terça-feira, 9 de outubro de 2007

LIDER DE CRIANÇA E JUNIORES

Orientações Gerais para o Líder de Crianças e Juniores

1. Criança: Um ser inteligente.
2. Observe e atenda as necessidades básicas da criança:
Físicas - Desenvolver seu físico e seus sentidos natos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Espirituais - Alimentar através da Palavra, Oração e prática da vida cristã. Intelectuais. Sociais. Emocionais.
3. Use de várias recursos didáticos para desenvolver e atender as necessidades das crianças: Criatividade, disposição.
4. Características das crianças: Agitadas e irregulares Curiosas Imaginativas Afetivas Sugestionáveis e crédulas Vivem no presente em desenvolvimento Instáveis Receptivas Detalhistas Espontânea Egocêntricas.
5. Seis necessidades gerais, segundo Robert Joseph Chour Jr. Uma criança precisa de AMOR Uma criança precisa SENTIR-SE SEGURA Uma criança precisa SENTIR-SE ACEITA Uma criança precisa de DISCIPLINA Uma criança precisa de INDEPENDÊNCIA Uma criança precisa de RECONHECIMENTO DO SEU VALOR
6. Crianças aprendem de maneiras diferentes: Criança visual - ver e escrever Criança auditiva - ouvir e falar Criança tátil - tocar e manipular Criança sinestésica - movimento e participação
7. Sugestões - Dependa completamente do Senhor: Prepare-se bem Lembre-se do contato visual Use e abuse de expressões faciais Uso da voz Faça gestos Coloque-se no lugar do personagem Seja bastante criativo e ousado Motive as crianças Observe a linguagem Utilize várias versões Bíblicas.
8. Utilize e pesquise em outras traduções Bíblicas:
RA - "Comê-lo-eis em todo lugar, vós e a vossa casa, porque é vossa recompensa pelo vosso serviço na tenda da congregação". NVI - "Vocês e as suas famílias poderão comer em qualquer lugar o que sobrar, pois é o pagamento que vocês recebem". NTLH - "Vocês e suas famílias poderão comer dessa porção em qualquer lugar, pois é o salário pelo trabalho de vocês na tenta do encontro".
9. Merecem toda a atenção: 58% da população têm menos de 15 anos 3,5 bilhões da população mundial são formados por crianças
10. O que tem influenciado as crianças: TV Internet Celulares Vídeo games Colegas Vida urbana ou rural Mídia Professores Pais, avós e parentes Revistas e revistinhas Livros Times de futebol e torcidas organizadas Gangs Ídolos
11. Medite:Rm 12.7 - "Se ministério, dediquemo-nos ao ministério, ou o que ensina esmere-se no fazê-lo".Ec 9.10 - "Tudo quanto te vier para fazer, faze-o conforme as tuas forças",Cl 3.23 - "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e mão para homens".

ESTRAIDO DO SITE:http://www.centroevangelisticoebg.org/pub/pagina/estudo/pop_orientacoeslider.htm

51 comentários:

Elen Fernandes disse...

rigada por essas dicas, pois cofesso que há alguns momentos que eu fico meu perdida.

coisa de criança disse...

É ASSIM MESMO, MAS DESCANSA NO SENHOR E CONTINUE NA MARCHA.

Anônimo disse...

Oie nossa to aprocura de coisas novas pois onde morro ñ tenhoO muito suporte para como o grupo de juniores
tem dia q ñ sei oq fazer com els

esperoO q possam mim ajudar

dez de ja agradeço

fik com Deus

Anônimo disse...

Oie nossa to aprocura de coisas novas pois onde morro ñ tenhoO muito suporte para como o grupo de juniores
tem dia q ñ sei oq fazer com els

esperoO q possam mim ajudar

dez de ja agradeço

fik com Deus

coisa de criança disse...

cade o seu email?

Tudo o que sou..... disse...

oi...estou começando uma classe de juniores na igreja onde congrego, e nao sei por onde começar, será que vc poderia me ajudar???? Deus te abencoe.....
msn e email: cristiane.legal@yahoo.com.br

1ª Igreja Batista em Vila Aliança disse...

