” (Êx 32.4-5).
Qual foi o resultado dessa festa idólatra ao Senhor? Deus os puniu severamente: “Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças”. acendeu-se-lhe a ira, e arremessou das mãos as tábuas, e as quebrou ao pé do monte. Então tomou o bezerro que tinham feito, e o queimou no fogo, moendo-o até que se tomou em pó, e o espargiu sobre a água, e deu-o a beber aos filhos de Israel.
O teor religioso das festas juninas não passa de um ato idólatra quando se presta culto a Santo Antônio, São João e São Pedro.
Como crentes, devemos adorar somente a Deus: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (Mt 4.10). Assim, nossos lábios devem louvar tão-somente o Senhor Deus: “Portanto, ofereçamos sempre por meio dele a Deus sacrifício de louvor, que é o fruto dos lábios que confessam o seu nome” (Hb 13.15). O texto de Apocalipse 7.9 é um bom exemplo do que estamos falando: “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas com palmas nas suas mãos. E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro”.
É possível imaginar um cristão cantando louvores a São João Batista? O cântico seria mais ou menos assim:
“Onde está o Batista?”.
“Ele não está na igreja”,
Anda de mastro em mastro,
“A ver quem o festeja”.
Lembramos a atitude de Paulo e Barnabé diante de um ato de adoração que certos homens quiseram prestar a eles: “E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós. E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava. E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes. Porém, ouvindo isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando, e dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, Sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há” (At 14.11-15).
Os Santos não Podem Ajudar
Normalmente, as pessoas que participam das festas juninas querem tributar louvores a seus patronos como gratidão pelos benefícios recebidos. Admitem que foram atendidas por Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Crêem também que esses santos podem interceder por elas junto a Deus. Entretanto, os santos não podem fazer nada pelos vivos. Pedro e João, como servos de Deus obedientes que foram, estão no céu, conscientes da felicidade que lá os cercam (Lc 23.43; 2Co 5.6-8; Fp 1,21-23). Não estão ouvindo, de forma nenhuma, os pedidos das pessoas que os cultuam aqui na terra. O único intercessor eficaz junto a Deus é Jesus Cristo. Diz a Bíblia: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (um 2.5).
E mais:
“É Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os monos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” (Rm 8.34).
“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, ternos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propriciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos. mas também pelos de todo o mundo” (l Jo 2.1-2).
Foi o próprio Senhor Jesus quem nos disse que deveríamos orar ao Pai em seu nome para que pudéssemos alcançar respostas aos nossos pedidos: “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome eu o farei”(Jo 14.13-14).
Quanto ao teor religioso das festas juninas, podemos declarar as palavras de Deus ditas por meio do profeta:
“Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro” (Am 5.21).
Como seguidores de Cristo, suplicamos, diante desta delicada exposição, que Deus nos conceda sabedoria para que consigamos proceder de uma maneira que o agrade em todas as circunstâncias, pois: “toda ação de nossa vida toca alguma corda que vibrará na eternidade” (E. H. Chapin).
Algo em Que se Pensar
O Brasil é um dos maiores paises agrícola do mundo. Até conhecemos aquela frase elogiando as terras brasileiras: nas quais, "... em se plantando tudo dá". No entanto (pasmem), o governo está importando (isto é, comprando) de outros países arroz, feijão, trigo, café, cacau etc. Era para estarmos exportando, vendendo, aumentando o capital, e não comprando, pois temos terras de excelente qualidade. Um dos problemas da falta de produção agrícola é a desvalorização do "homem do campo". Sabemos que existe um êxodo rural muito grande, 80% da população brasileira vive nas cidades e somente 20 % vivem no campo. Não estaria as festas juninas contribuindo para formar uma imagem negativa de nosso povo da zona rural? Não é exagerado o ponto de vista em que sugere que a imagem do homem do campo por vezes é humilhada nas festas juninas.
Veja: qual criança se espelharia no típico caipira das quadrilhas de festas juninas? Quais delas diria: "quando crescer quero ser um caipira, ou homem do campo, com as roupas remendadas"? As crianças querem ser médicos, professoras, atrizes, pois estes não são humilhados nas festas juninas. As Festas Juninas inconscientemente ou não, servem mais para humilhar as pessoas do campo do que para honrá-las como pretendem; o caipira, quando não é banguela, é desdentado, seu andar é torto, corcunda por causa da enxada, a botina é furada, suas roupas são rasgadas e remendadas, uma alusão ao espantalho, um pobre coitado! - pois talvez seja assim que os grandes latifundiários vêem o caipira, e essa visão é reproduzida por nossas crianças nas escolas. Poderia isto ser chamado de FOLCLORE e CULTURA?
A Bíblia diz categoricamente que "o que escarnece (humilha) do pobre insulta ao que o criou" (Pv. 17:5). Disso decorrem problemas urbanos graves como o favelamento e os menores abandonados, pois como os "caipiras" não conseguem sobreviver no campo, pensam que na cidade encontrarão trabalho. A esse processo dá-se o nome de "Êxodo Rural". E o nosso país agrícola é desmatado, onde só se planta pasto para boi gordo, e expulsa o homem do campo.
Motivos para não Participar de Festas Juninas
Diante de tudo o que foi dito acima daremos uma recapitulação expondo o "por que" de não participarmos de festas juninas. Vejamos então:
1 - Plágio do Paganismo - Como vimos, as bases das festas juninas estão fincadas nas práticas das festividades pagãs, onde os pagãos na mesma data ofereciam seus louvores e suas festas em honra daqueles deuses. Eram as festas pelas colheitas. As festas juninas usurpou isto dos gentios, com apenas o detalhe de transvestir tais festas com roupagem cristã. No entanto, quando Deus introduziu o povo de Israel na terra prometida adverti-os severamente para que não usassem esse tipo de costume, diz Ele: "Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos." [Deut. 18:9]. Independentemente das intenções, fossem elas boas ou não, o plágio fora terminantemente proibido por Deus.
2 - Os Santos não Intercedem - É notório que estas festividades são para homenagear os três santos. Nestas datas as pessoas invocam sua proteção através de missas e fazem promessas e pedidos confiando em sua suposta intercessão. Não obstante, temos razões bíblicos em abundancia para rejeitarmos estas mediações que os devotos tanto acreditam. A Bíblia nos diz que existe um só mediador entre Deus e os homens: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem," [I Tm. 2:5]. Este verso exclui todos os demais mediadores forjados pela mente humana. Se temos que pedir alguma coisa a alguém, esse alguém tem de ser Jesus Cristo, veja o que Ele mesmo diz: "...e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei." [João 14:13,14]. Em toda a Bíblia não se encontra nenhum incentivo para fazermos nossos pedidos, promessas e votos a terceiros.
3 - Os Santos não Escutam Orações - Um devoto junino acredita piamente que seus "santos" ouvem suas petições por ocasião destas festividades natalícias ou fora delas, mesmo sabendo que estas personagens já morreram há séculos! Mais uma vez a Bíblia rejeita este conceito por declarar a posição correta dos mortos em relação aos vivos: "Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. 6 Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." [Eclesiastes 9:5,6]. Veja que o verso nos diz que os que já morreram não sabem coisa nenhuma do que acontece aqui em nosso mundo, na terra (debaixo do sol). é claro que há consciência onde eles estão, mas aqui em nosso mundo eles não podem ajudar ou atrapalhar ninguém.
4 - Invocação de Espíritos dos Mortos - Como já vimos, há uma crença em que o espírito de São João possa ser despertado por ocasião da soltura de foguetes, a fim de vir participar daquela festividade em sua homenagem. Folclore ou não, isto reflete de modo perfeito a crença católica da invocação dos santos. é claro que se o santo já morreu, o que é invocado é o espírito dele, e isto bate de frente com a advertência bíblica a respeito da consulta aos mortos. Vejamos: "Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos?" [Isaías 8:19]. E mais: "Não se achará no meio de ti nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti." [Deut. 18:9,-12]. No fundo a prática de invocar o espírito dos santos nada mais é do que uma prática espírita e como tal, é reprovada por Deus.
5 - Outro Espírito Recebe em Lugar do Santo - Como ficou demonstrado biblicamente os espíritos dos santos não sabem de nada do que acontece em nosso mundo, portanto não podem interceder por ninguém. Já que eles são neutros nisso tudo, para quem vai então às honras e os louvores destas festividades afinal? O apostolo Paulo estava ensinando quase a mesma coisa aos cristãos de Corinto quando disse: "Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios." Um pouco antes, ele acabara de dizer que o ídolo nada é ( 8:4 ), ou seja, quando os gentios sacrificavam suas oferendas e suas festividades a tais deuses, eles na verdade estavam sacrificando aos demônios (que eram os únicos a receberem tais oferendas), pois o ídolo nada é. Não estaria acontecendo algo similar nas festas juninas? Quando um devoto oferece sua colheita, suas oferendas e festividades a tais santos que segundo a Bíblia, não pode interceder e saber o que está acontecendo, quem então as recebe? Ou então, quando o pedido é atendido, quem concede estas "graças" às pessoas nas festas juninas? De uma coisa temos certeza: dos santos é que não são!
6 - Comidas e Imagens - Por último temos duas práticas rejeitadas pela Palavra de Deus. As comidas que são oferecidas nas festas juninas por vezes são benzidas e oferecidas ao santo que nada mais é do que um ídolo, pois a ele se fazem orações, carregam sua imagem em procissões, beijam-na, prostram-se diante dela etc. Como exemplo, temos o famoso pãozinho de Santo Antonio! Entretanto, a Bíblia diz: "Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos...não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios." [Atos 15:29 ; I Co. 10:21]. Quanto às imagens dedicadas aos santos, elas são proibidas pela Bíblia nos seguintes termos: "Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não te encurvarás diante delas, nem as servirás;" [Deut. 5:8,9]. Estes são resumidamente alguns poucos motivos, para todo cristão genuíno não participar de tais festividades.
Conclusão
Pare e pense: como vimos, todas as práticas encontradas nas festas juninas são rejeitadas pela Palavra de Deus. Será que Deus se agradaria de tais festividades, quando sabemos que elas desobedecem explicitamente o que Ele ordenou em sua santa Palavra? Será que os católicos realmente estão honrando a Deus com isso? Pense novamente: Se Deus rejeitou as festas de Israel que eram dedicadas somente a Ele [Amós 5:21-23] , mas que haviam sido mescladas com elementos dos cultos pagãos dos países vizinhos, não rejeitaria com mais veemência ainda as ditas festas "cristã" dedicada aos santos?
Fontes de consultas:


Defesa da Fé - junho de 2002 nº45;
Jornal - Folha de Rio Preto, 22/06/2003;
Revista - Galileu Junho 2003 nº143;
Artigo do CACP - "As Maldições das Festas Juninas" - Pr. Afonso Martins;
Anotações particulares do Pb. Paulo Cristiano da Silva

69 comentários:

Anônimo disse...

Este artigo me chegou em boa hora, meu filho e seus coleguinhas d eescola vem insistindo para que eu o deixe "dançar" na festa da escola, eu expliquei porque não deixava, mas agora com seu texto ficara bem mais facil, não so explicar, mas vou imclusive imprimir e deixar uma copia na escola dele, levarei para escolinha da igreja para que as tias possam estar preparadas e preparem os alunos.`
estas festas são um problema cultural serio pois ninguém vê nhuma maldade nelas, e as crianças vão sendo "iniciadas" no erro sem perceberem. Obrigada pela ajuda.
Deus abençõe. Bernadete

Márcia Araújo disse...

Isso é um absurdo ,vcs tem uma visão completamente equivocada das festas juninas,sou pedagoga e vejo as festas juninas como uma vivência maravilhosa do folclore e da cultura brasileira e ñ pq cultiva os santos,ou coisa desse gênero ,mas um momento de socialização e descontração entre escola e família ,muito saudável para o desenvolvimento infantil.

Anônimo disse...

Visão estreita, estreitíssima, essa de vocês!
Até quando vcs poderão impedir que os filhos se socializem? Acham que eles serão tão encabrestados como vcs o são? Alguns talvez... A maravilhosa providência de Deus faz os filhos superarem os pais, ainda bem...
E essa de dizer que essa ou aquela prática de outra religião não é aprovada por Deus? Deus agora aprova ou reprova o que vcs deixam??? Ora, bolas! Cabeças pequenas, bem cabecinhas são vocês... Ts, Ts!

Anônimo disse...

Achei muito oportuno este artigo, visto que muitas familias tem dficuldades com os filhos neste assunto. Pena que muitos tenham seu entendimento enganado e acham que tudo não passa de atividade social e cultura. Não conseguem enchergar que por trás de tudo há a questão de idolatria e desobediência à Deus. Tenho filhas e elas se divertem e se socializam muito bem sem precisar participar deste tipo de manifestação. Pior ainda as que são realizadas com venda de bebidas alcólicas.

Anônimo disse...

Boa tarde
á Marcia Roberta e outros que acharam o texto absurdo...
uma pergunta se isto que voce chama apenas de "folclore e da cultura brasileira e ñ pq cultiva os santos,ou coisa desse gênero "
não faz referencia a "CULTOS" Católicos poque essas festas se chamariam FESTAS DE S. JOÂO???.
Sera que devemos chamar o ministro da Cultura pra corrigir esse erro medonho ou a nossa alegação Cristã evangelica faz mesmo sentido .. pense nisso.
Alem do mais o povo de Deus é aquele que abre mão de muitos manjares e prazeres terrenos para servi-lo como unico Deus verdadeiro, pois a nossa Biblia diz que o Senhor nao divide sua honra com imanges de escultura..
sobre a socialização existe milhoes de outros metodos disponiveis que nao seja esse "sincretismo" forjado pelas escolas para que nossos jovens e crianças convivam em paz sem precisar se render aos pés de santos diversos..

abraços
Fica na paz,que o Senhor Deus nos abençoe

Help Mussel disse...

Quero parabenizar e agradecer por este artigo, pois esclareceu minhas dúvidas. Estudei este artigo com profundidade e usei-o na Escolinha Bíblica Dominical, ensinando à minha classe de baixinhos.
Somos o "sal da terra", mesmo sendo tachados de "cabecinhas", mas a sabedoria está naquele que tem o temor do Senhor.

Shalom!

Shalom!

Anônimo disse...

TENHO IRMAOS, TENHO IRMAS, AOS MILHOES EM OUTRAS RELIGIOES, PENSAMOS DIFERENTES, AGIMOS DIFERENTE, EM MUITO SOMOS DIFERENTES, MAS UMA COISA NÓS SOMOS IGUAIS, BUSCAMOS O MESMO DEUS, CAMINHAMOS PARA A MESMA LUZ, E UM DIA NOS REUNIREMOS NO COLO DO MESMO PAI.
POIS É ISSO IRMAOS QUE DEUS PAI QUER DOS CRISTAOS.E QUEM É CATOLICO PRATICANTE NAO OFERECE DOCE PARA SANTO NENHUM , MESMO PORQUE O SANTO É UMA PESSOA MORTA E PARA NÓS SIGNIFICA QUE AQUELA IMAGEM NAO IDOLATRADA , MAS RESPEITADA POR TER SIDO ALGUEM QUE VIVEU NESTE MUNDO SEGUNDO A VONTADE DE DEUS , É EXEMPLO DE VIRTUDE E SANTIDADE PARA NÓS . E VOCES IRMAOS EVANGELICOS, , NAO SE ESQUEÇAM NUNCA QUE CRISTO EDIFICOU SUA IGREJA EM PEDRO, E PEDRO FOI O PRIMEIRO PAPA CATOLICO. FIQUEM COM DEUS . E TENTEM CONHECER UM POUCO DA IGREJA DE CRISTO ANTES DE TIRAREM SUAS PROPRIAS CONCLUÇOES , ERRADA É CLARO

Anônimo disse...

