quinta-feira, 4 de outubro de 2007

AS 10 PRIMEIRAS DINAMICAS DA APOSTILA

01- A Palavra de Deus que transformaObjetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água.

Descrição: Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o objeto somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois a vidro de remédio e por último a esponja. Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós. Dê um objeto para cada pessoa. Colocar 1º a bolinha de isopor na água. Refletir: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis?Mergulhar o giz na água. Refletir: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós? Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele se encheu. Refletir: o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ? Mergulhar a esponja e espremer a água. Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada. Iluminação Bíblica: Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,16

02- A troca de um segredo
Participantes: 15 a 30 pessoasTempo Estimado: 45 min.Modalidade: Problemas Pessoais.Objetivo: Fortalecer o espírito de amizade entre os membros do grupo.Material: Lápis e papel para os integrantes.Descrição: O coordenador distribui um pedaço de papel e um lápis para cada integrante que deverá escrever algum problema, angústia ou dificuldade por que está passando e não consegue expressar oralmente. Deve-se recomendar que os papéis não sejam identificados a não ser que o integrante assim desejar. Os papéis devem ser dobrados de modo semelhante e colocados em um recipiente no centro do grupo. O coordenador distribui os papéis aleatoriamente entre os integrantes. Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como se fosse seu e procurar definir qual seria a sua solução para o mesmo. Após certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador, cada integrante deve explicar para o grupo em primeira pessoa o problema recebido e solução que seria utilizada para o mesmo. Esta etapa deve ser realizada com bastante seriedade não sendo admitidos quaisquer comentários ou perguntas. Em seguida é aberto o debate com relação aos problemas colocados e as soluções apresentadas.

Possíveis questionamentos:- Como você se sentiu ao descrever o problema?- Como se sentiu ao explicar o problema de um outro?- Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro?- No seu entender, o outro compreendeu seu problema?- Conseguiu pôr-se na sua situação?- Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa?- Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo?- Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como conseqüência da dinâmica?
03- AfetoParticipantes: 7 a 30 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade: Demonstração de Afeto.Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e afeto.Material: Um bichinho de pelúcia.Descrição: Após explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afago, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da direita. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.


04- Varinhas que não quebramMaterial: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco)Utilidade pastoral: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas.1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil).3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.


05- Dinâmica da balaParticipantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Avaliação dos Integrantes.Objetivo: Abordar pontos positivos e negativos individuais dos integrantes do grupo.Material: Balas de cereja (com sabor azedo) e bombons na proporção de uma de cada tipo para cada integrante do grupo.Observações: Nada impede que o número de balas e bombons seja aumentado ou que os mesmos sejam novamente utilizados durante a dinâmica, opção do coordenador. Esta dinâmica é mais indicada para grupos homogêneos em termos de laços de amizade.Descrição: O coordenador deve distribuir as balas e bombons para os integrantes do grupo. Cada integrante deve distribuí-los do seguinte modo:- O bombom é dado a uma pessoa que tenha feito algo positivo que tenha chamado a atenção do integrante.- A bala azeda é dado a uma pessoa que tenha agido de maneira que tenha entristecido a pessoa que deu a bala ou alguma outra pessoa.A distribuição não deve apresentar nenhuma ordem em especial, sendo totalmente espontânea. Uma bala ou bombom pode ser dado a alguém que já tenha recebido outra do mesmo tipo. Os integrantes podem dar balas ou bombons para si próprios. A apresentação correspondente às balas azedas deve ser feita com sinceridade, mas também com muita sensibilidade para que a pessoa, sem ser ofendida, possa rever algumas de suas ações.


06- Semeando a amizadeParticipantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Amizade.Objetivo: Lançar boas semente aos amigos.Material: Três vasos, espinhos, pedras, flores e grãos de feijão.Descrição: Antes da execução da dinâmica, deve-se realizar a leitura do Evangelho de São Mateus, capítulo 13, versículos de 1 a 9. Os espinhos, as pedras e as flores devem estar colocados cada qual em um vaso diferente. Os vasos devem estar colocados em um local visível a todos os integrantes. Nesta dinâmica, cada vaso representa um coração, enquanto que grãos de feijão, representam as sementes descritas na leitura preliminar. Então, cada integrante deve semear um vaso, que simboliza uma pessoa que deseje ajudar, devendo explicar o porquê de sua decisão. Pode-se definir que as pessoas citadas sejam outros integrantes ou qualquer pessoa. Além disso, se o tempo permitir, pode-se utilizar mais que uma semente por integrante.