Adorei seu blog......

vanessa mendes disse...

amei essa pagina deus abençoee
sua vida irmã cada dia mais
sou vice lider de crianças
e peguei varias dicas aki
bjuus fka na paz de DEUS
xauu xauuu =)

Anônimo disse...

Oiiii que Deus continue te abençoando nos abençoando poderosamente que este seu trabalho cresça cada vez mais ummmm bjaum e fika na paz do Senhor Jesus........

Anônimo disse...

irmã, trabalho com crianças e juvenis, favor me enviar por e-mail coisa novas, pois as vezes ficamos perdidos. bjs. a paz.robertaklima1@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito bom o trabalho q fazem aqui...
de nos auxiliar com as crianças e juniores...
se puderem me ajudar com algumas atividades pra desenvolver ficarei muito grata.
meu email é skkk_maia@hotmail.com
obrigada.

Unknown disse...

Ola pessoal!!Como vao td bem??Pois bem..Vou iniciar aulas EBD com Livro de Genesis p/Juniores.Gostaria de obter algumas ideias, pra q n fique mto monotona a aula, algo diferente ne?
Espero ajuda de vcs..E qdo precisarem de algo, se puder ajudar, estarei aki...
bjosss
Deus os Abençoe

Eliene disse...

Louvo a deus por exiatir pessoas inteligentes que amam a obra do Senhor e se doam com amor contribuindo assim com o engrandecimento e propagação do reino de DEUS. Muuuuito legal! Parabéns!!!Continue sendo essa bênção.Jesus te abençoe!

Anônimo disse...

Sou líder de um grupo infantil de minha igreja e confesso que às vezes chego a pensar em deixar meu cargo por conta de criaças hiperativas...
Levo brincadeiras para elas mas nem sempre gostam.
Algumas chegaram até sair por conta da troca de vice-líder...
O que eu faço? Sinto que estou um pouco perdida com os fatos!

Val disse...

Oi minha irmã.
Preciso de ajuda, sou lider do ministerio de juniores na minha igreja e chego a ficar triste, porque faz um ano que estou com eles e "sei que quem faz a obra é o Espirito Santo", mas alguma diferença sei que pode ter. O comportamento é terrivel, eles não guardam a lição, fico realmente pensando o que estou fazendo ali. Seria possivel me ajudar com materiais que prendesse atenção deles, trabalho com as reistas da cristã evangelica, são boas, mas peço para fazer a lição em casa e poucos fazem, outros perdem a revista. O que vc sugere e também quem puder me escrever, deixo meu email. Obriagada, Deus te abençoe.email. livevsemeandopaz@uol.com.br

Ana K disse...

nossa ameiii seu blog...

Anônimo disse...

Greice kelly

Nossa muito legal o que vc disse ai no blog gostei muito!
tá de parabens!

Que Deus seja contigo Amada!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

oi
também trabalho com juniores e gosto de fazer dinamicas, ler histórias, etc.
se tiver alguma coisa que possa me enviar para me ajudar agradeço.
fikem com Deus.
daydmg@hotmail.com

Anônimo disse...

oi..estou começando a dar aula para os juniores da minha igreja,mas confesso q na me sinto muito preparada.to mei perdida,gostaria de algumas idéias de atividades ,gincanas ou aulas mesmo (da palavra)
bjos,obg

paty disse...

Graça e paz querida!
preciso muito de sua ajuda vou começar a trabalhar com o ministério infantil de 02 a 10 anos e não sei por onde começar, por favor me escreva meu e-mail é
pat.gadita@hotmail.com
Desde já te agradeço e que o Senhor Jesus te dê a cada dia mais sabedoria.

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR QUERO AJUDA POIS TOMO CONTA DE UMA CLASSE MISTA + USO A LIÇÃO JUNIORES QUERO AJUDA DE COMO ENSINA-LOS POR FAVOR URGENTE E QUE O SENHOR JESUS CONTINUE ABENÇOANDO VCS

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR QUERO AJUDA POIS TOMO CONTA DE UMA CLASSE MISTA + USO A LIÇÃO JUNIORES QUERO AJUDA DE COMO ENSINA-LOS POR FAVOR URGENTE E QUE O SENHOR JESUS CONTINUE ABENÇOANDO VCS MEU EMAIL E MSN É JSMAURO5@HOTMAIL.COM
ORKUT JOSEANE MAURO

Anônimo disse...