Não frequento igreja alguma , mas trabalhei o meu intelecto para conhecer e entender a Biblia, da mesma forma que o trabalhei para meus estudos, so que com a Biblia houve a manifestação do Espirito Santo. Incrivel é perceber que tantas pessoas que se dizem intelectuais e muitas vezes mergulhadas em leituras e mais leituras, não conseguem dicernir mesmo lendo a Palavra essa questão de idolatria , de santos e bla bla bla,eu realmente queria uma prova concreta se esse cara ai é o mesmo Pedro da Biblia , pois a Vilma diz que ele foi o primeiro papa catolico, de qualquer maneira nem sei se existe papa sem ser catolico, mas os estudos Biblicos que fiz e o esforço para entender a Historia da Igreja , não consegui até agora me convencer que o Pedrinho ai é o mesmo da Biblia; é muito triste realmente saber que satanas tem o poderzinho de acorrentar e cegar as criaturas de Deus.Independente de sermos ,catolicos evangélicos , espiritas macumbeiros e sei la mais , eu torço para que toda a humanidade perfira so Cristo Jesus.
Fiquem na Paz Dele.

Anônimo disse...

Pôxa Osvaldo , lendo o seu artigo inté deu medo, mas quando chegou na parte de que a Maravilhosa Providência de Deus, faz os filhos superarem os pais, nessa hora aliviei, pois se eu fosse realmente atras da minha familia sanguinea eu tava no sal cara; pulando carnaval, fogueira, jogando na loto a toda e por ai vai.
Ufa que bom que escolhi Jesus Cristo , ja pensou se não existisse esta Providencia Divina Linda? Espero que aconteça o mesmo com os seus filhos.
Xau Cara valeu a edificação que me deste com seu comentario , Deus te abençoe.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Sou Fisioterapeuta é acho um absurdo varias pessoas entrarem neste site só para tacar pedras nos evangelicos,existem pessoas que não tem uma vida com Cristo simplismete, sabe que ele existe é graças há Deus!!é mais facíl falar mal do que ler a biblia e ver o que é realmente certo.
Não é porque temos essa opinião é somos cabeças pequenas.
Na biblia diz guarda o que tem para que ninguem tome sua coroa, a salvação é individual e cada um cuida da sua!!
Qualquer tipo de festinha deve ser analisada com cuidado, esse é bem preparado para auxilar crianças.

Anônimo disse...

Gostei muito do seu artigo pois trabalho com crianças,e este asunto é muito interesnte.è uma pena que muitas pessos usaram o seu saite para apedrejarem uns aos outros.Deus não escolhe placa de igreja nem tão pouco religião o que ele esta em busca é dos verdadeiros adoradores pessoas que o adorem em ESPIRITO E ENVERDADE sou evangelica a mais de oito anos,tenho em minha familia muitos católicos ,falo de jesus para eles mas não os condeno quem sou eu para fazer tal coisa ,não sou quem deve juga-los e sim o próprio Deus,quanto as festas juninas eu particulamente prefiro mesmo é ficar bem longe delas o que eu quero mesmo é JESUS EM MINHA VIDA mas não condeno a ninguém que goste a Biblia dz que cada um vai dar conta de si mesmo a DEUS.

Vera Acero disse...

Li atenta o artigo e os comentários.Tenho dois netos na escola,e todo ano a mesma coisa vão ou não participar da festa junina....Ano passado eu e minha filha oramos a Deus,e a Ele pedimos direção e sabedoria.Pois bem,nos foi dado a estratégia de dar a eles opções para que escolhessem o que fazer nos dias dessas festividades.Até para nossa surpresa,decidiram por um passeio num parque infantil junto com a familia.Foi maravilhoso,comemos nossos lanches,brincamos,tiramos fotos e voltamos para casa felizes.Vamos buscar mais em Deus,Ele nos orienta em todas as coisas e não nos deixa confundidos,independente de nossa opção religiosa.Deus nos abençoe a todos,que sejamos instrumentos para unir e não para espalhar.Jesus sopre sobre cada um seu doce hálito,e nos abençoe.Vera

Unknown disse...

Porque todos esses anonimos....
Ter coragem de escrever e tenha coragem de assinar... de um nome ao seu pensar!
Quando o Artigo... realmente nao concordo com quase tudo que vcs Falam + é opiniao de apesar uma cristã... So sei de uam coisa è muito bom comer iguarias feitas de MIlho... Nao tormes impuro aquilo que purifiquei... os que sabem a BIBLIA de cor sabem doque estou falando... NO mas a Paz e Graça sempre!

Anônimo disse...

Boa tarde a todos. Fui a reunião na escola do meu filho e a professora nos explicou que por causa da polêmica religosa em torno da festa junina, este ano elas farão de forma a não citar o nome de nenhum santo e as música cantadas serão de forró ou sertanejas e que toda a arrecadação da festa será revertida aos alunos. Bem, o meu filho pediu para participar e eu estou orando a Deus, apesar de pessoas acharem que devemos ser radicais quanto a isso, eu creio que a resposta certa virá dEle. Eu creio que Deus tem resposta para todas as coisas e as vezes o meu filho pode até participar desta vez e não querer participar mais, pois o próprio Deus pode tocá-lo quanto a isso.

Anônimo disse...

Uma vez um pastor me contou que a sua filha, ao ver todos indo ao cemitério fazer homenagem aos mortos no dia dos finados, decidiu que queria fazer uma homenagem a sua avó. Bem, ele não a impediu,inclusive comprou flores para que ela colocasse no túmulo da avó que ela tanto amava. No caminho entre a sua casa e o cemitério ele foi falando com ela o que a Bíblia dizia a respeito disso. Foi então que, segundo o pai e acredito eu, Deus a fez entender sobre aquela prática e ao sair do cemitério disse ao pai que não precisava mais ir colocar flores notúmulo da avó, pois ela estava guardadinha em seu coração. O pai não se escandalizou, levou-a, fez a parte dele e deixou que Deus fizesse a Dele. Portanto meus queridos, quando a Bíblia diz que devemos entregar tudo a Deus é tudo mesmo, pois a melhor resposta vem Dele. Bjos a todos.

JORDANA disse...

EM TODOS OS COMENTARIOS QUE LI,UM ME CHAMOU ATENÇAO,COMO PODE UMA PESSOA EM PLENO USO DE SUAS FACULDADES MENTAIS DIZER QUE NAO SUPORTA A BIBLIA,QUE ELA QUER SER A VERDADE E QUE ELA NAO FALA DE NADA.SO TENHO UMA COISA A DIZER:O RESPONSAVEL PELA INFELICIDADE E PELA MORTE DE BILHOES DE PESSOAS FOI A FALTA DE CONHECIMENTO DA BIBLIA,E A FALTA DE JESUS NO CORAÇAO.A BIBLIA NAO QUER SER A VERDADE ELA E A VERDADE.A ESTE 'ANONIMO QUE POSTOU ESTE COMENTARIO SO POSSO DESEJAR UMA COISA,QUE VOCE TENHA UM ENCONTRO COM JESUS E QUE ELE ENTRE EM SUA VIDA.QUANDO ISTO ACONTECER ESPERO UM COMENTARIO SEU DIZENDO COMO FOI MARAVILHOSO O DIA EM QUE JESUS ENTROU NA SUA VIDA!!!!!DEUS TE ABENÇOE.

Kelli disse...

