terça-feira, 9 de outubro de 2007

BRUXARIA PARA CRIANÇAS


BRUXARIA PARA CRIANÇAS
*por Alexandre Farias Torres



Ninguém entra na bruxaria por acaso. Primeiro é necessário se interessar por ela e depois descobrir o caminho pelo qual eu posso ser um bruxo (a). Hoje, no mundo das crianças, isso já é algo visível - desde o vocabulário religioso até os rituais mais simples como fazer um feitiço por meio de VODU. Lançar feitiço num colega é comum, mesmo que seja uma simples brincadeira, que mais tarde poderá virar realidade.
Deus pelo seu amor alerta o seu povo sobre a feitiçaria e bruxaria, um bom exemplo é o rei Saul: começou bem, mas terminou mal porque não deu ouvidos á Palavra de Deus. “ Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadores para consultar. E não buscou ao Senhor, que por isso o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé” (1ª Cr 10 v.13-14).
Poderíamos dar uma lista de passagens bíblicas que mostram claramente que Deus abomina a feitiçaria, por isso quero que você pense na vida espiritual e onde você quer que seu filho passe a eternidade. “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idolatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte” (Ap 21 v. 8).
Pais estão sendo levados a fechar os olhos para a semeadura da fantasia. Em uma das matérias o “ Suplemento Diarinho do jornal do Gaande ABC ”, de 10/08/03, nº. 1621, dirigido para o público infantil, trazia o título “Quando os filhos se sentem pais”. O depoimento de um pai chama a atenção após definir seu filho como muito inteligente: “ Com ele aprendi coisas que não imaginava, como as raças dos personagens utilizados no RPG, como vampiros, demônios, elfos. Parece que estou no filme de Harry Potter”. Ainda no mesmo depoimento, o pai dizia que comprou até uma espada para entrar no clima do jogo .
REVISTAS ESPECIALIZADAS EM BRUXARIA PARA CRIANÇAS
Depois do ‘carro-chefe’ Harry Potter, a bruxaria teve um crescimento no meio das crianças e até mesmo no meio pedagógico, em vista que muitas professoras têm orientado seus alunos a lerem os livros do pequeno Bruxo. O caderno ZH, do jornal ZERO HORA, de 02/06/03, traz uma matéria com o título “ As bruxas andam soltas na educação”, provando que o tema tem sido tão sedutor, que já virou tese de doutorado de uma socióloga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFGRS, basando-se no poder de encantamento das bruxas.
Nas bancas de jornais qualquer criança pode ter acesso a revistas especializadas em bruxaria, uma delas que está fazendo o maior sucesso é a WÍTCH, publicada pela Disney em vários países. Ela chegou ao Brasil com o objetivo de ser a “melhor amiga das meninas”. O próprio site da editora Abril, que comercializa a revista, define que a revista pretende ajudá-las a viver esse período da vida mais preparadas, confiantes e capazes de superar as dificuldades comuns da fase da adolescência. Trazer matérias como astrologia, esoterismo, rituais do mês, seria preparar adolescentes de 9 a 13 anos para a vida? Este é o perfil dos leitores da Witch. A matéria “Pactos - O Poder e a Inconsciência”, da revista Sexto Sentido, ano 3, nº. 36, tem uma definição que pode fazer alguns pais pensarem antes de colocar a revista Witch nas mãos de suas crianças. “ Para ser um bruxo, a pessoa precisa ter a bruxaria como propósito de alma, já que é um caminho sem volta. Significa não ser movido por uma necessidade urgente de momento, o que não quer dizer que um bruxo não possa ter as suas necessidades e problemas”. A revista Witch tem ensinado às meninas o que a Bíblia diz para ficarmos longe. Essa revista em seus ‘rituais do mês’, tem levado a criança a ter contato com magias e encantamentos. O ‘ritual do mês’ de novembro de 2002 enfocava o uso do incenso, uma prática religiosa, onde os indianos acreditam que cada incenso reúne energias e contém as forças do elemento terra e que seu cheiro e sua fumaça são meios de falar com os deuses. O ritual chamado “Fumaça Mágica” tem o objetivo de levar uma resposta à garota nas suas decisões