07- Presente de amigoParticipantes: 10 a 30 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Avaliação dos IntegrantesObjetivo: Enaltecer qualidades dos integrantes do grupo.Material: Lápis e papel para os integrantesDescrição: O coordenador divide o grupo em subgrupos de quatro a seis integrantes e, em seguida, expõe o seguinte: "Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para alguns integrantes do grupo." Prosseguindo, o coordenador convida os integrantes para que escrevam mensagens para todos os integrantes de seu subgrupo. As mensagens devem ser da seguinte forma:- Provocar sentimentos positivos no destinatário com relação a si mesmo;- Ser mais específicas, descrevendo detalhes próprios da pessoa ao invés de características muito genéricas;- Indicar os pontos positivos da pessoa dentro do contexto do grupo;- Ser na primeira pessoa;- Ser sinceras;- Podem ser ou não assinadas, de acordo com a vontade do remetente.As mensagens são dobradas e o nome do destinatário é colocado do lado de fora. Então elas são recolhidas e entregues aos destinatários. Depois que todos tiverem lido as mensagens, segue-se à conclusão da dinâmica com um debate sobre as reações dos integrantes


08- A viagem Objetivo: Definir as prioridades pessoais.Material: Papel e caneta para cada integrante.Descrição: O coordenador pede para que cada pessoa escreva cinco sonhos pessoais de cada um. E começa a dizer: Lembrando que esse sonhos serão nossa bagagem de uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida, iremos para outro país, numa longa jornada.Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa temos nossa primeira dificuldade, nem todos os nosso sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um. Qual deles seria?Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra de lado, ficando somente com três. Qual sonho foi abandonado?Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a corre atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois sonhos. Qual sonho ficou para trás?Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala, qual sonho deixamos? Qual o nosso maior sonho que nunca abandonamos?Para o plenário:O carro cheio representa a nossa família e ou amigos que nos fazem desistir de alguns sonhos. O peso das malas representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho que pelo cansaço desistimos. O cachorro tem conotação de perseguição, assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos, isso é uma purificação e finalmente a alfândega que significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira.Qual hora foi mais difícil para abandonar um sonho?O que me motiva durante as dificuldades?Que retribuição devo esperar se seguir corretamente todos os meus passos nesta viagem?qual a retribuição que Deus deu para mim?


09- A macaObjetivo: Avaliar nossos laços de amizadeMaterial: papel e caneta para cada umDescrição: Primeiro se lê o texto base do evangelho: a cura do paralítico que é levado pelos seus amigos. (Lc 5,17-26: Mc 2,1-12; Mt 9,1-8). Assim coordenador distribui a folha e caneta para todos, e pede para que cada um desenhe uma maca em sua folha. e na ponta de cada braço cada um deve escrever o nome de um amigo que nos levaria a Jesus. Depois pede-se para desenhar outra maca e no meio dela colocar o nome de quatro amigos que levaríamos para Jesus.
Plenário:
Assumimos nossa condição de amigo de levar nossos amigos até Jesus?Existem quatro amigos verdadeiros que se tenham comprometido a suportar-me sempre?Conto incondicionalmente com quatro pessoas para as quais eu sou mais importante de o que qualquer coisa?Tenho quatro pessoas que me levantam, se caio, e corrigem, se erro, que me animam quando desanimo?Tenho quatro confidentes, aos quais posso compartilhar minhas lutas, êxitos, fracassos e tentações?Existem quatro pessoas com quem eu não divido um trabalho e sim uma vida?Posso contar com quatro amigos verdadeiros, que não me abandonariam nos momentos difíceis, pois não me amam pelo que faço, mas, pelo que sou?Sou incondicional de quatro pessoas?Há quatro pessoas que podem tocar na porta da minha casa a qualquer hora?Há quatro pessoas que, em dificuldades econômicas, recorreriam a mim?Há quatro pessoas que sabem serem mais importantes para mim, que meu trabalho, descanso ou planos?No trecho do evangelho observamos alguma coisas como?- Lugar onde uns necessitam ajuda e outros prestam o serviço necessário.- O ambiente de amor, onde os amigos carregam o mais necessitado que não pode caminhar por si mesmo.- Os amigos se comprometem a ir juntos a Jesus, conduzindo o enfermo para que seja curado por ele.- Deixar-se servir pelos irmãos- Uma vez curado, carregar o peso da responsabilidade.