Em 1 Corintios 1.18 diz:"Porque a Palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus". Tenho absoluta certeza, que pessoas que dizem não crer na Bíblia como Palavra de Deus, são pessoas vazias, sem alegria. Quando deitam, muitas vezes precisam de estimulantes ou melhor calmantes para dormirem. Que bom seria, se esses incrédulos abrissem seus corações para ouvirem a voz do Senhor. Quanto aos católicos, que se dizem criticados por alguns evangélicos e afirmam que em seu meio não existe esses procedimentos, gostaria de falar que lembro muito bem dos comentários que minha mãe fazia sobre o "frei Damião", um perseguidor dos crentes, que em nada fazia valer a Palavra de Deus, que nos adverte a amar até mesmo nossos inimigos. Como um lider religioso pôde ser tão cruel, mau e impiedoso. Espero que Tenha se arrependido a tempo. Quanto a matéria, muito valiosa para nossa meditação. Que o soberano Deus nos dê sabedoria e discernimento em nossas decisões.

coisa de criança disse...

ao publicar a materia a intensao é essa mesmo, fazer vc pensar e escolher a quem servir.


eu faço a minha parte.

os anonimos devem criar mais coragem e se mostrar

Anônimo disse...

Eliz pergunta.
Sou diretora de uma pequena escola de educação infantil, somos cristãos pentescostal e programamos uma festa da roça na escola. Mas deixamos esclarecido que é somente uma festa com dança e comidas típicas da roça,essa festa é um meio de arrecadarmos fundos para obras da escola. será que pega mal?

CRISTINA disse...

as "religiões" não são perfeitas, porque os seres humanos são por natureza imperfeitos!
e o que demais bonito poderia existir entre elas é o respeito as suas tradiçoes.
A biblia foi deixada por nosso senhor para que os homens tenham exemplos de como viver em comunidade como o nosso Pai gostaria que nos agissemos e que ele mais prega neste santo livro É O AMOR!
portanto antes de lançar mão de nossas opiniões devemos pensar e agir como nosso senhor Jesus Cristo gostaria que agissemo!
AME TEU PROXIMO COMO A TI MESMO!
NOSSO DEUS É UNICO!
PAZ DO SENHOR MINHA IRMÃ! DE UMA CATOLICA QUE ORA POR VOCÊ! ERESPEITA A SUA ESCOLHA

Célia Apolinária disse...

excelente mensagem...concordo, os pais como sacerdotes do lar...responsáveis pela educação em todos os sentidos da vida devem dar a instrução....Prov."instrui o menino no caminho que deve andar e ainda qdo for velhho ...maior não se desviará dele". Um coisa é certa SOLI DEO GLORIA, o fundamento desta festa é adoração a Deus? ela foi criada, ela nasceu para adorar a Deus? sem meias palavras. SO A DEUS GLORIA.

Anônimo disse...

Se esse site é para crianças, temos muito a lamentar pelos ensinamentos contraditórios e intolerantes que estão dando elas. Acho que quem postou esse texto não tem nada de evangélico. Se não saberia no mínimo o que diz a palavra de Deus: "O que contamina o homem não é o que entra pela boca (comidas típicas das festas juninas), mas sim, o que contamina o homem é o que sai do coração ( a falta de caridade, intolerância religiosa, preconceitos, discrinações abertas neste texto absurdo)" Ainda usa o argumento de que as festas são semelhantes aos despachos e comidas oferecidas nas encruzilhadas. Porque ver tanto mal em coisas tão pequenas? Além de pensar mal, ainda sai vomitando maldades para semear discórdia e desavenças entre as diferentes crênças. Como no diz O Senhor Jesus: "A boca fala do que o coração transborda".
Desejo que a Paz na terra se faça a todos de boa vontade! Que todos tenham essa boa vontade pra que a paz se faça em nosso meio.

Anônimo disse...

Entrei no site para conhecer e recomendar para minha sobrinha, mas fiquei assustada com a forma que vocês se expressam sobre as festas juninas. Sou católica a 27 anos e nunca fui ensinada a adorar imagens e muito menos aprendi que as comidas típicas do mês de junho eram para "despacho", como vocês dizem. Fico triste pelas crianças que aprendem isso com vocês. Que Deus tenha misericórdia de todos que pregam esse absurdo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

OS NOVOS FARISEUS...
Não sei quem escreveu este artigo... mas obviavente não levou em conta o sentimento das pessoas que participam de tais festividades. Hoje em dia muitas pessoas ficam presas no antigo Testamento em busca de um Deus rigorista, enquanto que o próprio Deus encarnado... Jesus Cristo chama a atenção a cada um de nós "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Jamais devemos nos abster de frequentar lugar algum... mas de ser neste lugar a presença do bem, da idoneidade, da moralidade... E do mais, os santos católicos mencionados são exemplo de fidelidade a Cristo apenas para usa-los como exemplo... e essa conversa que católicos idolatra imagens é pura bobagem, pois apenas olham para a imagem como sinal de "força" na missão evangélica de cada um de nós, tão bem assumida por eles.... Logo, devemos deixar de se comportar como fariseus, se achando melhores que os outros... isso é hipocrisia...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Para a Patrícia...
todas as nossas igrejas são apostólicas... pois surgiram com os ensinamentos dos apóstolos... NOVO TESTAMENTO. Mas ja que ensiste em falar no antigo testamento... o que Deus Mandou colocar no seu templo construído por Salomão? Mandou colocar junto a Arca da Aliança imagens de anjos...
Será que era para idolatria? Claro que não!!!!
A Bíblia deve ser sempre atual... encarnada na realidade do povo. Vc que lê o antigo testamento deveria estudar a circunstancia em que cada livro foi escrito...
Vc deve ser daquelas que acreditam em Adão e Eva... não sabem o que levou o povo a escrever tal livro... quando estavam no exílio...
Isso chama-se TEOLOGIA... Estude um pouco mais...
outras figuras.. como DAVI, etc...
entenda a Bíblia... traga a essencia pra sua vida...
Vc acredita mesmo que o Mar Vermelho se abriu? Vai estudar! Era uma região de marés... baixa e alta...
Vários fatos precisam ser estudados... Tenhamos uma fé adulta...
mas como diz São Paulo... uns ainda tem que ficar comento papinha, enquanto outros alimento sólido...
VAMOS ESTUDARRRRRR!!!
procure pessoas que entendem... estudiosos bíblicos...
É por isso que os padres estudam no mínimo 8 anos, enquanto alguns pastores fazem cursinhos de 1 ou 2 anos...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

só porque eu tenho opinião formada eu tenho que ser padre?
não sou não...
mas estudo muito a Bíblia... e amo fazer isso...
Se a Sabedoria no homem fosse loucura ele nos tinha feito seres irracionais...
e até a figuras bíblicas não fossem exaltadas a sua sabedoria, como SALOMÃO...
Qual o sentido de Jesus contar parábolas a seus seguidores, se eles não tivessem discernimento pra entender??
Meu Deus... vai estudar Patrícia...
Não estou dizendo pra vc mudar de Religião...
To dizendo pra você não ficar falando besteira...
Tem muitos evangélicos que escrevem muitas coisas boas... comentaristas bíblicos, etc...
Acha que Deus quer que as pessoas criem um mundo a parte, as mulheres comecem a usar saias cumpridas, cabelos longos, parem de se maquear, usar brincos, etc...
Minha irmã... o nosso corpo é perecível, vai apodrecer!!!! O que temos de mais importante está na nossa alma... nos nossos sentimentos. "Amemo-nos uns aos outros, como o Pai nos ama...".
Olha ainda que nem falamos da mulher que Deus escolheu pra ser a mãe de Jesus... Olha que fisicamente, nem precisou de homem, precisou de Maria, do seu sangue, da sua pureza...SANTA MARIA MÃE DE DEUS... Essa sim era sábia... e todos os dias nos ampara e mostra-nos o caminho pra chegar mais perto de seu filho Jesus...
Minha religião não é orfã... temos uma mãe que nos ampara e mostra a direção da luz verdadeira gerada de seu ventre...
Patrícia... se quiser podemos conversar mais... mas coloca argumentos que neguem a minha fé... Estes que vc usou são muito fracos ...
Fique com Deus... A paz de Jesus e o amor de MAria!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ué... não entendi porque excluiu seus comentários...
diálogo não se faz com uma pessoa apenas...

