terça-feira, 9 de outubro de 2007

OCUPE SUA CRIANÇA


Com um pouco de criatividade e esforço, os pais e os filhos podem fazer com que os dias normais da semana se transformem em momentos agradáveis de convivência e diversão em família que ficarão gravados para sempre na memória das crianças.
Planejar a Semana
Dicas condensadas de sugestões de diversos pais e mães) - por J.P.Cintra, da Equipe do Portal da Família
Crescer em unidade: Situações novas, de convivência agradável, onde não se deve discutir nada, é importante para criar memórias agradáveis em família.
Faça planos variados, mas fixos, para cada dia da semana, como alternativa para a TV. Meia-hora ou uma hora por noite são suficientes para essas atividades, que melhoram o relacionamento familiar e a comunicação pais-filhos. Por exemplo:
Toda 2ª feira : Serão de Histórias ou Dia da leitura.
Dia de ler e contar histórias para crianças depois do jantar. Faça uma boa seleção de livros, por exemplo:
- O tesouro das virtudes para crianças, Ana Maria Machado (org.) , MEC-Nova Fronteira, 2001.
- Ruth Rocha: Marcelo Martelo Marmelo e diversos outros
- Clássicos reeditados (sempre sucesso): Os três porquinhos, Branca de Neve e os sete anões, Cinderela, ...
- Alguns de Monteiro Lobato.
- Os pais e mães também podem inventar suas próprias estórias. Os filhos também.
Toda 3ª feira : Noite do vídeo em família.
Passe um vídeo bom, de diversão ou instrutivo e comente brevemente ao final, se for o caso. Faça uma boa seleção de vídeos disponíveis em locadoras:
Desenhos animados, Série Disney, Globo repórter, Discovery Channel, Clássicos do cinema para crianças (Ben Hur, Fantasia, O Rei Artur, Cinderela).
Faça uma lista de filmes por idades.
Tenha em conta que há vídeos infanto-juvenis sobre temas religiosos, que podem ajudar os filhos a adquirirem um espírito de piedade e de respeito e preocupação com os outros: histórias do Antigo e Novo Testamento, e vidas de santos (Nª Sª de Fátima, Nª Sª de Lourdes, São Nicolau, etc. elaborados pela Associação Senhor Jesus, com pedidos pelo telefone (019) 871-3422).
Toda 4ª feira: Música com as crianças.
Que tal ouvir música em família ? Faça uma seleção de músicas, de todos os gêneros, ritmos e gostos e comente suas diferenças.
Há CD's com música para crianças, para tudo: sobre virtudes, para dormir, etc. (Aurora Production, pedidos 0800-555057 - dicas do papai Antonio Amaral).
Toda 5ª feira: Teatro em casa.
Trata-se de filmar em vídeo caseiro peças várias, interpretadas pela família. Até os amigos podem participar :-)
Experiência muito positiva do papai Gallian: encenaram o Auto de Natal. Os mais velhos fizeram o script e o roteiro a partir do Evangelho e designaram os artistas para cada cena (o menor não sabe, mas é o Menino Jesus); foi exibido na noite de Natal para toda a família, com muito sucesso; com as cenas que deram errado, fizeram um make off muito divertido. Durou 3 meses. Agora estão trabalhando a peça Cinderela.
Toda 6ª feira: Atividades variadas.
Podem ser alguns jogos de salão, brinquedos, formação religiosa (ler a Vida de Jesus ou a Bíblia para crianças da Quadrante, catecismo, etc., dependendo da idade).
Como é lógico, a ordem pode ser variada e algum dia da semana pode-se pensar em não programar nada (só conversar), ou sair de casa (pais, sozinhos ou com os filhos), ver um bom programa da TV, selecionado previamente, e 1.000 outras coisa
Aos Papais e mamães: Não esqueçam que é mais prioritário investir no cônjuge do que na situação individual de cada filho. Antes de tudo, vocês são marido e esposa.

9 comentários:

Unknown disse...

olá!!! já fui prof. de ebd p crianças por mtos anos, hoje, no momento estou buscando algo de Deus p transmitir a meus bebês ( tenho um bebê de 2 anos e oito meses e outro de 1 ano e 3 meses) estou encontrando aqui! Deus abençõe!

