segunda-feira, 1 de outubro de 2007

disciplina na classe

Mantendo a Disciplina na Classe
O que significa Disciplina? É um treinamento que ajuda as crianças a obedecerem regras, desenvolvendo assim o seu autocontrole. Ela as prepara para serem aprendizes ou discípulos. O termo hebraico para disciplina ou treinamento usado com freqüência em Provérbios significa “estreitar ou cercar”. Disciplina é ensinar às crianças os limites do comportamento adequado e a prática dos mandamentos de Deus em sua vida. Mediante a disciplina, ajudamos meninos e meninas a aprenderem a sentar-se em silêncio e ouvirem atentamente; a sentirem e mostrarem respeito pelos pais e professores, e por Deus e a sua Palavra; a ficarem em fila a caminho do recreio e a esperarem a sua vez de tomar o lanche; a participarem harmoniosamente com outros nas músicas, artes e jogos. A disciplina ajuda as crianças a respeitarem outros e a apreciarem a ordem. Ela forma a mentalidade e o caráter, de modo que possam vir a tornar-se membros cooperativos e construtivos da sociedade; assim como seguidores dedicados e perseverantes de Cristo.
Deus, nosso Disciplinador Amoroso. Nosso exemplo de disciplina é o próprio Deus. Apesar de nos ver como somos, com todo o nosso pecado, Deus escolheu amar-nos. Ele não esperou até que atingíssemos aos seus padrões, mas tomou a iniciativa, tomando providencias para a nossa salvação (Romanos 5.8). Ele continua a amar-nos, com firmeza e imparcialidade, sem levar em conta a nossa condição. Ainda antes de sermos salvos, Ele nos atrai para si, mesmo. Uma vez que recebemos Jesus como Salvador, Deus começa a tratar conosco como um Pai amoroso, treinando – discipulando – para nos ajudar crescer, sempre com o nosso bem-estar em mente (Hebreus 12.7-11).
Suprindo as Necessidades com o Amor de Deus – A Base da Disciplina. Quando respondemos à disciplina de Deus, permitindo que supra as nossas necessidades, nos libertamos para satisfazer as necessidades de outros. Podemos prover melhor disciplina para outros quando estamos seguros no amor de Deus e buscando o controle de seu Espírito. Podemos então disciplinar a nós mesmos, a fim de preparar bem nossa lições e prover um ambiente ordeiro e estimulante para os outros. Um ambiente em que suas necessidades básicas, tais como aceitação, aprovação, segurança e sentimento de realização sejam satisfeitas. Peça a Deus para ajudar você a apreciar cada criança como ela é, não importa quão difícil ou indigna de amor. Mostre a cada uma a sua aceitação e aprovação de maneira observável. Trate cada criança com dignidade e bondade, como se dizendo: “Você é especial; gosto de Você”. Mostre a sua apreciação com um sorriso, algumas palavras amáveis, um carinho no ombro. Seja sempre cordial e positivo. Seja agradável, mas não permissivo. Você supre a necessidade de segurança e estabilidade do aluno provendo estatura, espere então obediência. Ajude as crianças a compreenderem que ao estabelecer e reforçar as regras, você está mostrando respeito por elas como pessoas. Ao obedecer as regras, as crianças estão mostrando respeito por si mesmas, umas pelas outras, por você e por Deus. Ore também pedindo sabedoria para satisfazer as necessidades de auto-estima dos alunos. Que atividades podem dar a eles oportunidades de participarem com sucesso? Inclua perguntas, jogos, artes, etc., que os faça sentir, “Eu posso fazer isso!” A seguir, reforce o sucesso aplaudindo livre, mas sinceramente, um trabalho bem feito – ou até uma tarefa que tenha sido tentada com entusiasmo.
Como lidar com os Problemas de Disciplina. Nunca permita que uma criança domine a classe. Se ela recusar-se absolutamente a colaborar, lide individualmente com a mesma. Permaneça calmo. Fale bondosamente. Mas, seja firme. Peça à criança que lhe diga o que fez e não porque fez. (Ela geralmente não saberá dizer-lhe o porquê). Se recusar responder, diga o que você viu. Deixe então que explique, se puder, porque tal comportamento não é a aceitável. Mostre a ela o comportamento que espera agora e no futuro.A criança precisa às vezes sofrer as conseqüências de um ato. Por exemplo, se Célia derruba deliberadamente cola na mesa, pode ser bom para ela limpar a mesa. Em casos extremos você pode ter de tirar uma criança da classe. Peça sabedoria a Deus para equilibrar as necessidades da criança problemática com os melhores interesses das outras crianças em sua sala.
Princípios Práticos para Disciplinar a sua Classe como Deus quer..Descubra os seus alunos. As palavras em Provérbios 22.6 “No caminho em que deve andar”, significam literalmente, “Segundo o seu caminho” ou a sua “inclinação” – suas opiniões e talentos dados por Deus. Embora você deva conhecer as características básicas da faixa etária que ensina (veja estudo anterior “Características das Crianças”, deve também ver cada criança com um individuo único).
Interceda por elas (1 Jo 5.14-15). Ore a favor de cada criança pelo nome. Peça ao Espírito Santo que opere na vida das crianças, atraindo-as para si mesmo, primeiro para a salvação e depois para a maturidade em Cristo.
Estabeleça padrões positivos (Filipenses 3.12-14). Faça regras simples e em pequeno número, sempre baseadas em princípios bíblicos. Dê instruções cuidadosas. Deixe que os alunos saibam que a desobediência terá conseqüências. Seja cuidadoso com o castigo pelas infrações. Lembre-se, um professor deve sempre cumprir a sua palavra. Quando você cometer um erro, esteja disposto a admiti-lo.
Controle o ambiente de aprendizado (1 Coríntios 14.40) . Verifique se a sala de aula é atraente: decoração alegre, temperamento confortável, mobília arranjada de acordo com as atividades. Considere os arranjos das cadeiras em relação a prováveis problemas de disciplina. Fique atento as possibilidade de mudança de condições e faça os ajustes necessários.
Examine a sua própria vida quanto à disciplina (Salmo 139.1,23-24). Você está crescendo como cristão? Está aperfeiçoando as suas habilidades de ensino para que possa manter disciplina com confiança? Você é um bom modelo?
Planeje o seu tempo e lições cuidadosamente (2 Timóteo 2.15). Considere a seguinte equação: “Oração + preparo adequado + apresentação apropriada = o aluno – um problema de disciplina”. Fortalece o seu ensino com oração e estudo. Chegue cedo e verifique se todo o equipamento, recursos visuais e materiais a serem distribuídos estão prontos. Não permita que as aulas, sejam monótonas; planeje diversão e inclua surpresas ocasionais.
Ame as crianças e ouça o que elas dizem (João 13.1b). Olhe por baixo da superfície e aceite cada criança como é. Estabeleça o tom cumprimentando cada criança cordialmente. Ouça o que elas dizem e como dizem; à medida que aprender como a criança se sente, poderá descobrir a razão para seus atos. Nunca envergonhe uma criança. Sempre que possível, responda positivamente aos comentários das crianças, usando até os irrelevantes de maneira criativa para voltar à lição. Ofereça palavras de encorajamento a cada criança.
Envolva cada aluno (Tiago 1.22). Planeje atividades que exijam participação. Seja sensível às personalidades e capacidades individuais. Nunca exponha a criança ao ridículo. Peça sabedoria a Deus para lidar com algumas que constantemente querem se exibir e com outros que se recusam a colaborar.
Nunca perca o autocontrole. Você não vai controle sobre a classe se perder a calma (Provérbios 14.17-29/ 15.1-18/ 16.32). Não permita que as surpresas o empolguem demais. Seja calmo, porém entusiasta – controlado pelo Espírito. O entusiasmo é contagioso e da vida a uma aula.
Evangelize e eduque (Mateus 18.14/28.20; Provérbios 22.6). Leve as crianças ao Senhor. Depois ensine a elas a Palavra para que seu caráter se aperfeiçoe.