Anônimo disse...

Ola seu anonimo, quer dizr q vc e daqueles q pensa q a Biblia e cheia de contradiçoes. Para mim vc e um endemoniado daqueles q so ficam atraz de perverter a fe de alguns em Jesus cristo. como pode uma pessoa acreditar que Maria era Santissima, e nao acreditar q Deus abriu o mar vermelho para libertar seu povo da escravidao.Para mim vc precisa entender a Biblia enao somente decora-la.pois entendendo-a vc vai ver o q e ser verdaderamente livre.

Bruno Alves Eufrazio disse...

Eu sou Catolico praticante e nunca vi falar que nas festas juninas ,se oferecem comidas á santos ou despachos etc e tal.A forma preconceituosa que os irmão tratam esse assunto assusta,pois não de encontro com a verdade divina e da Igreja Catolica,onde esse artigo deve ter escrito por uma pessoa que nunca frequetou um templo catolico,e nem conhece afundo a doutrina catolica que segue a risca o que o nosso SENHOR E SALVADOR nos pede,e que vcs se esquecem,o primeiro e o segundos mandamentos da lei de DEUS,Amar a DEUS sobre todas as coisas,E o proximo como a ti mesmo,o que vcs se esquecem,na proxima vez procure um catolico que participa realmete na sua fé,para depois postar comentários preconceituosos e sem ternura DIVINA,VCS acham que estamos errados orem por nos para que nos covertamos nao nos atirando pedra,como fazia os farizeus,a Maria Madalena,onde Jesus a defendeu e nos defende com esse ataques sem pé e nem cabeça ;DEUS lhe abençoe que possa ver o mundo com olhar de JESUS.

Anônimo disse...

Caro amigo Bruno,vc nunca ouviu falar a respeito deste assunto, eu tambem nao, ate que eu me converti.Antigamente as pessoas ofereciam sacrificios a outros deuses, deus disso,deus daquilo,e assim por diante.Achando essas pessoas que nao estavam fazendo nada demais,pensavam sim que estavam fazendo algo de bom,como se fosse um agradacimento por algo alcancado ou por algo a alcancar. mas no mundo espiritual nao e bem assim q as coisas funcionam meu caro Bruno.se vc for estudar a Biblia no antigo testamento vai ver que as pessoas ofereciam sacrificios a Deus e a Biblia relata que Deus aceitava estes sacrificios.mas se vc se aprofundar mais no estudo vai ver que as pessoas se desviavam da presenca de Deus e ofereciam sacrificios a outros deuses,isto e a Satanas.nos tempos de hoje Satanas tambem quer que as pessoas tambem continuem a oferecerem estes sacrificios, mais de uma forma mais camuflada.a Palavra de Deus diz la no livro do Profeta Isaias que Deus nao divide a sua gloria com ninguem.entao como vc faz uma festa em honra a santo disso ou santo daquilo.sera que Deus se agrada disso.com serteza nao pois a Biblia relata la no livro de 1 corintios 10 que as coisas sacrificadas aos (santos e as santas)aqui relatada como idolo sao sacrificadas aos demonios,mais nao a Deus.(veja na Biblia)Bruno,Satanas usara pessoas para dizer a vc que nao e bem assim que isto nao tem nada a ver.mas o diabo e assim mesmo.O Enganador(joao 8)mas a Biblia nao mente.assim como em seu relato vc diz que devemos nos lembrar do 1 mandamento,pois eu te digo ame somente a Deus,peça as coisas somente a Deus,ore somente a Deus,e Ele te recompeçara abundantemente,pois Ele ti ama e te compro com preço de sangue,preço que ninguem teria a coragem de pagar,pois um dia Ele te viu,e te amou pois Ele conheçe o teu coraçao,teus pensamentos.Receba o Senhor Jesus como teu unico e suficiente Salvador,entrega o teu coraçao a Ele,e em troca ele te dara o presente mais lindo que pode ter,A VIDA ETERNA. que o Senhor te abençoe a ti e a tua familia em nome de Jesus

RODRIGO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

Prezado anonimo anterior... e Prezado Bruno...
respondendo a crítica a mim feita: "Para mim vc e um endemoniado daqueles q so ficam atraz de perverter a fe de alguns em Jesus cristo" - dita por este irmão anonimo, venho lhe dizer que na realidade isso que eu disse acerta da Palavra de Deus é que ela deve ser interpretada. No caso do mar vermelho citado por vc, onde eu disse que ele não se abriu no sentido literal... mas tal fato é colocado pra dizer que a partir de então, o povo que é escolhido por Deus, transpassa qualquer barreira barreira, mesmo tendo muitos perseguidores...
Outro episódio é a entrada em Jericó guiada por Josué... Se vc for estudar, a cidade de Jericó naquela época ja estava desabitada, por causa das guerras que houveram alí...
Porém os povos que escreveram tais livros, os escreveram a mais de 800 anos posterior aos fatos.... quando estavam no exilio da Babilonia...

PREZADO BRUNO...
os cristãos católicos na realidade olham para os santos, como modelo de fé, de homens e mulheres comuns - pecadores - que purificando seus erros e praticando a caridade foram pessoas do bem em nossa sociedade. Continuemos seguindo o exemplo de santidade desses irmãos de fé..para podermos chegar ao Reino de Deus...
O estudo da Palavra de Deus em seu contexto não nos separa de forma alguma da mensagem evangélica do SENHOR... Gosto muito de estudá-la... Existem muitos livros - católicos e evangélicos - que mostram a verdadeira fé... purificada desses pormenores que infelizmente aqueles que se dizem sabedores, na realidade precisam aprender muitas coisas...
Eu amo a minha fé, amo a Palavra de Deus...e independente de religião (embora eu seja católico) amo a Deus cada vez mais que interpreto sua Palavra e entendo o seu contexto na minha vida...por isso a Bíblia é sempre atual...
e infelizmente os FARISEUS ainda hoje persistem achando-se melhores uns aos outros...
Deus não faz distinção de pessoas...
DEUS É AMOR...

Rodrigo disse...

Prezado anonimo anterior... e Prezado Bruno...
respondendo a crítica a mim feita: "Para mim vc e um endemoniado daqueles q so ficam atraz de perverter a fe de alguns em Jesus cristo" - dita por este irmão anonimo, venho lhe dizer que na realidade isso que eu disse acerta da Palavra de Deus é que ela deve ser interpretada. No caso do mar vermelho citado por vc, onde eu disse que ele não se abriu no sentido literal... mas tal fato é colocado pra dizer que a partir de então, o povo que é escolhido por Deus, transpassa qualquer barreira barreira, mesmo tendo muitos perseguidores...
Outro episódio é a entrada em Jericó guiada por Josué... Se vc for estudar, a cidade de Jericó naquela época ja estava desabitada, por causa das guerras que houveram alí...
Porém os povos que escreveram tais livros, os escreveram a mais de 800 anos posterior aos fatos.... quando estavam no exilio da Babilonia...

PREZADO BRUNO...
os cristãos católicos na realidade olham para os santos, como modelo de fé, de homens e mulheres comuns - pecadores - que purificando seus erros e praticando a caridade foram pessoas do bem em nossa sociedade. Continuemos seguindo o exemplo de santidade desses irmãos de fé..para podermos chegar ao Reino de Deus...
O estudo da Palavra de Deus em seu contexto não nos separa de forma alguma da mensagem evangélica do SENHOR... Gosto muito de estudá-la... Existem muitos livros - católicos e evangélicos - que mostram a verdadeira fé... purificada desses pormenores que infelizmente aqueles que se dizem sabedores, na realidade precisam aprender muitas coisas...
Eu amo a minha fé, amo a Palavra de Deus...e independente de religião (embora eu seja católico) amo a Deus cada vez mais que interpreto sua Palavra e entendo o seu contexto na minha vida...por isso a Bíblia é sempre atual...
e infelizmente os FARISEUS ainda hoje persistem achando-se melhores uns aos outros...
Deus não faz distinção de pessoas...
DEUS É AMOR...