importantes. Veja o texto colocado como dica: “ O incenso pode ajudar você a tomar decisões importantes, sabia? Imagine que você está a fim de um garoto e não sabe o que fazer. Daí é só pegar um pedaço de papel e escrever nas quatros bordas opções de coisas que você poderia fazer para se aproximar dele como ligar, mandar um e-mail ou um bilhete, esperar ele vir até você ou pedir para uma amiga falar com ele. Coloque seu incensário em cima do papel e acenda o incenso. A direção que a fumaça tomar vai indicar o que você deve fazer”. Qual é a menina que no período da adolescência não fica gostando de um garoto? Além destas informações, na compra da revista vem o incensário e o incenso. Existem ainda dicas de qual hora é boa para acender o incenso, o que ele pode trazer como bons fluidos e bons sonhos. Esta é uma revista totalmente dedicada às meninas, com intuito claro de levar o conhecimento de práticas de bruxaria, sabendo que esta tem sido uma religião matriarcal.
Marília de Abreu e Antonia Maria de Lima fazem parte da WICCA CIA DAS BRUXAS , um coven que se destina ao ensino e práticas dentro da bruxaria, elas puderam dar a definição de magia na revista Sexto Sentido nº. 36: “ Lembrem que, em magia, tudo tem um preço e conseqüência; mesmo um ato aparentemente inofensivo como consultar uma tábua de ouija, ou outros ritos que se encontram com facilidade em livros, podem ter efeitos danosos à sua evolução”.
VODU CONTRA QUEM QUISER
Isso mesmo, a criança pode ter uma iniciação em uma religião que também é politeísta. Mais uma vez a criança descobre que jogar um feitiço no outro para obter um resultado esperado, não é tão ruim assim. Dentre muitas lojas de esoterismo, entrei em uma delas quando do lado de fora pude ver bonequinhos (as) sendo vendidos por R$10,00 e que tinham o título bem grande “VOODU – professor”. A embalagem ainda traz a informação que existem bonequinhos para fazer o VOODU para irmã, irmãos, nora, SOGRA, pai, mãe, chefe, companheiro de trabalho e cunhado(a). Tem de tudo quanto é gosto e o que mais sai você já sabe. O pacotinho contém o bonequinho, uma plaquinha para colocar o nome da pessoa, as fitas para amarrar o boneco conforme a necessidade e as informações necessárias de como proceder conforme a situação. Tudo muito bem explicado para que qualquer criança entenda. Veja as situações que são colocadas: “ Para o vodu representar seu professor, proceda da seguinte maneira. Escreva o nome dele no papel, enrole-o e amarre-o na mão esquerda do VOODU. Assim tudo o que você fizer para o VOODU, afetará a pessoa representada. Conforme o comportamento do seu professor, proceda da seguinte maneira:
Se seu professor te der bronca na frente de todo mundo, amarre a fita verde em volta da boca do seu Voodu. Assim, ele pensará melhor antes de te dar uma bronca da próxima vez.
Se seu professor não deixar você sair mais cedo da aula, enforque o Voodu com a fita verde, assim ele deixará você entrar e sair da sala a hora em que você desejar.
Se seu professor te mandar para a diretoria, amarre a fita em volta da perna direita do Voodu e pendure-o, assim ele vai parar de pegar em seu pé”.
Estas informações estão dentro do “Kit Voodu” e existem mais situações de como agir. Depois de fazer inúmeras recomendações de como usá-lo, no ultimo parágrafo o fabricante avisa que é uma brincadeira ironizando o personagem do professor. “Lembre-se, tudo não passa de uma grande brincadeira. Por isso, você também pode dar o Voodu de presente para o seu professor com um bilhete escrito que você o ‘adora’”.
No entanto, esta é uma brincadeira muito perigosa, porque o Vodu é um boneco que representa uma pessoa, à qual é dirigida o encantamento. O que mais chama a atenção é que no VOODU a representação se baseia na lei da similaridade, o boneco representa a pessoa a ser dirigida uma magia para obter o resultado esperado, anulando a ação de uma pessoa, esperando a reação invocada. Em um dos comerciais de TV, o Voodu já está presente, uma garota faz Voodu para o seu namorado ou ex-namorado.