20 comentários:

Anônimo disse...

Tia Lay, sua página está uma bênção!!
Amei encontrar este texto já prontinho, todo digitado no seu site, pois eu pretendia divulgar esse maravilhoso estudo com as minhas professoras.
Peço, por gentileza, que vc apenas acrescente a autoria: "Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças" - Editora Hagnos.
Deus te abençoe,
Sandra

Unknown disse...

oi tia Lay, tudo isso tem sido uma bençao na minha vida.
Que DEUS abençoe seu ministerio,
PARABENS FICA COM DEUS .

Anônimo disse...

Olá Tia Lay, concordo com a Sandra em todos os sentidos, inclusive em colocar a autoria do estudo, pois a Bíblia diz "...a quem Honra , honra". Este estudo realmente faz parte da bíblia de recursos da APEC Aliança Pró-evangelização das Crianças editada pela Hagnos e ficamos felizes que tenha sido tão útil para voce e para outros também. Em Cristo, Ismael, Diretor da APEC em Bauru

Unknown disse...

apaz, sou lider de um grupo de crianças em uma obra missionaria onde eu e minha familia juntos fazemos a obra de Deus e atravez desse site abençoado vou poder fazer cada vez melhor a obra Deus.seu blog foi um bençao que caiu do ceu em minha vida. Agradeço de todo coração.

Obrigada!

Ministério Pão da Vida disse...

Seu blog realmente é inspirado pelo o ESPITO SANTO. Pois podemos tirar tantas dúvidas e fazer aproveitamentos de todos os textos que são expostos na página.