Anônimo disse...

Pois e Rodrigo,vejo que vc esta querendo distorcer seu comentario anterior(vc acredita que o mar vermelho se abriu,vai estudar.era uma regiao de altas e baixas)vejo que es um homem de animo dobre.(tg 1-8)otro fato postado em seu comentario e que as muralhas de Jerico ja estavam caidas e o povo entrou com facilidade por causas das guerras que foram feitas ali. A Palavra de Deus diz que o povo rodeou os muros de Jerico por sete dias,e ao fim do setimo dia as muralhas cairam.(Js 6,15.20) Meu caro Bruno,apalavra de Deus nao mente.o proprio Sr Jesus disse:Pai santifica-os na verdade, a tua Palavra e a verdade.(Jo 17.17). Um dos dois estao mentindo.Eu prefiro ficar com o que esta escrito na Biblia.E VC.

Anônimo disse...

Meu caro Rodrigo, toda essa sabedoria que vc diz ter, nao ira te levar para o ceu. Exceto por uma coisa, Que vc receba o Senhor Jesus como teu unico, suficiente, exclusivo e eterno salvador de tua alma.So assim viveras uma vida de santidade na presença de Deus, para entao ama-lo como vc diz que o ama. Jesus te abençoe

Unknown disse...

Infelizmente a coisas que o ser humano sabe que desagrada a DEUS mas mesmo assim percorre o caminho errado.

Na minha opnião é pararmos de julgar uns aos outros e perguntar o que realmente Deus deseja de nós??..o que ele quer que façamos??..poruque apartir do momento qm que servimos a Jesus não somos mas nós, mas Cristo que vive em nós..então pergunte a ele o que ele quer..então terá a resposta..

Deus o s abençõe!1..

Rodrigo disse...

Meu Deus... como uma pessoa pode dizer "nao ira te levar para o ceu" como o irmão anonimo anterior escreveu.... Como muitas pessoas tem a petulancia de julgar umas às outras....
Isso é falta de virtude....
Fé, esperança e caridade... em favor de cada um de nós e dos outros...

Ao invez de discutirmos poderíamos fazer algo concreto no projeto pleno de Deus... "QUE SEJAMOS UM"... Se continuarmos com essas discuções sem fim ao invez trabalharmos o Ecumenismo... e trabalhando juntos contra a ação do mal em nossa sociedade...

Anônimo disse...

"No caso das festas juninas aqui mencionadas deriam ser um lugar de união e de confraternizão fraterna e sadia... porém, a falta de unidade e de companheirismo faz com que discutamos tais coisas...
Isso não é questão de religião... pois a família de Deus é uma só... seja ela evangélica ou católica, com pastores ou padres...

Anônimo disse...

Parabéns aos comentários do irmão Rodrigo anteriormente postado...
Gosto de pessoas que sabem unir fé e razão...

continue assim...

F1 disse...

Olá, meu nome é Fabrícia....

entrei neste site afim de encontrar lembrancinhas para crianças e jovens da minha igreja, com a graça de Deus: CATÓLICA****
fiquei mto triste por essa visão tão destorcida com relação as festas de são João... Em toda minha vida, nunca fui ensinada a oferecer comidas as santos, de onde vocês tiraram isso?? Eu acho que vocês não devem ter nenhuma fotografia com a imagem de pessoas em casa, né...pois devem achar que isso é idolatria!! O único Digno de Adoração é nosso Senhor JESUS, isso nenhum católico tem dúvida...
*** Os santos são modelo de vida e de fé que hoje estão na Glória de Deus...
Mas uma coisa vocês podem ter certeza, se hoje, vocês tem a Santa Bíblia nas mãos, é porque um dia, os primeiros cristãos - hoje chamados católicos - a escreveram !!!
Mas não estamos aqui para julgar ninguém... Só Deus pode julgar... Ele sonda o coração!!!!!

Paz e Bem...

JÔ disse...

GENTE COM RELAÇÃO Á TER AS IMAGENS DOS SANTOS COMO MODELO E REFERENCIA DE VIDA A SER SEGUIDA SÓ TENHO UMA COISA Á DIZER: MEU MODELO E EXEMPLO Á SER SEGUIDO É SIMPLESMENTE JESUS, ELE É O CAMINHO Á VERDADE E A VIDA , NINGUÉM VAI AO PAI A NÃO SER POR ELE, PONTO FINAL. ELE ANDOU ENTRE OS HOMENS ENSINANDO, SENDO EXEMPLO DE SANTIDADE, DE AMOR, DE HOMEM, DE VERDADE..... PRA QUE SEGUIR OUTROS EXEMPLOS? LEIA A BÍBLIA E APRENDA COM ELE Á SER SANTO ,COM CERTEZA ELE É O SANTO DOS SANTOS ELE SIM O EXEMPLO Á SER SEGUIDO

Liliane disse...

Pois é, eu tb vim a este site em busca de idéias/dinãmicas p/minhas aulas, eu sou tia na Igreja, evangélica.... graças a Deus!, e da Igreja Universal! Já me acostumei as críticas, mas sabem de uma coisa, devemos aprender com o Senhor Jesus, "Misericórdia quero e não holocaustos." Mt.9:13 - Mt.12:7 - Os. 6:6

ana luiza disse...

nao quero entrar em nenhuma outra questão a não ser a que diz respeito a comida nas festas juninas.As comidas "caipiras"eram oferecidas as visitas que iam nas casas rezar."Caipiras"pq geralmente eram rezas na zona rural,sitios.Comidas simples e quentes por ser mes de frio.Um absurdo dizer q é porque oferece aos santos comparando com macumba, DEUS nos livre não precisava destorcer tanto assim a nossa fé catolica, somos irmão em CRISTO, precisava ter se informado melhor sobre esse topico. PAZ DE JESUS!

fer disse...

Fernanda
A paz do Senhor Jesus a todos!
Entrei neste SITE para ter uma referencia de didatica com as Crianças, mas fiquei surpresa de ver a quantidade de catolicos a consultar o Site, e depois, registrarem seus comentarios de maneira agressiva, as pessoas pensam que apenas ler é um merito, no entanto é preciso muito mais do que isso, eu gostaria apenas de dizer que muito dos conhecimentos a cerca de idolatria que são registrados estão relacionado a experiencia que alguns irmão viveram anteriormente. Antes de me converter eu era catolica praticante, tambem conheço os argumentos que ainda são usados para justicar praticas, no entanto a escolha é individual, eu estou feliz pois o amor e a misericordia de Cristo me alcansou, o que antes eu entendia do jeito que queria, hoje entendo como Jesus quer. E mais! Se "cultura" só traz beneficios as crianças, por que estamos vendo uma juventude perdida em tantas coisa ruins? E mais! sera que as pessoas não consegue ver que, as crianças de cinco anos atras, são adolescente hoje, e olhem, e vejam as diferenças ocorridas nos ultimos anos. Enquanto muitos entram para questionar o artigo escrito, comece a meditar no Senhor, até porque a carapulsa serve a quem a veste, não é mesmo?

Anônimo disse...