Vodu não é brincadeira de criança. Por mais que alguns dizem que cabe ao manipulador do boneco utilizar corretamente o poder do Voodu, qualquer criança que detesta o seu professor vai usar as informações para obter os seus objetivos. No Voodu verdadeiro o boneco necessita ter corpo (tronco, membros e cabeça) e o que mais me chama a atenção é que ele precisa ter a representação sexual. Nos bonecos masculinos é necessário o pênis e na mulher os seios; os que estão chegando às crianças não possuem os órgãos genitais, mas são definidos claramente se é masculino ou feminino. Você não compra um boneco e escolhe a quem ele vai representar, ele possui um direcionamento - professor, professora, irmão ou irmã etc.
No ano de 1959, o diretor de uma escola primária no Alabama/EUA, pediu demissão de seu cargo quando recebeu queixas de que a escola estava ensinando práticas Vodu. Em 1962, uma mulher assassinou o marido em Fênix, no Arizona/EUA, enquanto estava “sob encanto do Vodu”. A revista “NEWSWEEK” trouxe a seguinte notícia : ” Os artigos do dia incluem sangue de morcego, pó de cemitério para afastar mau-olhado, velas queimadas para dar fim nos inimigos. O local onde esses artigos eram vendidos não eram posto perdido no meio da selva africana, mas em uma banca do bairro do HARLÉM, na cidade de Nova York. Alarmada com a venda pública e próspera dos objetos VOODUS, a prefeitura de Nova York decidiu fechar todos os pontos desse comércio”. A prática do Vodu é feitiçaria e bruxaria pura .
DESENHOS E FILMES DEDICADOS A BRUXARIA
Infelizmente a sociedade tem recebido informações totalmente deturpadas sobre o que é ser um bruxo e uma bruxa. Como Harry Potter tem sido o carro-chefe, muitas crianças têm sido levadas a pensar que a bruxaria é algo bom. Hoje, em alguns programas infantis existem os desenhos que ensinam encantamentos. Sabrina Aprendiz de Feiticeira é um dos seriados que está sendo exibido no período da tarde; o que dói no coração é que ele faz parte da programação de um canal conhecido como evangélico. De dia carrega para a noite descarregar! Não quero estar na pele de algumas pessoas que se escondem atrás do trabalho, para realizar o que a palavra de Deus diz para não fazer, ainda mais quando estes são líderes de grupos religiosos.
“ O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento, porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim, e visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Como se multiplicaram, assim pecaram contra mim; eu mudarei a sua honra em vergonha. Comem da oferta pelo pecado do meu povo, e pela transgressão dele tem desejo ardente. Por isso como é o povo assim será o sacerdote, e castigá-lo-ei segundo os seus caminhos e dar-lhe-ei a recompensa das suas obras. Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à luxuria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de atentar ao Senhor. A luxuria, e o vinho, e o mosto tiram o coração. O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxuria os engana, e prostituem-se apartando-se da SUJEIÇÃO DO SEU DEUS” (Os 4 v. 6- 12). É triste que o dinheiro e a audiência tem sido um motivo de prostituição para muitos filhos de Deus que possuem um canal de comunicação Hoje Dragon-ball , Yu-Gi-Oh , Slayer são os desenhos mais assistidos do público infantil, pois a busca do poder e o duelo tem sido as armas usadas para alcançar o objetivo, o mal e o bem sempre serão um ponto de partida de qualquer história, a princesa contra a bruxa, o príncipe contra o cavaleiro negro, mas o que vemos nos desenhos é o mal contra o próprio mal.
Devemos analisar as programações que as crianças assistem, o bruxo, o feiticeiro, até mesmo o próprio diabo tem sido personagem em um dos desenhos que para mim traz uma mensagem para os pais pensarem. O desenho é A VACA E O FRANGO, uma vaca e um frango filhos de pais normais, estes pais tem como objetivo de apóia-los mesmo quando os seus atos são errados. O que impressiona é que seus pais nunca aparecem totalmente, estão sempre da cabeça para baixo, e quem toma conta dos garotos, a Vaca e o Frango, é um DEMONIO, literalmente o demônio; de vez em quando ele leva os dois para o inferno e é ele que dá dicas e opiniões para a vida de cada um. Se percebemos a mensagem subliminar que este desenho traz é que “os pais estão sem cabeça para criar os seus filhos e eles são ensinados pelo mundo ou pelo príncipe deste mundo, o DIABO. Analise o que a sociedade chama de Frango um menino e de Vaca a menina ?