Anônimo disse...

amei de verdade esse espaço na internet pois o Senhor falou comigo e me encorajou a como fazer a sua obra com as crianças. Não pare esta obra pois é de DEUS .1000 CHEIROS TIA CRISTIANE

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu trabalho!!!Sou católica, trabalho com Ensino Religioso Escolar(Estado e particular) no Estado do Rio. Amo suas dicas e orientações. Que Deus te abençoe!

Anônimo disse...

A paz do Senhor amada,

Sou professora de um projeto infantil bem interessante, uma verdadeira escola de evangelizaçao para os pequeninos e amei suas orientaçoes. Que este blog seja um grande instrumento para os que o leiem. visite nosso blog tbem www.ministeriogeracaosanta.com.br
Com carinho.
Milla

coisa de criança disse...

DEIXEM SEUS EMAIL, SEMPRE TENHO NOVIDADES E POSSO ENVIAR


TIA LAI

Adrieli Feliciano disse...

Oi tia Lay,
é a primeira vez que eu visito seu site, adoreiiii!!!
Recentimente sou professora infantil numa escola cristã trabalho com crianças de 3 a 8 anos, confesso que nao é facil trabalhar com os pequeninos, mas Deus esta me dando pacienciae sabedoria, gostei de varias dicas que vc da no site.
Gostaria que voce me mandasse novidades no meu e-mail; adrielifeliciano@yahoo.com.br
beijos fique na Paz...

lorraine disse...

Ola sou a Tia Lorraine de minas gerais;e eu estou precisando de exercicios para serem feitos na escola dominical,pois estou com umas crianças que só brigam e nao querem fazer absolutamente nada!!!o que fazer pois tenho pouco tempo como tia da escola dominical!!!obrigado!!jesus abençoa

Unknown disse...

oi tia lay esse blog é uma benção em minha vida, gostaria que me ajudasse com uma orientãção estou dandao aula para uma turma de alunos mista na igreja em q comgrego mas estou tendo uma dificultade muito grande, as crianças apesar terem boa formação são crianças muito violentas elas se agridem o tempo todo foi a minha 1º aula fiquei impressionada, gostaria que me mandasse alguma dica ñ gostaria de desistir desse ministerio mas sinto profundamente que tenho que ajuda-los.

alexandre santos disse...

PAZ IRMÃ TIRO MUITAS IDÉIAS DE SEU BLOG, E POR ISSO LHE MANDO UMA DINAMICA PARA ANALISAR E COLOCA-LÁ NO AR, CERTO.

VARINHAS QUE NÃO QUEBRAM

OBJETIVOS: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas.

MATERIAL: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco).

PROCESSO: 1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. ( o que fará facilmente).
Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe
(será um pouco mais difícil).
Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.

QUE DEUS A ABENÇÕE MUITO.
ALEXANDRE SANTOS

Cássia disse...

oi paz do senhor tia lay gostei muito do saite sou da igreja batista que deus te abençoe coma graça de deus xau



cassia risonho da silva

Chacara Prisma Buffet Eventos disse...

Tia Lay, fico feliz por ter encontrado este blog abençoado, terabalho com escola bíblica para juniores, e este blog tem me ajudado muito, que Deus continue te abençoando para que esta obra não para
um grande abraço
ivani
ICPB PORTA DA VIDA
MEU E-MAIL É CHACARAPRISMA@HOTMAIL.COM


Deus abençoe

Anônimo disse...

Adorei as ideias . Tava mesmo precisando de uma ajuda urgente pras minhas aulas. Que Deus te abençoe.

Rosângela disse...

Bom dia , por acaso visitei seu site e achei muito instrutivo, sou catequista de adolescentes e crianças, sou católica mas ao Deus a quem servimos é o mesmo e por isto estou acrescentando seus conhecimentos e também oferecendo os meus...Muito origado por postar estes ensinamnetos tão maravilhosos

ANGELA RS disse...

FIQUEI MUITO SATISFEITA COM O MATERIAL E UMA JOIA DE GRANDE VALOR,EU TRABALHO COM AS CRIANÇAS,ENCONTREI UM GRANDE TESOURO E VOU DIVULGAR,DEUS SEJA LOUVADO!

Cléia Cristina disse...

Tia Lay.sou prof. de EBD e estou sempre aqui procurando novidades para meus juniores.Gostei muito do seu blog, das orientações e sugestões de atividades.
Que Deus abençõe seu ministério e vc continue nos abençoando com as suas dicas rsrsr.

Ah esse é meu email, gostaria muito de receber suas postagens.
cleiacparaujo@gmail.com
abraço e fike c Deus

amorosa. disse...

apoaz do senhor .quero dizer q cada dia mas aprendo com voçeis dou aula na minha igreja há pouco tempo ,mas cada dia q passa aprendo mas com as crianças, Deus é bom demais conosco. q Deus abençoi todos voçeis desse blogg.bjss ,,jaciene ,,!!!