Olá, quero parabenizar por este artigo, quem nos defender (evangélicos) dessa ideia de que idolatria, e adoração a outros deuses viraram "cultura" querem amenizar este pecado mudando de nome.
Quanto as comentáris acima que dizem que nós temos a mente pequena, eu como serva de Cristo quero dizer que mente pequena é aceitar e acreditar em qualquer coisa que as pessoas chamam de "cultura" e trazer para sua vida e não aceitar e acreditar no único mediador entre Deus e os homens Jesus Cristo nosso Senhor que em sua palavra a Bíblia Sagrada fala sobre tudo o que nós devemos saber sobre esta e a outra vida, é uma cartilha de de como devemeos viver nesta terra para que tenhamos a vida eterne e nessa mesma Palavra diz que os idólatras não entrarão no Reino de Deus!
Fica na Paza de Cristo Jesus!

coisa de criança disse...

gostei muitos dos comentarios e minha intensao era essa mesma.

analise-se o homem a si mesmo e escolha a quem servir.

ao publicar a materia a intensao é essa mesmo, fazer vc pensar e escolher a quem servir.


eu faço a minha parte e ja me decidi

jeova ou baal? sai de cima do muro
escolhe hj

Thaís Goulart disse...

Sou católica, entrei nesse blog porque achei muito interessante e queria algumas idéias para as minhas crianças da Catequese... mas poxa... fiquei tão agustiada pelo fato de ver cristãos, filhos de Deus, irmãos, discutindo e julgando uns as outros, ninguem tem o poder para isso!

Eu não queria comentar aqui, porque certamente estaria fazendo parte dessa "discursão", mas eu só quero dizer a minha opinião:

"Tudo que fazemos pra Deus, desde que não te prejudique nem prejudique ao seu irmão e nem torne Deus inferior, é aceito por ele. Cada um tem sua maneira de agradar a Deus, sua maneira de rezar, de demonstrar o seu amor por ele.
Só Deus sabe o que há no coração de cada um.

Minha família é toda católica, já meu namorado e a família dele são evangélicos, mas vivemos tão bem, eu o amo tanto, agente entende um ao outro, respeita um ao outro, certamente se um dia nos casarmos deveremos seguir apenas uma, por causa dos futuros filhos que ficarão sem entender, entre duas opções... Não me importo em ir a uma igreja evangélica nem ele a uma catolica, porem, só não gosto quando começam a julgar a outra religião.
Podem me achar por cima do muro, mas religião não salva ninguém, eu acredito em Deus, tenho fé, adoro evangelizar as crianças e Deus já fez grandes obras em minha vida, já demonstrou muito amor através da familia linda que tenho.
A igreja é um refugio, um caminho, uma porta se abrindo, não salva mas leva a salvação, por isso é preciso segui-lá trabalhar nela crescer nela...
Eu amo Deus amo minha vida minha familia... gente eu sou tao feliz tao abençoada, e estou sempre disposta a ajudar o próximo...
Não tenho vergonha de dizer que sou católica, mas sinto-me apedrejada, inferior, porém quanto começo a rezar eu sinto Deus conversando comigo, me aliviando das dores, das angustias.
Não critico os evangelicos, eles participam mais do evangelho que muitos católicos, eu queria que no mundo não existisse diferenças religiosas, parece que o mundo tá sendo dividido, as proprias pessoas se excluem, se afastam um dos outros por causa de religião sendo que somos filhos do mesmo pai...

Eu peço a Deus a benção a todos, para que sigam o pricipal mandamento de Deus:
Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo!"

Por favor, não critiquem o meu modo de pensar, espero que parem aqui de fazer comentários de julgamentos... Façam comentários sobre Deus, sobre a graça que ele já te deu, ou como foi o seu dia hoje, se lembrou de Deus, se viu alguma história interessante no seu caminho para o trabalho, fale coisas boas, agrade o irmão... com certeza Deus irá gostar disso!

Que a Paz do Senhor estejam sempre com voces!!!

E peço desculpas a quem não gostou do meu comentário.

Valquiria S. Alves disse...

Queridos e amados irmãos. Me digam uma coisa. Se as festas juninas não são pagãs, porque são feitas no mes de junho? que é o mes que se comemora São João e os demais santos? Então as comidas não são feitas p/ cultuar aquele momento? como ações de graças ao Santo casamenteiro, e aos outros santos?
Se não é por idolatria que fazem isso, porque tem cânticos louvando a São João? E sem querer ofender por-favor é só por esclarecimento e curiosidade mesmo, me digam: Porque os católicos carregam a imagem de Nossa Senhora Aparecida em procissões e rezam por ela e pedem graça por ela? Minha vizinha me contou certa vez que ela rezou tanto para nossa Senhora que o pedido se realizou. Isso foi fé! Certo? E eu disse: mas a senhora não pediu a Deus também? Ela disse pedi, mas primeiramente minha querida Aparecida. Fiquei mesmo com toda a certeza e sem sombra de duvidas que o deus que ela serve não é o mesmo que o meu DEUS. A visão dela está bem distorcida quanto a prática da palavra de DEUS.

Murilo Ribeiro disse...

Bem...
Quem escreveu esse post não teve o mínimo de coerência exigida em vias de fato ao explanar certo assunto. Obviamente o autor do texto baseou-se na própria fé, na fé evangélica, em que nada pode mas tudo se faz. Demonstrou em cada linha, em cada palavra, o quanto DESCONNHECE de assuntos bíblicos, abusando ainda da fé pública e da vontade alheia, onde com um claro preconceito esteriotipiza uma classe religiosa.
É notório que nunca entrou em um templo Católico, e que a única religião fundada por Jesus Cristo, o Catolicismo, passa longe de sua realidade.
A ignorância do pseudocristão em questão é claramente visível.
Respeite a fé alheia e fale somente de coisas que você conhece. Converta-se, Visite uma Igreja Católica.

Alguém que Deus mandou para falar com a Valquíria! disse...

Valquíria S. Alves, deixa de ser Ignorante!
Só por curiosidade... blá, blá, blá...
Esse papinho de curiosidade é bem da sua gente mesmo!!
Curiosos, que não aceitam que a única religião fundada por Jesus Cristo, o Catolicismo, é a correta e a única que leva à Deus!!
Deus, para todos nós é só um!
Se seu Deus não é o mesmo da sua vizinha, me desculpe, mas o seu Deus é desconhecido! Converta-se enquanto há tempo!! Jesus te ama e te perdoa!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Para alguem que com certeza Deus não mandou falar com a Valquiria

Com certeza é por pessoas que só acreditavam em tradição, e por serem cegas é que quando Jesus desceu da sua gloria e nascendo homem, não foi reconhecido como o verdadeiro Rei que é.
Dizer que a igreja de Cristo é a que nasceu e permaneceu a mesma no decorrer de tantos anos é uma imensa ignorancia, pois onde o homem põe a mão e quer reinar sempre é mudado, e isso não foi diferente. Quando buscamos a verdade na história da humanidade vemos essas mudanças nitidas, por exemplo, depois de trezentos após O Senhor Jesus ser crucificado e ter recussitado aqueles que os perseguiam passou a se fazer de cristões, é curioso ver que cruscificaram o apostolo Pedro depois disseram que ele foi o primeiro...
A verdade é que realmente ser primeiro, segundo, o terceira igreja não é o que importa, pois ser Cristão esta além disso. Ser Cristão é acreditar que foi para nos salvar do pecado que Jesus sofreu naquela cruz, e que tudo não foi em vão, ser cristão é principalmente ter a certeza que Jesus é o unico, exclusivo e suficiente mediador entre o céu e a terra. Todos os que nasceram viveram e morreram seguindo a palavra de Cristo merecem serem lembrados, serem honrrados, no em tanto, nada podem fazer por mim ou por você, e não sou eu quem digo isso é a propia palavra de Deus.

"Eu sou o caminho, a verdade, e a vida, e ninguém vem ao Pai a não ser por mim" João 14:6



Que Jesus abenções a todos.

Anônimo disse...