10- Juventude e comunicaçãoObjetivo: Criar comunicação fraterna e madura.Desenvolvimento: distribuir aos participantes papel e convidá-los a fazer um desenho de um homem e uma mulher.Anotar na figura:Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram.Diante da boca: 3 expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua vida.Diante da cabeça: 3 idéias das quais não abre mão.Diante do coração: 3 grandes amores.Diante das mãos: ações inesquecíveis que realizou.Diante dos pés: piores enroscadas em que se meteu.Colocar em plenário- Foi fácil ou difícil esta comunicação? Porque?- Este exercício é uma ajuda? Em que sentido?- Em qual anotação sentiu mais dificuldade? Por que?- Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo? Por que?Iluminação bíblica: Marcos 7, 32-37

58 comentários:

KELL_MENEZES disse...

PAZ DO SENHOR,
SEU BLOG É REALMENTE ABENÇOADO POR
DEUS CONTINUE POSTANDO, VC ESTÁ DE
PARABÉNS.
QUE DEUS CONTINUEABENÇOADO SUA VIDA
KELLY

coisa de criança disse...

QUE BOM KELLY

GLORIAS A DEUS!

Unknown disse...

A PAZ DO SENHOR!QUE BENÇÃO AMADA ,
GLÓRIAS ADEUS POR TUA VIDA!

Unknown disse...

ANA LUCIA DIZ SOU LIDER DAS CRIANÇAS DA MINHA IGREJA E GOSTEI MUITO DAS SUAS DICAS QUE DEUS CONTINUA TE ABENÇOANO

Anônimo disse...

SOU PROFESSORA DOS JUNIORES DA e.b.d E ESTAMOS NO PERIODO DE E.B.F
ADOREI SUAS DINÂMICAS..SÃO ABENÇOADAS POR DEUS.
COM CERTEZA SERÃO DE GRANDE ENSINAMENTO PAR MEUS ALUNOS.
sempre vou visita-la.
QUE DEUS ABENÇOE SUA VIDA ILUMINE SEUS PENSAMENTOS.

Anônimo disse...

QUE BENÇÃO, EU ESTAVA PRECISANDO DE ALGUMAS DINÂMICAS PARA TRABALHAR COM OS JOVENS DA MINHA IGREJA E O SEU BLOG ME ABENÇOOU. QUE JESUS CONTINUE TE USANDO PARA ABENÇOAR VIDAS E MINISTÉRIOS DA OBRA DE DEUS. FIQUE NA PAZ DO SENHOR JESUS.

Edilenet disse...

Olá!Graça e Paz!!!

Que benção seu blog!!!Obrigada por compartilhar tantas atividades que com a benção de Deus abençoará vários ministérios infantil.

Deus abençõe sempre e continue firme nos caminhos do Senhor!

Akele abraço!!

Anônimo disse...

OLÁ...
A PAZ ESTEJA CONVOSCO!!!!

AMEI SEU BLOG...
ESTÁ DE PARABÉNS, VC JÁ ESTÁ EM MEU CADERNINHO DE INTERCESSÃO...

CONTINUE... POIS TER PESSOAS COMO VC É QUE NOS INCENTIVA A SEMPRE TERMOS E PROCURARMOS O MELHOS PARA NOSSAS CRIANÇAS...

FICA NA PAZZZZZZZZZZZZ

Anônimo disse...

olá
paz do senhor
amei esse blog
fica na paz

Anônimo disse...

a paz do Senhor!!
concerteza devo falar q seu blog tem me ajudado muitissimo!
parabens...
q o SEnhor continue te dando inspiração e q a cada dia vc venha esta firmada na rocha eterna!
bjuuu

Cecé disse...

Adorei conhecer o seu blog, é tudo de bom!!!!!!!!!!!!!!!

Cecé disse...

Adorei conhecer o seu blog, é tudo de bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!

coisa de criança disse...

que bom!

Anônimo disse...

Que DEUS te abençoe sempre, seu trabalho é maravilhoso, soma incrívelmente para nós professores da EBD.

Anônimo disse...

Olá..
Fico muito feliz de ver servos de Deus iguais a vc, que fazem a diferença.Tenho uma célula para crianças e pré-adolescentes em minha igreja e gostei muito do seu blog.Continue com esta obra. estarei orando por você
Deus te abençoe.

Flávia Mesquita disse...

Adorei esse blog abençoado.Me ajudou muito a planejar aulas mais dinamicas e interessantes para minhas crianças.Que Deus continue lhe abençoando e inspirando para ajudar outras pessoas.
Um Abraço.

Anônimo disse...

oi amados amei esse blog.. tb trabalho c crianças e amo o q Jesus feito na minha vida atraves dos meus alunos.. se puderem me mandar mais algumas dinâmicas ai vai meu e-mail gilvaniragil@hotmail.com
Fikem na paz..
bjs tia Gil

Unknown disse...

amados voces estao de parabens, amei muito edificante que Deus os abencoe

Unknown disse...