COMO DEVO ANALISAR O DESENHO OU A FANTASIA?
A Bíblia é um livro completo e tem resposta para tudo, até mesmo analisar a fantasia para a criança. Quero que você pense nas palavras do profeta Isaias no cap.5 v.20 :
“Ai daqueles que ao mal chamam bem, e ao bem chamam mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas, e fazem do amargo doce e do doce amargo”.
Este é um dos princípios que podemos analisar um desenho ou qualquer fantasia, se dermos ao nosso filho essas definições do bem e do mal, a criança sempre terá em seu coração um conceito, mesmo que seja o mais simples. O que devemos fazer é levar a criança no caminho em que ela deve andar (Pv 22 v.6). Mostre a ela quem é o feiticeiro, bruxo, duende, bruxa dentro do princípio que será para ele luz para o seu caminho (Sl 119 v.105) para o resto de sua vida .
Se mostrar como Deus analisa os personagens, mesmo sendo uma fantasia, ele saberá escolher a sua programação. Não podemos chamar o bem de mal e o mal de bem, não podemos chamar o garoto bruxo de bonzinho porque, mesmo que suas atitudes são para ajudar uma outra pessoa, ele age de modo contrário à Bíblia. O traficante mesmo que ajude a comunidade e suprir as suas necessidades, ele ainda age contra a lei - rouba, vende drogas para obter o seu sucesso. Da mesma forma é o Bruxo, ele busca invocar demônios ou espíritos da natureza para obter o seu sucesso, mesmo que a sua atitude seja para ajudar alguém. Não podemos nunca deixar de lado a definição de Deus, nunca podemos ser sábios aos nossos próprios olhos . “Ai daqueles que são sábios a seus próprios olhos , e prudentes de si mesmos” (Is 5 v.21). O seu fim será como? “ Por isso como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel” (Is 5 v.24).
Quero lembrar que estes conselhos de não se misturarem com feitiçaria e com pessoas e povos que fazem destas práticas algo comum, foi dado para o homem mais sábio do mundo que continha sabedoria como areia da praia, e que no mundo não houve e nunca haverá homem mais sábio que ele, Salomão. Ele se fez sábio aos seus próprios olhos e se misturou com os povos que Deus, por várias vezes, disse para não se misturar. Salomão amou as mulheres destes povos e imaginava que nunca iria se contaminar com as suas práticas religiosas, mas confiou na sua força, ele que conhecia o Deus de seu pai, mas com a convivência com elas, o seu coração foi pervertido pelas mulheres e Salomão se corrompeu, foi contaminado com as práticas de feitiçaria e chegou até mesmo edificar altares aos ídolos Queimos, Moloque. A pergunta é clara :
- Não confie na sua sabedoria para educar o seu filho, porque se Salomão que tinha sabedoria como a areia da praia se contaminou, imagine uma criança que está em processo de formação de caráter e valores éticos e morais, estando em contato com feiticeiros, bruxos e demônios? Será que ela não pode se contaminar e amanhã procurar um caminho que você não quer?
*Pastor Alexandre Farias Torres é casado , 3 filhos de 3,5 e 9 anos , pastor auxiliar da Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana da Vila das Merces São Paulo, participa de programas de TV e radio em debates (Sabadaço, Boa Noite Brasil - Gilberto Barros, Musical Fm, Vejam só rit Tv – Movimento Jovem Rit TV ) . Acadêmico da Faculdade Metodista Livre de Teologia, Seminário ICP Apologético a distancia, Seminário ITPR, Professor do Seminário Teológico IECP, Conferencista, palestrante, estuda a 9 anos a influencia dos jogos, games, rpgs na vida das crianças, adolescentes e jovens de uma maneira coerente, escreve para o Jornal Restauração e o Portal Bíblia World Net.