Ola meu nome é Roberta e estou sem material para trabalhar com os juniores, a igreja não pode comprar nada no momente. Vc teria algo para me ajudar, nunca trabalhei com juniores é a primeira vez e estou perdida.
Roberta-muniz@hotmail.com

MIN.INFANTIL IBMS disse...

Oi, Tia Lay estou montando um blog e gostei das suas materias gostaria de saber se posso utiliza-las.

Nice

Igreja Batista Monte Siao Hortolandia

Email-jnatiellerocha@gmail.com

Anônimo disse...

Graça e paz querida!
preciso muito de sua ajuda eu e meu esposo começamos a trabalhar com o ministério infantil e juniores, e não sei por onde começar,estamos meio prdidos!! por favor me escreva meu e-mail é
sil_jede@hotmail.com
Desde já te agradeço e que o Senhor Jesus te dê a cada dia mais sabedoria.

Anônimo disse...

A Paz do Senhor!! fui convidada a liderar os juniores da minha Igreja junto com um outro irmão , sendo que ja até uso a Biblía de recursos com crianças e elas ficaram muito alegres quando tiveram a notícia que eu iria trabalhar com elas neste ano de 2011 sendo que estou um pouco sem saber por onde começar pois é uma experiência inédita na minha vida e ao mesmo tempo muito confiante pois sei que é o Senhor que capacita MAIS O MEU MELHOR estou disposta a dar e gostaria de ajuda.Desde já agradeço !!!! e se outros irmãos também estiverem dispostos a me ajudar aceito sugestões.. meu e-mai amandynhamyranda@yahoo.com.br

Unknown disse...

Jeanne..
Paz amada! amei seu site, ele é muito rico, gostei muito mesmo. Se vc pudeer mandasr pra mim algumas ideias, é que eu estou dirigindo um circulo de oração infantil e um coral infantil, a festa esta prevista para agosto,e até ja´pensei num tema, sl 127.3. Queria fazer os pais que nao sao evangélicos refletirem sobre a importancia dos seus filhos para o Senhor.Queria fazer uma apresentação da espera e sofrimento de Ana pelo seu filho Samuel e a consagração que ela fez ao Senhor. Manda alguma idéia.
jeannebrum@hotmail.com
espero ansiosamente. Paz!!

Brasil para Jesus do Avivamento disse...

Amei esse blog.. há alguns dias eu estou aplicando suas idéias nas crianças da minha igreja....

meu msn é deboraestefani@hotmail.com
add la pra nós conversamos e trocarmos idéias... Obrigada que Deus continue abençoando

Anônimo disse...

a paz do Senhor, estou inaugurando a classe de juniores em minha igreja e sinceramente não sei por onde começo, nós trabalhamos com a editora betel a revista saber +, e estou sem idéias para essa revista, não sei nem por onde começar... peço que vcs me ajudem me dando algum tipo de idéia, alguma clareza rsrs. obrigada fikem com Deus
email e msn >> talita.o.f@hotmail.com

Anônimo disse...

A Paz do Senhor tia lay,amei seu blog!As dicas ajudaram muito,e ajuda é o que mais preciso,esse ano peguei minha primeira liderança na igreja;sou lider de pre-adolescentes e tenho apenas 15 anos. Se puder me dá algumas dicas por e-mail debora_vitoria1996@hotmail.com
Que Deus continue te abençoando grandemente!
Débora Vitória

Anônimo disse...

VOU COMEÇAR UMA CLASSE COM JUNIORES ENTRE 9 E 12 ANOS,POR ONDE COMERÇAR? MEU EMAIL neivauni2007@hotmail.com. DEUS ABENÇOE!!!

Anônimo disse...

Vou começar uma classe de Juniores.
Por onde começo? preciso de uma ajuda!