Obrigada por tomar do seu tempo precioso que põe na obra do Senhor e ainda preparar este espaço cheio de coisas para nos ajudar na obra.
Que o Senhor continue te abençoando para poder serví-lo cada vez mais e melhor.

No amor de Cristo, Elisane

Unknown disse...

a paz do Senhro
Estou comelando atrabalhar com juniores nossa!!! como aprendi e me abençou.Que Deus redobre as bençãos na sua vida contunue assim
obrigada3

Rosangela Barboza

coisa de criança disse...

obrigada queridos amigos, o meu tempo é precioso para DEUS e nao posso perder tempo na net, posto tudo com carinho para ajudarq uem esta precisando.

tia lai

irmã Andrea e irmã Patrícia disse...

Olá irmã,Paz do senhor,passamos para deixar nossa mensagem de júbilo a Deus pela sua vida seu blog é muito legal e de grande ajuda para nós que estamos iniciando a doutrina de crianças. beijo Deus te abençoe.

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR IRMÃ QUERO PARABENIZAR A TI! POR SEU TABALHO COM AS CRIANÇAS !!QUERIA SABER VC TEM APOSTILA PARA PASSAR PARA MIM SEREI MUITO GRATA A ISSO ...MEU ENDEREÇO É ANDREA7322@HOTMAIL.COM E MEU ENDEREÇO NO ORKUT E ANDREA_TALITA@YAHOO.COM.BR

wilde disse...

A Paz do Senhor, amada! amei seu blog, estávamos precisando de algo tão rico mesmo, parabéns! se a irmã tiver uma programação de aniversário de 15 anos de conjunto e Círculo de Oração Infantil eu agradeço em Nome de Jesus! Obrigada! Sl 46.10,11! Wilde

Anônimo disse...

Olá!!!Amada seu blog tem me ajudado muito que Deus continua a te abençoar fica na Paz do Senhor Abçs Janaína

Unknown disse...

Luciana diz: Amei , pois estava um tempo atrás procurando esta dinâmica da Viagem/Prioridades e encontrei fiquei muito feliz Obrigada e Deus continue te abençoando

Anônimo disse...

muito bo0m irmã glória a DEus pela sua vida.

Anônimo disse...

gostei mesmo temos um ministério de criança aqui se tiver mais me manda.rodolfo_abencoado@hotmail. fica na paz

ERIKA disse...

parabens. Essas dinamicas sao muito abencoadas e eu vou coloca- las em pratica. obigada pelas sugestoes e que DEUS ABENCOE VCS.

Unknown disse...

Oi,a paz do Senhor sou professoura da E.B.D e gostaria que me enviasse por e-mail as 10 brincadeiras biblicas porque não consigui imprimir desde já agradeço que DEUS te abençoe mais e mais fik na paz.obrigada

Anônimo disse...

Adorei as idéias das atividades, sem dúvida pode ajudar diversas pessoas. Continue assim, O Salvador disse quem é maior, quem esta a mesa ou quem serve? Ele mesmo respondeu em verdade vos digo que eu sou aquele que serve.
Seu irmão em Cristo Heller.

Unknown disse...

É muito bom saber que podemos contar,com pessoas que as vezes nem conhecemos mais que nos ajudam D+,louvo ao senhor por levantar ministerios assim,pra abençoa o reino,parabéns adorei as ídeias,que Deus abençoe quem dedica seu tempo para que este blog abençoe outros.

Ana Paula disse...

Paz do Senhor Jesus!
Louvo ao Senhor por ter te capacitado a criar um blog tão abençoado, cheio de ideias criativas... além de ser importante para o trabalho c/ crianças, essas ideias são muito legais para trabalhar com células (grupos pequenos) também. Que Deus continue usando sua vida e capacitando outras pessoas a cooperar p/ o Reino de Deus. Um grande abraço,
Ana Paula - Igreja Batista

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

liu disse...

a paz do senhor,que deus te abencoe,muito bom termos irmaos como vc.

NAYA disse...

A PAZ DO SENHOR! EU SÓ QUERIA TE AGRADECER, VC FOI USADA POR DEUS QUANDO CRIOU ESSE BLOG LINDO, DEIXA DEUS CONTINUE TE USANDO E ABENÇOANDO GRANDEMENTE. BJS!