16 comentários:

Anônimo disse...

E os Games? Queria Saber se mesmo Mário world sendo um personagem tão inofensivo. Ele também é do mal?Sobre o jogo revolucionário que nele Jesus e diabo lutam, esse tá ná cara não é boa coisa!

Anônimo disse...

No desenho animado As meninas super poderosas a senhorita SARA ajudante do prefeito não, nunca mostra o rosto, se alguém fizer uma matéria sobre isso peço que me responda por que.

Anônimo disse...

Eu tenho 12 anos, gosto de assistir desenhos, mas na maioria deles penso que tem bem e mal, mal como li, são tudo a mesma coisa, então quer dizer que se eu assistir a estes desenhos estarei dando brecha? já disse muitas vezes à minha mãe que é só eu assistir mas não fazer o que eles ensinam, ela já me falou que não é bem assim, tenho uma irmã de 1 ano outro dia liguei a tv e estava passando naruto quando ela viu no pescoço do personagem sasuke um símbolo em chamas do 666 ela começou a chorar apontando para a tv e gritando, isso me assustou! Minha mãe me disse que quando eu vi só um pouquinho esse desenho já estava ficando violenta e olha que nem cheguei a ver o episódio inteiro.Peço a Deus que abençoe a vida dessas pessoas que produzem esses desenhos, que mudem e usem a sabedoria e inteligência para algo que seja bom não só aparentemente, Que Deus abençoe a sua vida!

Anônimo disse...

E os Games? Queria Saber se mesmo Mário world sendo um personagem tão inofensivo. Ele também é do mal?Sobre o jogo revolucionário que nele Jesus e diabo lutam, esse tá ná cara não é boa coisa!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Tudo é produto do desejo, o que achamos inofencivo é algo usado para propagar o reino das trevas, todo cuidado é pouco se tratando de Desenhos e Games.
Todos os Desenhos que tem Bruxa, doendes, esqueleto ou caveira por traz de todo estar o dedo do diabo...
Todos os desenhos do PICAPAU são maleficos, Ele ensina a criança o caminho da mentira, da violencia, e do engano.
Levar vantagem em tudo é sua especialidade...
Criança de 0 a 8 anos não sabe distinguir o certo do errado.
Todo cuidado é pouco.

Blogger disse...

Graça e Paz, Irmãos

Sou professora de crianças em minha igreja, tenho uma certa preocupação em relação alguns desenhos, também tenho um filho de 6 anos e procuro passar uma mensagem a ele quando não gosto de determinado desenho como por exemplo Ben 10, gostaria de receber algum artigo que pudesse até mesmo levar aos pais de minha igreja (palestra), pois bem sei que a maioria não tem a preocupação de monitorar seus filhos em relação a internet, TV e video game, posso ver isso claramente quando estou ministrando a palavra aos meus pré-adolescentes...esse site é ótimo, e vcs estão de parabéns, não deixarei de visita-lo. Um grande abraço Irmã Patrícia.

PRª MARIA BITTENCOURT disse...

AMADA IRMÃ,
É COM ALEGRIA VERIFICO QUE MAIS UMA GUERREIRA SE LEVANTA NAS CAUSAS DAS CRIANÇAS, SEU TRABALHO ESTÁ SENDO HONRADO POR JESUS, AQUELE QUE MERECE TODO LOUVOR, HONRAS E GLÓRIAS.
CONTINUE A ABENÇOAR E COM CERTEZA SERÁ ABENÇOADA.
Prª Maria Bittencourt

PRª MARIA BITTENCOURT disse...