Grupo de fantoche Os Missionariozinhos disse...

a paz do senhor educadora,gostei muito do seu Blog,e Tenho uma dica para esta Postagens,Nunca Use Filmes da Disney!

Unknown disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS.. AMEI ESSE BLOG E GOSTARIA QUE ENVIASSE PARA MEU EMAIL nilda-julio@hotmail.com TUDO O QUE TIVER DE MUSICAS INFANTIS E ATIVIDADES PARA COLORIR PARA CRIANÇAS. A TODOS QUE LEREM ESSE RECADO, ACEITO EMAIL. OBRIGADO E QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO E DANDO SABEDORIA A TODOS QUE COMPÕEM ESSE BLOG. PAZ DE CRISTO. OBRIGADO. NILDA

Anônimo disse...

Mas este blog não é para criança evangélica, está sugerindo ver filme de santos????

Anônimo disse...

existe uma palavra na biblia que disse que nós deveriamos ser santos ou seja separado, quer dizer não se deixar contaminar com as coisas do mundo, e aconselho a não assitir filmes da disney e nada que vem deles.

nina e nino disse...

VOCÊ É CRISTÃ SE É POR QUE ESTA DIZENDO SOBRE SANTOS? NÃO ENTENDI

BERNADETE disse...

GRAÇA E PAZ....QUERO EM PRIMEIRO LUGAR PARABENIZAR ESSE BLOG........SEGUNDO EM NOME DE JESUS PEDIR AJUDA DE MATERIAIS QUE VENHAM A CONTRIBUIR PARA TRABALHOS COM CRIANÇAS DE 2 A 10 ANOS NA IGREJA BATISTA, ONDE DEUS ESTÁ ME ENVANDO E EU NÃO TENHO NOÇÃO E AÍ ESTOU FAZENDO MINHA PARTE PEDINDO AJUDA AOS IRMÃOS E ENCONTRI VC E SEI QUE DEUS FARÁ O MELHOR......POIS SOU TOTALMENTE DEPENDENTE DELE......MEU EMAIL É berna_guedes46@hotmail.com EM NOME DE JESUS ME AJUDE.....

Josi disse...

amei o blog, muito lindo e abençoado, as postagens são abençoadas.

Anônimo disse...

Olá!!Boa tarde! Sou prof da EBD desde o meus 17 anos,estou com 23 anos.Assim que fui chamada, trabalhei como auxiliar.E ñ esta muito bem, contente SÓ com isso..rsrs.Então fui para igreja do meu tio.La,era uma igreja carente, quando eu fui estava no inicio da obra.Era muita crianças,lá mim sentia tão bem,eu tinha prazer de trabalhar com elas.Era muito bom.Então o meu tempo acabou lá.Meu pai mudou de igreja e lá tambem era carente,só que eu não queria sair de onde eu estava.Pois bem,mais chegou o tempo de sair.Fui para onde os meus pais estava.E fui como prof da EBD tbem.Eu não queria ser aluna, e com isso eu não sai de domingo,até que chegou um dia fui chamada pra ser porf de la.Fui,era tbem umas crianças muito boa de se mexer,obidiente,agitada tambem,mais dava pra manter o controle.NÃO fui só prof,fui tambem regente do coral e dirigente dos cultos infantil.Tambem, chegou o tempo de sair de lá.O meu pai foi chamado para ser pastor. E com essas crianças que estou trabalhando é que estou tendo problema.Tudo que eu faço para elas é como nada.Levo dinamica,intentivos,historia tem as revista.É o tempo todo brigando com os coleguinhas.Sempre na hora da historia, começas as contendas.Elas são muito diferente das que eu já trabalhei. Já usei todos os metados que eu sabia para ajudar-las.Tem domingo que não consigo dar aula,sou tranquila,eu mim acho calma quando estou com elas.Gosto de mais delas e elas sempre falam que gostam mais de mim do que das outras tias.POis bem,me preocupa bastante isso. Sinto muitas das vezes que não estou dando o melhor de mim.Deus mais uma vez colocou em minhas maos. Entrei aqui nesse cantinho para procurar novas coisas para mostrar para elas pq, estou sem ideias, sem saber o que fazer. Obg.Tudo de bom .Que o Senhor continui abençoando mais e mais a sua vida. bjoss