LUAR,
GOSTEI DOS COMENTÁRIOS E RESPEITO A OPINIÃO DE CADA UM, MAS, A BÍBLIA DEIXA CLARO QUE DEVEMOS ADORAR UM SÓ DEUS,AQUELE QUE RESSUSCITOU, AMAMOS TODOS AQUELES QUE REPRESENTAM OS SEGUIDORES DE DEUS,"OS SANTOS",INFELISMENTE ELES NÃO PODEM FAZER NADA POR QUE ELES ESTÃO MORTOS E O UNICO QUE ESTÁ VIVO, FOI AQUELE QUE SE ENTREGOU NA CRUZ, JESUS CRISTO.

Rosângela disse...

Olá queridos! como faço em qualquer site que abro:Tiro o que é bom e descarto o que não posso aproveitar, sou católica praticante gostei do site de vocês é bastante pedagógico, respeito a opinião de vocês em relação aos santos apesar de não concordar pois conheço as doutrinas da minha Igreja nunca adoramos aos Santos e sim somente à Deus e e´o que ensinamos em nossa catequese, mas assim como ensinamos as crianças a honrar Pai e mãe fazemos o mesmo em relação aos Santos pois foram vitoriosos na presença de Deus que é o que procuramos um dia mas tudo bem se não existisse a liberdade de expressão o mundo e a procura pelo Reino de Deus não aconteceria mas voltando à opinião o que devemos mesmo fazer é vivermos em PAZ, pois de briga o mundo já está cheio. Paz e Bem à todos... Um abraço.

Anônimo disse...

Este artigo está ótimo para explicar aos adolescentes o motivo pelo qual não devem participar dsa festas juninas. Deus continue vos abençoando.

Pedagoga Juciária Barbosa.

ROSE JI PARANA disse...

FUI CATÓLICA PRATICANTE POR MAIS DE 31 ANOS,DAQUELAS DE PARTICIPAVA DO CORAL DA IGREJA,COROINHA,LITURGIA E ATE MESMO PARTICIPAR DE CATEQUESE.CRISMA,PERSEVERANÇA E ATÉ CURSO DE NOIVOS E OUTROS, HOJE SOU CONVERTIDA A 5 ANOS E REALMENTE ACHO QUE TODOS NÓS DEVEMOS ESTUDAR A BIBLIA PORQUE JESUS DISSE QUE ELE É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA,NINGUÉM VAI AO PAI SE NÃO POR ELE. ACHO QUE É O SUFICIENTE PARA NOS ATENTARMOS A QUEM DEVEMOS SEGUIR COMO EXEMPLO E COM ISSO ESTAREMOS CONHECENDO SOBRE FESTAS PAGÃS E PORQUE NÃO DEVEMOS PARTICIPAR, MAS ISSO IRMÃOS É SÓ ESTUDANDO A BIBLIA, NÃO ADIANTA DISCUTIRMOS SE NÃO TEMOS CONHECIMENTO, A BIBLIA DIZ "CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ".

SOLANGE disse...

gente procurem fazer a obra de Deus,conheço pessoas que sao evangelica e catolicos mais nao fazen o bem a ningem nao trabalha na obra de DEUS. A PAZ DO SENHOR A TODOS

angela disse...

Gostei muito desse artigo pois e muito esclarecedor.Fui criada em umaigreja evangelica e meus pais nunca me deixaram participar dessas festas, porem, nao explicavam o motivo,hoje seiperfeitamente e explico para meus filhos o porque de nao participarmos dessas festas.Acho que todos os pais que tiverem alguma duvida nesse assunto deveriam ler esse artigo.

Anônimo disse...

E MARAVILHA SABER QUE EXISTEM PESSOAS QUE REALMENTE LER ESTUDA PESQUISA E VIVE A PALAVRA,INFELISMENTE A NOSSA COLEGA VILMA PODE ATE LER MAISNÃO ENTENDE O QUE SE LE,TALVEZ CONTINUA VIVENDO AINDA O TEMPO DA SACRA PROFANA OS MISTERIOS DA INQUISIÇÃO,DIZER QUE O PEDRO PAPA É O PEDRO QUE ANDA COM JESUS E DIZER QUE O CATOLISSISMO FOI A PRIMEIRA RELIGIAO E DEIXADA POR CRISTO
E AI VILMINHA SERA MESMO QUE SERVIMOS AO MESMO DEUS,EU ACHO QUE VOCE DEVERIA ENTRAR NO SEU QUARTO FECHAR SUA PORTA ECONVERSAR COM DEUS NAO COM REPETIÇOES COMO VOCES FAZEM,QUE TAL VOCE EXPERIMENTAR SENTIR DEUS OUVIR A SUA VOZ TENHO CERTEZA QUE NUNCA MAIS VOCE ABANDONARIA O DEUS A QUEM NOS SERVIMOS MAIS ENFIM VOU APRESENTAR O SEU NOME DA IGREJA PARA QUE UM DIA VC E MUITOS OUTROS TENHAM O PRIVILEGIO QUE MUITOS DOS MILHARES QUE ASSIM COMO VC TIVERAM DE RECONHECER CRISTO COMO UNICO E SUFICIENTE SENHOR E SALVADOR DE SUAS VIDAS DAI ENTÃO A SUA MENTE SERA ABERTA E VERAS NÃO SO COM OS OLHOS CARNAIS MAS COM OS OLHOS ESPIRITUAIS,POIS ELE TEM PLANOS E SONHOS PARA COM A SUA VIDA ,

Anônimo disse...

NA VERDADE AMAMOS OS CATOLICOS EM CRISTO POREM ELES NAO ACEITAM OFATO DE QUE ADORAM SE PROSTRAM DIANTE DE IMAGENS COLOCAM MARIA COMO O CENTRO DE TUDO QUANDO A BIBLIA DIZ QUE NAO DEVEMOS ADOORAR DEUSES SENAO SOMENTE A ELE QUE FOI DADO TODO PODER,MAS LOUVO A DEUS QUE TODOS OS DIAS MILHARES E MILHARES ESTAO SE LIBERTANDO E TENDO UM ENCONTRO COM JESUS CRISTO COMO A ROSI JI PARANA PARABENS AMIGA ESTAREI ORANDO POR VC PARA QUE CONTINUEFIRME E SEJA UM INSTRUMENTO GANHADOR DE ALMAS PARA CRISTO QUANTO A ESSAS PESSOAS QUE ACHAM QUE O CATOLICISMO FOI A PRIMEIRA RELIGIAO INFELISMENTE VAMOS ORAR POR ELAS SAO NECESSITADAS DA GRACA E DA MISERICORDIA DE DEUS,DISCULTIR COM ELAS E JOGAR CONVERSA FORA ,

Anônimo disse...

PARABENS AMADA CONTINUE FAZENDO ESTE TRABALHO DEUS E O TEU MEDIADOR E ESTARA SEMPRE TE INSTRUINDO EM TODAS AS COISAS,.
O CUIDADO DE DEUS PARA COM A SUA VIDA SERA SEMPRE GRANDE

Anônimo disse...

JA FUI PADRE E VIVI SEMPRE COMO MARIONETE DOS PODEROSOS OS PRATICANTES NAO SABEM E DESCONHECEM A VERDADE INFELISMENTE. .
HOJE NAO VIVO EU MAS CRISTO VIVE EM MIM SOU CASADO TENHO UMA FAMILIA ABENCOADA E PREGO O EVANGELHO DE CRISTO JESUS E ATRAVES DO MEU TESTEMUNHO CENTENAS DE PESSOAS TEM SE CONVERTIDO A CRISTO QUE ESSAS PESSOAS QUE TE CRITICAM QUERIDA IRMA ATRAVES DO SEU SAITE TENHAM A OPORTUNIDADE ENQUANTO A TEMPO DE SERVIR A EESE DEUS TAO MARAVILHOSO QUE SERVIMOS OREMOS POR ELES FIQUE NA PAZ DE CRISTO

O barato Magazine disse...

Parabéns minha irmã, Deus te abençoe e continue te usando como sempre.