Unknown disse...

amada eu ñ conhecia o dom q Deus te deu agora comtemplo e tiro ideias para trabalhar com minhas crianças, Deus lhe abençoe continue sendo instrumento nas mão do senhor pq Ele quer te usar muito mais um abraço da professora Merinha!

Simara Taise disse...

muitoo bom seu trabalho!!
q Deus possa está te abençoando ricamente!!!

Anônimo disse...

A PAZ SEJA CONVOSCO MEUS AMADOS IRMÃOS.FICO FELIZ POR ESTE BLOGGER AS DINAMICAS SÃO UMA BENÇÃO QUE O SENHOR JESUS ABENÇOE GRANDEMENTE OS AUTORES.

larissa disse...

Paz do Senhor...Amem!!!oi,sou a tia larissa,tenho 14 anos e ja sou separada por Deus para fazer a obra ,eu amo dar aulas de escola biblica,e esse blog é muito bom e eu aprandi um monte de coisas boas.
Que Deus continue sepre abençoando sua vida para que vc possa abençoar ouras.bjs...

Anônimo disse...

Paz do Senhor.
Sou tia de escolinha e berçarista na minha igreja(IIGD)amei seu site e achei material muito rico em ensinos biblicos.Que Deus abençoe e continue dando a inspiração do Espirito Santo a todos que escrevem esses estudos.

Anônimo disse...

IRMÃ LIA,
SOU PRÓ NA ESCOLINHA DOMINICAL DA MINHA CONGREGAÇÃO, SEMPRE QUE POSSO VOU BUSCANDO NOVIDADES NA INTERNET E ENCONTREI SEU BLOG
ACHEI UMA MARAVILHA. QUE NOSSO SENHOR TE ABENÇOE,TE CAPACITE MAIS E MAIS PARA LEVAR ADIANTE ESSE TRABALHOS TÃO LINDO E GRATIFICANTE.
COM AMOR ÁGAPE
SUELY

Anônimo disse...

ola meus amados imaos em cristo jesus a paz do senhor jesus para todos eu sou uma serva do senhor que ama fazer a obra do senhor mas eu estou comesando agora trabalhar com as crianças da igreja, gostaria que se alguem puder estar me ajudando envie alumas coisa que eu posa estar trabalhando com as minhas crianças o meu imail e munizclau@ig.com.br Deus abençoe a todos.

Unknown disse...

Graça e Paz no Senhor Jesus.
Que Ele continue derramando bençãos sobre Ti.
Encontrei aqui a horientação que necessito.

Anônimo disse...

Muuuito obrigado

C@rly disse...

a paz do Senhor minha amada que o senhor te abençoe mais e mais por esse trabalho maravilhoso. e encontrei o que precisava.
s2

MAURICIA disse...

Irmã amada, sou de uma igreja pequenininha, e comecei a pouco tempo com os juniores, e encontrei algo especial nesse espaço.Deus continue lhe abençoando...
A paz do Senhor

Anônimo disse...

gostei de todas mas na minha opinião a melhor é a troca de um segredo.

Anônimo disse...

Glória a Deus ´pelo seu trabalho direcionado pelo Espírito Santo,imagino quantas crianças hoje tem nos caminhos de Deus sendo capacitadas pelo Cristo Jesus e seus trabalhos irmã , muuuito bem.

Áleckson Marcos disse...

amei seu blog era justamente o q precisava ! Deus continue abençloando vc e a internet tb hehehehehe

Andrea disse...

A PAz! Muito boa as dinâmicas, gostei muiiiiiiiiiiiiiiito!!!!!!
Deus continue te abençoando!

cristiane disse...

a paz do SENHOR amada!amei,louvo a DEUS pela sua vida este blog e abençoadissimo............tia cris

Essência da Adoração disse...

Amei q Deus continue abençoando!!

juliane disse...

graça e paz... nossa amada q benção teu blog encontrei e estou amando .DEUS TE ABENÇÕE .
trabalho com juniores e gostaria muito de sua ajuda...bju

Anônimo disse...

Show de bolaa.. Continue postando mais dinâmicas. Eu não sabia mais que brincadeiras fazer com meus alunos :S
Ajudou muiitoo..
Deus te abençoe Kelly

Anônimo disse...

Adorei o cantinho estou trabalhando com as crianças este ano na igreja na Bahia faço parte da apresentação, brincadeiras, coreografia e louvores, adorei este espaço ajuda muito facilita demais já que tenho 2 filhos pequenos e não tenho computador em casa adorei amei mesmo a dinamica dos 10 sonhos vcs estão de parabens

Unknown disse...

que maravilha,que DEUS lhe abençoe mais ainda.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.