Deus abençoe vcs.
greicynha_tete@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá!...gostaria que vocês me enviassem estudos bíblicos para adolescentes!! preciso de dicas de uma boa didática voltada para o crescimento espiritual de futuros homens e mulheres de Deus! agradeço desde já a disponibilidade de vocês!!! meu e-mail é andreia.soares2007@gmail.com

Pastor Carlos mendes disse...

parabens por sua iniciativa pois as igrejas precisam muito de aprender como lidar com as crianças e voce esta colaborando em muito para o crescimento do reino de deus atraves do que fez Deus te abençoe

Anônimo disse...

Oi a graça e paz do Senhor. Me chamo Jéssica e sou Tia da turma de 7 á 9 anos na minha igreja, amei o seu blog muitas coisas novas para passar para as crinaças. Que Deus continue te Abençoado. OBS.Caso tenha novidades para as crianças desta idade mandaria u email para mim. andrejewski@hotmail.com. Desde já agradeço.

Anônimo disse...

Ola! meu nome é Laura, fui convocada para ser lider das crianças da minha igreja e estou muito mais muito perdida mesmo, não sei nem por onde começar, se vc puder me aconselhar eu agradeço muito....Parabens por esse Blog muito legal mesmo...Meu e-mail é laura_s2cainan@hotmail.com
Se puder me manda uma resposta! Grata!

Anônimo disse...

a paz do senhor
estou trabalhando com as crianças na igreja e bem disser não tenho muito noção gostaria de orientações obrigado

Unknown disse...

a paz do senhor estava como vice dos juniores agora em janeiro vou incia como professora trabalhamos com revista mais gostaria de da uma renovada mim ajudemmm meu gmail josilmasilva2014@gmail.com abrigada o senhor continuer vois abemçondo amem.

Unknown disse...

a paz do senhor estava como vice dos juniores agora em janeiro vou incia como professora trabalhamos com revista mais gostaria de da uma renovada mim ajudemmm meu gmail josilmasilva2014@gmail.com abrigada o senhor continuer vois abemçondo amem.

tia regilaine disse...

paz do senhor estou conhecendo agora esse blog e gostei bastante sou lider de crianças e juniores e ando um pouco perdida pois n consigo organizar as aulas mais a turminha tem crescido e tenho poucas tias oq eu faço principalmente p chamar a atençao delas p a necessidade das crianças...obrigada e parabens pela pagina...

Débora coelho disse...

muito boa as dicas, q Deus continue te abençoando. Meu email: deborahcoelhodasilva@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi sou lider de juniores da minha igreja e gostaria que pudessem me manda ideias de atividades gincanas para ta encentivando eles cada dia mais estarem nos minhos de deus.meu email.
.Jessicacristina-peres@hotmail.com

Unknown disse...

sou professor da classe da classe de juniores queria mais informaçao uma ajuda sobre dinamicas estudos para aprimorar mais as aulas

Unknown disse...

OI A PAZ DO SENHOR,CUIDO DA CLASSE DE PEQUENINOS 3 E4 ANOS GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA IDEIA DE INCENTIVO TANTO PARA PRESENÇA COM NA HORA DA HISTÓRIA?

Anônimo disse...

paz sou lider de juniores da minha igreja e gostaria que pudessem me manda ideias de atividades gincanas para estar incentivando eles cada dia mais estarem nos caminhos de deus. Email priscilla.aieresdelima@gmail.com

Anônimo disse...

Paz sou Lider de juniores da minha Igreja e gostaria que pudessem me mandar ideias de atividades gincanas para estar incentivando eles cada dia mais estarem nos caminhos de Deus. EMAIL PRISCILLA.AIRESDELIMA@GMAIL.COM

Unknown disse...

Oi sou professor dos juniores no meu ministerio queria q vc me desse algumas dicas. ....e-mail :edujoicerodrigues@gmail.com

Maria sonia disse...

A paz. Estou começando com os juniores e não sei como iniciar pode me ajudar. Ex. Reunião e outros. Sei que Deus está no controle.

Maria sonia disse...

Aceito ajuda

Maria sonia disse...

Aceito ajuda