AMADA IRMÃ,
É COM ALEGRIA VERIFICO QUE MAIS UMA GUERREIRA SE LEVANTA NAS CAUSAS DAS CRIANÇAS, SEU TRABALHO ESTÁ SENDO HONRADO POR JESUS, AQUELE QUE MERECE TODO LOUVOR, HONRAS E GLÓRIAS.
CONTINUE A ABENÇOAR E COM CERTEZA SERÁ ABENÇOADA.
Prª Maria Bittencourt

Anônimo disse...

A paz do Senhor.
achei maravilhoso o esclarecimento e gostaria de saber algo sobre os mangas japonês em especial o do naruto pois tenho duvidas deles.e sou ma~e de um adolecente que gosta.
ansiasa por resposta.

Anônimo disse...

A paz do Senhor.
achei maravilhoso o esclarecimento e gostaria de saber algo sobre os mangas japonês em especial o do naruto pois tenho duvidas deles.e sou ma~e de um adolecente que gosta.
ansiasa por resposta.

Anônimo disse...

É verdade, muitas coisas que as crianças assistem dependem da aprovação e do bom ensino dos pais. Se esses pais não estão preparados as crianças serão prejudicadas. Digo isto pois há pessoas em minha igreja que vivem comprando objetos, roupas, brinquedos e acessórios do Ben 10 para seus filhos afirmando que não tem nada de mais, o próprio desenho é claro ao mostrar aquele garoto que para obter poderes e vencer as tais "forças do mal" precisa ser possuido por demônios no caso "10" e cristãos acham isso normal.Devemos orar bastante para não pecarmos e nem cairmos em tentação pois o inimigo tenta enganar até os escolhidos.

Anônimo disse...

Fiquei perplexa quando meu sobrinho de 7 anos disse que ouviu o pica-pau dizer a seguinte frase: "Eu sou o diabo necessário".
no momento eu não acreditei mas pesquisei e é verdade eu fiquei horrorizada porque ele diz isso após infrigir leis de transito, roubar gasolina de outra pessoa e quando o guarda quase o pega e ele consegue fugir em alta velocidade nessa hora a feição do pica-pau muda e se torna uma imagem desfigurada do diabo e diz a frase acima citada. Após isso proibi meu sobrinho de assistir mas mesmo assim fica difícil de controlar por isso eu agradeço a Deus pois nem sempre temos oportunidades como essa de nos expressar e falar da necessidade que as nossa crianças tem de apreder coisas boas para o futuro delas próprias mas elas não vão apredender sozinhas se não as ensinarmos o verdadeiro caminho a cristo com desenhos e histórias boas nas quais a Bíblia é rica delas.Sou a mesma pessoa que postou comentário sobre o Ben 10. Pesso que orem pelas nossas crianças. By Nilda.

Anônimo disse...

PQP Tudo evangélico fanático..

Td pra vcs são ''demonio'' ''satan''

''diabo''.

Será que é porque 89% dos pastores evangélicos são ladrões?


Por favor né... antes de falar algo respeite a opnião dos outros ok?


Animes''Desenhos Japoneses'' não são do seu ''Demonio'' não oks?


Só pq são melhores que essa mentira que seus pastores dizem nas igrejas, vcs não prescisam flar coisas desse tipo..

Anônimo disse...

Marluci e Luiza são mãe e filha muito amigas unidas mesmo.Um dia Luiza a filha estava assistindo TV no desenho pokemon, e fez algo que nunca havia feito com a mãe,assustada esta lhe perguntou qual o motivo da malcriação.A menina lhe respondeu, foi o desenho que mandou. A mãe chamou a filha e oraram juntas e nunca mais assistiu este desenho.ALELUIA.

Sol disse...

Já quase perdi o meu filhinho por duas vezes, a medicina fez de tudo, fomos a grande Centro de Saúde e não descobriram o que acontecia... fez inúmeros exames e as suspeitas eram as piores... só se resolveu quando Deus usou alguém para nos alertar dos perigos dentro da nossa casa, fomos investigar e descobrimos roupas, brinquedos, cd´s... com mensagens subliminares. Fizemos um compromisso com Deus, Ele entendeu e abomina todo e qualquer tipo de desenho, principalmente o que vem da Disney. Deus deu a cura e isto foi comprovado pela medicina. Graças a Deus!